quando pensamos em automoveis classicos de extrema elite especialmente os das decadas de 20 a 40 que vencem premiaçoes do tipo best in class em concursos de elegancia e quase inevitavel pensarmos em automoveis com pinturas lisas como um espelho com zero textura de casca de laranja gaps de portas e capo zerados como um bentley continental gt 2018 assoalho brilhando como a parte de cima da carroceria cada parafuso polido e interior absolutamente perfeito em cada poro e um nivel de perfeiçao tal que somado ao design atemporal destes veiculos o resultado e uma presença divina como um monolito de 2001 na forma de um automovel [gt40 content search= anos 50 widget= 1 title= classicos da decada de 50 a venda no gt40 ] fotos de epoca dos talbot lago do fim da decada de 30 mostram carros maravilhosos mas um pouco mais mundanos em termos de brilho e vaos e recessos de carroceria nas junçoes com acabamentos do que os que vemos na fotos de carros de pebble beach esse tipo de restauraçao envolve um pelotao de profissionais de extrema qualificaçao e frequentemente eleva o automovel para uma condiçao tecnica e de luxo melhor do que a que ele foi quando saiu zero quilometro da fabrica ou do coach builder este estado e chamado entre os colecionadores como mint ou better than new a belissima cabine deste bizzarrini 5300 gt e o tipico caso de over restoration chamada de restauraçao concours pelo dono traz um luxo que nunca existiu nas cabines originais sua execuçao esta infinitamente superior com materiais e tecnicas muito melhores alem disso o console central foi modificado ao gosto do dono apesar da cara de epoca um interior maravilhoso mas que nao pode ser chamado de original quanto menos de restauraçao concours mas ha um outro nome menos bonito que tem sido empregado cada vez mais com quem esta preocupado com a distorçao historica que esta sendo criada com esta bela obsessao over restoration que podemos entender como restauraçao excessiva a estes embora sejam fascinantes aos olhos boa parte dos vencedores de concursos de elegancia sao veiculos reimagined pertencentes a uma realidade paralela mistificada e fantasiosa ficando muito mais proximos de uma customizaçao que da coerencia historica cabine original de um bizzarrini 5300 gt bem menos cativante mas historicamente coerente a preocupaçao deste grupo nao e nada ilegitima nos ultimos anos muitos exemplares unicos valiosissimos e integros foram completamente desmontados e refeitos do zero para se atingir uma perfeiçao estetica conceitual despindo os de toda a substancia de epoca em nome de uma premiaçao num concurso de elegancia mas estes em tese deveriam valorizar acima de tudo a preservaçao historica pois caso contrario seria uma especie de sema show da placa preta e nao e que isso aconteceu muitas vezes assumiu se processos fascinantes do ponto de vista tecnico mas o resultado sao carros perfeitos demais para serem historicamente coerentes para nao falar das discretas adiçoes de luxo que sao feitas em muitos veiculos presentes nestes concursos dobradiças cromadas no lugar de pintadas assoalhos e cofres de motor polidos caixas de diferencial com rugosidade eliminadas elementos banhados ou polidos em vez de crus arremates de couro adicionais couro de primeirissima linhagem no lugar de tecido madeiras mais nobres vernizes ou elementos de marchetaria no painel onde nao havia tapetes e carpetes mais caprichados e rebuscados sao elementos dificeis de serem identificados pelos juizes ate pelo volume de carros a serem avaliados in spot sem material imagetico de epoca disponivel em maos mas que todos juntos dao aquela aura divina e quase sobrenatural ao veiculo contudo as coisas começaram a mudar [gt40 content tag= classico europeu widget= 1 title= classicos europeus a venda no gt40 ] talvez voce tenha percebido que de tres ou quatro anos pra ca houve uma enorme valorizaçao dos barn finds e survivors inclusive em concursos de elegancia carros que nunca foram desmontados ou restaurados apenas conservados ou com o minimo de reparos locais sejam mecanicos ou esteticos se voce tem contato com o antigomobilismo sabe que um carro desses possui um tato um perfume e uma