a essencia da formula 1 nao e meramente a disputa de corrida entre carros ela e uma guerra tecnologica cuja finalidade pratica nao e derrotar os oponentes — isso e a consequencia da validaçao tecnica o objetivo final da formula 1 e descobrir novos limites para a engenharia de automoveis cuja validaçao e feita pelo confronto direto seus pilotos nao brigam apenas para ser mais rapidos que todos os rivais no fundo a disputa exalta quem sao os melhores operadores desta tecnologia quem compreendeu e lidou melhor com ela e ingenuo e ate simplorio pensar na formula 1 como um confronto que mede apenas o piloto mais habilidoso e o carro mais rapido sequer faz sentido desconsiderar as tecnologias e a habilidade de cada piloto em relaçao a elas para descobrir o piloto mais habilidoso nao e preciso toda a tecnologia da formula 1 bastam fazer uma corrida de karts — o carro de corrida mais essencial que existe a tecnologia e justamente o objetivo da categoria e por isso que ha um campeonato especifico para os construtores eles sao parte fundamental da formula 1 construir um carro avançado capaz de superar os demais em todos os aspectos e um dos objetivos da formula 1 desde 1958 quando campeonato mundial de construtores foi criado isso fez com que os engenheiros e projetistas fossem reconhecidos como os pilotos afinal o que seria dos pilotos sem um carro a altura de suas habilidades o que seria dos carros sem um piloto capaz de explorar todo o seu potencial tecnico o mundial de construtores deu inicio a esta guerra tecnologica e apresentou ao mundo mentes brilhantes que desafiaram convençoes e redefiniram os padroes da engenharia automobilistica entre esses visionarios owen maddock ocupa um lugar especial responsavel por inovaçoes que ajudaram a redefinir a formula 1 maddock foi uma peça chave na ascensao da cooper car company na transformaçao do reino unido como o centro do mundo da formula 1 e na forma de se projetar um carro de corrida motorista montador e engenheiro nascido em 1925 maddock teve sua formaçao em engenharia no kingston technical college enquanto servia na guarda nacional britanica durante a segunda guerra mundial logo apos o conflito em 1948 o mesmo ano de criaçao da formula 1 ele ingressou na recem criada cooper car company apesar da popularidade da equipe naqueles primeiros anos john cooper achava que eles ainda nao precisavam nem deveriam bancar um engenheiro chefe entao maddock era fazia de tudo na empresa — de montagem de carros a reposiçao de peças desenhos tecnicos e conduçao dos caminhoes da equipe sendo um engenheiro sua principal habilidade eram os projetos de componentes inicialmente maddock elaborava os desenhos tecnicos de componentes idealizados por john e charles cooper antes da chegada de maddock os cooper faziam apenas esboços dos componentes — alguns deles desenhados nas paredes em tamanho real john cooper contudo percebeu que era mais produtivo e eficiente desenvolver os novos componentes com base em desenhos tecnicos o que permitia o arquivamento do projeto alem da reproduçao fiel quando fosse necessario produzi los posteriormente [caption id= attachment_378690 align= aligncenter width= 800 ] maddock e o quarto a partir da esquerda[/caption] aos poucos maddock começou a sugerir modificaçoes nos projetos de forma que em 1950 assumiu o posto de projetista chefe da cooper — o primeiro da historia da equipe em seus primeiros anos como projetista chefe ele basicamente refinou os projetos existentes desenvolvidos pelos cooper a historia começou a mudar em 1953 quando ele propos um metodo de construçao de chassis que revolucionou a equipe o inicio da revoluçao maddock [caption id= attachment_378689 align= aligncenter width= 999 ] charles cooper john cooper e owen maddock[/caption] naquele ano a cooper decidiu construir um modelo de formula 3 do zero partindo de um chassi completamente novo em vez de aprimorar o spaceframe do modelo anterior o mark vii normalmente um spaceframe usa tubos retos triangulados pense nele como uma treliça tridimensional para distribuir as cargas de tensao e compressao sobre a estrutura [caption id= attachment_378723 align= aligncenter width= 2560 ] o mark viii[/caption] maddock usou estes principios para o novo chassi mas o projeto foi rejeitado por charlie cooper ele fez algumas modificaçoes e o projeto foi rejeitado novamente frustrado maddock decidiu quebrar as regras e desenhou os tubos curvados reproduzindo a curvatura da carenagem do carro a ideia surpreendeu charlie cooper que aprovou o projeto — o que surpreendeu maddock ao analisar o projeto maddock e charlie perceberam que os tubos curvados abriam espaço para os