ha alguns dias começamos aqui no flatout um especial sobre grandes venenos em pequenos frascos esportivos minusculos porem valentes nao tivemos um motivo especial para faze lo apenas nos sentimos saudosos pelos carros compactos leves e ageis do passado cada vez mais raros nao falamos de carros simplesmente pequenos como o uno turbo o ka xr ou o golf gti mk1 falamos de carros realmente pequenos na maioria deles o motor nao chega aos 1 000 cm³ no caso dos kei cars nao passa dos 660 cm³ alguns tem menos de 50 cv e alguns mal passam dos tres metros de comprimento em todos eles o fator diversao certamente tem proporçao inversa ao tamanho e alguns ate nos deixam meio tristes por estarem tao distantes no tempo e no espaço honda beat o primeiro item da primeira parte desta lista foi um honda o s500 de 1963 que como comentamos foi o segundo automovel e o primeiro modelo de passeio desenvolvidos pelos japoneses que antes disto so fabricava motocicletas o s500 apesar do tamanho tinha mais motor do que era permitido pelo regulamento dos kei cars na epoca o deslocamento de seu quatro cilindros era de apenas 531 cm³ mas os minicarros japoneses podiam ter no maximo 360 cm³ de deslocamento com o passar dos anos a legislaçao japonesa foi aumentando gradativamente o deslocamento maximo para os kei cars hoje carros que tiverem motores de ate 660 cm³ e 64 cv e estiverem dentro das dimensoes maximas podem obter isençoes tributarias e tambem sao mais faceis de comprar e registrar no japao por conta disto as fabricantes japonesas tem explorar o segmento dos kei cars de todas as formas possivel na decada de 1990 a honda criou um novo roadster esportivo inspirado nao apenas pelo s500 mas tambem por seu esportivo de topo o nsx o honda beat foi apresentado no inicio de 1991 e começou a ser vendido em maio daquele ano era um tres cilindros de 656 cm³ que diferentemente da maioria dos motores usados em keis esportivos nao vinha equipado com um turbocompressor pois a honda raramente usava sobrealimentaçao em seus motores a suspensao era independente do tipo macpherson na dianteira e na traseira e as rodas eram staggered 13 polegadas na dianteira com pneus de medidas 155/65 e 165/60 respectivamente os freios eram a disco nas quatro rodas o comportamento dinamico do minusculo roadster era excelente de acordo com avaliaçoes da epoca assim como o design e a ergonomia do interior que era surpreendentemente espaçoso para duas pessoas e tinha um conta giros inspirado pelas motos da honda o beat foi fabricado ate fevereiro de 1996 e teve cerca de 34 000 exemplares vendidos nsu prinz tt do japao direto para a alemanha fundada em 1873 a nsu foi uma das companhias adquiridas pela volkswagen em 1969 ao lado da horch da auto union da dkw e da wanderer para formar a audi seu modelo mais famoso era o nsu prin um carro popular que teve duas geraçoes e diferentes estilos de carroceria entre 1958 e 1973 porem sempre com tamanho compacto e motor na traseira as versoes basicas do nsu prinz usavam um motor de dois cilindros com 583 cm³ e 20 cv arrefecido a ar era fraco e barulhento mas tambem elastico e duravel e isto bastava para um minicarro de 535 kg ser usado diariamente sem pretensoes esportivas https //www youtube com/watch v=vaw80shp0my mas isto mudou em 1963 a nsu apresentou o prinz tt era uma versao com motor 1 0 ou melhor de 996 cm³ tambem arrefecido a ar capaz de entregar 40 cv que em 1967 foi trocado por um motor 1 2 de 65 cv com o qual conseguia arranhar os 160 km/h se voce ja chegou ate os 160 km/h em um fiat uno deve imaginar como e faze lo com um minicarro alemao dos anos 60 com motor na traseira o peso do motor atras o entre eixos curto ridiculos 2 040 mm e a suspensao independente nas quatro rodas com um arranjo semelhante ao macpheron na frente e braços oscilantes atras tornavam o prinz tt muito agil mas tambem traiçoeiro em maos despreparadas nao por acaso a nsu tambem colocou no mercado uma versao ainda mais potente com 72 cv voltada a equipes de corrida independentes chamado tts o nsu prinz de corrida fez bastante sucesso em provas de subida de montanha https //www youtube com/watch v=pyor0ajv9ay se voce estava prestando atençao ja ligou os pontos o audi tt cupe esportivo baseado no vw golf e lançado em 1998 foi batizado assim para homenagear nsu prinz tt que por sua vez era inspirado no tourist trophy de isle of man uma das corridas de motos mais importantes e perigosas do planeta a nsu tambem fabricava motocicletas e em 1954 conseguiu duas vitorias no tourist trophy nas categorias de 125 cm³ e 250 cm³ da mesma forma o audi tts foi inspirado pelo nsu prinz tts honda s660 seria imperdoavel fazer uma lista de esportivos microscopicos sem falar do honda s660 se o autozam az 1 parecia um supercarro em miniatura na decada de 1990 este papel fica com o honda s660 atualmente lançado em 2015 ele e o sucessor espiritual