experiencia que um veiculo restaurado jamais conseguira reproduzir o que voce talvez nao tenha percebido e que esta valorizaçao foi consequencia direta do trabalho incessante da federation internationale des vehicules anciens ou simplesmente fiva orgao fundado em 1966 com o objetivo de unir promover e orientar os interesses dos clubes e movimentos de veiculos historicos em todo o mundo classicos na zona cinza entre propriedade particular e patrimonio cultural carros sao propriedade privada incluindo os antigos portanto a seu dono e ninguem mais cabe decidir o que sera feito dele correto isso fica facil de visualizar quando pensamos num honda civic eg que sera preparado ou mesmo num opala diplomata que sera feito um projeto restomod carros relativamente recentes ainda que proximos aos seus 30 anos e de grande volume de produçao com minimo interesse coletivo acerca daquele exemplar em especifico agora vamos mudar de atores o gt40 vencedor das 24 horas de le mans de 1969 o primeiro opala fabricado na historia o ultimo fusca itamar produzido um dos mercedes benz w196 pilotado por juan manuel fangio imagine que estes quatro carros pertençam ao mesmo dono e estao absolutamente integros trazendo apenas a sua pequena dose de patina no mundo dos antigos e aquele leve desgaste natural da pintura cromos e tapeçaria de fabrica veja foto abaixo nao confundindo com deterioraçao ou sinais de abuso agora imagine que os quatro serao desmontados e pintados de roxo com tapeçaria creme porque toda a coleçao deste dono e feita de carros roxos com tapeçaria creme sentiu a torçao no estomago e uma indignaçao numa escala mais humanitaria que material isso e porque embora os carros classicos sejam propriedade privada eles sao artefatos historicos tambem e com isso entra se numa zona cinza entre o que e de interesse privado e o que e patrimonio cultural especialmente em exemplares que tenham sido marco de algum evento ou produçao historica o mesmo vale para veiculos muito antigos integros ou de extrema raridade e valor como os classicos das decadas de 20 a 40 que costumam figurar em concursos de elegancia em todos estes casos o interesse coletivo deste bem como artefato historico e enorme e por isso que a preocupaçao da fiva e legitima nao se trata de bedelho no carro dos outros a federaçao tem feito este trabalho como conscientizaçao e orientaçao nao como imposiçao ate porque muitos destes casos de over restoration nascem com a melhor das intençoes de se fazer o melhor trabalho tecnico possivel que o dinheiro possa pagar e na maior parte dos casos destes concursos seus donos possuem uma fonte quase inesgotavel de dinheiro mas isso tambem se mistura a vaidade estimulada pelos concursos de elegancia que por muito tempo valorizaram e destacaram o over restoration ainda que de forma velada reeducar o que e importante premiar e destacar tambem fez parte deste trabalho da fiva que foi consolidada num documento chamado carta de turim [gt40 content tag= classico brasileiro widget= 1 title= classicos brasileiros a venda no gt40 ] carta de turim o manual das boas praticas inspirada nas cartas de veneza barcelona e de riga orientadas respectivamente para a conservaçao restauro manutençao e preservaçao de edificios e monumentos embarcaçoes e veiculos ferroviarios historicos a carta de turim clique aqui para acessa la foi escrita em munique em outubro de 2012 e decretada pela fiva em janeiro de 2013 no museu da mercedes benz em stuttgart com a mesma intençao mas voltada para os automoveis historicos sao 11 artigos dispostos em apenas quatro paginas com diretrizes que formaram as raizes do livro recentemente publicado charter of turin handbook este sim um guia de 120 paginas clique aqui para acessar o livro completo com a intençao de orientar os antigomobilistas sobre as boas praticas da conservaçao restauraçao e compreensao do que e importante em um veiculo historico e do que e propriamente original no sentido mais estrito do termo e um material que ajuda a entender porque parte consideravel dos vencedores dos concursos de elegancia sao historicamente incoerentes em diversos pontos contudo como e um livro orientado a linhas