quando se fala em mitsubishi evo a imagem que vem a mente de qualquer entusiasta e a de um seda japones com aerodinamica retrabalhada traçao integral motor turbo de quatro cilindros e um historico glorioso nos ralis do wrc mas ha um evo que pouca gente fora dos circulos mais nerds do off road conhece — e que em muitos aspectos e ainda mais especial estamos falando do mitsubishi pajero evolution o supercarro dos desertos um verdadeiro grupo a de terra com homologaçao civil motor v6 aspirado e uma carroceria que parecia saida de um manga de corrida o pajevo como o chamam seus fas foi produzido entre 1997 e 1999 em uma serie limitada a cerca de 2 500 exemplares ele foi criado para cumprir um regulamento novo do rali paris dakar que obrigava a construçao de versoes de rua com base no modelo de competiçao exatamente como o lancer evolution mas com um suv o legado do deserto desde o começo dos anos 1980 a mitsubishi era uma das fabricantes mais respeitadas no paris dakar seu envolvimento começou em 1983 com o primeiro pajero de produçao era a versao curta fechada com motor diesel e chassi de jipe rude mas resistente — e promissor dois anos depois o pajero se tornaria o primeiro modelo japones a vencer o rali mais dificil do mundo e nunca mais saiu de cena vitorias vieram em 1992 e 1993 com versoes de capota removivel — mais leves ageis e faceis de reparar no meio do nada o pajero era uma plataforma tao robusta e versatil que por mais de duas decadas foi a espinha dorsal do programa esportivo da mitsubishi nos ralis cross country mas o regulamento mudou em 1997 os organizadores do paris dakar decidiram criar uma nova categoria de acesso a t3 com regras similares as do grupo a do wrc isso significava que as fabricantes precisariam produzir uma versao de rua com caracteristicas proximas as do carro de competiçao e para uma marca como a mitsubishi — ainda embriagada pelo sucesso no wrc com o lancer evolution e tommi makinen — isso era quase um convite para fazer loucura diferentemente do pajero civil que usava barra de torçao na dianteira e eixo rigido na traseira o pajero evolution recebeu uma nova suspensao independente nas quatro rodas braços triangulares sobrepostos na frente e eixo multilink atras tudo reforçado com maior curso mais bitola alargada em 10 cm e mais altura do solo chapas de proteçao no assoalho protegiam cambio e diferenciais — que alias eram torsen com autoblocante tanto na dianteira quanto na traseira https //youtu be/zvegllzd8ug o chassi tambem foi reforçado e a carroceria redesenhada para abrigar a nova geometria da suspensao os para lamas foram alargados os para choques redesenhados o capo ganhou um scoop funcional e o teto recebeu um spoiler duplo o visual pode parecer exagerado hoje mas tinha funçao aerodinamica real para reduzir turbulencia e manter a estabilidade no deserto a mitsubishi poderia ter usado um v6 comum do pajero 1997 mas decidiu ir alem o motor escolhido foi o 6g74 um v6 de 3 5 litros que na versao evo recebeu comandos variaveis mivec nos dois cabeçotes injeçao sequencial multiponto coletores redimensionados e componentes internos reforçados — em parte forjados o resultado 280 cv a 6 000 rpm e 33 mkgf a 4 500 rpm mais impressionante ainda e o fato de que esses 280 cv eram provavelmente subestimados como outros esportivos japoneses da epoca o pajevo seguia o acordo informal entre as fabricantes japonesas que limitava oficialmente a potencia a 280 cv na pratica ele se aproximava perigosamente da casa dos 300 cv o cambio era automatico de cinco marchas fornecido pela aisin com traçao integral permanente e reduzida o conjunto era suficiente para levar o pajero evo de zero a 100 km/h em menos de oito segundos um pajero cara e ainda existiram alguns exemplares com cambio manual embora estes sejam verdadeiros unicornios por dentro o pajevo era espartano bancos recaro na frente um banco biposto atras volante pequeno e painel analogico sem luxos sem frescura sem distraçoes o foco era no desempenho e na capacidade de suportar abuso a construçao interna refletia isso tudo muito robusto funcional e direto ao ponto se tivesse uma gaiola passaria facil por um carro de competiçao nas pistas — ou melhor dizendo fora dela a estreia do pajevo no dakar foi em 1997 — e ele chegou como um missil de fibra e aluminio dos cinco primeiros colocados na categoria t3 daquele ano quatro eram pajero evolution em 1998 a historia se repetiu a supremacia era tamanha que seus rivais pareciam figurantes https //youtu be/_xzt5b30d3i foi uma afirmaçao definitiva de que a mitsubishi nao so entendia do assunto como conseguia transformar tecnologia de competiçao em produto de rua o sucesso do pajevo serviu de base para o dominio que viria na decada seguinte de 2001 a 2007 o pajero venceu sete vezes consecutivas o dakar no total sao 12 vitorias — um recorde absoluto na historia da prova jamais superado por qualquer outro carro diferentemente de outros especiais de homologaçao que acabaram guardados por colecionadores o pajevo foi usado com vontade muitos dos 2 500 exemplares enfrentaram lama pedras neve e areia alguns viraram sucata outros seguem firmes sendo usados em provas amadoras eventos de regularidade e aventuras fora de estrada — com videos orgulhosamente publicados no youtube por seus donos https //youtu be/wnite1munxw hoje o pajero evolution e cada vez mais valorizado entre colecionadores e entusiastas nao apenas pela raridade mas por ser um dos raros suvs que realmente nasceram da engenharia de competiçao e nao de uma planilha dos carreiristas e um evo afinal e ser um evo significa nunca tomar o caminho mais facil
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