do primeiro s500 por conta do nome mas tambem um sucessor direto para o honda beat assim como o beat o s660 tem motor central traseiro e pasme o projeto e derivado do motor do honda beat ainda que com diversas modificaçoes e um turbocompressor o turbo nao esta la para aumentar a potencia que e limitada em 64 cv a 6 000 mas sim para priorizar o torque em baixas rotaçoes sao bons 10 4 kgfm a 2 600 rpm o motor idealmente e acoplado a uma caixa manual de seis marchas com a opçao erronea por uma transmissao automatica de cinco marchas o visual do carro e impressionante para seu tamanho com uma versao mais agressiva da identidade visual atual da honda para brisa bem inclinado teto targa e uma traseira igualmente arrojada o interior segue a mesma linha com direito a um painel do tipo cockpit com cluster digital e banco e apoio generoso https //www youtube com/watch v=h1rca5hq0mw no primeiro review do carro feito pelo site top gear o comportamento dinamico do honda s660 foi efusivamente elogiado e a publicaçao afirmou que enxergava nele potencial para rivalizar ate mesmo com o mazda miata no ocidente precisando apenas de um motor mais forte a suspensao e independente do tipo macpherson nas quatro rodas e na versao especial modulo x traz ate mesmo amortecedores ajustaveis em cinco posiçoes volkswagen lupo gti sim em uma lista de micro esportivos ha espaço para um gti e nao estamos falando do up e sim de alguem ainda menor o lupo gti com com apenas 3 5 m de comprimento 1 6 m de largura 1 4 m de altura e 2 3 m de entre eixos ele era 20 cm mais curto que o up e tinha entre eixos 10 cm menor estava quase dentro das dimensoes maximas de um kei como estamos falando de um alemao porem nada de potencia restrita o lupo gti era movido por 1 6 16v de 125 cv nas curvas o lupo ja tinha a seu favor a plataforma compartilhada com o vw polo mk4 6n naturalmente equilibrada a suspensao era macpherson na dianteira com braços arrastados na traseira e na versao gti vinha mais baixa e firme as rodas tinham 15 polegadas e calçavam pneus dunlop de medidas 205/45 e a vw chegou ao ponto de usar paineis de aço mais leve porem mais resistente na carroceria pesando 975 kg ele era capaz de chegar aos 100 km/h em 7 8 segundos com maxima de 204 km/h nao era de tirar o folego nas retas mas tambem nao decepcionava e o motor subia de giro de forma rapida e decidida acompanhada de um ronco mais alto e agressivo que as outras versoes https //www youtube com/watch v=bh 0_qpuaja o vw lupo saiu de linha em 2005 e levou consigo a versao gti lamentaram os europeus que receberam em seu lugar o vw fox fabricado no brasil um carro maior com acabamento mais simples e sem apelo esportivo isto acabou levando a volks europeia a se apressar no desenvolvimento de um sucessor de verdade para o lupo o vw up e r a mini turbo [caption id= attachment_222901 align= aligncenter width= 1800 ] foto evo[/caption] nao ha duvida de que um dos precursores dos esportivos minusculos foi o mini original de 1959 ou melhor o mini cooper que veio dois anos depois em 1961 idealizado por john cooper o fabricante de carros de corrida o mini cooper tinha um motor mais potente de 997 cm³ e 55 cv com dupla carburaçao a versao comum tinha um motor de 848 cm³ e 34 cv a reputaçao do mini cooper seis decadas depois ja esta mais que comprovada e so lembrar de suas vitorias no rali monte carlo em 1964 1965 e 1967 superando carros muito maiores e mais potentes seu segredo motor girador baixo peso suspensao bem acertada e entre eixos curto praticamente uma formula magica mas uma versao relativamente desconhecida e ainda mais apimentada do mini original o era mini turbo criado em 1989 por uma preparadora chamada engineering research and application ltd era que por sua vez tinha origem em uma equipe de corridas dos anos 1930 chamada english racing automobiles o era mini turbo foi fabricado entre 1989 e 1991 e teve apenas 436 exemplares feitos ao longo deste periodo o coraçao do projeto era um motor 1 3 turbo de 96 cv a 6 200 rpm capaz de levar carro ate os 185 km/h o twist desta historia e que apesar de ser desenvolvido de forma terceirizada o era foi encomendado pela propria mini como um sucessor para o cooper e vendido pelas concessionarias ao lado das versoes mais comuns e era coberto pela garantia de fabrica como qualquer outro ou seja tecnicamente ele foi o mini mais potente oferecido na era classica ele era capaz de ir de zero a 100 km/h em 7 5 segundos com velocidade maxima de 178 km/h sendo assim tambem mais veloz que qualquer outro mini https //www youtube com/watch v=6pth4iwmpsw uma curiosidade o body kit bastante agressivo com para choques mais volumosos e para lamas mais largos foi projetado por dennis adams designer britanico que tambem assinou o probe 16 o esportivo de laranja mecanica a clockwork orange de 1971
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.