pegaso um cavalo alado filho de uma mulher gorgona com serpentes no lugar de cabelo com o deus grego do mar que nasceu do sangue de sua mae quando decapitada por perseu dificil de acreditar ne esses gregos antigos eram muito esquisitos poseidon e medusa ao som de let’s get it on resultando num cavalo branco com asas deixa contar outra ainda mais incrivel entao um carro esporte com um v8 dohc dianteiro capaz de 8000rpm e transeixo traseiro com suspensao dedion em 1951 e que nasceu em uma naçao pobre quase sem asfalto ou infra estrutura devastada pela guerra e onde mais da metade da populaçao estava abaixo da linha da miseria e um quarto dela passando fome numa fabrica de caminhao diesel estatal e projetado por um espanhol que demitiu enzo ferrari da alfa romeo parece tudo conto da carochinha mas e verdade o primeiro pegaso com acento grego e parte da mitologia apenas mas o segundo e real criado numa espanha tao pobre como uma naçao centro africana numa epoca onde a europa ainda nao se recuperara totalmente da segunda guerra mundial por anos antes da internet era quase tao mitologico quanto o tal cavalo com asas raramente visto fora de sua terra natal e mesmo nela rarissimo o pegaso pronuncia se pegasso aprendi com um espanhol era como uma lenda uma historia muito obscura e incrivel para ser verdade mas real ele foi por mais que tenha uma aura lendaria indivisivel de seu mito um carro muito adiante de seu tempo nao apenas em sua configuraçao mecanica avançadissima e em seu desempenho muito acima do normal tambem como uma proposta viavel de venda hoje sao comuns carros como o bugatti chiron que avança o estado da arte mas e tambem impossivelmente caro algo para as 500 pessoas mais ricas do mundo uma porcentagem do total estatisticamente proxima do zero porcento naquela epoca mais austera todos se assustaram com o preço do pegaso e quase ninguem o comprou como uma supernova brilhou intensamente por pouco tempo para depois desaparecer por completo a empresa que o criou o rejeitou como um paria ajudando o mundo fora da espanha a esquece lo mas como sempre quando se fala de automovel um grupo de entusiastas manteve seus pegaso rodando e com isso fazendo a memoria viva pura paixao apenas moveu estes entusiastas e eles seguiram anos a fio registrando em papel e em metal vivo movel a incrivel saga deste puro sangue espanhol graças e eles essa incrivel historia e de seu peculiar criador pode hoje ser contada em detalhes wifredo ricart nossa historia começa no berço da industria espanhola em barcelona capital da catalunha os catalaes tem seu proprio idioma e cultura e uma tradiçao empresarial e independente diferente do resto da espanha alem de ser uma cidade vibrante bonita e cosmopolita barcelona e industrial por natureza o berço da hispano suiza da seat e marcas famosas de motocicletas como a montesa e a bultaco la nasceu tambem em 1897 o protagonista desta historia wifredo pelayo francisco de borja ricart y medina nasceu em uma casa de classe alta catala onde cultura educaçao e bons modos eram mais importantes do que dinheiro ou posiçao social seu pai jose ricart y giralt era da marinha mercante e depois diretor da escola naval de barcelona o jovem wifredo se adaptou bem ao mundo em que veio era uma pessoa curiosa inteligente e estudiosa [caption id= attachment_253952 align= aligncenter width= 400 ] wifredo ricart 1897 1974[/caption] se formou engenheiro na escuela superior de barcelona mas seus interesses eram extremamente variados fisica calculo integral astronomia motores diesel aviaçao e e claro automoveis era um daqueles estudantes perpetuos cheio de curiosidade e ansiedade sempre procurando aprender mais por isso falava 5 linguas com grande proficiencia alem do catalao e o espanhol nativos era fluente tambem em ingles frances e italiano e se virava bem em alemao pouco depois de se formar ricart vai trabalhar numa revenda hispano suiza la