hoje em dia a bmw tem uma reputaçao invejavel como fabricante de esportivos mas nem sempre foi assim depois da segunda guerra economias estavam fragilizadas por toda a europa e obviamente a alemanha nao era exceçao sendo assim a bmw nao esteve especialmente focada em esportivos nos anos que se seguiram depois de 1945 — o ultimo havia sido o 328 nada a ver com a serie 3 roadster fabricando entre 1936 e 1940 o 328 de rua tinha um seis em linha com comando no bloco e deslocamento de dois litros capaz de entregar 80 cv e na versao de corrida venceu em sua categoria nas 24 horas de le mans de 1938 ficando com o quinto lugar no ano seguinte e a mille miglia de 1940 porem depois da guerra estas lembranças tao recentes pareciam mais flashbacks de um tempo de gloria vivido ha muitos anos coube a um homem tentar mudar isso seu nome era max hoffman e ele era importador de diversas marcas europeias para os eua — um dos mais influentes da decada de 1950 tendo como clientes mercedes benz porsche e claro a bmw bom negociante e muito conhecido ele quase sempre fechava negocios sem contrato bastando um aperto de mao e um olhar firme para que os chefoes das fabricantes fornecessem as concessionarias que o procuravam quaisquer modelos que desejassem mas ele era tao influente que muitas vezes prestava consultoria as companhias — ele conhecia o mercado automotivo dos eua muito bem e na maioria das vezes sabia exatamente que tipo de carro os americanos queriam comprar foi dele a sugestao para que a porsche lançasse uma versao mais barata do 356 o speedster e tambem para a criaçao do alfa romeo giulietta spider — ate mesmo o mercedes benz 300sl gullwing foi idealizado por hoffman sendo assim a bmw — que sobrevivia com as vendas de carros populares especialmente o simpatico minicarro isetta — sabia que deveria ouvi lo quando no inicio da decada de 1950 ele disse que o que a marca precisava para vender bem nos eua era um roadster com motor v8 o seis em linha do 328 foi o suficiente para conquistar alguns soldados americanos na europa — tanto que alguns deles os trouxeram para casa hoffman sabia que eles queriam mais mas nao podia ser um seis em linha de novo americanos ja gostavam de motores v8 havia decadas e o corvette so decolou de verdade quando adotou o famoso small block da chevrolet — que na epoca ainda deslocava 265 pol³ ou 4 3 litros por sorte a bmw ja tinha o que era preciso o motor do bmw 502 um seda de linhas curvas e rebuscadas que em 1954 estreou seu v8 de 2 6 litros todo feito de aluminio o motor com comando no bloco era capaz de entregar 95 cv e levar o carro de 0 a 100 km/h em 17 5 segundos com maxima de 165 km/h agora nao parece muita coisa mas ha 60 anos era muito bom hoffman ja tinha um plano arquitetado o roadster usaria como base o chassi do 502 e seu motor v8 e ele ja sabia ate quem seria o designer do carro o entao jovem e talentoso albrecht von goertz conhecido de max hoffman quando a bmw aprovou o projeto do 507 hoffman disse a goertz que talvez fosse uma boa ideia entrar em contato com a bmw nao se sabe ao certo se tudo ja estava arranjado por hoffman para que a proposta de goertz fosse aceita mas o fato e que a bmw gostou do carro desenhado por ele e apresentou o primeiro prototipo no salao de frankfurt em 1955 o conversivel era diferente de tudo o que havia na linha bmw ate entao com um capo longo linha de cintura marcada para lamas mais altos que o capo e a tampa do porta malas e uma nova interpretaçao da grade duplo rim da bmw em vez de estreitos e verticais eles agora eram mais largos e horizontais outro elemento de design que e bastante citado quando se fala do 507 sao as entradas de com a helice azul e branca da bmw era uma nova identidade para a marca e ela foi seguida por varios anos o chassi era o mesmo do 502 mas tinha o entre eixos encurtado pois o 507 so tinha dois lugares o carro nao era tao pequeno com seus 4 3 metros de comprimento e quase 1 500 kg mas era bem baixo — tinha apenas 1 25 metro de altura o interior era elegante e funcional com linhas limpas e muito esmero no acabamento o grande volante de quatro raios trazia dois arcos para acionar a buzina tambem foi oferecido um mais convencional com tres raios de metal e um botao no centro o painel de metal tinha um cluster com dois grandes instrumentos principais conta giros e velocimetro