o drift e uma das formas de automobilismo mais flexiveis e ecleticas que existem apesar de ter se popularizado no japao e por isso ser abarrotada de classicos japoneses o famoso dorifuto tambem recebe de braços abertos qualquer outro carro de traçao traseira — nao sao poucos os que se aventuram pelas derrapagens controladas com classicos europeus especialmente mercedes benz e bmw ou muscle cars e que tal um passat com motor v8 por aqui os grandes campeoes sao chevette e omega — porque a gente tem que se virar com o que tem e como voce ja deve ter visto aqui mesmo no flatout temos alguns projetos respeitaveis no brasil [youtube id= 33 5tmyy6ju width= 620 height= 350 ] de chevette [youtube id= wvvkcoi4zmk width= 620 height= 350 ] e de omega mas esqueça tudo isto voce ja viu um lamborghini de drift se voce nos acompanha talvez ja tenha ate topado com ele por ai afinal o projeto do campeao daigo saito um dos maiores nomes do drift no japao o cara compete na d1 principal divisao da categoria por la desde 2004 e foi campeao em 2008 — alem de participar da formula drift americana desde 2012 acho que isto da a ele credenciais para mandar derrapagens controladas no carro que bem entender nao sendo assim depois do toyota chaser de 1 000 cv e do nissan gt r de traçao traseira chegou a vez do lamborghini murcielago passar pelas maos de saito o projeto começou em janeiro deste ano e agora dez meses depois esta pronto sabemos que alguns de voces vao adorar a ideia enquanto outros vao achar um total sacrilegio mas a gente nao precisa concordar em absolutamente tudo precisa se voce e adepto do drift precisa ter uma coisa em mente nao da para ter pena dos carros se um piloto participa de um evento nem precisa ser um evento grande ou mesmo profissional e termina com o carro intacto sem nenhum pedacinho faltando pode ter certeza de que tem algo errado e e por isso que acreditamos que talvez alguns nao curtam a ideia de ver um classico italiano com motor v12 ser preparado para andar de lado [youtube id= cazjnzkl8wc width= 600 height= 350 ] por outro lado carros sao feitos para serem usados superesportivos foram feitos para andar no limite e nao desfilar por ai ainda que nao conheçamos uma pessoa que nao goste de ver um carro exotico nas ruas e voce quer algo mais extremo que uma das principais competiçoes de drift do planeta o carro em questao nao e qualquer lamborghini se voce e um cara ligado na cena automotiva japonesa de customizaçao e provavel que conheça a liberty walk aka lb performance empresa niponica especializada em kits widebody para praticamente todo tipo de carro e dona de um estilo bastante caracteristico suspensao rebaixada alargadores gigantescos nos para lamas esquemas de pintura e envelopamento exoticos e pneus absurdamente largos e de vez em quando sistemas de escape que cospem fogo — como no aventador que eles levaram para o sema show no ano passado [youtube id= 7zeqtixwyly width= 620 height= 350 ] aproveite para conferir nosso relato de uma visita a lb performance pois bem o carro de saito e o lamborghini murcielago 2004 que a liberty walk apresentou no sema de 2014 e que foi usado regularmente pelo dono da companhia conhecido como kato san ate o inicio de 2015 foi entao que saito e kato san decidiram firmar uma parceria para transformar o murcielago em carro de drift afinal por que nao desconsiderando o fato de o lamborghini murcielago ser um superesportivo italiano de alto desempenho e um touro relativamente raro com cerca de 4 100 unidades fabricadas entre 2001 e 2010 uma media de 410 unidades por ano sua escolha faz bastante sentido carros de drift precisam de motores potentes e carrocerias leves — algo que o murcielago tem com certeza afinal estamos falando de um carro com carroceria de fibra de carbono e motor v12 de 6 2 litros com 580 cv a 7 500 rpm e 66 3 mkgf de torque a 5 400 rpm — como todo murcielago produzido entre 2001 e 2006 a partir dai o motor passou a deslocar 6 5 litros e a entregar 640 cv sendo assim kato san e saito puderam se dar ao luxo de concentrar suas modificaçoes no visual do carro e no sistema de suspensao — no mais o carro e original apenas com novos filtros de ar no motor e uma alavanca short throw no cambio manual de seis marchas que e exatamente aquele com o qual o carro saiu da fabrica como dito no video abaixo saito pretende adotar uma caixa sequencial assim que o orçamento permitir [youtube id= f1moir9bq6k width= 620 height= 350 ] o video tambem mostra algumas modificaçoes realizadas no carro alem do interior completamente depenado da ate para ver o verso da fibra de carbono das portas com painel feito sob medida gaiola e bancos de competiçao o carro teve os eixos dianteiros e traseiros substituidos por componentes feitos sob medida na dianteira e na traseira foi usado um sistema de suspensao ajustavel com componentes ikeya formula — sendo que a dianteira tambem recebeu pontas de eixo de supra alias o video traz a participaçao de vaughn gittin jr colega de daigo saito na formula drift americana e seu mustang rtr de drift ambos sao patrocinados pela monster energy e por isto ambos trazem as mesmas cores cinza e preto fosco na carroceria com detalhes em verde fluorescente nao e o tipo de coisa que se espera de um lamborghini ou sera que e exatamente o que se espera de um lamborghini ainda nao decidimos mas e impossivel dizer que o visual radical com para lamas enormes cores contrastantes e os famosos daigo holes nos vidros de acrilico nao cause impacto mais impacto ainda causa a visao do carro em movimento com o sistema de direçao sob medida e o v12 italiano em açao a qualidade ainda e amadora e o video e curto mas ja da para atiçar nao e no entanto pelo jeito podemos esperar algo interessante por ai no mes passado luke huxham — o videomaker que ja nos presenteou com algumas produçoes memoraveis como o motorhead hillclimb e o documentario sobre os japoneses que andam com prototipos de le mans pelas ruas — postou uma foto do lamborghini quase pronto no instagram uma foto publicada por luke huxham @directorlukeh em set 3 2015 as 12 59 pdt considerando que ele e saito sao bem proximos e ate ja trabalharam juntos mais de uma vez nao nos surpreenderiamos ao ver este lamborghini murcielago dançando pelas touges japonesas dentro de nao muito tempo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.