o sr winton escoces de nascimento respondeu com a gentil consideraçao de um verdadeiro fabricante britanico que o carro winton como existia ali era o produto amadurecido e aperfeiçoado de muitos anos de pensamento elevado auxiliado por habilidades mecanicas da mais alta qualidade e nao podia ser melhorado em nenhum de seus menores detalhes e que se o sr packard quisesse seus proprios briquebraques e ideias amadoras incorporadas em seu carro seria melhor ele mesmo construi lo independentemente das produçoes incontestavelmente superiores produzidas pela winton motor carriage company hugh dolnar reportando para a revista the autocar inglesa de 28 de dezembro de 1901 alexander winton percebe se por toda a historia do automovel nos eua era um sujeito impar orgulhoso cabeça dura cheio de si sim mas tambem um homem de sucesso um industrial respeitado que a partir do nada construira para si um imperio no novo mundo em 1903 a winton era o maior fabricante americano de automoveis de longe sua fabrica em cleveland se expandia por 52 mil m2 e empregava mais de 1200 almas orgulhoso de si como so um escoces pode ser e do alto de quase 20 anos de trabalho duro nao gostava nada de ser criticado por ninguem muito menos um reles comprador de seus carros ele sabia o que fazia e se voce nao gostou bem a porta da rua e a serventia da casa [caption id= attachment_255657 align= aligncenter width= 611 ] alexander winton 1860 1932[/caption] por isso por essa famosa personalidade orgulhosa e boca mole acabou por inadvertidamente dar o impulso inicial para duas empresas que em breve o tornariam obsoleto primeiro ao ser vencido por um jovem henry ford em uma corrida famosa em grosse pointe michigan daria o reconhecimento que henry precisava para criar sua terceira companhia esta de sucesso e que em pouco tempo mudaria o mundo e tratando assim um certo industrial de warren ohio chamado james ward packard criou outra empresa que seria sua concorrente direta e o maior fabricante de carros de luxo dos eua a packard motor company mas nao pense que nosso amigo winton morreu na miseria porem em 1912 se torna um dos primeiros fabricantes de motores diesel nos eua e de grande sucesso em ferrovias em 1930 a general motors compra a empresa interessada nos motores diesel apenas e encerra a produçao de automoveis de luxo da marca esta venda fez o orgulhoso winton rico ao ponto de nao precisarem mais trabalhar por algumas geraçoes a packard de james ward james ward packard quando conheceu winton era um industrial de sucesso tambem se muito diferente dele nascido de uma familia de posses em warren ohio se formou engenheiro e trilhou seu proprio caminho longe do negocio familiar de madeira james ward era o oposto de winton educado pouco falante baixinho e sempre de oculos e chapeu coco mas tambem criara uma empresa de sucesso do nada a packard eletric company esta empresa seria pioneira no fornecimento de chicotes eletricos a prova d’agua para a industria do automovel e depois seria comprada pela general motors e seu gigante de autopeças delco hoje a independente delphi [caption id= attachment_255658 align= aligncenter width= 999 ] james ward packard em um packard 1902[/caption] como nao poderia deixar de ser com todo engenheiro da epoca james ward fica maravilhado com os primeiros automoveis e compra para si o primeiro em sua cidade um winton 1898 claro entao considerado o melhor e mais caro carro americano a conversa com alexander winton nao foi a toa; james ward começa a desmontar montar e melhorar seu winton assim que o carro chega em casa a ideia do pacato e gente boa packard era ajudar winton a melhorar seu carro talvez ate comprar uma participaçao na sua empresa mas sai do encontro decidido a se virar por conta propria e fazer aquele maldito escoces boca mole engolir o que dissera os carros de james ward sao vendidos desde o inicio com a marca packard mas a empresa se chamava ohio automobile company com a ajuda de seu irmao mais velho william doud packard co fundador e administrador ja em 1899 aparece o primeiro carro um monocilindrico de dois lugares em pouco tempo a precisao mecanica e a experiencia como usuario de james ward aparecem claramente em seus carros a qualidade e facilidade de uso dos packard ganha fama [caption id= attachment_255659 align= aligncenter width= 720 ] a nova planta em east grand boulevard detroit[/caption] henry joy um descendente de uma das mais antigas e fabulosamente ricas familias de detroit compra um packard 1901 de um cilindro para si e fica maravilhado com a maquina joy diferente de herdeiros hoje queria provar que era tambem capaz de sucesso sozinho