ja faz quase dez anos que o universo automobilistico vem testemunhando crescente culto ao mazda mx 5 miata de primeira geraçao o modelo que passou os anos 2000 meio esquecido e começou a ser procurado pelos entusiastas mais atentos a partir do inicio da decada passada completou 25 anos em 2014 e entrou no radar dos colecionadores e iniciou sua escalada de preços — tanto no exterior quanto no brasil em 2020 depois que chegou aos 30 anos a fiva o incluiu na lista de potenciais classicos e o que ja era desejado pelo publico passou a ser endossado pela maior autoridade de veiculos antigos do planeta apesar de ser o roadster mais vendido de todos os tempos o mazda mx 5 miata teve poucos exemplares trazidos para o brasil o que o coloca em uma posiçao muito peculiar em nosso mercado os modelos de primeira geraçao mais desejados e mais abundantes por aqui ja desapareceram dos anuncios de vendas e seus preços ja estavam esbarrando nos seis digitos antes mesmo da pandemia ou seja alem da dificuldade de se encontrar um desses a venda seus preços estao mais sujeitos a especulaçao devido a sua raridade e compreensivel e justificavel mas nao e algo incontornavel a situaçao alias e um tanto bizarra porque o mazda mx 5 fez tanto sucesso justamente por ser um roadster perfeito que era acessivel ao homem comum com seus preços chegando a casa dos seis digitos o miata se tornou mais caro que os roadsters com quem concorria indiretamente nos anos 1990 — justamente por ser mais barato e estes roadsters sao bem mais populares no brasil dois deles alias andam meio esquecidos pelo publico hipnotizado pelo pequeno mazda e por isso aparecem como otimas alternativas a ele esta e a proposta deste novo quadro do flatout um guia de alternativas — ainda sem nome que vou chamar provisoriamente de se nao tem tu vai tu mesmo portanto se voce esta pensando em comprar um mazda miata e esta desolado pois nao se encontra nenhum a venda e todos eles estao caros aqui esta uma luz no fim do tunel os farois do bmw z3 e do mercedes benz slk r170 o bmw z3 os dois roadsters alemaes sao fruto do sucesso do proprio mazda miata os japoneses arrebentaram com a primeira geraçao do mx 5 e os alemaes perceberam que aquele segmento poderia ser lucrativo a bmw ja havia flertado com os roadsters na mesma epoca que a mazda lançou o miata mas de modo experimental com o z1 a ideia sequer era fazer um roadster classico mas uma plataforma para novas tecnologias e por isso ele teve apenas 8 000 unidades em 1995 a bmw colocou no mercado o primeiro dos roadsters alemaes dos anos 1990 o z3 o carro foi uma das grandes sensaçoes daquele ano com direito a uma atuaçao como bond car em 007 contra goldeneye o z3 era baseado no serie 3 compact uma versao hatchback do e36 lançada em 1993 que combinava a dianteira do e36 com o habitaculo e a suspensao traseira do antecessor o e30 como essa base era tecnicamente mais barata que a do e36 seda — ou uma completamente nova como a do z1 — o novo roadster da bmw ficou mais barato para concorrer com o miata e com os outros dois carros que estavam sendo desenvolvidos pelos seus rivais em stuttgart o mercedes benz slk e o porsche boxster que ja haviam sido apresentados na forma de conceito aquela altura a configuraçao mecanica e a mesma do miata motor longitudinal dianteiro cambio manual de cinco marchas dois lugares cockpit recuado e traçao traseira sob o sinuoso capo a bmw instalou um dohc de aluminio quatro cilindros e quatro valvulas por cilindro com 1 9 litro e 140 cv a 6 000 rpm e 18 4 kgfm a 4 300 rpm ele era pouca coisa mais potente que o miata que foi lançado com 116 cv mas chegou aos 135 cv em seus ultimos anos justamente quando o z3 foi mais popular alem disso o z3 tinha uma dinamica extremamente