booooom dia tarde/noite amigos flatoutianos vamos a mais um capitulo da incrivel novela que e este pc antes de qualquer coisa peço desculpas pela demora em escrever porem este mes que passou tive diversos problemas e isso acabou atrapalhando tudo mas vamos la que no final tem algo que to tentando escrever a dias mas a emoçao atrapalha bem no post passado tinha comentado que iria falar sobre algumas curiosidades que o palio teve em sua vida como opcionais e ate mesmo como itens de serie que alguns fariam os gearheads colocarem no modelo se fossem comprar suspensao eibach 1996 a 2000 sim isso existiu para o modelo ente 1996 e ate meados de 2000 nao consistia em apenas cor diferente das molas mais alterando a altura dureza e estabilidade do modelo assim como os modelos esportivos da linha r ou versoes turbos que fiat teve esse opcional visava desempenho e estava disponivel para a versao 1 6 16v essa suspensao era algo de 15% mais rigida que a suspensao normal e consistia em molas e amortecedores com maior carga de açao outro ponto dela era que era 20 mm mais baixa que a convencional e saia da loja com ela nao me recordo se a barra estabilizadora era substituida tambem ate porque existe pouca informaçao na internet a respeito deste opcional porta guarda chuva 1996 a 1999 pode parecer besteira mas se voce usa no dia a dia o carro sabe que em dias de chuva o guarda chuva molha tudo dentro do carro este acessorio ficava na dianteira embaixo do banco do passageiro era uma especie de bolsa em couro sintetico cinza que comportava guarda chuvas medios era parafusado na base do banco e hoje e um item rarissimo volante momo 1996 a 1999 hoje ainda a concessionaria vende esse foi de serie na palio weekend sport porem poucos sabem que este foi opcional em toda linha palio incluindo strada e siena sao daqueles opcionais que se muitos soubessem provavel que estaria sendo vendido ate hoje e principalmente hoje o volante era fabricado pela momo na italia e importado pela propria montadora ele era exclusivo do palio mesmo servindo em outros modelos da montadora palio abarth wtf nao e delirio ele existiu e por incrivel que pareça somente em nossas terras mas nem tudo e um mar de rosas esta versao era o de rally e que custava o olho da cara rim figado em uma epoca que um carro novo era r$ 15 000 ele custava muito mas muito mais ja vinha homologado e com toda a preparaçao para o brc e para o sul americano tinha o motor 1 6 16v modificado dentro do regulamento e cambio do palio 1 0 reforçado relaçoes curtas para rapida aceleraçao retrovisores eletricos 1996 ate hoje alem da weekend era opcional para ate os palios 1 0 desde o lançamento os controles ficam no console central que abrigava tambem o botao de trava central e botoes dos vidros traseiros hoje se acha bem mais conta mas ele foi item de serie em alguns modelos principalmente das series 500 anos e elx cambio semi automatico bem esse foi conhecido dos mecanicos assim como houve com o classe a a versao do palio que tinha este cambio e o citymatic consistia em um cambio manual com embreagem automatica mas devido ao mal uso de muitos motoristas se tornou uma grande dor de cabeça pois quando paravam no sinal deixavam o carro engatado nao paravam de acelerar na troca de marcha isso fazia a embreagem fritar em pouco tempo e durar apenas 1/3 do tempo que levaria para trocar se fosse de forma correta alguns casos duravam bem menos que isso essas sao algumas curiosidades do modelo tera mais ainda porem vamos voltar ao projeto suspensao no post passado comentei que a suspensao em primeiro momento seria oem+ para descobrir as deficiencias do carro em curvas e tambem em estabilidade em vez de partir direto para uma de rosca ou uma coil over de competiçao optei por fazer este caminho mais longo para ate mesmo conhecer as limitaçoes bem como citei acima o palio teve diversas versoes e uma delas foi a 1 8r alguns acham que e apenas um esportivo de adesivo mas quem ja andou em um sabe que e bem divertido o carro e bem arisco no caso e a suspensao dele que irei usar as molas deste modelo sao 35% mais duras que as do