e ai e com os amantes de carros que eu falo tenho certeza que sim pessoal peço desculpas pela demora da escrita desta etapa que voces estao lendo agora o motivo da demora esta quarta parte ira contar praticamente todas modificaçoes feitas no volks ate agora depois dela o carro nao recebeu modificaçoes significantes a ponto de motivarem e merecerem a escrita de um quinto post enfim tive e estou tendo alguns contratempos os quais vou contar para voces tambem escolhi por dividir este post por etapas entao abri meu arquivo com todas as fotos do besouro e selecionei as que achei interessantes para detalha las afinal nada mais justo que recompensar a demora com imagens e um post bacana para por a prosa em dia nao e porem antes de escrever cada uma delas vou bater novamente na seguinte tecla o projeto nao esta pronto faltam ainda muitos upgrades que pretendo realizar foras os pequenos detalhes que na minha opiniao fazem toda diferença no final de qualquer projeto alem disso quero lembrar que este projeto nao segue uma ordem cronologica pois o carro nao passou por uma restauraçao e as modificaçoes e manutençoes acontecem conforme a necessidade vontade e o bolço permitirem vamos la entao manutençoes pequenas mas significativas nao seguindo a ordem dos posts anteriores mas sim seguindo a minha intimidade com o carro fui realizando manutençoes corretivas e preventivas no pequeno vw conforme fui me inserindo cada vez mais no mundo dos fuscas começou a surgir uma vontade de entender mais e mais sobre mecanica uma vontade de poder deixar o meu carro sempre em dia passar um tempo conhecendo cada marca e detalhe do carro e quem sabe um dia chegar ao ponto de poder fazer quase qualquer serviço no maestro minha familia tem uma garagem onde tem um ferramental que foi se acumulando ao longo do tempo este bem completo para um amante de carros quem dira para um iniciante no mundo do faço voce mesmo o problema e que eu nao tinha afinidade alguma com as ferramentas pratica menos ainda comecei a me aprofundar no assunto a começar pela teoria e de cara fui procurar por videos voces ja conseguem imaginar a imensidao do conteudo que eu encontrei para fuscas por ai nao desde um video de como trocar a correia do alternador/dinamo com o motor ligado esse e um classico hahaha ate videos de como desmontar um fusca por completo mas o mais importante deles foi o conteudo que encontrei no canal do tonella sim eu sei voce tambem ja esperava por isso entao fui pela manutençao a qual eu acreditava e ainda acredito ser a mais simples porem nao menos importante troca do oleo peguei as dicas com a serie de videos separei as ferramentas que seriam necessarias e fui atras do oleo certo para o meu motor qual seria ele o especificado pelo manual simples e rapido certo errado e voce ja vai entender o por que aqui vai mais um dos meus poucos conselhos nunca va comprar o oleo para o seu carro e peça para o vendedor ou frentista dessa forma queria oleo pro fusca voces vendem acho que e 15w40 api sxxxx aquele momento que voce se faz de quase entendido motivo para nao fazer isso bem aparentemente a maioria senao todos os frentistas e vendedores sabem mais que todos e sobre tudo de oleos e incrivel eles conseguem ate criar uma regra sobre o quanto voce deve subir a viscosidade do oleo conforme a quilometragem do seu carro duvida pergunte para algum deles quantos litros de aditivo deve ser colocado no arrefecimento do seu carro pode ser que nao mas muito provavelmente voce ira ouvir algo do tipo chefe pode por ai um litro desse esquema aqui e mistura com agua que ta tudo certo dica pegue as especificaçoes do oleo no manual e apenas peça pelo oleo que siga as normas e especificaçoes que voce encontrou no manual nao mencione o modelo do carro pode parecer ate obvio isso mas evita qualquer comentario que possa vir a te deixar em duvida pessoal sem mais delongas foi assim que comecei a ver que quase sempre o que voce faz no seu carro com toda sua dedicaçao conhecimento e boa vontade acaba ficando bem feito e no final voce e recompensado com a sensaçao de missao cumprida ps essa nao foi a primeira troca de oleo vale lembrar que o carro ate entao nao rodava mais que 500km por ano entao nao me apegava tanto a marcas uma coisa puxa a outra notei que o carro tinha uma serie de vazamentos bem chatinhos que eu nunca tinha reparado logo fui atras de resolve los recorrendo aos videos do mago dos fuscas novamente [gallery columns= 4 link= file ids= 81424 81425 81426 81427 ] grande parte do vazamento acontecia por conta da junta da tampa de valvulas realizei a troca e aproveitei para limpar a borra ao redor dos cabeçotes capas de tuchos flanges de refrigeraçao e bloco que ali se formou alem disso ajustei as folgas das valvulas que alivio olhar por baixo do motor e ver ele seco sem vazamentos essas pequenas manutençoes me trouxeram alguma afinidade com a parte mecanica e com elas consegui