um dos primeiros posts do flatout foi a historia dos z cars da nissan que voce pode ler aqui no texto chamamos atençao para o fato de o termo z cars tambem poder ser usado para se referir a uma nobre familia alema a dos roadsters da bmw — que seguramente merecem aparecer na nossa serie sobre pequenos grandes roadsters a linhagem dos z começa com o pequeno z1 primeiro roadster da bmw depois do sucesso de critica seguido de um fracasso comercial do 507 e ainda nao terminou — o z4 continua sendo um dos bmw modernos mais vendidos zukunft ou futuro em alemao e dai que vem a letra z do bmw z1 — o 1 entao deve ser porque ele foi o primeiro da linhagem e de fato trazia diversos recursos que pareciam mesmo ter vindo do futuro — ainda mais se considerarmos que seu primeiro contato com o publico aconteceu me 1985 no salao de fraknfurt da para dizer que este carro tem quase 30 anos a criaçao do primeiro conceito e atribuida a ulrich bez que integrava a equipe de engenheiros da divisao bmw technik criada em 1985 com o objetivo de redefinir os conceitos basicos do design automotivo e ditar tendencias o z1 foi um dos primeiros projetos da nova divisao e bez queria que ele fosse uma plataforma de inovaçoes que poderiam ser usadas em outros modelos da bmw no futuro — zukunft desenvolvido ao longo de dois anos começando em meados de 1985 o primeiro prototipo do z1 foi mostrado no salao de frankfurt de 1987 — causando um verdadeiro furor entre os visitantes a bmw nao disse uma palavra a respeito de coloca lo em produçao mas isto nao impediu que a marca recebesse mais de 5 000 encomendas do novo modelo todos queriam um z1 e com tanta aceitaçao seria bobagem nao dar as pessoas o que elas queriam mas por que elas queriam talvez porque o design do carro assinado pelo holandes haarm lagaay fosse diferente de absolutamente tudo o que havia ate entao — e desta vez nao estamos exagerando as proporçoes com capo longo e traseira curta eram classicas mas as superficies suaves com menos cantos vivos; os para choques embutidos na carroceria e os farois com projetores cobertos por uma redoma de acrilico o colocam pelo menos dez anos a frente de seu tempo e isto nao e tudo a carroceria era feita de plastico e todos os seus paineis eram removiveis a estrutura monocoque com assoalho de plastico soldas galvanizadas e uma camada de zinco era das mais rigidas e formava com a mecanica um chassi rolante que podia ser dirigido sem a carroceria — e em tese permitiria desenvolver novas configuraçoes de carroceria com maior facilidade e rapidez isto chegou a ser feito em 1991 com o conceito z1 coupe — este porem jamais chegou as ruas o z1 coupe concept — com alguma imaginaçao da para enxergar um pouco de m coupe nele nao da as portas eram seu maior diferencial — em vez de abrir para fora elas mergulhavam para dentro das soleiras por um sistema eletrico para garantir a segurança em caso de uma colisao lateral as soleiras eram bem altas e reforçadas somando tudo isto a estrutura excepcionalmente rigida o z1 podia ser guiado com as portas abertas sem comprometer sua segurança [gallery columns= 4 link= file ids= 23966 23965 23964 23963 ] todas estas caracteristicas foram levadas para a versao de produçao que começou a ser fabricada em 1989 e ela tinha tudo para fazer sucesso porque apesar dos recursos inovadores sua mecanica era conhecida e consagrada o seis em linha de 2 5 litros do bmw 325i e 525i que com comando simples no cabeçote e 12 valvulas e alimentado por um sistema de injeçao eletronica bosch motronic rendia 170 cv a 5 800 rpm e 22 2 mkgf de torque a 4 300 rpm o cambio foi so um manual de seis marchas da getrag tambem compartilhado com o e30 [youtube id= tuzen1vqyd0 width= 620 height= 350 ] a força era suficiente para levar o roadster de 1 290 kg aos 100 km/h em nove segundos e continuar acelerando ate a velocidade maxima de 220 km/h outra inovaçao enquanto a dianteira trazia um sistema mcpherson com molas helicoidais e barra estabilizadora a bmw optou por tornar o z1 um de seus primeiros automoveis com suspensao traseira independente do tipo multilink o sistema que usava braços inferiores arrastados e braços superiores triangulares — tambem com molas helicoidais e barra estabilizadora — garantia estabilidade excepcional e batizado de z axle foi empregado em outros modelos da bmw a partir dali como o serie 3 e36 lançado em 1991 a distribuiçao de peso em 49/51 frente/traseira e o centro de gravidade baixo tambem contribuiam para o excelente comportamento dinamico da para entender por que tanta gente quis um z1 no salao de frankfurt em 1987 a bmw jamais havia imaginado coloca lo em produçao mas decidiu arriscar mesmo sabendo que o alto custo de produçao de um carro tao moderno minimizaria os lucros ao todo 8 000 unidades do z1 foram produzidas — mais da metade delas em 1991 destes 8 000 quase 6 500 foram vendidos so na alemanha ha quem diga que a bmw ainda produziu 12 exemplares entre 1986 e 1987 porem nada foi confirmado oficialmente apesar de muito procurado porem o z1 nunca chegou a ser lucrativo para a bmw — mas serviu para mostrar que a demanda por um roadster da marca do duplo rim existia so era preciso criar um carro mais convencional que pudesse ser produzido em serie usando metodos mais eficientes e baratos este carro foi o z3 baseado no serie 3 e36 e lançado em 1995 desde entao a bmw jamais deixou de oferecer um roadster em sua linha [ fotos divulgaçao furlined/flickr rupert procter/flickr ]
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