Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Pagani Zonda Revolucion pode ter quebrado recorde de Nürburgring Nordschleife
O Pagani Zonda Revolución, uma versão ultra-radical do mais famoso supercarro de Horacio Pagani, pode ter quebrado o recorde de volta em Nürburgrgin Nordschleife com um tempo de 6:30. A informação ainda não foi confirmada pelo fabricante, mas o colecionador de supercarros Kris Singh publicou uma foto de seu Zonda Revolución, anunciando o carro como “o novo rei de Nürburgring” — informação compartilhada também pelo YouTuber Shmee150.
Se você leu atentamente nosso título, deve ter percebido a condicional “pode ter quebrado o recorde”. Isso por que o Zonda Revolución tem apenas cinco unidades e foi projetado para ser um carro de pista, equipado com pneus de corrida. Por isso, ainda não sabemos se o tempo de 6:30 é considerado um recorde entre carros produzidos em série, se ele usou pneus de rua ou se foi um recorde como o do Zonda R.
De qualquer forma, é um tempo impressionante, ainda que ele seja equipado com um motor aspirado AMG V12 de seis litros e 800 cv para levar seus espartanos 1.070 kg — peso conseguido pelo uso do monocoque de carbono titânio. Entre as demais modificações, o Zonda Revolución usa sistema de redução de arrasto aerodinâmico (DRS), freios de carbono da Brembo, ABS recalibrado e bodykit aerodinâmico com asa fixa na traseira, defletores e estabilizador vertical.
Novos rumores sobre o futuro Mazda com motor rotativo
Há pouco mais de um mês falamos aqui mesmo no Zero a 300 que a Mazda poderia estar planejando um novo esportivo com motor Wankel rotativo. Pois agora o pessoal do site australiano Motoring trouxe novos rumores sobre o modelo. Segundo o pessoal lá de baixo, o modelo pode ser lançado em 2017, quando o Mazda Cosmo, o primeiro esportivo com motor Wankel da marca, completa 50 anos.
Além disso, a fonte dos australianos fala que o motor é um 1.6 turbo híbrido. Ele irá produzir “pelo menos” 450 cv e usará turbos elétricos para eliminar o turbo lag e fornecer mais força em baixas rotações. O esportivo também deverá usar um câmbio de embreagem dupla e materiais de baixo peso. Os australianos do Motoring dizem que sua fonte é um funcionário anônimo da Mazda. É difícil dizer se tudo isso irá mesmo acontecer ou se o cara está apenas despistando. Esperamos que não, pois um esportivo de rua com motor Wankel e 450 cv seria um soco na cara dos esportivos silenciosos que a era turbo está produzindo.
Latin NCAP divulga resultados de seus mais recentes testes de impacto
O Latin Ncap divulgou os resultados de seus mais recentes testes de impacto na América Latina, apontando o Honda HR-V como o segundo carro nacional a ganhar nota máxima de segurança no Latin NCAP, ao lado do Renegade. O crossover nipo-brasileiro obteve cinco estrelas na proteção para adultos e para crianças e chegou a 16,70 de 17 pontos no quesito segurança para os ocupantes dos pontos dianteiros. Na proteção para crianças o HR-V obteve 43,30 de 49 pontos.
Além do HR-V, o Latin NCAP também avaliou o Fit e o City, ambos com cinco estrelas na proteção para adultos e quatro para crianças. Apesar da mesma plataforma e equipamentos semelhantes ao do HR-V, a célula de sobrevivência dos compactos é menor, expondo mais os ocupantes às partes do carro em caso de acidente.
Outro modelo brasileiro testado foi o Ford Ka+, a versão sedã do novo Ka. Ele obteve quatro estrelas em proteção para adultos — a ausência de pré-tensionadores nos cintos dos passageiros e a exposição de pernas e joelhos à deformação para a cabine o impediram de conquistar a quinta estrela. Na proteção para crianças, ele ficou com três estrelas pois não é possível desativar o airbag do passageiro para levar a cadeirinha no banco, e por não haver cinto de três pontos na posição central do assento.
Motoristas profissionais terão que passar por exame toxicológico
O Ministério do Trabalho e Previdência publicou no Diário Oficial da União de ontem (16) uma portaria que regulamenta a realização de exames toxicológicos em motoristas profissionais de transporte de passageiros e cargas. As normas passam a valer a partir de 2 de março de 2016.
Os exames devem ser realizados antes da contratação dos motoristas e antes do encerramento do contrato. Além disso, os exames devem detectar o consumo de maconha, cocaína, crack, merla, codeína, morfina, heroína (e outros opiáceos), anfetaminas e metanfetaminas, mazindol, ecstasy, anfepramona e femproporex — com análise retrospectiva mínima de 90 dias (ou seja: devem indicar se o motorista consumiu alguma destas substâncias nos últimos três meses.
Fotos da Fiat Toro na linha de produção caem na internet
Parece que a Fiat não controla muito o uso de celulares de seus funcionários da linha de produção da Fiat Toro, pois a picape, que até agora foi revelada oficialmente apenas em teasers e algumas fotos oficiais, já está circulando pelo Whatsapp em todos os ângulos.
Desta vez podemos ver a picape na mesma cor da primeira foto oficial mas sem tratamento gráfico, e sim exatamente como a veremos nas lojas e ruas no início do ano que vem. A outra foto mostra a tampa da caçamba, que terá um sistema malucão para abrir de todas as formas possíveis (veja a explicação neste post nosso). Considerando o acabamento cromado no rack da picape vermelha, ela parece ser um modelo topo de linha, enquanto a prata usa um rack menor e de plástico preto, mas as mesmas rodas da vermelha, o que pode indicar uma versão intermediária.
Sob o capô ainda não se sabe exatamente o que encontraremos: por ora fala-se no motor 1.8 E.torQ flex de 132 cv, mas é possível que ele seja modificado para produzir mais potência. A outra opção é o motor 2.0 Multijet turbo diesel de 170 cv.
Procon multa Volkswagen por fraude ambiental
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo multou a Volkswagen do Brasil por ter instalado em 17.057 unidades da Amarok diesel o dispositivo que altera as emissões do motor durante testes de poluentes. A multa é de R$ 8,3 milhões, e foi anunciada na última sexta-feira, logo depois da multa de R$ 50 milhões aplicada pelo Ibama.
Além de pagar a multa, baseada no Código de Defesa do Consumidor, a fabricante precisará realizar um recall para a retirada do dispositivo — o mesmo adotado nos mais de 11 milhões de veículos envolvidos no escândalo “Dieselgate”. Até agora a VW não se pronunciou a respeito da multa.