conhece francisco perez um entusiasta da nova industria automobilistica e com meios financeiros para entrar nela muito se pode deduzir da capacidade e do entusiasmo de wifredo ricart quando se nota que aos 23 anos com dois anos de formado convence um industrial a financiar uma fabrica para fazer reais suas ideias nasce em 1920 a ricart & perez o objetivo da empresa era criar motores apenas estacionarios maritimos automotivos etc mas nao demora para ricart se empolgar e criar o seu primeiro automovel ja em 1921 era um carro de competiçao e avançadissimo provavelmente com a ideia de promover a capacidade tecnica da nova empresa um quatro cilindros em linha duplo comando no cabeçote e quatro valvulas por cilindro com 1 5 litro a capacidade para altas rotaçoes era inedita entao 6000rpm conseguida com baixa massa reciprocante e um curso curto de pistao dava 56 cv a 5600 rpm em um carro de 650kg com modernos freios a tambor bimetalicos nas quatro rodas um incrivel e avançado carro para um jovem engenheiro recem formado o carro teve grande sucesso em competiçoes locais mas a empresa ia de mal a pior o investimento no carro de competiçao certamente drenou os cofres e em 1925 os parceiros se separam perez muda o nome da empresa para rex e esta produz motores estacionarios em barcelona ate 1965 [caption id= attachment_253953 align= aligncenter width= 650 ] ricart & perez 1922[/caption] ricart cria outra empresa sozinho e outro avançado carro de 1 5 litro mas agora para uso nas ruas o ricart 266 de novo era um quatro em linha dohc agora com duas valvulas por cilindro lubrificaçao por carter seco e dois carburadores solex de novo era um carro que girava alto 5000rpm com ele ricart dirige de barcelona a paris em 18 horas e 22 minutos a media de 65 km/h chegando la entra com o carro no grand palais onde seria exposto no salao de paris de 1927 mas de novo o grande engenheiro nao era um grande empresario e as finanças permanecem um desastre o estande em paris gastou suas ultimas pesetas sem muito retorno em 1927 se junta com mais duas empresas pequenas espanholas a espana e a elizalde para se formar a apta associacion productora y tecnica del automovil a elizalde a mais forte das tres logo abandona a empresa para se concentrar em motores aeronauticos e os carros da apta sao vendidos como ricart espana o 266 permanece em produçao com a nova marca e ricart cria tambem um novo carro de luxo com motor de seis cilindros e tres litros mas em 1930 a apta tambem cessa as atividades ricart entao resolve abrir um escritorio de consultoria finalmente sem o fardo financeiro que produzir algo para vender carrega tem sucesso e ganha algum dinheiro e contratado pela empresa nacional pescara uma empresa do marques pattera pescara com apoio do rei alfonso xiii um entusiasta do automovel famoso por inspirar tambem o hispano suiza que levou seu nome onde cria o oito em linha dohc de 4 8 litros para a marca um motor diesel de pistoes opostos e dois tempos para uso naval tambem ocupa seu tempo [caption id= attachment_253955 align= aligncenter width= 999 ] nacional pescara 1930 o rei alfonso xii com chapeu branco marques de pescara ao volante rodas de liga leve [/caption] mas e fazendo contatos no exterior que a consultoria de ricart da mais frutos fluente em varias linguas e frequentemente contratado para intermediar contatos um deles e quando a cidade de valencia abre concorrencia para uma frota de onibus e caminhoes e a alfa romeo italiana o contrata para ser seu representante ugo gobatto o presidente da alfa romeo fica extremamente impressionado com o espanhol semeando uma relaçao importantissima para seu futuro alfa romeo longe dali na italia a alfa romeo vivia um drama era agora estatal debaixo do governo fascista de benito mussolini e a maior parte de seu faturamento vinha da produçao de material belico principalmente motores aeronauticos mas tambem caminhoes motores