componentes mecanicos e por acompanharem a curvatura da carenagem ela poderia ser afixada diretamente aos tubos dispensando a estrutura de suporte dos paineis isso resultaria em um carro mais leve e mais simples de se montar o chassi de tubos curvados contudo permaneceu restrito ao formula 3 naquele primeiro momento em seu primeiro projeto de formula 1 maddock usou um spaceframe convencional de tubos retos isso porque ironicamente o projeto nao era um cooper mas um vanwall no inicio daquele ano o industriario tony vandervell proprietario da norton motorcycle company procurou a cooper para desenvolver um chassi que seria usado para um motor de corrida que ele estava desenvolvendo vandervell havia sido um dos primeiros socios da british racing motors brm mas ficou desiludido com a gestao da equipe e decidiu criar uma equipe propria batizada vanwall [caption id= attachment_378722 align= aligncenter width= 1284 ] o vanwall special no gp da italia de 1954[/caption] maddock foi encarregado de desenvolver esta encomenda de vandervell que acabou se tornando o vanwall special ou cooper t30 segundo os registros da equipe era um carro de formula 1 baseado no regulamento de 1954 com motor dianteiro e um chassi que segundo o piloto de testes alan brown era muito mais rigido e com melhor qualidade de construçao que os projetos anteriores da cooper [caption id= attachment_378721 align= aligncenter width= 900 ] vanwall special[/caption] ainda naquele ano de 1953 maddock projetou o cooper t39 tambem conhecido como bob tail — este sim baseado em um chassi de tubos curvados ele era um carro esporte desenvolvido para usar um motor fwa de 1 1 litro da coventry climax baseado em uma adaptaçao do chassi de tubos curvados criado por maddock para os formula 3 da equipe o motor como em todos os formula 3 da cooper ficava atras do cockpit — um layout que embora nao fosse inedito era derivado do uso de motores de motocicleta nos primeiros monopostos da cooper — os motores eram posicionados na traseira devido a transmissao por corrente sua principal revoluçao foi a traseira da carroceria que parecia ter sido cortada abruptamente era uma traseira tipo kamm teorizada pelo aerodinamicista wunibald kamm cujos projetos maddock havia estudado ciente das possiveis vantagens decidiu implementa la no t39 o que rendeu ao carro o apelido bob tail uma giria americana para rabo cortado john cooper por outro lado dizia que ela fora cortada para caber no caminhao o t39 se mostrou um carro altamente competitivo ao longo dos anos — ele foi usado ate a metade dos anos 1960 e foi inscrito em 343 corridas com 82 vitorias gerais e 40 vitorias de classe mais importante que isso contudo o t39 foi a base para a estreia da cooper no campeonato mundial de formula 1 na temporada de 1955 enquanto a maddock desenvolvia o t39 no reino unido jack brabham estava ganhando tudo o que disputava na australia e nova zelandia a bordo de um cooper bristol modificado que ele batizara como redex special o desempenho de brabham na oceania chamou a atençao de dean delamond diretor de competiçoes do royal automobile club rac organizador dos campeonatos de formula 3 formula 2 e do gp da gra bretanha de formula 1 delamont o convenceu a disputar uma temporada na europa em 1955 brabham topou o desafio e disputou os campeonatos nacionais com um cooper alta as idas e vindas de brabham a cooper para buscar peças sobressalentes para seu carro resultaram em uma colaboraçao de brabham com a equipe [caption id= attachment_378687 align= aligncenter width= 1200 ] cooper alta o carro cacofonico[/caption] brabham entao convenceu a cooper a permitir que ele modificasse o t39 para que ele se adequasse ao regulamento da formula 1 brabham trabalhou sozinho no carro modificando o chassi e instalando um motor bristol de 2 litros o carro ficou pronto na vespera do gp da gra bretanha de 1955 em aintree e apesar de ter se classificado na ultima posiçao e quebrado o motor apos 30 voltas brabham levou o carro para o gp da australia entao uma prova extra campeonato e venceu a corrida comprovando que o layout de motor central traseiro era competitivo entre os carros de formula 1 da epoca o que levou a cooper a projetar seu primeiro carro para a categoria principal o cooper t43 depois da estreia de brabham na formula 1 com o cooper bristol maddock combinou as modificaçoes do carro a versao mais atualizada do seu chassi de tubos curvados para a formula 3 e criou o cooper t41 que disputou e venceu a temporada de 1956 da formula 2 britanica com roy salvadori ao volante para a temporada seguinte de 1957 maddock modificou o t41 adaptando o ao regulamento da formula 1 e