mestre mais gerais ele menciona pouco sobre as modificaçoes sutis que os proprietarios acabam fazendo no processo de over restoration em varias passagens seus autores expressam a preocupaçao com a obsessao do over restoration como uma quantidade excepcional de materia historica original e perdida nas chamadas restauraçoes concours que exageram em uma condiçao imaginaria de impecavel um esforço imenso e empreendido em eliminar cada incomodo ou invisivel traço de envelhecimento e desta forma toda a substancia historica e eliminada ate os ossos isso cria uma situaçao absurda considerando que o envelhecimento e a integridade do material original sao os requerimentos basicos de como um veiculo pode ser reconhecido como um objeto original da historia da nossa cultura ou da mesma forma que nao podemos imaginar restaurar uma edificaçao historica vamos imaginar um templo grego como exemplo como se ele tivesse sido construido ontem pois isso representaria uma falsificaçao de sua natureza e uma mistificaçao de sua historia deveriamos evitar modificar os veiculos para uma condiçao mint ou melhor do que novo embora estes dois trechos em especifico sejam mais diretos e talvez ate intimidadores de forma geral tanto a carta quanto o livro derivado desta sao bastante educativos e se colocam como um material de orientaçao com a intençao de jogar uma luz sobre a importancia da preservaçao interferir o quanto for necessario e ao mesmo tempo o minimo possivel o livro tambem expoe algumas dificuldades inevitaveis ao processo como a questao das tintas visto que hoje praticamente tudo o que esta disponivel no mercado tem base de agua esta alfa romeo giulietta sz coda tronca 1961 do colecionador corrado lopresto foi o primeiro carro nao restaurado a ser exposto com destaque no concorso d eleganza villa d este o lado direito foi recuperado com o minimo de intervençao possivel buscando os mesmos materiais e tecnicas da epoca o resultado e menos vistoso que os tipicos vencedores de concursos de elegancia mas sem duvida historicamente mais preciso voce sente a antiguidade de um carro mundano nao de um monolito de 2001 na forma de automovel na pratica a carta manifesta publicamente aquilo que os colecionadores mais tradicionais e apaixonados sempre prezaram se a restauraçao se faz necessaria porque a deterioraçao do veiculo esta num estado critico e parte fundamental do processo de restauraçao a pesquisa historica nao so sobre qual era a cor exata mas tambem entender quais eram os materiais utilizados na pintura qual era a percepçao visual destes acabamentos o quanto eles brilhavam quando novos como eram os gaps de carroceria quais eram os tecidos e curtumes e sua espessura quais os tipos de madeira e verniz empregados como era disposta a fiaçao e literalmente um trabalho de historiador que pode envolver tanto a pesquisa por material de epoca quanto a busca por exemplares survivors para fazer a anotaçao bugatti t35 ou t39 de george eyston note os acabamentos e uma certa irregularidade nas junçoes a falta de brilho se deve mais a poeira se pararmos pra pensar nao so faz sentido como deixa toda a jornada de restauraçao muito mais saborosa e enriquecedora e justifica o termo restauraçao o fruto que nasce de um trabalho meticuloso de restauraçao feito desta forma e historicamente muito mais preciso que um carro que e simplesmente desmontado e restaurado no modo tudo que da com os melhores materiais e processos possiveis se preocupando apenas em preservar as cores originais de carroceria e estilo de acabamento mas buscando superar o acabamento do original em cada item executado o que o flatout pensa disso tudo o porsche singer e talvez uma das coisas mais maravilhosas que ja surgiram sobre quatro rodas neste planeta como e o caso de muitos carros que foram modificados ou restomodificados para o sema show como o buick 1957 ai embaixo de fato o over restoration de diversos carros que ja foram premiados em concurso de elegancia tem muito de sema show de singer de eagle de mechatronik sim o que costura todos eles sao versoes idealizadas com uma execuçao tecnica praticamente sobre humana nos vemos pouca diferença entre um over