e geradores estacionarios ainda produzia carros mas aqui o objetivo era menos empresarial e mais politico mussolini usava a alfa romeo como hitler usava a mercedes benz como um simbolo da prosperidade e da superioridade de seu pais projetados pelo famoso vittorio jano eram carros fantasticos a alfa romeo vendia pouquissimos carros de rua mas eram todos obras primas no topo da tecnologia e criados sem nenhuma preocupaçao com custos mas em competiçao internacional de grand prix outro objetivo de mussolini a historia era outra depois de muitos anos como protagonista a alfa era entao mero coadjuvante desde 1934 com o financiamento da alemanha nazista mercedes benz e a auto union dominavam completamente as competiçoes e os alfa romeo eram incapazes de vence los [caption id= attachment_253956 align= aligncenter width= 1000 ] auto union alfa romeo e mercedes benz o italiano perdia na maioria das vezes [/caption] a scuderia ferrari de modena sabemos era a equipe de competiçao oficial da alfa romeo apesar de independente enzo ferrari era o braço de competiçao oficial da empresa tanto ele quanto o engenheiro jano sentiam forte pressao para vitorias mas nao conseguiam produzi las em 1937 jano desiste pede demissao e vai trabalhar para a lancia ugo gobatto traz para a empresa um velho amigo wifredo ricart para ricart e sua familia a nova oferta de trabalho nao poderia ter chegado em melhor hora a espanha acabava de descer a talvez seu ponto mais baixo da historia uma guerra civil terrivel que duraria ate 1939 ja um pais pobre antes sairia desta guerra em miseria e com a maioria das suas cidades e infra estrutura em frangalhos ricart nunca teve um cargo definido nem realmente foi chefe de ninguem na alfa romeo mas com poder de ser o braço direito de gobatto e ao contrario dele uma pessoa bem humorada e de facil acesso logo e o segundo em comando de facto na empresa ricart fez mais amigos que inimigos na alfa romeo mas uma pessoa que nao conseguiu cativar foi enzo ferrari pouco antes da saida de jano a alfa romeo comprou 80% de participaçao na scuderia de enzo efetivamente trazendo a equipe para si enzo era agora um diretor da alfa romeo e nao mais um empresario independente dar um chefe para enzo ferrari podemos ver claramente hoje era algo que nao podia dar certo [caption id= attachment_253957 align= aligncenter width= 775 ] enzo ferrari um homem que comanda nunca e comandado[/caption] ferrari era um paesano sem cultura um homem forte que conseguira sua fortuna trabalhando muito durante muito tempo e quase exclusivamente para a alfa romeo ressentia muito estar efetivamente abaixo de ricart um sapo de fora e estrangeiro que apareceu de um dia para o outro acima dele eram duas pessoas totalmente diferentes ricart era culto bem vestido bem articulado inteligente e divertido enzo era o inverso perfeito de tudo isso some se a isto a continua derrota da marca em competiçao e acontece o inevitavel ricart certo dia chama ferrari em seu escritorio e o demite sumariamente [caption id= attachment_253958 align= aligncenter width= 999 ] um projeto de ricart na alfa parado pela guerra tipo 512 motor central [/caption] enzo era orgulhoso como poucos sabemos um verdadeiro capo italiano talvez o maior deles mesmo se contarmos a cosa nostra ser colocado nesta posiçao de humilhaçao de inferioridade clara foi algo que nunca superou mesmo depois se tornando a figura famosa e de extremo sucesso que conhecemos hoje seu ressentimento era profundo passou o resto da vida a difamar ricart a quem chamava lo spagnolo em sua autobiografia floreada pinta um quadro terrivel de uma pessoa tao ma dissimulada e misteriosa que imaginamos devia se alimentar exclusivamente de sangue de criancinhas recem sacrificadas em seu covil secreto nas montanhas como sempre exagerado e operesco como so ferrari podia ser para ricart nao era pessoal e nunca encontrei palavra escrita dele a respeito de