modificando o chassi para acomodar o novo motor fpf da climax um projeto de carter seco desenvolvido exclusivamente para uso em competiçoes — seu antecessor o fwb era uma motobomba adaptada para uso automobilistico [caption id= attachment_378700 align= aligncenter width= 1637 ] o cooper t41[/caption] como o projeto e derivado de um carro de formula 3 da cooper ele chegou a formula 1 com o motor atras do cockpit apesar de o motor ter apenas 1 5 litro mantendo a especificaçao da formula 2 o t43 era um carro leve e competitivo mesmo correndo contra os formula 1 mais potentes com motores de 2 5 litros — algo que ficou evidente logo na estreia o gp de monaco de 1957 naquela prova brabham classificou o carro em 13º dentre 16 carros mas durante a prova chegou a ficar na terceira posiçao atras apenas do maserati 250f de juan manuel fangio e do vanwall vw5 de tony brooks ambos com motores de 2 5 litros a bomba de combustivel do t43 falhou na 100ª volta e brabham terminou em a prova empurrando o carro em um sexto lugar cinco voltas atras do primeiro colocado mas na mesma volta que maurice trintignant da ferrari [caption id= attachment_378712 align= aligncenter width= 1485 ] o chassi do t43 molas transversais na frente e atras[/caption] a cooper disputaria outras quatro provas daquela temporada conquistando um quinto lugar com roy salvadori no gp da gra bretanha em aintree como seu melhor resultado eles ainda teriam um setimo lugar no gp da frança e um setimo lugar no gp de pescara mesmo sem vitorias o bom desempenho do carro provou que a combinaçao do chassi de tubos curvados e motor central traseiro poderia ser muito competitiva na formula 1 [caption id= attachment_378698 align= aligncenter width= 1485 ] o chassi do t43 note as suspensoes e a curvatura dos tubos[/caption] para a temporada de 1958 alem da cooper a equipe de rob walker tambem usou o t43 porem em uma versao modificada com um motor de dois litros do motor fpf com esse carro stirling moss disputou e venceu o gp da argentina a prova inaugural do campeonato colocando a cooper pela primeira vez no topo da formula 1 na etapa seguinte o gp de monaco foi a vez de maurice trintignant fazer o mesmo tambem com o t43 2 0 da rob walker racing [caption id= attachment_378702 align= aligncenter width= 2500 ] maurice trintignant em monaco[/caption] enquanto isso na cooper maddock atualizava o t43 com uma nova configuraçao de chassi que substituia a suspensao dianteira de mola transversal por um arranjo de braços triangulares sobrepostos com coilovers alem de instalar um novo transeixo mais baixo que permitia rebaixar a posiçao do motor fpf — agora com 2 2 litros com as mudanças o carro foi rebatizado como t45 [caption id= attachment_378711 align= aligncenter width= 2560 ] o cooper t45[/caption] o t45 tambem e uma das evidencia mais solida da noçao que a formula 1 e uma guerra tecnologica e nao uma simples corrida de carros na qual pilotos e engenheiros lutam juntos ainda que em funçoes diferentes enquanto maddock foi o responsavel pelo chassi e suspensao do t45 brabham foi quem solicitou a maddock na verdade ele insistiu e brigou com o projetista que a transmissao fosse trocada para posicionar o motor mais baixo visando reduzir o centro de gravidade do carro sem essa percepçao de brabham talvez o t45 nao fosse tao competitivo como foi durante a temporada de 1958 — na qual a cooper terminou o mundial de construtores em terceiro lugar disputando dez corridas e terminando tres delas no podio e outras tres na zona de pontos — em um campeonato onde somente os cinco primeiros pontuavam o campeonato de 1958 tambem serviu para que maddock e brabham refinassem o t45 ao final da temporada maddock reuniu todas as melhorias de chassi aumentou o deslocamento do fpf para 2 5 litros e concluiu o carro que se tornou o cooper t51 [caption id= attachment_378704 align= aligncenter width= 2500 ] o cooper t51[/caption] com jack brabham na liderança do time ao lado de bruce mclaren e masten gregory alem de stirling moss e maurice trintignant usando o t51 na rob walker racing a cooper dominou o campeonato com quatro vitorias dois segundos lugares e cinco terceiros lugares em nove corridas jack brabham conquistou seu primeiro titulo e a cooper se tornou a segunda equipe a conquistar o recem formado campeonato mundial de construtores [caption id= attachment_378703 align= aligncenter width= 2500 ] o transeixo do t51[/caption] apesar da superioridade do t51 ele nao era um carro perfeito seu ponto fraco era justamente o cambio usado para rebaixar o motor fornecido pela citroen para a temporada seguinte contudo maddock desenvolveu um carro totalmente novo em vez