FlatOut!
Image default
Car Culture

Pajero Evolution: o especial de homologação que o mundo esqueceu

Quando se fala em “Mitsubishi Evo”, a imagem que vem à mente de qualquer entusiasta é a de um sedã japonês com aerodinâmica retrabalhada, tração integral, motor turbo de quatro cilindros e um histórico glorioso nos ralis do WRC. Mas há um Evo que pouca gente fora dos círculos mais nerds do off-road conhece — e que, em muitos aspectos, é ainda mais especial. Estamos falando do Mitsubishi Pajero Evolution, o supercarro dos desertos. Um verdadeiro Grupo A de terra, com homologação civil, motor V6 aspirado e uma carroceria que parecia saída de um mangá de corrida. O PajEvo (como o chamam seus fãs) foi produzido entre 1997 e 1999, em uma série limitada a cerca de 2.500 exemplares. Ele foi criado para cumprir um regulamento novo do rali Paris-Dakar, que obrigava a construção de versões de rua com base no modelo de competição. Exatamente como o Lancer Evolution. Mas com um SUV.   O legado do deserto Desde o começo dos anos 1980, a Mitsubishi era uma das fabricantes mais r