ferrari para o bem ou para o mal de novo duas pessoas bem diferentes enasa mas todas estas rivalidades mesquinhas ficam sem importancia de repente uma longa guerra mundial se segue e ao seu fim a italia desce ao caos milhares de facçoes terroristas tomam o vacuo de poder que aparece com a derrota e começam a distribuir vingança no atacado a toda e qualquer pessoa que pudesse vagamente ser chamada de colaborador fascista edoardo weber sai a pe para sua fabrica de carburadores certa manha e nunca e mais visto ugo gobatto ao parar para comprar um jornal em frente ao portao da alfa romeo e surpreendido por um carro freando bruscamente; de dentro dele saem duas pessoas que armados com metralhadoras o abatem a tiros [caption id= attachment_253960 align= aligncenter width= 640 ] ugo gobatto[/caption] a familia de ricart neste ponto ja de volta a barcelona fica meses sem ouvir noticias e pensa no pior ate que um telegrama chega do vaticano dizendo que estava bem pouco tempo depois consegue pegar um aviao em roma e voltar para casa em 1946 ricart pretendia se mudar para south bend indiana eua onde a studebaker lhe oferecera a posiçao de engenheiro chefe a situaçao da espanha afinal de contas era terrivel desde o fim da guerra civil em 1939 e do isolamento durante a guerra mundial francisco franco el generalissimo instalara uma ditadura de contornos fascistas ao vencer a guerra civil que duraria ate sua morte em 1975 uma medida de quao drastica era a situaçao e o fato de que os anos 1940 sao conhecido na espanha como os anos da fome mas ricart tem seus planos drasticamente alterados por um chamado patriotico dificil de ser recusado juan suanzes o burocrata instalado por franco no instituto de recuperaçao industrial espanhol oferece a ricart a liderança de dois organismos criados para ajudar a reconstruçao do pais o primeiro era o ceta centro de estudios tecnicos de automacion em madri cujo objetivo era criar uma nova geraçao de tecnicos bem formados para e industria o segundo a enasa a fabrica estatal de caminhoes que ocupava as antigas instalaçoes da hispano suiza em barcelona ricart obviamente aceita a enasa empresa nacional de autocamiones s a herdara um caminhao hispano em versoes diesel e gasolina mas precisava de uma nova marca para vende los ricart escolhe o cavalo alado pegaso mas nao consegue por asas no logotipo a mobil oil ja havia patenteado tal coisa usa entao um garanhao lippizaner da escola espanhola de montaria de vienna em pleno voo o pegaso de ricart nao teria asas mas pelo menos esta em movimento o começo e dificil claro no primeiro ano de 1946 apenas 116 caminhoes sao produzidos ricart tambem tem dificuldade de recrutar gente com conhecimento tecnico para o trabalho; simplesmente nao existem na agraria isolada e atrasada espanha de 1946 como ele resolveria isto e uma jogada extremamente criativa e que criaria uma fama e reconhecimento desproporcional a pequena empresa produtora de caminhoes pegaso z102 ricart pensou se escolas de hotelaria a decadas diminuem os custos do ensino mantendo hoteis escola com resultados praticos excelentes porque nao fazer o mesmo com uma industria de automoveis criando algo extremamente avançado tecnicamente um carro esporte de alto desempenho alem de colocar a empresa em capacitaçao tecnica em pe de igualdade com o resto do mundo coloca ela no mapa tambem criando noticia e fama e ao vender os carros o custo desta escola e propaganda podem ser pequenos comparados aos beneficios [caption id= attachment_253963 align= aligncenter width= 672 ] o primeiro prototipo carroceria enasa[/caption] esta fantastica e inedita experiencia começa a ser projetada em 1948 e conhecemos hoje como pegaso z102 um superesportivo unico criado para avançar a capacidade tecnica de um pais e vendido por fortunas a milionarios uma joia para os ricos que financiou o avanço de um povo o resultado era fenomenal para 1951 ano