na semana passada quando a concessionaria arteris viapaulista anunciou que iniciaria a fiscalizaçao de velocidade nas pistas de cobrança automatica de suas praças de pedagio parecia apenas uma açao pontual aplicada somente a tres praças da sp 255 proximo a jau no centro oeste paulista conforme explicado pela a concessionaria a implementaçao da fiscalizaçao e uma exigencia do contrato de concessao firmado com o governo do estado e por isso entramos em contato com a agencia de transporte do estado de sao paulo artesp responsavel pelo programa de concessoes das rodovias paulistas para obter mais informaçoes sobre a fiscalizaçao nestas e em outras rodovias de acordo com a agencia a previsao e de que todos os novos contratos de concessao prevejam a fiscalizaçao de velocidade nas pistas de pagamento automatico das praças de pedagio a medida em que os contratos forem renovados portanto a fiscalizaçao de velocidade sera adotada nas pistas de cobrança automatica dos pedagios — e isso inclui a concessao de 1 200 km de rodovias anunciadas pelo governador do estado joao doria na semana passada alem da fiscalizaçao da arteris viapaulista na sp 255 em jau iniciada no ultimo dia 11 a artesp tambem mencionou a instalaçao do sistema de fiscalizaçao nas rodovias concedidas a entrevias ainda neste ano sp 266 sp 294 sp 322 sp 328 sp 330 sp 333 e sp 351 porem sem prazo para inicio da operaçao alem dos dois contratos renovados recentemente ja sob as novas diretrizes a artesp devera renovar outros seis contratos de concessoes ate 2025 viaoeste ab triangulo do sol tebe renovias ecovias centrovias e outras quatro ate 2029 spvias intervias ab colinas e autoban o que significa que dos 22 lotes incluidos no programa de concessoes ao menos oito poderao ter fiscalizaçao de velocidade nas pistas de cobrança automatica em um prazo de cinco anos duas ja operando e 10 em um prazo de dez anos ao menos um acidente por dia https //www youtube com/watch v=enpxmxmpr5e o inicio da fiscalizaçao de velocidade nas pistas de cobrança automatica foi motivada principalmente devido ao numero de acidentes ocorridos nesses locais de acordo com a artesp somente em 2018 ocorreram 429 acidentes uma media de 1 17 acidente por dia que indica que ocorre ao menos um acidente por dia nas pistas de cobrança automatica das rodovias paulistas os acidentes ocorrem em sua maioria devido a falta de tempo e espaço para frenagem em caso de parada de outros veiculos devido ao fechamento da cancela acionada automaticamente quando ocorre falha na leitura da tag da operadora de pagamento falta de creditos ou mesmo tentativa de evasao de pedagio voce sabe como e um motorista resolve respeitar o limite precisa parar por algum problema mas acaba atingido por outros motoristas em velocidade inadequada fiscalizaçao e cobrança mais seguras a reduçao de velocidade nas praças de pedagio e uma questao clara de segurança nao apenas para os ocupantes dos veiculos mas tambem para funcionarios e agentes de fiscalizaçao das rodovias que circulam a pe pela area contudo parte desta circulaçao se deve justamente ao atendimento do fiscal aos carros parados por problemas relacionados a cobrança automatica o funcionario deve caminhar ate a cancela para liberar a barreira e verificar o motivo de seu fechamento mas isso tambem nos leva a outra questao em caso de falha da tag a concessionaria faz o lançamento da cobrança pela placa do carro — e por isso que ela e vinculada a tag desta forma nao parece mais logico que o sistema de cobrança automatica inclua leitores ocr para registrar a passagem do veiculo e retire as cancelas caso haja falha a leitura da placa poderia fazer a conferencia eletronica e realizar o lançamento ou registrar a infraçao por evasao de pedagio se for o caso dispensando a açao de um fiscal e reduzindo a praticamente zero a possibilidade de paradas em uma pista de cobrança automatica esta questao das cancelas ja foi tema de disputa judicial durante 2018 a lei 16 768/18 aprovada pela assembleia legislativa de sao paulo alesp determinava a retirada das cancelas e sua substituiçao por sinalizaçao luminosa e sonora justamente para providenciar segurança dos motoristas uma vez que quando carros e caminhoes param nas cancelas podem ocorrer acidentes a lei previa que em caso de falha de leitura o sistema dispararia um alarme sonoro e luminoso e o carro deveria parar mais a frente para conferencia manual em caso de evasao as cameras registrariam os veiculos que passassem direto e com as imagens a policia rodoviaria poderia aplicar a multa uma variaçao menos automatizada da proposta que sugeri mais acima contudo a associaçao brasileira de concessionarias de rodovias discordou da lei e propos ao tribunal de justiça uma açao direta de inconstitucionalidade assim a lei foi derrubada e as cancelas voltaram a ser instaladas nas praças [caption id= attachment_218329 align= aligncenter width= 960 ] pistas visualmente estreitas reduzem a velocidade foto ilustrativa [/caption] se a preocupaçao de uma pista sem cancelas e com leitura de placa para registro de passagem e/ou evasao sao os excessos na praça de pedagio o proprio estreitamento da pista e uma medida que induz o motorista a reduzir a velocidade naturalmente a proximidade das barreiras e muretas aumentam a sensaçao de velocidade fazendo com que 50 ou 60 km/h pareçam muito mais rapidos com tantos obstaculos a alguns centimetros do carro bastaria adotar medidas auxiliares para induzir o motorista a reduzir a velocidade como balizas e limitadores de largura ja usado em alguns pedagios da sp 70 ate porque a intençao e impedir acidentes e nao adianta multar o motorista depois que o acidente ja aconteceu
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