palio economy e os amortecedores 15% superiores ao nivel de carga que os originais do meu como e o mesmo carro a troca e plug and play e nao tem muitas complicaçoes no caso as molas sao um elo menor que as do meu carro porem com a dureza maior o carro nao desce mais que 3 mm molas novas do palio 1 8r originais a esquerda do 1 8r e a direita do economy fato engraçado pela dureza da mola foi um tremendo sofrimento apertar elas para colocar nos amortecedores o mecanico começou a ficar com receio porque ate a pistola estava sofrendo falando em amortecedores acabei optando por paralelos por questao da diferença gritante de valores no caso das molas na vita fiat as originais estavam mais baratas que as paralelas aqui na minha cidade os amortecedores a gas [gallery columns= 5 link= file ids= 82619 82620 82624 82623 82622 ] alguns se perguntam o que isso mudara certo eu digo bastante coisa pois o carro ficou bem mais firme e muito mais agil em curvas nao tendo mais aquele jogo excessivo da carroceria nas curvas que e caracteristica do palio outro fato e que ele nao bateu mais com o peito de aço no chao quem tem o economy sabe o quao isso e comum dependendo da regiao o video abaixo foi gravado em um sabado de descontraçao mas foi de teste da suspensao ao extremo que podia antes de acelerar ele na terra entao nao estranhem [youtube id= ummgn8o2lky width= 620 height= 350 ] em relaçao ao ganho de desempenho que senti digamos que a melhora foi de uns 50% em relaçao ao original com um investimento de baixo custo nota recomendo a todos que tem o palio do modelo do meu a fazerem isso nao tem um barulho e carro mudou muito ele entao nao canta mais pneu a cada esquina e nem em saida de sinal visto que ele nao levanta mais a frente como antes em uma arrancada mais que raios voltou para as rodas 13 ta com fogo nao acho que nao meu caro estou nas 13 porque as 14 que estavam no carro foram para outro carro daqui do flatout no caso para o maycon tavares por conta da crise tive que vender e acabou que ele estava na procura de pneus para o carro dele ai foi juntar a fome com o prato de comida vou voltar as 14 no carro porem serao as rodas de ferro da strada mas por que no caso de rodas comuns as de liga leve acabam sendo mais pesadas que as de ferros originais nota estou falando em rodas comuns no pais e mais fracas em determinadas situaçoes ate mesmo no rali muito usam rodas de ferro pelo seu baixo preço e pela resistencia alem do peso ser um pouco menor entao como tenho um jogo da moranguinho guardado irei colocar pneus 185/60 nelas e voltar ao carro no caso estou ja na pesquisa do jogo de pneu e ops projeto mudou um pouco falarei mais pra frente a respeito da suspensao depois de ver a melhora do carro em curva ela tambem sera melhorada um pouco mais sera adquirido um kit de suspensao de rosca para o carro o kit em questao na traseira ira mudar o local da mola saindo do eixo para o proprio amortecedor sera da tebao suspensoes mas por que alem de eu poder fazer ajustes na altura do carro por consequencia altera a dinamica do mesmo em atacar uma curva nao corro o risco de em uma competiçao a mola traseira andar no eixo [gallery link= file ids= 82626 82627 82628 ] se repararem a nova ira inutilizar o jeito que esta hoje e assim alem de mais seguro em uma competiçao o ajuste fica mais facil e no caso de ter setups de molas com durezas diferentes a troca mais simples e no meu caso tera mais um ou dois setups pois como os pneus molas diferentes nunca e pouco no rali como no caso dos pneus a suspensao de suma importancia para o rali pois como tem diversos tipos de terrenos e isso pode ser algo mais liso ou cheio de pedras a suspensao pode ser a diferença entre voce terminar bem ou sofrer algum acidente sim meio dramatico mas e a verdade mas por que disso imagine o caso uma suspensao muito dura em um terreno com muitas pedras o carro iria perder aderencia e pular muito junte isso a velocidade elevadas e curvas sinuosas algo pode nao terminar bem entao ter uma suspensao que possa ser configurada com facilidade e que tenha varios ajustes ajuda muito mas como