e a alavanca de cambio — so manual de quatro marchas fornecido pela zf — ficava no chao atras dos dois bancos individuais havia uma pequena area de carga adicional o motor era uma versao de 3 2 litros do v8 que estreara no 502 era compartilhado com a versao super do seda e rendia 150 cv a 5 000 rpm e 24 mkgf de torque a 4 000 rpm naquela epoca era comum oferecer relaçoes de diferencial alternativas mediante um custo adicional e por isso o desempenho variava mas no geral era para la de satisfatorio — o 0 a 100 km/h era cumprido na casa dos 10 segundos e a velocidade maxima anunciada era de 220 km/h [gallery columns= 4 link= file ids= 22653 22650 22649 22640 ] era o carro perfeito para que a bmw pudesse provar que ainda tinha folego para criar carros rapidos bonitos e luxuosos — a moda alema claro sendo assim cada um deles era feito a mao o que tornava cada carro ligeiramente diferente um do outro alem da capota de lona eram oferecidas como opcionais uma capota rigida e uma cobertura para o cockpit que deixava apenas o assento do motorista exposto max hoffman gostou do resultado e esperava vender pelo menos 5 000 unidades do 507 nos eua atraves de sua rede de concessionarias — ele era o unico importador oficial da bmw nos eua acontece que toda a sofisticaçao do 507 cobrou seu preço — literalmente o custo de pesquisa e desenvolvimento mais os gastos com a produçao artesanal acabaram por elevar o preço do roadster para o consumidor final dos us$ 5 000 planejados por hoffman a cifra subiu para us$ 10 500 — pouco menos do que o preço de um 300sl isto minguou a demanda pelo carro — no fim das contas apenas 262 exemplares foram produzidos entre 1955 e 1960 nao e preciso um doutorado em economia para saber o que isto significou prejuizo e nem a adoçao de um motor mais potente com taxa de compressao mais alta comando mais nervoso e 165 cv resolveu a situaçao os americanos preferiam o corvette [gallery columns= 4 link= file ids= 22645 22643 22637 22655 ] acontece que a bmw jamais recuperou o investimento no projeto do 507 — o bastante para entrar em uma crise financeira que so nao levou a companhia para o buraco porque as vendas do isetta do bmw 700 um carro popular com motor bicilindrico de moto e da chamada neue klasse de sedas e cupes lançada em 1966 nao deixaram apesar do fracasso comercial o desempenho do 507 e seu indiscutivel apelo visual foram o bastante para que ele jamais fosse esquecido pela bmw — tanto que no salao de toquio de 1997 a bmw apresentaria o conceito z07 uma interpretaçao moderna do roadster da decada de 1950 dois anos depois em 1999 o conceito deu origem ao z8 um misto de roadster e supercarro o z8 acabou famoso por estrelar 007 o mundo nao e o bastante the world is not enough 1999 e assim como o 507 era um carro construido de forma artesanal guardadas as devidas proporçoes afinal quase meio seculo havia se passado mas alguns — leia se jeremy clarkson — disseram que ele era um carro com crise de identidade afinal dotado de um v8 de 4 9 litros e 400 cv compartilhado com o bmw m5 o z8 era um roadster ou supercarro belas formas desempenho mais do que digno e uma historia e tanto — temos certeza de que apesar de nao tao pequeno assim o 507 era um grande roadster ah e o rei do rock teve um o bmw 507 de elvis presley como muitos jovens americanos elvis serviu ao exercito na europa durante a decada de 1950 e uma das coisas que ele trouxe de la foi um bmw 507 branco — que depois de ser vitima de garotas enlouquecidas que deixavam suas marcas de batom por todo o carro elas ate deixavam seus numeros de telefone escritos com batom foi pintado de vermelho elvis decidiu comprar um 507 depois que viu o piloto hans stuck correr com um exemplar do roadster no sul da frança ah e ele comprou o carro do proprio hans stuck depois de mandar refazer o motor e instalar um cambio novo como voce ja deve ter visto por aqui pouco se sabe da historia do carro nos eua o que se sabe e que elvis nao atirou nele como fez com seu de tomaso pantera e seu cadillac eldorado e que mesmo assim o 507 do rei estava bem detonado quando foi encontrado e colocado em exposiçao no museu da bmw entre os dias 24 de julho e 10 de agosto de 2014 depois disso o carro seria restaurado — alias o trabalho de recuperaçao ja deve estar em curso
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