voce talvez ja tenha ouvido dizer que poucos carros sao tao gostosos de pilotar quanto um fusca bem acertado ele e leve tem traçao nas rodas certas uma traseira que gosta de desgarrar e para muita gente um dos roncos mais legais ja produzidos por um motor quer uma amostra entao veja este fusca 1956 preparado com o classico kit okrasa seu dono se chama michael gross e sabemos pouco dele alem do fato de ele mandar muito bem no comando de seu besouro nervosinho para ter noçao do que estamos falando assista ao video ai embaixo [youtube id= z7q iu0vqlg width= 620 height= 350 ] o video foi postado ha alguns dias no forum the samba dedicado aos volkswagen refrigerados a ar o autor do topico o usuario grueni seu nome verdadeiro e christian disse que o carro pertence a seu amigo michael gross e que se trata de um kafer como o fusca e chamado na alemanha 1956 modelo conhecido como oval por causa do formato da janela traseira dos carros fabricados entre 1953 e 1957 o local aparentemente e um evento para carros classicos na alemanha realizado em estradas publicas fechadas obviamente a primeira coisa que se nota e o interior do fusca com aspecto original preservado e com direito ate mesmo a alguns acessorios de epoca como a bandeja de vime abaixo do painel note como os elementos do painel dos fusca da decada de 50 sao arranjados de forma diferente e repare que ha um conta giros no centro onde normalmente ficaria o relogio foto michael gross entao voce ve que o piloto nao usa macacao ou capacete seus trajes sao uma jaqueta de couro uma boina oculos escuros vintage e luvas de pilotagem a italiana sermoneta faz algumas otimas — o organizadores nao devem ser muito rigidos de qualquer forma a tocada de michael e mesmo classica sem forçar o carro alem do limite porem aproveitando tudo o que ele tem para oferecer o acerto da suspensao ajuda — de acordo com a descriçao do video recebeu novos braços oscilantes e provavelmente foi rebaixada — garantindo rolagem de carroceria mais contida e reduzindo os solavancos quando os pneus recuperam a aderencia depois de uma saida de traseira alias nota se aqui uma caracteristica comum a carros com entre eixos curto e motor traseiro leve tendencia ao sub esterço ao entrar e contornar a curva que e revertida em sobresterço na saida contudo o que se nota aqui e que o sobresterço e natural controlado e sem sustos diversao pura [vimeo id= 101503696 width= 620 height= 350 ] outra coisa que se nota e o ronco do motor — suave e encorpado o que denuncia um coletor de escape dimensionado olhando o velocimetro o modelo antigo com escala ate 120 km/h da para ver que michael se mantem na maioria do tempo entre 80 e 100 km/h o que e muito bom para um fusca 1300 ate mesmo porque a sensaçao de velocidade e maior em um carro leve e pequeno curioso sobre o tal kit okrasa a empresa fundada em 1951 por gerhard ottinger fabricava kits de performance para o boxer de quatro cilindros da vw que na epoca deslocava 1 2 litro ou 1 200 cm³ na nomenclatura dos fas do fusca e entregava algo entre 28 e 36 cv — nao era um foguete obviamente e seu desempenho era apenas suficiente para garantir que o carro ultrapassasse os 100 km/h o okrasa nome e uma sigla para oettinger kraftfahrtechnische spezial anstalt ou oettinger componentes automotivos especiais a empresa existe ate hoje e e considerada a preparadora especializada em volkswagen mais antiga do planeta voce talvez a conheça por seu nome atual oettinger sportsystems sim a mesma empresa que faz kits para extrair 400 cv do atual motor 2 0 tsi do grupo volkswagen mas nos anos 1960 os kits okrasa eram oferecidos em duas variaçoes ts 1200 e tsv 1300/30 o primeiro consistia em novos cabeçotes mais baixos para aumentar a taxa de compressao de 6 1 para 7 5 1 e um par de carburadores solex 32pbic os mesmos usados no porsche 356 na epoca; alem de opcionais como filtro de ar fram e radiador de oleo este desenvolvido pela propria okrasa o tsv 1300/30 era o mais popular e mais completo pois alem de oferecer todos os itens do primeiro kit tambem vinha com um novo virabrequim feito de cromo molibdenio e desenhado para aumentar o curso dos pistoes de 64 para 69 5 mm o resultado era um aumento no deslocamento para 1 295 cm³ ou 1 3 litro que aumentava a potencia de 36 para 48 cv pode nao parecer muito mas fazia muita diferença em um motor de cilindrada tao baixa e este o kit instalado no fusca de michael gross de acordo com um comentario do proprio michael no video a taxa de compressao e ainda mais alta com a potencia beirando os 65 cv [vimeo id= 103623885 width= 620 height= 350 ] com o sucesso dos kits na europa a okrasa passou a exporta los para os eua a partir de 1956 mesmo sendo populares nos anos 1950 e 1960 os kits originais hoje sao bastante raros e caros por sorte existem empresas como a americana wolfsburg west que fabricam kits com as especificaçoes dos okrasa originais e utilizam ate componentes produzidos no brasil como os cabeçotes da autolinea
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