estamos no brasil temos que ir pouco a pouco para acertar tudo e tendo mais ajustes como angulo de ataque do amortecedor carga e retorno regulaveis e assim vai mas isso tem que ir aos poucos infelizmente alem da suspensao as barras estabilizadoras serao trocadas a ideia inicial e usar as do palio 1 8r tambem por serem mais rigidas e adicionar barras anti torçao na dianteira e na traseira a fim de tentar amarrar o carro no maximo possivel antes de entrar no segundo estagio rollcage mas um rali nao se resume apenas ao carro e piloto entao vamos aos equipamentos de navegaçao bem um projeto voltado para rally nao poderia faltar pelo menos uma pincelada sobre os equipamentos de navegaçao como planilha e mesmo os proprios planilha de navegaçao ou livro de bordo as planilhas de navegaçao acaba nao ficando apenas no mundo do rali mas vao para outros mundos como o ciclismo e corrida de aventura no caso ela tem pequenas variaçoes mas sua essencia e simplicidade ficam intocaveis e confusoes ao tentar compreender tambem sofri com isso em um reconhecimento no ciclismo que passei por 5 vezes num mesmo local elas sao constituidas com informaçoes sobre a rota a seguir velocidade media ou maxima do trecho perigos observaçoes e referencias no caso aqui colocarei de rali de regularidade para exemplificaçao da mesma acima e um exemplo de uma parte da planilha de navegaçao utilizado em um rali de regularidade acabei separando por cores para uma melhor exemplificaçao das partes amarelo e distancia percorrida o numero menor na parte superior direito de cada passo o de baixo e o acumulado desde o começo algo de extrema importancia tem que evitar ao maximo do carro destracionar para afetar o minimo possivel vermelho tulipa e os cruzamentos exemplificados e com as referencias de qual lado ela encontra e tambem para ter uma visao simplificada se esta no caminho certo e passar a instruçao ao piloto podem ver que por exemplo no campo de observaçoes no primeiro passo cita a igreja e o portao no caso esta citado tambem na tulipa azul e a velocidade media que seguira ate o proximo passo ou posto de controle no caso ali cita so no primeiro e no terceiro entao o segundo seguira o que foi dito no primeiro 45 km/h sempre a velocidade mudara quando for dada a ordem no caso no passo que for citada verde e o tempo acumulado total cada passo tem o tempo certo para passar entao entre o primeiro e o segundo sera de 36 segundos e assim por diante no caso ja anteriormente foi acumulado os 20 minutos entao ele continuara ate o final da especial marrom sao as observaçoes que tem naquela instruçao sendo perigos ou observaçoes mesmo de localizaçao como referencias de placas buracos trecho escorregadio e assim por diante tambem ai expresso quando e para zerar o hodometro trip aplicativos totem uma opçao para quem esta iniciando nos ralis de regularidade e nao tem uma verba grande para comprar de todos os equipamentos os aplicativos simulam os equipamentos da totem e sao faceis de usar podendo usar nos celulares ou tablets que disponham de gps estes apps podem e recomendado pois nao funcionam 100% com o sensor blue da totem abaixo segue a descriçao do funcionamento sensor blue sensorblue e uma interface microcontrolada encapsulada em uma caixinha preta que recebe o sinal de uma botoeira externa e do sensor instalado na roda ou no cambio e transmite estes dados via bluetooth para um celular ou tablet android entao seu celular ou tablet android se transforma em um verdadeiro hodometro digital ou computador de bordo para rally um unico aplicativo e varias funçoes selecionada na configuraçao em categorias de iniciantes nao sao permitidos esses app e/ou equipamentos por ser uma categoria de novatos so e permitido um hodometro de bicicleta um cronometro e o hodometro do carro gps central multimidia sensores a mais sao passiveis de desclassificaçao no quarto post irei finalizar esta parte falando dos equipamentos que sao utilizados nas categorias maiores e tambem nas categorias de velocidade projeto mudou um pouco sim voce leu certo projeto mudou agora sera rodao chao e adesivo de fixa