no começo da semana a nissan finalmente apresentou o gt r lm nismo o prototipo que colocara a marca japonesa de volta a le mans e disputara o mundial de endurance deste ano o bolido ganhou destaque nao apenas por ser um nissan para le mans mas tambem por que ele tera motor dianteiro em vez da tradicional configuraçao de motor e traçao traseiros dos prototipos de le mans obviamente ele nao e o primeiro carro de le mans com motor na dianteira basta lembrar dos grandes vencedores dos anos 1950 e 1960 — os jags ferrari aston etc — mas depois que a classe principal de le mans passou a ser disputada por prototipos quase ninguem arriscou fazer um bolido de le mans com o motor no lugar errado quase por que antes do gt r lm nismo aparecer com seu v6 na dianteira um cara chamado dan panoz tentou vencer le mans com um carro com o motor na frente do cockpit apesar da sonoridade hispanica a panoz auto development e uma fabricante de carros esportivos fora de serie americana fundada em 1989 a fabrica surgiu quando seu fundador dan panoz perdeu o emprego apos a falencia da tmc costin uma fabricante irlandesa que operou entre 1983 e 1987 e pretendia produzir esportivos low cost como o lotus seven na ocasiao dan panoz comprou os direitos de produçao do chassi desenvolvido na tmc por seu fundador frank costin se voce achou o nome familiar e por que frank costin era o irmao mais velho de mike costin — o cos da cosworth — e foi o responsavel pelo projeto de chassi dos vanwall maserati lotus e lister de corridas alem disso a silaba inicial de seu nome formou o nome da marcos engineering precisamos mesmo dizer que o projeto que dan panoz tinha em maos era coisa fina logo no ano seguinte a panoz lançou seu primeiro modelo batizado simplesmente como roadster obviamente ele era um roadster e era pequeno e leve — usava chassi tipo spaceframe e carroceria de aluminio como seu inspirador o lotus seven mas em vez de um motor pequeno e compacto ele foi equipado com um v8 ford de cinco litros imagine um projeto feito por carroll shelby e colin chapman e mais ou menos isso entre 1990 e 1996 a panoz fabricou 44 roadsters a mao e testou cada um deles meticulosamente antes de entrega lo aos seus clientes o que rendeu algum status a marca em 1996 eles lançaram a evoluçao do roadster batizada aiv roadster — desta vez equipado com um v8 de 4 6 litros entre os clientes da panoz estava ninguem menos que steven tyler o frontman do aerosmith nessa mesma epoca a panoz lançou um novo roadster este mais convencional com para lamas integrados a carroceria e batizado com o nome esperante para promove lo a fabricante decidiu construir uma versao de corrida e inscreve lo no campeonato de gt da fia que teria sua temporada inaugural em 1997 e incluiria no calendario as 24 horas de le mans naquele mesmo 1996 o esperante gtr 1 começou a ser desenvolvido em parceria com a reynard motorsports e a panoz fez questao de que ele se parecesse com o modelo de rua por isso ao contrario de porsche mclaren e mercedes e todos os outros gtr 1 do grid o panoz esperante gtr 1 usava seu v8 roush/ford de seis litros entre o cockpit e o eixo dianteiro fazendo dele um prototipo de motor central dianteiro — exatamente como o gt r lm nismo o layout pouco convencional fez com que o piloto ficasse quase sobre o eixo traseiro e deu ao carro uma dianteira longa que lhe rendeu o apelido de batmovel segundo nossas contas ele foi o 176º carro a receber esse apelido na epoca o regulamento do fia gt exigia que os carros fossem baseados em modelos produzidos em serie entao a panoz assim como quase todas as outras inscritas resolveu o problema baseado em uma brecha no regulamento e construiu um unico exemplar do esperante gtr 1 com interior completo e os equipamentos minimos obrigatorios para torna lo apto a ser registrado ja a versao de corridas teve seis exemplares produzidos — tres deles destinados as 24 horas de le mans de 1997 o esperante gtr 1 de rua em 1997 na estreia em mans contudo os tres carros tiveram problemas mecanicos e nao terminaram a prova apesar de terem ido relativamente longe — eles fizeram 145 149 e 236 voltas respectivamente entre os pilotos estavam david brabham filho de jack brabham e perry mccarthy tambem conhecido como black stig a titulo de comparaçao nelson piquet com o mclaren f1 tambem abandonou depois de 236 voltas [gallery columns= 4 link= file ids= 37826 37825 37824 37823 ] no ano seguinte 1998 a panoz voltou com apenas dois esperante gtr 1 eles foram ligeiramente modificados para a temporada de 1998 com os balanços dianteiro e traseiro alongados para aumentar a downforce e refinar o comportamento dinamico do carro as mudanças deram certo o trio formado por david brabham andy wallace e jamie davies chegou em setimo lugar atras somente da poderosa porsche do mclaren f1 da equipe gulf e dos nissan r390 da equipe de fabrica nada mal para uma fabricante artesanal do interior dos eua panoz lmp 1 roadster a panoz continuaria a disputar as 24 horas de le mans com seus prototipos de motor dianteiro ate 2007 porem em diferentes categorias depois da extinçao da categoria gt 1 pela fia o esperante gtr 1 deu origem ao lmp 1 roadster que mantinha o motor dianteiro porem era um novo projeto sem teto como previsto pelo regulamento com esse carro a panoz voltou a chegar em setimo lugar nas 24 horas de le mans de 1998 e 1999 e em quinto lugar na ediçao de 2000 e 2003 — esta ultima com uma variaçao chamada lmp01
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