era um incansavel trabalhador com interesses e negocios dos mais variados vai ate warren conhecer a packard gosta do que ve e acaba como dono dela pouco tempo depois james ward packard manteve uma boa quantidade de açoes mas seu cargo vitalicio de presidente honorario era largamente decorativo ja partir dali em 1903 a empresa se muda para detroit na famosa fabrica hoje em ruinas de east grand boulevard criada por joy sob medida encomendada ao escritorio de arquitetura de albert kahn refletindo o fato de que nao estava mais em ohio o nome tambem muda para packard motor car company [caption id= attachment_255660 align= aligncenter width= 999 ] packard six phaeton runabout 3 48 1914 o ultimo big six [/caption] os anos seguintes sao de franco crescimento com a tecnologia do automovel evoluindo a passos largos e a fabrica de east grand boulevard indo cada vez melhor em produçao qualidade e fama os packard eram carros de luxo sem desculpas; mas tambem carros produzidos em boa quantidade bem engenheirados e extremamente confiaveis em pouco tempo os carros deixam de ser as antigas carruagens sem cavalo da virada do seculo para se tornarem carros de luxo com tamanho generoso no inicio dos anos 1910 usavam enormes motores de seis cilindros em linha em duas versoes 38 com 6 8 litros e 65 cv e 48 com 8 6 litros e 74 cv suavidade e silencio em operaçao atrelados a durabilidade e confiabilidade eram os objetivos maximos de um packard o fato de que eram extremamente velozes para a epoca apenas uma consequencia da procura incessante pelo melhor jesse vincent e o packard twin six em 1910 henry joy precisava de tempo para perseguir outros interesses principalmente a campanha para a construçao da lincoln highway onde era o principal protagonista para isso precisava de um administrador para a packard encontra o na fabrica de maquinas de calcular burroughs ali mesmo em detroit alvan macaulay [caption id= attachment_255662 align= aligncenter width= 577 ] alvan macaulay e james ward packard[/caption] macaulay se tornaria nos anos a seguir a propria encarnaçao da packard e seus principios alto bem vestido bem educado e articulado era conhecido como o unico gentleman desta industria sua integridade dedicaçao a excelencia cuidado com a reputaçao e determinaçao de ser sempre melhor praticamente criaram o que entendemos hoje como sendo um packard e o que a marca representa foi presidente ate 1939 e presidente do conselho ate 1948 sua historia se confundindo com a da propria empresa macaulay tambem foi instrumental ao trazer um grande entusiasta do automovel para liderar a engenharia da packard o seu amigo na burroughs jesse vincent sem nenhuma formaçao teorica vincent era de qualquer forma um dos maiores engenheiros praticos da historia do automovel [caption id= attachment_255663 align= aligncenter width= 936 ] um sorridente henry joy a esquerda e jesse vincent ao volante de um de seus v12[/caption] vincent chegou na packard com uma ideia fixa disse numa famosa apresentaçao de 35 paginas a diretoria da packard um motor de seis cilindros em linha esta teoricamente num balanceamento perfeito e absoluto mas esse balanceamento so e possivel se conseguimos segurar o virabrequim firmemente e isso so pode ser atingido com peso alto um bloco pesado com um virabrequim pesado e um volante de motor rigido para evitar que o longo virabrequim se mova como uma corda de pular quanto maiores os pistoes maior e este problema [caption id= attachment_255699 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro twin six de 1915 aqui com carroceria tourer de 7 lugares [/caption] a teoria prossegue explicando a ideia central o entao comum v8 traria os mesmos problemas de vibraçao que a empresa abandonara quando trocara os 4 em linha pelo seis mas se juntassem dois seis em linha com pistoes bem menores que os atuais ter se ia um v12 um duplo seis twin six que teoricamente seria mais leve e mais potente que os motores atuais e com as obvias vantagens em imagem para a packard [caption id= attachment_255665 align= aligncenter width= 999 ] em frente a fabrica de east grand boulevard o packard twin six 1920 [/caption] a packard ja tinha um dos mais suaves e potentes motores do mundo com seu seis em linha mas vincent queria mais queremos nao apenas a habilidade presente queremos uma maior variedade de habilidades e para isso a unica saida e com mais pistoes o resultado e o primeiro v12 automotivo produzido em serie no mundo o packard twin six de 1915 antes dele apenas em avioes e em carros de corrida equipados com motor de aviao; o primeiro que se tem noticia sendo o sunbeam toodles v de 1914 criado