resolver 95% dos vazamentos do motor ainda existe um pequeno vazamento no retentor do volante este so baixando motor para resolver e nao nao e tao simples quanto falam soltar os tais quatro parafusos outra manutençao muito facil para iniciar no diy e a troca do filtro de ar com ela voce ainda pode fazer como eu fiz ou nao acrescentar ai mais uma limpeza completa de respiros seja do carter ou nao e demais mangueiras caixa s de ar e ate mesmo a limpeza do corpo de borboleta s ou antiga tbi como era chamada se houver no meu caso rolou uma limpeza nos carburadores sim pessoal sou pessimo com qualquer tipo de ediçao de fotos me desculpem pode ate ser coisa que coloquei na cabeça mas pra mim ficou bem melhor com o motor limpo sem vazamentos de filtros novos e com o respiro na posiçao certa aquela peça redonda perto do bocal de abastecimento do oleo bom pra fechar a parte das manutençoes deste post gostaria de passar a seguinte ideia pra voces mesmo sendo um fusca existem muitos macetes e dicas para voce fazer tudo da maneira mais correta possivel porem existem mais ainda falacias do tipo fusca so e fusca se vazar oleo fusca tem ronco de maquina de costura nao tem jeito enfim quero dizer pra voces nao darem ouvidos a esse tipo de comentario porque no fim ele nao acrescenta em nada na vida de um gearhead o que importa e o objetivo e a vontade que voces tem de realiza lo deem ouvidos sim mas para aqueles que querem ajuda los de verdade aqueles que fazem valer a pena o encontro no final de semana falando nesses que valem a pena nesse meio tempo fiz grandes amizades troquei bastante conhecimento opinioes cuidado extra com essas e varias experiencias sejam elas de tecnicas na hora de guiar um carro ou de vivencia mesmo ja deixo meu abraço e agradecimento pra esses caras arthur carlos eduardo gustavo iago lucas marcelo meu terceiro dia com a habilitaçao encontro entre amigos na tenda do umbu o bacana e que com nos nao tem preconceito o encontro teve de fusca calibra alfa 145 a corolla automatico agora vamos a parte que a maioria estava esperando a estetica do carro obvio que eu deixei para o final podem me xingar estetica o carro chegou nas minhas maos assim sinceramente por mais integro que o carro estivesse ainda era um carro pacato faltava algo nele que chamasse a minha atençao despertasse aquele carinho pelo carro foi ai que vieram as ideias começando pelos pneus mais largos altura rebaixada e peliculas aqui o sentimento começou a surgir os para lamas que eu acho um charme a parte o diferencial dos carros mais antigos ficaram proximos as rodas dando um ar de esportivo ao carro lembrando quem sabe um pequeno porsche sera começaram a surgir elogios e olhares por onde o besouro passava fora que agora o carro era outro nas curvas apontava muito mais rapido a frente nao parecia querer se arrastar em qualquer curva e tambem acabaram as arrancadas com vigor soltar a embreagem na bandidagem se e que voces me entendem força demais a mesma que esta com seus 20 anos e quase 100k km rodados realmente o fusca tem uma arrancada muito boa a suspensao traseira baixa e os pneus do besouro agarram com vontade o asfalto mas os efeitos disso podem aparecer rapidamente em uma embreagem na fase de aposentadoria ja com o novo escapamento instalado bonus agora o boxer ronca como manda o figurino os que acompanham a saga sabem o carinho que tenho por esse escape deu pra notar as lanternas fumes ne adorei elas sao as mais paralelas que tem por que eu as escolhi queria um visual mais esportivo e as fumes originais dos fuscas serie ouro 96 que eu pude ver ate entao possuem a parte fume um pouco mais clara porem a qualidade e muito superior fica a dica so cabe a voce escolher so que ainda ficaram alguns detalhes por fazer lampadas de pisca parafusos a serem pintados de preto entre outros detalhes pequenos mas que demandam tempo e eu ainda nao pude ir atras disso nessa foto da pra notar mais algumas modificaçoes leves mas que fazem a diferença pra mim sao elas piscas rebaixados com lentes transparente borrachoes dos para choques reformados e agora em preto fosco percebam que foi apenas um toque nos piscas nada muito agressivo para nao perder as caracteristicas do carro aqui eu optei por nao seguir a tradicional receita dos piscas americanos aqueles mais altos com lente laranja nessa parte ainda quero fazer com que os piscas liguem junto com as luzes de posiçao tem um pessoal que chama de fazer o conjugado enfim essa parte vai dar um trabalho ate porque eu quero fazer com que eles acendam na cor ambar e isso significa que terei de fazer um esquema refletivo mas ja tenho algo em mente pra isso outro up do carro foi remover a tinta aplicada no assoalho uma camada bem fina de preto fosco e muito mal aplicada por sinal foram dois dias na companhia do meu primo johann regados ao cheiro de tinner nao foi facil mas gostamos muito do resultado pode parecer besteira mas gosto