de evoluir o chassi do t51 [caption id= attachment_378706 align= aligncenter width= 1310 ] o chassi do t53[/caption] ele manteve seu conceito de tubos curvados mas agora projetado do zero como um carro de formula 1 ele era mais baixo e mais estreito que o t51 a suspensao de braços triangulares sobrepostos com coilovers foi adotada tambem na traseira substituindo a mola transversal [caption id= attachment_378694 align= aligncenter width= 1668 ] as entranhas do cooper t53[/caption] o motor climax fpf de 2 5 litros foi atualizado e passou a desenvolver 240 cv e o cambio citroen foi substituido por um novo transeixo feito pela propria cooper o resultado foi o cooper t53 a obra prima de maddock e o carro que consolidou o layout de motor central traseiro na formula 1 para sempre [caption id= attachment_378713 align= aligncenter width= 1640 ] o t53 de jack brabham em 1960[/caption] o carro estreou na argentina com uma vitoria de bruce mclaren que tambem colocou o t53 na segunda colocaçao na etapa seguinte o gp de monaco a partir dali jack brabham impos um dominio da cooper com nada menos que cinco vitorias consecutivas nas cinco etapas seguintes os gp da holanda da frança da belgica da gra bretanha e de portugal as rivais nem tiveram chance de reagir ao desempenho de mclaren nas duas primeiras etapas com seis vitorias em nove corridas e pontuando em todas as etapas a cooper conquistava o bicampeonato mundial e jack brabham se tornava o terceiro bicampeao da categoria depois de alberto ascari e juan manuel fangio que ja tinha seus cinco titulos o engenheiro que tocava jazz a partir de 1961 mudanças nos regulamentos de motores que reduziram a cilindrada permitida de 2 5 litros para 1 5 litro visando diminuir as velocidades e aumentar a segurança nas corridas afetaram o desempenho dos carros da cooper diminuindo sua vantagem competitiva a saida de brabham foi o inicio da decadencia da cooper que começou a perder terreno para lotus e jim clark [caption id= attachment_378696 align= aligncenter width= 1668 ] mclaren fazendo o que podia em 1961[/caption] maddock continuou a evoluir seus conceitos mas a lotus deu um golpe duro em 1962 quando desenvolveu o primeiro chassi monocoque da formula 1 no lotus 25 o carro rapidamente se tornou um rival dificil de ser batido e maddock percebeu que precisava de algo para revidar seu projeto ia alem de copiar o conceito de monocoque adotando uma estrutura revolucionaria vinda diretamente da industria aeronautica o painel alveolar de aluminio — mais conhecido como colmeia de aluminio a ideia inicial de maddock era usar paineis com a estrutura interna de aluminio alveolar revestido com placas de fibra de vidro para construir o monocoque que seria revestido com chapas externas de aluminio o projeto resultou no cooper t69 um carro muito mais rigido e leve que qualquer outro cooper mas que devido a complexidade de manufatura e aos custos elevados para desenvolvimento foi cancelado por john cooper esse metodo de construçao so seria efetivamente colocado em pratica na formula 1 em 1980 no williams fw07 que conquistou o titulo daquele ano sem espaço para desenvolver seus conceitos tecnicos na cooper maddock deixou a equipe em agosto de 1963 fora da formula 1 maddock passou a projetar hovercrafts de corrida nos anos 1960 mas continuou ligado a formula 1 logo apos deixar a cooper ele foi contratado como consultor de engenharia por bruce mclaren que estava iniciando sua nova equipe onde desenvolveu as lendarias rodas de quatro raios de liga leve fundida — uma roda que combinava leveza e rigidez e foi usada em todos os mclaren de corridas dos anos 1970 incluindo o m23 de formula 1 [caption id= attachment_378715 align= aligncenter width= 874 ] maddock com sua banda de jazz a magnolia jazz band[/caption] mais tarde maddock ainda realizou outros trabalhos para a recem criada march engineering que chegou a lhe oferecer um cargo em tempo integral no entanto ele preferiu continuar como freelancer e recusou a proposta nos anos 1980 o declinio da industria de hovercrafts levou maddock a abandonar a engenharia e a dedicar se a sua paixao pelo jazz ele passou os ultimos anos de sua vida tocando sousafone clarinete saxofone e piano em competiçoes de jazz ate pouco antes de sua morte em 19 de julho de 2020 quando se fala nos grandes projetistas da formula 1 infelizmente o nome de owen maddock e frequentemente deixado de lado seu trabalho na cooper ajudou a moldar a era moderna do automobilismo mudando para sempre os carros de formula 1 — e comprova que uma disputa de carros e necessariamente uma disputa tecnologica
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