calma foi uma brincadeira ufa mas e fato ele mudou um pouco mesmo por dois motivos que me fizeram repensar no projeto o primeiro e o modo de fazer a preparaçao porem tera algumas diferenças por conta de algumas sugestoes que foram dadas no segundo post entao imaginam o que vira sim um swa mentira e drive por falar nele vou ate explicar um pouco sobre ele e o porque por enquanto irei manter o projeto aspirado o que e o e drive o e drive e um kit turbo plug and play para motores fire 1 0 e 1 4 por enquanto somente para esses ele como o fabricante diz preserva todo o sistema original do carro nao precisando mudar nada e quando for tirar o kit so voltar sem problemas para o original diferente dos convencionais hoje no pais o kit em si e este esse kit por ser de facil instalaçao sendo a parte mais complicada o furo no carter para a linha de lubrificaçao da turbina pode ser instalado em casa sem grandes complicaçoes por alguem que tenha noçoes de mecanica aquele que fuça e sabe uma coisa ou outra abaixo tem um video da revista fullpower a respeito da instalaçao do kit que e bem interessante para que nao viu ainda [youtube id= 05t6n8auw7e width= 620 height= 350 ] agora imagina eu dono pai do blacksun vendo um irmao dele ralizeiro de asfalto recebendo esse kit bem deve ter ficado com o mesmo pensamento que eu algo que chama bem a atençao no kit e nao e ainda tao utilizado no brasil em preparaçoes comuns das ruas e a piggyback que ajuda o kit e motor funcionar perfeito com a injeçao 100% original sem os alarmes ficarem que nem loucos no painel ou mesmo o estado de emergencia ser acionado lembram dele do segundo post mas afinal o que e piggyback ela seria um equipamento para enganar a injeçao do carro porem ela e programada especificamente para o seu projeto e combustivel que ira usar ela bloqueia os avisos que seriam enviados para a injeçao quando o carro esta em uso mas tudo tem um limite certo para ela tambem caso o sinal de alerta seja acima do programado ela atua e manda o sinal para a injeçao falta de oleo pressao sonda etc e assim por diante entao principalmente nos motores atuais que tem uma eletronica pesada embarcada que em alguns casos ate se trocar a roda tem aviso e a melhor saida e o modo mais seguro de fazer a modificaçao sem correr riscos em burlar um sistema e ele nao ter mais aviso entao este e um dos diferenciais do kit alem do fato de o acabamento parecer de fabrica mas segundo o nosso mundo tem algumas coisas que tendo um kit desse sera problema como por exemplo falta de trabalho na alimentaçao do motor estamos falando de bicos bomba aumento da tbi e do coletor de admissao como no meu caso se for levar em conta que em um rally ou em um trackday o giro do motor normalmente fica acima dos 4 mil rpm poderia dar problema com falta de combustivel pois a bomba e os bicos ficam originais e o motor usando o e drive aumenta a potencia entao e um risco grande para o dia a dia e outra historia entao fica ate o alerta ja imaginou um bico travar falta de intercooler bem mesmo em um rally tendo uma boa ventilaçao frontal nao basta quando estamos com o motor quase no limite o aquecimento aumenta e com isso ar quente para dentro do motor se for levar em conta que isso forma uma bola de neve pois ar mais quente entrando e mais quente saindo sem esse equipamento complica radiador de oleo algo que ainda nao sei se seria extremamente necessario porem quando falamos em carros que serao usados em competiçoes sempre e bom manter a temperatura de trabalho ideal ou a mais proxima possivel ai vem a pergunta se alterar os bicos bomba adicionar o intercooler radiador de oleo sera que a piggyback nao ira pirar essa e uma duvida pois ela vem programada para um sistema eu o alterando deste modo sera nao precisara de uma nova programaçao farois de milha ate eles irao mudar mas por que como eu uso ainda o carro no dia a dia estou tendo problemas com os farois na configuraçao de hoje pois ja bateram neles no meu carro estacionado enroscaram bolsa/perna neles ate vestido claudia nao leia isso e em uma dessas encostadas quebraram um dos farois entao optei