em que apareceu pela primeira vez no salao de paris lembrem se que naquele tempo o salao era novidade mesmo e o pegaso apareceu aparentemente do nada para os visitantes como algo tao sofisticado podia ter vindo de um pais como a espanha o carro era totalmente projetado e construido nas instalaçoes da enasa em barcelona apenas alguns componentes como carburadores e magnetos eram importados ate o diferencial autoblocante zf era produzido sob licença pelos aprendizes de ricart as instalaçoes eram de primeira linha limpas como salas cirurgicas um verdadeiro templo da tecnica automotiva usando o que existia de mais moderno e que carro maravilhoso a fabrica escola de ricart criou uma verdadeira olhadela no futuro vista de um mundo onde valvulas laterais e eixos rigidos eram a norma o motor era um v8 superquadrado 75 x 70 mm dando um total de 2472 cm3 todo em aluminio tinha camisas umidas de aço e um virabrequim nitretado apoiado em cinco mancais e duas bielas por munhao cabeçotes em aluminio duplo comando duas valvulas por cilindro 43mm admissao 34mm escape camara hemisferica e vela central os comandos eram apoiados tambem por cinco mancais e acionados inicialmente por correntes mas depois por um sofisticadissimo e barulhento trem de 15 engrenagens com taxa baixa de 7 5 1 necessaria para a gasolina pobre de entao e apenas um carburador weber 36 duplo dava 142cv a 6000rpm e um corte eletrico a 8000rpm suas origens espanholas se mostram na refrigeraçao e lubrificaçao um ditado espanhol diz que el aceite es media maquina e portanto nao faltava oleo no pegaso carter seco com duas bombas radiador e dois filtros de alta capacidade que giravam toda vez que a embreagem era acionada para se auto limpar eram nada menos que 12 litros de oleo o sistema de refrigeraçao tinha capacidade de 21 litros 9 deles dentro do motor em sua vida curta este fantastico e sofisticado motor capaz de um grito maravilhoso e de potencia incrivel a altas rotaçoes teve um monte de variantes um monte duas versoes maiores logo apareceriam com mesmo virabrequim e bielas 2814 cm3 80 x 70 mm e 3178 cm3 85 x 70 mm carburaçao podia ter um ou dois weber 36dcf3 de corpo quadruplo ou ainda dois ou quatro weber 36 duplos um compressor rootes tambem foi oferecido e na rarissima versao bss dois enormes compressores rootes em serie potencia ia de 160 cv para um 2 5 litros com dois carburadores quadruplos ate 350cv a 6900 rpm no bss com dois compressores e 3 2 litros [caption id= attachment_253968 align= aligncenter width= 820 ] z102 berlinetta touring serie 1[/caption] no motor era acoplada a embreagem monodisco a seco dois discos no bss e dela saia um simples tubo de aço com juntas de borracha nas extremidades pois o cambio era um transeixo la atras a maior parte dele pendurada atras do diferencial zf autoblocante era um cambio de cinco marchas entao coisa rarissima fora de competiçao mas nada de sincronizadores aqui embreagens dentadas dog clutches faziam as trocas de marcha os pilotos da marca adoravam o sistema pois permitiam trocas violentas sem a embreagem mas certamente requeria pratica perto do transeixo iam os dois tambores traseiros inboard e semieixos ate os cubos de roda um tubo dedion unia ambos os cubos e uma barra de torçao transversal fazia as vezes de mola atras dois longos braços juntos ao meio do carro em sua extremidade posterior faziam a localizaçao os amortecedores eram telescopicos hidraulicos e como todo o resto fabricados na enasa [caption id= attachment_253969 align= aligncenter width= 999 ] suspensao dianteira[/caption] na frente uma suspensao de duplo a sobreposto mas de construçao magnifica braços forjados em aço finos e leves no braço inferior ia a mola na verdade duas barras de torçao uma apontando para frente outra para tras do carro para dividir em dois os esforços nas extremidades do braço no superior ia o amortecedor telescopico as rodas eram borrani de 16 