por louis coatalen [caption id= attachment_255682 align= aligncenter width= 892 ] um twin six roadster 1921[/caption] como todo bom engenheiro pratico vincent tinha que ver suas criaçoes; como henry ford seu metodo passava por modelos de madeira para serem analisados antes de se criarem motores em metal o seu v12 era extremamente avançado para a epoca e fez exatamente o que prometeu substituindo efetivamente os dois seis em linha anteriores por um so motor mais leve compacto e potente deslocava pouco a mais que o menor seis com 7 litros 6950 cm3 mas aos 80cv era mais potente que o enorme seis em linha de 8 6 litros o motor era compacto o suficiente para pedir apenas 3 mancais sete nos seis em linha o virabrequim tinha bielas lado a lado e 60° entre bancadas para uma ordem de igniçao normal por causa das bielas lado a lado o bloco esquerdo estava 32mm a frente do direito a parte inferior do bloco e o carter eram de aluminio mas essa parte de aluminio do bloco era apenas o suporte do virabrequim e dos blocos dos cilindros; estes eram fundidos em uma peça so incluindo o cabeçote em ferro fundido um comando somente no centro do v acionava as valvulas laterais diretamente em um ligeiro angulo em relaçao ao cilindro para um cabeçote em l os pistoes eram em aluminio fundido era 200kg mais leve que o seis em linha grande que substituiu em 1917 recebe cabeçotes desmontaveis para que a camera de combustao fosse usinada e a taxa fosse constante em todos os pistoes os pistoes em si eram agora de ferro fundido de parede fina para reduçao de ruido um amortecedor de vibraçao de virabrequim damper patente lanchester completava a configuraçao final do v12 packard que permaneceu assim ate o fim de sua produçao em 1923 pagar patente era uma novidade na empresa ate ali ate carburadores eram packard a empresa quase totalmente vertical e avessa a invençoes externas este motor foi instrumental para catapultar a reputaçao da packard que ja era boa ao topo da industria era um motor extremamente suave e potente forçando a imprensa mundial a arrumar novos adjetivos para defini lo de alguma forma suave e silencioso simplesmente nao consegue ser suficiente para definir a incrivel sensaçao de ser empurrado por um packard v12 e mais quando lançado em 1915 como modelo 1916 custava de 2600 a 4600 dolares surpreendentemente menos que os seis em linha que substituiu que custavam de 3350 a 6150 o desenho moderno e compacto as novas tecnicas de produçao de macaulay e a concentraçao em so um modelo de motor foram os motivos de 5000 carros/ano a packard saltava para quase 8000 imediatamente eclipsou todos os novos v8 do mercado e fixou a packard como o mais desejado carro do mundo um sucesso total de publico e critica depois do twin six depois de 1923 os novos packard seguiam a nova moda de oito em linha sem duvida criada por sucesso em competiçoes dos bugatti europeus ate os miller e duesenberg americanos chamavam se single eight a empresa voltaria aos v12 nos anos 1930 com motores diferentes mas desta vez seguindo e nao inovando era uma resposta a uma nova onda multi cilindro americana que nos deu inclusive um cadillac v16 mas a fama da packard se manteve ate a segunda guerra mundial depois dela um mundo diferente a ve se juntar a studebaker e sumir definitivamente em 1958 [caption id= attachment_255683 align= aligncenter width= 982 ] um packard roadster 1926 oito em linha[/caption] o primeiro twin six seria o ultimo packard aprovado por henry joy que deixa a empresa logo apos depois de deixar sua marca permanentemente em sua historia james ward packard se dedica a sua packard eletric ate sua morte em 1928 em 1932 a empresa e comprada pela general motors alvan macaulay permanece como figura chefe na packard ate 1948 quando se aposenta [caption id= attachment_255684 align= aligncenter width= 555 ] o v12 dos anos 1930[/caption] jesse vincent passa a ser conhecido como coronel jesse vincent depois da primeira guerra mundial a patente vem de sua ajuda crucial ao esforço de guerra americano junto com os leland da lincoln projeta o v12 liberty um motor aeronautico estatal que faz a força aerea americana e aliada decolar se voces me perdoarem a metafora gasta na primeira guerra depois da guerra o coronel vincent voltou a chefia da engenharia da packard ate sua aposentadoria em 1946 muitos dizem que a packard ainda existiria se macaulay e vincent nao tivessem se aposentado macaulay nao ve o triste fim de sua empresa falecendo em 1952 mas vincent nao tem tanta sorte morrendo em 1962 mas este nao e o fim dessa historia ainda nao para acabar realmente temos que contar outra parte importantissima