A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Automobilismo História

Panoz Esperante GTR-1: o protótipo que desafiou Le Mans com o motor na dianteira

No começo da semana a Nissan finalmente apresentou o GT-R LM Nismo, o protótipo que colocará a marca japonesa de volta a Le Mans e disputará o Mundial de Endurance deste ano. O bólido ganhou destaque não apenas por ser um Nissan para Le Mans, mas também por que ele terá motor dianteiro em vez da tradicional configuração de motor e tração traseiros dos protótipos de Le Mans. Obviamente ele não é o primeiro carro de Le Mans com motor na dianteira, basta lembrar dos grandes vencedores dos anos 1950 e 1960 — os Jags, Ferrari, Aston etc.  —, mas depois que a classe principal de Le Mans passou a ser disputada por protótipos, quase ninguém arriscou fazer um bólido de Le Mans com o motor no "lugar errado". Quase, por que antes do GT-R LM Nismo aparecer com seu V6 na dianteira, um cara chamado Dan Panoz tentou vencer Le Mans com um carro com o motor na frente do cockpit. Apesar da sonoridade hispânica, a Panoz Auto Development é uma fabricante de carros esportivos fora-de-série americ

Matérias relacionadas

BMW M3 Lightweight: a versão aliviada de fábrica do icônico esportivo dos anos 90

Dalmo Hernandes

Toyota Supra Mk4: relembre a história do modelo mais veloz e furioso da marca

Leonardo Contesini

Gearhead Design: esculturas de autódromos sob encomenda para você!

Juliano Barata