o bmw z8 nao e tao pequeno mas neste caso em especial vamos nos valer desta licença poetica afinal nao ha como nao coloca lo entre os grandes roadsters ja feitos no mundo visual simplesmente matador mecanica do bmw m5 e39 e muita ambiçao a primeira demonstraçao concreta do que viria a ser o z8 foi o conceito z07 em 1997 que homenageava o 507 em seu aniversario de 50 anos o projeto foi coordenado por chris bangle e o designer responsavel foi henrik fisker — o criador do eletrico fisker karma embora fosse inspirado pelo 507 o z07 nao podia ser considerado um carro retro — havia influencia na personalidade do carro; o formato da grade a disposiçao dos elementos na dianteira a silhueta e as proporçoes gerais deixavam isto claro mas como um todo o visual do conceito era totalmente contemporaneo a decada de 2000 que se aproximava se o z1 sobre o qual falamos ontem nao fora projetado pela bmw com o intuito de criar um novo modelo para as ruas com o z07 a situaçao era inversa sua transiçao para as ruas era planejada desde o inicio e por isso ele foi feito de modo a precisar de poucas modificaçoes ao passar de conceito a carro de produçao a bmw so esperava uma recepçao calorosa nos saloes internacionais e quando ela veio — no salao de toquio de 1997 e meses depois no salao de detroit de 1998 — ficou selado o z07 iria para as ruas em uma ediçao limitada basicamente a bmw mudou algumas coisas no conceito e o chamou de z8 do qual 5 000 unidades estavam previstas como acontecera com o z1 dez anos antes mas o que este carro tinha de tao especial primeiro o design — tanto o conceito quanto o carro de produçao eram estonteantes e os detalhes que foram modificados serviam apenas para tornar a produçao um pouco mais viavel e o carro mais eficiente em uso regular as entradas de ar no z8 era maiores e o para brisa era mais alto para reduzir a turbulencia no habitaculo e melhorar a estabilidade aerodinamica a elevaçao na carroceria atras da cabeça do motorista foi eliminado e deu lugar a dois santantonios um para cada ocupante o volante que originalmente tinha quatro raios metalicos ficou com tres mas manteve o desenho quase identico de resto tudo foi mantido — elementos esteticos como o painel pintado na cor do carro com instrumentos centralizados para manter a limpeza visual do interior ; os repetidores dos piscas na lateral que embutidos nas falsas entradas de ar reminiscentes do 507 eram invisiveis ate acenderem; os tubos de neon nas lanternas traseiras e ate mesmo as rodas conservaram o mesmo desenho — exceto pelo cubo rapido com um unico parafuso que deu lugar a um cubo tradicional de cinco parafusos mantido tambem foi o motor — o v8 de 4 9 litros do bmw m5 e39 chamado s62 no conceito o motor foi preparado para render 440 cv — que a bmw dizia serem capazes de levar o z07 de 0 a 100 km/h em 4 2 segundos com maxima limitada a 250 km/h para o z8 as especificaçoes do m5 foram mantidas 400 cv a 6 600 rpm e 51 mkgf de torque a 3 800 rpm acoplado a uma caixa manual de seis velocidades sem opçao de cambio automatico — mais um aceno a velha escola com este conjunto a bmw dizia que o z8 era capaz de chegar aos 96 km/h 60 mph em 4 7 segundos 0 1 segundo mais rapido que o m5 contudo testes na epoca revelaram um carro ainda mais rapido capaz de chegar aos 100 km/h em 4 2 segundos a velocidade maxima ainda era limitada a 250 km/h mas assim como o m5 a maxima de 300 km/h sem limitador e bastante aceita o roadster de 1 585 kg era feito todo de aluminio — monobloco e carroceria e tinha o motor posicionado atras do eixo dianteiro para melhorar a distribuiçao de peso somado a suspensao independente derivada do serie 5 e39 isto significava uma otima estabilidade — a revista car and driver americana disse ate que o z8 era superior a ferrari 360 modena em aceleraçao dinamica e frenagem a bmw tinha certeza de que o z8 se tornaria um classico instantaneo e para reforçar esta afirmaçao e promover o z8 entre os colecionadores declarou que forneceria um estoque de peças suficiente para 50 anos de manutençao — algo especialmente importante em um carro cuja estrutura era fabricada na planta da bmw na baviera porem tinha todo o resto de forma artesanal em munique dos 5 000 exemplares fabricados entre 2000 e 2002 apenas 400 deles foram destinados aos eua — mais um fator que estimulou o status de classico instantaneo do z8 — que tambem apareceu no filme 007 o mundo nao e o bastante the world is not enough 1999 [gallery columns= 4 link= file ids= 24030 24028 24033 24032 ] em 2003 a alpina tradicional preparadora de bmw assumiu para si a produçao do z8 transformando o em alpina v8 roadster a ideia era dar ao carro uma sobrevida ao mesmo tempo em que dava a ele um apelo mais estradeiro — ou grand tourer o motor agora deslocava 4 8 litros e entregava 380 cv e 52 9 mkgf de torque disponiveis a rotaçoes mais baixas e o cambio manual foi trocado por um automatico de cinco velocidades foram feitas 555 unidades 450 delas destinadas ao mercado americano o bmw z8 pode ser encarado como um devaneio da bmw — um roadster de luxo com motor potencia de supercarro com produçao limitada nao e exatamente um conceito racional mas nem todo grande carro e um carro racional e por isto o bmw z8 e um dos pequenos grandes roadsters do flatout com muito louvor
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