ha algo especial na ideia de se ter um supercarro sem teto alem de ter a sua disposiçao o estado da arte em termos de potencia dinamica e tecnologia eles proporcionam uma experiencia sensorial que nenhum outro veiculo terrestre pode proporcionar desculpem motos mas voces exigem um capacete fechado e armaduras o mais proximo disso talvez sejam os avioes de cockpit aberto e por isso que nos ultimos 20 ou 25 anos eles se tornaram cada vez mais populares a ferrari f40 nao tinha uma versao aberta mas sua sucessora a f50 era um conversivel nato o lamborghini diablo tambem nao demorou para iniciar a linhagem dos touros a ceu aberto que persiste ate hoje — nos hipercarros inclusive como e o caso do veneno roadster isso obviamente levou os demais fabricantes a apostarem nas versoes sem teto dos supercarros bugatti veyron porsche carrera gt koenigsegg ccx e agera porsche 918 spyder as ferrari aperte e ate mesmo modelos praticamente fora de serie como o hennessey venom gt e claro que a pagani nao ficaria de fora primeiro veio o zonda roadster e agora chegou a vez do huayra roadster ele nao tem um powertrain hibrido com baterias de polimero de litio kers e todas estas coisas que estao no horizonte dos supercarros mas ele tem uma carroceria belissima e ousada novos compostos de fibra de carbono em sua estrutura e um v12 biturbo de 764 cv feito pela mercedes amg especialmente para a pagani e ainda dizem que ele e mais rigido e mais leve que o cupe e o metodo horacio pagani de fazer hipercarros agora em versao conversivel eis o pagani huayra roadster a propria pagani coloca o huayra entre os hipercarros apesar de sua potencia ficar um nivel abaixo de caras como a laferrari que tem 963 cv; ou o mclaren p1 e seus 916 cv estes dois contudo apelam para a ajuda de motores eletricos para economizar combustivel e conseguir força extra o approach do huayra esta mais proximo do aventador sv algo mais puro mais voltado a experiencia sensorial que ao desempenho bruto ou a ideia de ser uma vitrine tecnologica — esta ultima alias tem sido um papel das grandes fabricantes/equipes de automobilismo o motor v12 de codinome m158 foi desenvolvido pela amg sob a supervisao de horacio pagani exclusivamente para o huayra trata se de um derivado do m275 motor v12 biturbo que equipou os modelos cl65 s65 g65 e sl65 amg ate 2015 com turbos menores do tipo twin scroll para reduzir o turbo lag ecu bosch com calibraçao sob medida intercoolers mais eficientes e carter seco como nos carros de corrida no huayra cupe ele entrega 730 cv no huayra bc primeira ediçao especial do hipercarro sao 800 cv e no huayra roadster algo entre os dois 764 cv a 6 200 rpm e 101 9 mkgf de torque a 2 400 rpm a transmissao continua sendo a manual automatizada de sete marchas da x trac que ja forneceu transmissoes para a formula 1 e a formula indy a pagani nao diz exatamente o que fez para o motor ganhar 34 cv mas considerando nivel tecnico do motor e provavel que as modificaçoes nao tenham ido muito alem de uma reprogramaçao no controle da variaçao dos comandos de valvulas pressao de trabalho dos turbos e redimensionamento dos coletores de escape e admissao a marca tambem nao revelou quanto tempo o huayra roadster leva para ir ate os 100 km/h nem sua velocidade maxima em compensaçao eles dizem que o carro e 80 kg mais leve que sua versao cupe pesando 1 280 kg no total e que isto foi conseguido usando dois novos materiais na estrutura do huayra roadster carbo titanium e carbo triax hp52 os nomes sao pomposos e parecem algo usado pela nasa mas nao sao muito mais que compostos de carbono feitos de um jeito um pouco diferente o primeiro e fibra de carbono reforçada com fibras de titanio o chamado carbono titanio enquanto o segundo e uma fibra de carbono com sua trama entrelaçada de forma triaxial ou seja disposta em tres eixos em vez de apenas dois segundo a pagani estes dois novos compostos tornaram o roadster 52% mais rigido que o cupe o teto e removivel e na verdade sao dois um de fibra de carbono e vidro com proteçao ultra violeta e um de tecido que fica guardado dentro do carro quando nao esta em uso a suspensao tambem contribui para a reduçao de peso graças ao uso de uma liga de aluminio de baixo peso chamada hiforg trata se de uma liga de aluminio silica manganes e magnesio que e menos granular e e forjada para formar os braços da suspensao com essa nova liga a suspensao do roadster ficou 25% mais leve que a do cupe com braços triangulares sobrepostos na dianteira e na traseira e amortecedores ajustaveis ativos a geometria da suspensao do huayra roadster foi calibrada para um comportamento mais neutro e previsivel nas curvas segundo a pagani eles dizem que o hipercarro teve sua dinamica acertada para ser o mais preciso possivel sem a ajuda dos sistemas eletronicos que devem atuar apenas como um complemento — o que reforça sua abordagem purista como no huayra coupe o roadster tem quatro defletores ativados eletronicamente que em conjunto com a suspensao ativa dianteira trabalham o tempo todo para manter o assoalho do carro que e plano sempre paralelo ao piso de modo a otimizar o fluxo do ar sobre e sob o carro e garantir o maximo de downforce em qualquer situaçao o conjunto e completado por rodas de aluminio forjadas app monolithic de 20 polegadas na dianteira e 21 polegadas na traseira elas sao calçadas com pneus pirelli pzero corsa desenvolvidos sim voce adivinhou especialmente para o huayra roadster na verdade a pirelli e praticamente todas as grandes borracharias tem um programa de customizaçao de compostos para os fabricantes eles tambem foram criados sob as especificaçoes de horacio pagani e por isto trazem a gravaçao hp nos flancos de acordo com a pagani o composto especial dos pneus permite que nas curvas o huayra roadster consiga gerar ate 1 8 g de aceleraçao lateral tudo isto dito o que rouba mesmo a cena e o teto ou a falta dele a pagani diz que sem o teto a tampa do motor se torna o principal elemento estetico do carro e atua como uma verdadeira vitrine para a maravilha mecanica que e o m158 eles dizem que pela evoluçao natural o design do capo tomou vida propria tornando se um espaço com sua propria identidade estilistica que por si so poderia estar exposto em uma galeria de arte isso e o que chamamos de orgulho de familia o huayra roadster ainda nao apareceu ao vivo as fotos deste post algumas com toda a cara de projeçao foram divulgadas pela pagani para deixar o mundo babando ansiosamente antes da estreia que acontecera no mes que vem durante o salao de genebra na suiça e mesmo assim todas as 100 unidades ja foram reservadas cada uma custando € 2 28 milhoes o equivalente a cerca de r$ 7 4 milhoes
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