polegadas para pneus 6 00x16 os dois importados de fora da espanha o chassi era na verdade como um monobloco sem a parte de cima todo em chapa de aço fina estampada inclusive com caixas de roda internas estruturais o plano sempre foi usar carrocerias compradas era um carro extremamente pequeno principalmente visto de hoje 2300 mm de entre eixos e pouco mais de 4 metros de comprimento as bitolas eram estreitas como as ruas europeias de entao e a largura contida 1580 mm [caption id= attachment_253973 align= aligncenter width= 999 ] carroceria cupola da enasa el dominicano [/caption] inicialmente uma carroceria enasa de desenho pouco atraente em versao cupe e conversivel foi oferecida e assim foi mostrado em paris 1951 touring de milao e saoutchik de paris foram contratadas para fornecer carrocerias tambem a touring a mais proporcional delas o cupe touring superleggera e o mais comum dos pegaso nos ultimos anos de produçao jose serra um encarroçador de barcelona fez um magnifico desenho de roadster que se tornou popular tambem juntando se os 31 desenhos diferentes de carroceria 11 enasa 9 touring 8 saoutchik e 3 serra com o monte de motor diferente praticamente nao existem dois pegaso z102 identicos [caption id= attachment_253971 align= aligncenter width= 999 ] pegaso thrill by touring[/caption] duas desses carrocerias merecem mençao em 1953 a touring cria uma berlinetta lendaria no chassi z102 chamada de thrill tinha um desenho diferente com asas verticais integradas na lateral que pre dataram o ford gt de 2016 em mais de 60 anos tambem famosa e a cupola criada pela enasa e comprada pelo ditador dominicano trujillo por uma fortuna hoje equivalente a mais de 3 milhoes de dolares; posteriormente conhecida como el dominicano [caption id= attachment_253972 align= aligncenter width= 640 ] outra foto do thrill mostrando seu desenho diferente[/caption] era um carro quase surreal para a epoca em que foi criado a jaguar ficara famosa por atingir 200 km/h na auto estrada de jabekke na belgica entao a enasa mandou um roadster touring com um 2 8 litros com compressor e 280 cv para la para ver como se sairia chegou a 252 km/h algo simplesmente inacreditavel para todo mundo [caption id= attachment_253974 align= aligncenter width= 999 ] o roadster touring tidibabo [/caption] o desempenho de um pegaso nao faz feio mesmo hoje aceleraçoes de 6 a 9 segundos no zero a 100 km/h e velocidade nunca menor que 200 km/h o motor parece ser o mais incrivel do carro nao ha muito ate 3000 rpm mas depois tem uma potencia e sede de giro incrivel e esta furia e acompanhada de um berro de acordar defuntos os comandos sao pesados como era comum entao e os freios nao sao la grande coisa mas se dirigido com vontade e velocidade tudo fica natural e entusiasmante e necessario se aprender a usar o cambio sem embreagem para tirar o maximo dele mas uma vez aprendido dizem ser uma experiencia inimitavel e maravilhosa cansativa mas inesquecivel [caption id= attachment_253975 align= aligncenter width= 620 ] uma carroceria especial unica para o carro de testes da fabrica chamado de el cangrejo era todo em aluminio levissimo e com o motor de 350cv parado numa rua em barcelona [/caption] era tambem um carro carissimo claro quao caro de tres a quatro vezes o preço do jaguar xk120 sem contar a carroceria que podia facilmente dobrar o preço basicamente por causa disso apenas 86 chassis sao produzidos de 1951 ate o fim em 1956 esquecidos em 1955 e lançado um novo motor num carro igual mas agora chamado de z103 eram parecidos com chrysler hemi agora camara hemisferica mas comando unico no bloco acionamento por varetas e balancins o motor era maior e mais torcudo tambem de 3 9 a 4 5 litros pouquissimos foram produzidos a contar nos dedos de uma mao [caption id= attachment_253976 align= aligncenter width= 999 ] o roadster de jose serra lindo [/caption] em 1955 o quadro politico na empresa mudara