agora em fazer esta configuraçao notem que eles ficam no capo e podem ser retirados quando nao estao em uso acabei pegando esta referencia para montar novamente o conjunto todo assim fica mais facil de trabalhar e de certo modo ira aumentar o alcance e melhorar o ajuste de foco deles que hoje e algo dificil e que leva um tempo relativamente grande para ajustar os quatro farois e isso estara no proximo post to prometendo muita coisa ixi e com toda certeza pedirei opinioes a respeito de como fixa los alguma sugestao a capa que envolve eles ja sei o material que irei usar e ficara bacana em destaque mas isso e segredo que alias sera o mesmo que irei usar nos novos para lamas do blacksun entao vem maluquices ai do professor pardal amigos gearheads pessoal essa parte do post pra mim tem sido a mais dificil de escrever por conta um pouco do mix de emoçoes que causa estao estranhando porque estou citando o grupo aqui certo entao la no começo do post citei que passei por diversos problemas estes dois meses que se passaram do post anterior e um deles foi com o blacksun que me fez perder duas semanas atras de documentaçoes para tirar ele do patio sim ele foi pra la e eu fiquei arrasado o fato de eu citar o grupo aqui foi que por conta das taxas que tem relacionadas a isto entre tirar vistorias e tudo mais fez com que ficasse no limite de tudo emocional fisico mental e economico venho agradecer do fundo do meu coraçao pelo apoio que o grupo me deu de diversas maneiras mesmo cada um morando em uma cidade diferente e distante da minha depuseram de uma parte de seu domingo para uma palavra amiga e para ajudar um pouco a acalmar a situaçao outra coisa que fizeram foi em conjunto com a minha namorada ela participa tambem esconderem de mim uma vaquinha que fizeram para ajudar a pagar as despesas e amenizar um pouco o impacto que tive nas finanças quero agradecer profundamente cada um do grupo que mesmo sem ter nada a ver com o que houve comigo ajudou de algum modo e aos que sao da minha cidade pelo apoio pessoal e pela ajuda que deram no tempo que fiquei sem poder sair na rua com o carro nao irei citar os nomes porque nao quero acabar esquecendo alguem e a pessoa ficar triste por isso mas agradeço a cada um de coraçao e agradecer tambem a minha namorada a claudia costa o apoio enorme que me deu na situaçao e no projeto ate hoje colocando a mao na massa e ajudando a montar e desmontar o carro para mim o que todos fizeram demonstram que as amizades de lata que iniciam no mundo dos carros vao muito alem do que apenas um projeto tudo começou aqui no flatout nos comentarios e foi para a vida e sou eternamente grato a isto nao e o tipo estilo ou jeito do carro que faz as amizades mas sim o carater e personalidade visto que tenho um dos modelos mais simples do grupo ate mesmo aqui no site e mesmo assim a quantidade de amizades que foram geradas por conta disso e algo que nao se pode expressar por palavras outro grupo de amigos me ajudaram em palavras e apoio na situaçao como em outra tambem este nao preciso citar o nome ou quem pois saberao no momento que lerem isso desde antes de virar um project car ja me davam dicas e apoio em continuar o projeto meu muito obrigado a eles tambem e vamos partir para o proximo post que sera a demonstraçao das mudanças que o projeto teve e que acredito eu que irao melhorar muito o carro em diversos aspectos porem por conta do reves que tive ira demorar um pouquinho mais entao irei colocar na geladeira tentarei postar o ultimo o mais rapido possivel a demora tem o motivo financeiro mas tem outro tem algumas peças que serao fabricadas e ira demorar um pouco alem de eu estar aprendendo a manipular um material que irei usar no carro e que algumas peças irao vir da propria fiat e que estao sem previsao de entregas para este ano vem algo tambem que e opcional do meu modelo e que nunca vi ninguem ter e nesta pesquisa na css descobri algo muito bacana sobre o blacksun entao peço desculpas por isso mas valera muito a pena ate mais pessoal por geraldo camara project cars #217
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.