restored e um restomod sao restomods so que com mecanica pintura e tapeçaria ao estilo do original com execuçao infinitamente superior e sempre encaixando melhorias discretas onde possivel o que e maravilhoso mas isso precisa ser identificado em categorias especificas precisa ser claro pra sociedade que aquele carro surrealmente perfeito nao era exatamente tao surrealmente perfeito quando foi entregue ao proprietario na epoca hoje e justamente o contrario concursos de elegancia como o de pebble beach confinam os carros sobreviventes todos os que carregam material de fabrica em suas carrocerias e cabines em duas categorias de um total de 21 chamadas de preservation class uma para os pre guerra outra para os pos guerra foto abaixo so que estes concursos de elegancia reunem os carros historicamente e financeiramente mais valiosos do planeta isso quer dizer que a cada ano que passa mais um lote destes carros incluindo modelos survivors muito bem conservados vira um conceito idealizado com estetica divina e execuçao sobre humana uns respeitam mais os padroes e metodos de epoca outros menos lindos mas uma versao mitificada daquilo que realmente circulou nas ruas na epoca o ponto da fiva e conciso preto no branco a partir do momento em que estes veteranos sao classificados como artefatos historicos quanto menos interferencia restaurativa for necessaria melhor tendo isso como base cabe ao proprietario decidir qual caminho seguir se uma restauraçao completa e inevitavel que fique cada vez mais claro aos envolvidos que o over restoration e uma modificaçao pois objetiva uma idealizaçao estetica caberia aos concursos de elegancia nao coibir muito menos desvalorizar estes veiculos mas apenas mante los num balaio separado daqueles que buscam a preservaçao ou mesmo a recriaçao do look and feel de epoca mas e pouco provavel que a maioria queira alterar o status quo atual aceitar embarcar numa missao de preservaçao de patrimonio cultural que resulte em carros menos chamativos e perfeitos em nome da historia e algo muito mais complicado na pratica que na teoria fora do universo daqueles que brigam pelo premio best of show contudo isso ja e uma realidade nao so pelo crescente volume de participantes nas tais preservation classes mas principalmente pelo contagio desse espirito em diversos clubes de carros das decadas de 50 para ca os camaro ai embaixo sao todos survivors note o teto do modelo laranja isso vale pro brasil tambem ja estamos vendo exemplares de classicos brasileiros que sobreviveram integros como fusca opala dodge e ate veiculos dos anos 80 como voyage e uno sendo valorizados e preservados desta forma ha pouco mais de dez anos um charger r/t 1975 survivor com pintura opaca e couro trincado era a base dos sonhos para um projeto de restauraçao nut & bolt hoje este mesmo survivor e o sonho em si para ser preservado como uma capsula do tempo para quem ve tudo de fora nao faz sentido ter um carro meio fosco e com couro gasto como algo mais valoroso que um absolutamente perfeito em tudo contudo basta entrar dentro de um survivor para sentir na pele a organicidade unica de um carro antigo jamais restaurado isso e algo que nao ha dinheiro ou processo capaz de reproduzir e quanto mais longe estivermos de 1975 mais espetacular essa experiencia vai ser isso quer dizer que carros restaurados a perfeiçao sao ruins de jeito nenhum os over restoreds de pebble beach e villa d este nos fazem babar litros mas por motivos mais esteticos que historicos somos grandes amantes dos restomods tambem temos relaçoes muito pessoais com nossos projetos e seriamos grande hipocritas se nos colocassemos como originalidade sempre e a todo custo mas nao tenho duvida de que estes projetos especiais devem idealmente usar como base ou carros que precisem de uma restauraçao completa ou classicos que ja estavam descaracterizados ou modelos que estao disponiveis em certa abundancia pois original de fabrica o carro so e uma vez de todos os seis shelby daytona coupe produzidos cinco foram completamente restaurados o unico que traz toda materia historica de fabrica e o do simeone museum
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