drasticamente o grande sucesso dos veiculos comerciais criados por ricart e seus discipulos tinham tornado a empresa maior com novos executivos que logo ressentiam a liberdade e a fama de ricart e seus irrelevantes carros esportes afinal de contas o ganha pao eram os caminhoes e onibus e neles que deviam se concentrar o poder de ricart e a importancia do z102 diminuiam [caption id= attachment_253979 align= aligncenter width= 999 ] os pegaso z102 primeira serie de cima para baixo cupe enasa roadster saoutchik cupe sautchik e cupe touring [/caption] uma nova fabrica em madri barajas concentrava toda a produçao de comerciais e tambem dividia a empresa em facçoes a seria e industrial madri e barcelona com ricart e suas folias irrelevantes e 1955 vem a ordem para transferir toda produçao para barajas inclusive os carros esporte z102 e z103 ricart acreditava que a produçao seria retomada em madri mas foi enganado uma vez empacotada para envio o equipamento e o material nunca mais foi usado trancou se em um deposito e la ficou ricart deixa a empresa em seguida para prosseguir a carreira na frança onde foi presidente da lockheed aviation ate sua aposentadoria em 1965 ao se aposentar volta a sua amada barcelona onde em 1974 vem a falecer a enasa faz uma pequena oficina em barcelona para manter os pegaso z102 por algum tempo com os estoques de peças que tinha mas esta tambem fecha em pouco tempo os carros de ricart sao propositalmente abandonados pela empresa algo antigo irresponsavel e irrelevante a ser esquecido ao mesmo tempo entusiastas e colecionadores se juntam e escrevem livros e patrocinam exposiçoes de carros para tentar manter a historia viva começando a disseminar a lenda [caption id= attachment_253984 align= aligncenter width= 999 ] coupe saoutchik de segunda serie 1954[/caption] muito tempo depois em 1981 em meio a uma limpeza no antigo quartel general em barcelona o que se encontra o ultimo carro exposto no salao de paris em 1956 era um belissimo roadster z103 com carroceria serra que aparentemente voltou da exposiçao pouco depois da mudança para madri foi estacionado em um canto e prontamente esquecido por 30 anos [caption id= attachment_253981 align= aligncenter width= 878 ] o ultimo z103 de serra [/caption] a empresa agora consciente do mito que se formara finalmente resolve fazer algo para preservar sua historia reforma o carro que seria conhecido como o pegaso esquecido e o expoe em sua sede patrocina passeios de pegaso durante a copa do mundo da espanha de 1982 efetivamente re introduzindo o z102 a uma nova geraçao de entusiastas a empresa ate tenta voltar a fabricar o roadster serra encomendando alguns para a iad inglesa mas esta ideia dura pouco tambem em pouco tempo a espanha entra para o mercado comum europeu e a marca pegaso some dentro do gigante pan europeu iveco hoje o z102 e reconhecido pelo que e um dos maiores classicos da historia do automovel uma joia inestimavel de alta tecnologia que ajudou um pais sair das trevas tecnologicas e ascender ao primeiro mundo que trouxe alegria nao so para seus donos mas para as milhares de familias sustentadas por uma empresa que so cresceu por causa dele durante decadas e uma industria local que tambem apareceu com ele discipulos de ricart se espalharam pela industria da espanha efetivamente tornando sua visao de futuro real e ainda hoje os carros existem vivos em metal mantidos por familias e pessoas por geraçoes como herança importante em seu pais de origem quando um espanhol tem um pegaso raramente o vende sao barulhentas e maravilhosas lembranças de um passado importante uma reverencia que nos ajuda a lembrar de seu pais e seu criador e tudo de bom que saiu deste louco mas maravilhoso experimento de aprendizado e tecnologia e pensar tem gente que ainda acha que automovel e uma frivolidade desimportante que deus os perdoe
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.