dando continuidade ao post anterior na segunda feira dia 30 de janeiro de 2012 fui de carona com um amigo para sao paulo ate um shopping center cujo nome nao me lembro agora de la um funcionario do paulo me levou para santo andre para pegar o carro acertamos os ultimos detalhes documentaçao em ordem adaptamos uma tomada 12 v para ligaçao do meu gps por sinal a adaptaçao ainda esta la adaptada mais algumas instruçoes sobre o carro e as centenas de peças sobressalentes que ocupavam o porta malas banco traseiro e banco do passageiro e chegara a hora da alfa romeo mudar de casa nao tenho como negar que fiquei emocionado ao ver mae e filho com os olhos marejados me vendo sair com o carro o dono dela para evitar a cena entrou na loja foi ai que realmente vi que esse carro tinha sido parte daquela familia que provavelmente o pai e o filho compartilharam bons momentos durante as adaptaçoes e passeios abaixei o vidro e prometi para o menino que cuidaria muito bem da alfa ele esboçou um sorriso e entao parti primeira parada posto de gasolina tirei uma meia duzia de peças para conseguir acessar a boca do tanque que fica dentro do porta malas pedi pro frentista completar e foi ai que tomei meu primeiro susto achei que o tanque estava furado ou que eu tinha esquecido o motor ligado pois foi pra dentro do tanque nada mais nada menos que 95 litros de gasolina depois fui ler que o tanque do carro tem 100 litros de capacidade muito provavel que seja herança da epoca da crise do petroleo quando os postos fechavam de final de semana tanque cheio agua oleo e pressao dos pneus conferidos programei o endereço de casa no gps e a alfa partiu em meio aos carrinhos de plastico rumo ao interior paulista aqui descrevo que me senti dirigindo algum prototipo ou carro alienigena pois por onde passava as pessoas ficavam olhando e apontando nos semaforos sempre o motorista ao lado me perguntava que carro era teve um cara que nem esperou parar com os carros andando mesmo ele puxou conversa se apresentou mas nao lembro o nome dele agora perguntou se era o alfa do anuncio e falou que ele tinha uma tambem so que 1983 ou 1986 original foi bem legal isso a viagem foi bem tranquila controlando bem o acelerador pois ela estava esquentando entao quando a temperatura subia eu colocava na banguela nas descidas e ia sempre monitorando o ponteiro da temperatura o problema foi quando começou a escurecer eu nao encontrava o bendito botao que acendia os farois quando cheguei no pedagio de sumare ja estava bem escuro e o jeito foi terminar a viagem assim mesmo cheguei no estacionamento na empresa que trabalho e desliguei seu motor fiquei admirando a por alguns segundos e subi no escritorio para pegar as chaves de casa que eu havia deixado na minha mesa e quando voltei pra dar a partida nela simplesmente nao havia mais carga na bateria acho que a coitada estava bem cansada da longa jornada a deixei por la e voltei pra casa com meu fusca 62 com o qual eu tinha ido cedo para a empresa no dia seguinte levei uma bateria carregada para colocar no lugar quem tem carro antigo sempre tem que ter uma bateria reserva em casa mas nao foi necessario ela havia magicamente recuperado a carga durante a noite e consegui dar a partida em casa descarreguei tudo que estava dentro dela encaixotei e guardei no forro para caso um dia precisasse delas era chegada a hora de sentar avaliar e definir o que iria ser feito com o carro a avaliaçao bom eu havia conseguido viajar mais de 150 km com ela e isso foi um bom sinal nao vou dizer que foi uma viagem tranquila — pelo contrario foi bem tensa devido a temperatura que teimava em subir e o motor tambem estava falhando pensando bem foi bem insano fazer isso com ele nessas condiçoes por outro lado botar em cima de uma plataforma nao teria tido graça nenhuma o primeiro passo foi levar o carro no eletricista para fazer acender o farol e verificar o sistema de carga da bateria deixei ela de manha e passei a tarde para buscar quando perguntei o que eles tinham feito soube que foi preciso apenas trocar a lampada da luz de placa e que o resto estava em ordem como assim em ordem indaguei eu havia terminado a viagem com ela no escuro porque o farol nao acendia foi ai que o cara entrou no carro e girou a haste atras do volante o farol acendeu quem mandou eu nao ler o manual foi so risada depois disso a explicaçao para ela ter ficado sem bateria foi a ventoinha que havia ficado ligada a viagem toda por conta do aquecimento tentando explicar o carro para minha mae e meu pai fotografando estando a eletrica ok chegara a hora de iniciar o acerto mecanico conversei com o luciano que era o responsavel pelo acerto do meu gol e assim deixei o carro com ele para avaliarmos a situaçao sintomas aquecimento motor falhando suspensao dianteira dando fim de curso ao sair de lombadas essa era a situaçao inicial que iriamos resolver do aquecimento nosso maior vilao era o radiador o carro estava com um radiador de tempra montado entre a grade e o cofre pois nao havia mais espaço no cofre depois da chegada do v8 a saia dianteira foi cortada dando acesso a montagem do radiador por baixo na imagem abaixo e possivel e possivel ver como era o sistema original e agora como esta diferença de posicionamento dos radiadores como o radiador de tempra nao estava em bom estado e tambem era pequeno para o v8 parti para a busca de um radiador maior e que coubesse na cavidade todos que testamos eram altos demais ou nao davam acesso as mangueiras ou eram pequenos demais o jeito entao foi partir para um especial do maior tamanho possivel comecei a procurar por empresas da regiao que trabalhassem com radiadores especiais encontrei uma especializada em radiadores para caminhoes expliquei meu problema e decidimos fazer um radiador de tres