de seu legado que continua em um lugar bem diferente por um acaso quase como o de uma pena ao vento o packard 299 logo que lança o twin six vincent nao perde tempo e faz para si um hot rod um leve e espartano roadster equipado com uma versao mais quente de seu novo v12 com taxa mais alta e comando e carburaçao mais alegre consegue 120 cv do motor algo respeitavel em 1915 o marketing da packard nao perde tempo em capitalizar com este supercarro unico chama o de packard twin six typhoon e em uma serie de exibiçoes de velocidade pais afora gera uma quantidade de material publicado consideravel [caption id= attachment_255676 align= aligncenter width= 979 ] joy e vincent no twin six typhoon[/caption] vincent convence entao seus chefes a fazer um carro de corrida dedicado partindo do exemplo do typhoon usando o limite de deslocamento entao vigente em competiçoes em ovais americanos de 300 cid 4 9 litros cria um motor de corrida dedicado um v12 a 60° com cameras de combustao hemisferica como os peugeot mas com valvulas acionadas por apenas um comando no cabeçote e balancins os dois blocos eram paralelos usando biela mestre e secundaria era portanto totalmente diferente do packard produzido em serie mas nao importava a empresa dizia sempre que era derivado do motor que voce poderia comprar em qualquer concessionario da marca colocado nas maos do piloto ralph depalma ligado a packard por sua amizade com vincent o packard 299 o nome vinha do deslocamento em cid exatamente 4902cm3 teve uma carreira de medio sucesso mas bem longa para um carro de corrida se tornou o primeiro carro a rodar indianapolis em uma media superior a 100 mph 160 km/h e ganhou mais de 20 mil dolares em premios para depalma um segundo carro foi criado mas logo seu motor foi substituido por um v12 aeronautico da packard com 14 8 litros e quase 300cv para bater recordes de velocidade [caption id= attachment_255677 align= aligncenter width= 999 ] packard 299 v12[/caption] o 299 se manteve competitivo ate 1919 quando um novo limite de 3 litros forçou sua aposentadoria e comprado por adalberto chiesa um negociante de carros especiais e de competiçao de milao na italia este o leva ate milao onde e arrematado pela baronesa maria antonietta avanzo a baronesa e uma das raras mulheres piloto da epoca e ja foi chamada de a mais corajosa do periodo entre as guerras na europa o barulhento packard da baronesa era elegivel para eventos de formula livre onde se podia literalmente correr com qualquer coisa neste ponto da historia encontramos um jovem piloto italiano e para contar sua historia temos que voltar um par de anos atras ao fim da primeira guerra perto de sua casa este jovem ve parado em frente a um restaurante um grande packard tourer conversando com o chauffer italiano entende que o carro era de propriedade de um general americano almoçando ali e que o motor do carro era um v12 dodici cilindri imagine isso [caption id= attachment_255678 align= aligncenter width= 828 ] packard 299 v12[/caption] alguns anos depois o jovem e parte da equipe de competiçao da alfa romeo que em novembro de 1920 vai ate a prova de quilometro lançado em gallarate perto de milao o jovem piloto ganha sua categoria vencendo o seu companheiro ascari a uma velocidade de 120km/h mesmo num carro menos potente mas nao chega nem perto do vencedor geral do evento que cruzou o relogio a 157 9 km/h seguido por um urro ao mesmo tempo grave e estridente que levantava os cabelos da nuca de todos ali tudo neste carro deixou o publico queixo caido seus escapamentos laterais dos dois lados a marcha lenta nervosa e grave o barulho a falta de vibraçao e a velocidade muita velocidade inacreditavel superior a tudo ali o carro que despejou tanta velocidade e barulho no pobre e impressionavel jovem piloto era e claro o packard 299 v12 da baronesa de avanzo e o jovem tambem facil de imaginar se chamava enzo ferrari muitos anos depois sem nunca ter esquecido os packard de sua juventude enzo tambem fez seus proprios v12 como packard para gente com classe e muito dinheiro ficou tao famoso com eles que nos anos 1960 se sentia tao poderoso e onipotente quanto um alexander winton de modena por isso quando um fabricante de tratores chamado lamborghini veio reclamar de problemas em seu ferrari v12 o tratou como lixo quer algo melhor faça voce mesmo [caption id= attachment_255679 align= aligncenter width= 999 ] um v12 de enzo 400 superfast o legado continua [/caption] e assim a historia recomeça como se nao tivesse acabado a roda do destino recomeça a girar e a vida continua nao e incrivel
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