muito do visual da parte de baixo dos fuscas [gallery columns= 4 link= file ids= 81418 81419 81421 81409 ] agora sair em dia de chuva e a ultima opçao chegamos a uma das mais significantes modificaçoes do carro as rodas como pode um jogo de rodas mudar tanto um carro esse capitulo foi longo meus amigos foram muitas horas olhando fotos de encontros na internet algumas visitas a lojas de rodas e pneus para encontrar uma roda que eu olhasse e pensasse e essa ai vai ficar lindao foi num encontro de volkswagens refrigerados a ar que me deparei com uma brasilia com as tais rodas que eu nao conhecia naquele dia procurei o dono da brasa para saber qual era o modelo das rodas o que seria necessario para monta las no carro e ate mesmo se ele queria vender bem as informaçoes foram bem restritivas vamos assim dizer e o dono do carro obviamente nao quis vender aquele conjunto de sapatos que calçariam perfeitamente o maestro o real problema e que eu nao tinha nem a marca e nem o modelo das rodas para procurar por ai entao foram mais horas na internet ate que um dia um amigo meu avisou da existencia de um jogo de rodas que seguia a descriçao que eu havia lhe passado estava numa borracharia perto de casa vou poupar voces da descriçao e da curta novela que foi para conseguir arrematar as benditas rodas que eu gosto tanto segue fotos de como elas foram pintadas e de como ficaram no besouro [gallery columns= 4 link= file ids= 81400 81401 81410 81411 ] sou suspeito para falar sobre o resultado mas era o que faltava no carro pra dar aquele toque especial aquela diferença no projeto pra seguir a linha do escapamento e painel elas entraram pra ser o norte do projeto especificaçoes da roda off set et36 tala 7 5 aro 17 hoje estao calçadas com pneus maxxis victra z4s medidas 205/45/r17 na dianteira e na traseira porem quero mudar a medida dos pneus traseiros gostaria de experimentar um pneu 205/50/r17 e um 205/55/r17 somente na traseira para preencher um pouco mais os para lamas e dar aquele toque na postura do carro junto com elas o comportamento do carro melhorou muito alguns inconvenientes surgiram afinal eles sao quase inevitaveis quando se usa um pneu tao largo em um carro pequeno os inconvenientes ficaram por conta dos pneus copiarem as irregularidades do asfalto remendos e passarem elas para o volante paciencia fora que o carro ficou meio sapao dependendo do angulo que voce olhasse para ele por conta da altura da suspensao que acabou se mostrando um pouco alta para a configuraçao de pneu e roda ou sera que e so coisa da minha cabeça tambem comecei a sentir falta de um visual mais agressivo na frente do carro os aros cromados dos farois foram pintados na cor preto fosco para resolver isso e combinarem com os borrachoes dos para choques que tambem sao preto fosco agora alem disso tentei usar os famosos hella 500 farois de milha mas acreditem esses farois ficam lindos em qualquer itamar menos no preto imagino que isso aconteça por causa da cor do carro os farois hella acabam se destacando demais na frente do carro e no fim ficam parecendo maiores que os proprios farois originais do carro mais adiante pretendo instalar dois milhas com um tamanho menor se comparados com os hella 500 e alguns outros diferenciais na parte de suporte e capas para os mesmos junto com os aros que agora sao pintados fiz alguns ups na parte de suspensao porem nao vou detalhar essa parte pois ela ainda nao esta concluida e tambem nao sei se vou manter o sistema e a suspensao original dianteira no carro a suspensao tipo duplo a da imohr nao sai da minha cabeça ha tempos uma pena que eu ainda nao tenha tido a chance de ver ela ao vivo e nem de andar em um fusca com uma daquelas e assim ele ficou agora a parte estetica do carro esta quase terminada nao pretendo fazer grandes mudanças nessa parte apenas quero terminar todos os detalhes citados ate entao para ir acertando o carro nos moldes do meu sonho vou deixar algumas fotos de como o carro ficou apos todos estes ups esteticos e alguns funcionais tambem [gallery columns= 4 link= file ids= 81420 81422 81403 81398 ] infelizmente hoje o projeto esta andando bem devagar nesse ano devido a alguns contratempos que eu tive e tambem porque eu precisava de um carro para usar no dia a dia entao como nao podia ser diferente com o daily driver ele passou por algumas manutençoes para ficar em dia e estou dando aquele toque que faltava mas por mais devagar que o projeto esteja caminhando esta longe de parar e de estar pronto a ultima olhada para ver se esta tudo em ordem e para te encher de orgulho de algo que voce fez obrigado pela atençao de voces e agradeço novamente a toda equipe flatout por disponibilizar e promover este espaço que une os apaixonados por carros foi e sempre sera um prazer abraço meus amigos gearheads e ate o proximo post por joao victor manfro project cars #86
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