afiada e a distribuiçao de peso e excelente com 52% do peso na dianteira e 48% na traseira — basicamente a mesma do mazda que segundo algumas fontes tem distribuiçao 50/50 o z3 ainda pode ser encontrado com o motor seis em linha de 2 8 litros do bmw e36 com 190 cv embora esse seja bem mais raro e mais caro que um miata alem disso como o miata tem apenas motores quatro cilindros vamos nos concentrar nos z3 de quatro cilindros ok outra qualidade do z3 e sua suspensao mais confortavel — algo que a propria mazda deu ao miata em sua atual geraçao isso significa que ele tambem pode ser usado no dia a dia uma vez que sua capota tem vedaçao impecavel e o ar condicionado e dos melhores possiveis e por compartilhar peças com o e36 e o e30 a manutençao e reparo e mais facil que a do miata — lembre se que a mazda deixou o brasil ha quase 25 anos em termos de desempenho so podemos comparar a ficha tecnica o z3 vai do zero aos 100 km/h em 9 5 segundos e chega aos 205 km/h o miata por ser mais de 200 kg mais leve que o bmw precisa de 9 segundos na versao menos potente e chega aos 190 km/h de velocidade maxima o modelo mais potente com motor 1 8 precisava de 8 7 segundos e chegava aos 197 km/h — perdia apenas no refinamento de construçao mesmo quanto aos preços os bmw z3 1 9 estao variando de r$ 80 000 a r$ 140 000 dependendo do estado de conservaçao mercedes benz slk o slk chegou ao brasil logo em seu primeiro ano de produçao 1996 ja como modelo 1997 nos primeiros anos foi trazido somente na versao slk230 kompressor a unica disponivel globalmente havia a slk200 e destinada a alguns mercados europeus por questoes de tributaçao o modelo usava um motor 2 3 de quatro cilindros m111 sobrealimentado por um compressor roots para produzir 193 cv a 5 300 rpm e 28 5 kgfm entre 2 500 e 4 800 rpm — o que faz dele o mais potente deste trio como mandava o mercado na epoca o modelo foi trazido com duas opçoes de transmissao manual ou automatica ambas de cinco marchas e este e o problema aqui o slk230 kompressor mais comum e o automatico — que costuma ser o mais barato tambem para ter a caixa manual voce pode contar com um acrescimo de pelo menos 10% por outro lado o conjunto que tinha traçao traseira como todo mercedes da epoca era suficiente para levar o pequeno slk do zero aos 100 km/h em 7 3 segundos e aos 237 km/h seu principal diferencial em relaçao ao z3 e ao mx 5 e a capota rigida retratil que a mercedes batizou de vario roof e tornava o roadster um cupe compacto quando fechada — e faz dele um carro ainda mais adequado para o uso diario em 2000 com o facelift do modelo o slk tambem passou a ser equipado com o motor v6 m112 de 3 2 litros que produzia 218 cv a 5 700 rpm e 31 5 kgfm entre 3 000 rpm e 4 600 rpm este alem de ser mais raro e mais caro nao e mais confiavel que os demais e tambem desvirtua a comparaçao por aqui como o bmw z3 ele tem uma oferta abundante de peças no brasil porque foi relativamente bem sucedido nao vendeu tanto quanto o z3 mas vendeu muito mais que o miata alem disso a mercedes como a bmw mantem o fornecimento continuo dos componentes de seus carros fora de linha e ainda tem representaçao oficial no brasil depois o slk tem o padrao de construçao que fez a fama da mercedes e da bmw no passado e um carro robusto e bem acabado confiavel e bem acertado nao chega a ser um esportivo nato como o z3 mas e um carro que diverte especialmente na versao manual de cinco marchas para ter um deste voce precisa desembolsar ainda menos que pelo bmw z3 um modelo manual custa entre r$ 70 000 e r$ 100 000 enquanto os automaticos podem ser ainda mais baratos agora se voce ainda quer um miata tudo o que podemos fazer e te desejar boa sorte na busca
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.