colmeias pois a maior com quatro nao caberia na espessura que eu tinha disponivel mini frente cortada para montagem do radiador enquanto o radiador era fabricado os outros problemas eram analisados as falhas do motor foram resolvidas com uma revisao basica foram trocadas as velas verificados os cabos distribuidor e feita uma limpeza via car80 no carburador nao abrimos ele pois nao encontramos no comercial local o jogo de juntas um ponto a ser observado e que o distribuidor era a platinado e estava com o ponto travado sem avanço a vacuo e sem o centrifugo acredito eu que foi uma medida para conter o aquecimento do motor mantive o distribuidor desta forma enquanto garimpava outro completo na internet observe a mesa do distribuidor soldada asuspensao foi simples haviam calços de nylon nas molas traseiras de maneira a deixa la mais alta — resquicios de quando o carro andava com o fart kit foi so retirar que o comportamento ficou normal pois a traseira mais alta transferia mais peso para a suspensao dianteira e por isso ela chegava ao fim do curso ao sair de lombadas e ondulaçoes no asfalto um fato curioso aconteceu nesse meio tempo eu precisava fazer a vistoria do detran para cadastro do motor e transferencia mas o radiador ainda nao tinha ficado pronto e havia um posto de vistoria proximo a oficina coisa de 800 metros fui la conversar com o fiscal para ver se ele poderia ir ate a oficina fazer a vistoria e expliquei que o carro estava sem o radiador e com a frente desmontada sem grade farois etc a resposta dele foi negativa mas eu poderia levar o carro assim mesmo pra eles que nao haveria problemas se todo o resto estivesse ok e assim eu fui com quatro aceleradas uma pra embalar pra chegar na vistoria a segunda pra manobrar dentro da vistoria a terceira pra sair de la e a quarta pra voltar pra oficina com o bloco seco e sem frente o alfa foi aprovado sem problemas alfa romeo 2300 ti4 original x v8 veja a lista abaixo freio a disco nas 4 rodas ar condicionado dianteiro com saidas para os bancos traseiros motor de duplo comando de valvulas e de 140 cv cambio de cinco marchas painel completo velocimetro conta giros pressao de oleo temperatura da agua bateria e combustivel alem de luzes espia para varios outros itens vidros eletricos nas quatro portas um importado feito no brasil estes sao alguns dos itens de serie do alfa 2300 tudo isso oferecido no carro ainda na decada de 1970 isso demonstra que apesar de ser um projeto nacional e produzido pela fabrica nacional de motores conhecida fabricante dos caminhoes fnm — ele seguia a risca o conceito dos alfa importados oferecendo conforto tecnologia e esportividade eu nunca fui fa de alfa para mim eles sempre haviam sido fiats metidos a besta mas depois de comprar o meu comecei a olhar com outros olhos para a marca e se nao fosse meu pequeno problema de falta de mais espaço na garagem pensaria seriamente em arrumar uma companheira pra minha — talvez um 155 acho que preciso de um test drive pra saber se apaixono ou se broxo com elas daria um belo project car voltando ao 2300 o carro inteiro parece ter sido bem desenhado tanto estetica como funcionalmente segundo consta ele foi baseado no alfetta italiano o banco traseiro leva ate tres pessoas melhor que muito sedan de luxo atual e se forem apenas duas pessoas ele e melhor que meu sofa da sala — so falta a tv e a pipoca e se estiver batendo sol ou alguem ligar a luz alta na sua traseira existem duas cortinas atras dos encostos de cabeça e so esticar e prender elas sao enrolaveis retrateis e de um tecido perfurado poltronas do papai os bancos dianteiros os originais eu nao tenho como dizer mas devem ser bons o meu esta com bancos do tempra adaptados e tem comandos eletricos de ajuste sao bancos muito confortaveis uma das coisas que preciso fazer e esta nos planos e melhorar os acabamentos das teclas de ajustes fazer algo mais classico talvez — e preciso fazer isso para todos os comandos incluindo o dos vidros eletricos varios ajustes possiveis a ergonomia nao e das piores nao cansa o volante tem regulagem de altura e boa empunhadura os comandos estao quase todos a mao inclusive o famigerado que faz acender o farol a alavanca de cambio original fica cerca de 10 cm a frente de onde esta a atual do v8 na minha opiniao nao difere muito para um carro de rua moderno o painel como disse antes e bem completo e bonito mas no caso do meu devido a troca da mecanica o velocimetro e conta giros nao marcam nada real e aqui reside uma das minhas maiores duvidas mantenho o painel original arrumando uma maneira dos mostradores marcarem certo uso a caixa do painel e com os kits do mercado monto um mostrador 100% digital uso a caixa do painel e arrumo um kit cronomac ou autometer estilo hot rod pra adaptar no lugar nenhuma das anteriores essa e a duvida gosto das tres opçoes mas nao sei qual ficaria melhor painel original o motor vamos falar dele o original da alfa e um motor de bloco de ferro fundido e cabeçote de aluminio com oito valvulas e dois comandos independentes tinha 2 310 cm³ e produzia 149 cv a 5 700 rpm houve uma versao mais potente mas era para exportaçao — a chamada alfa rio tinha um motor com maior taxa mas que nao queimava a gasolina que era vendida no brasil na epoca a alimentaçao era feita por dois carburadores duplos solex 40 — carburadores esses que eram cobiçados pelos preparadores dos aspirados da epoca juntando tudo isso tinha se um motor girador e potente para o melhor aproveitamento disso o cambio era de cinco marchas e o diferencial bem curto segundo a fabrica a aceleraçao de 0 a 100 km/h ficava em 10 8 segundos nada mau para um carro de 1 360kg da decada de 1970 o carro era fantastico mas tudo isso tinha um preço ele era o carro mais caro vendido no brasil mais caro ate que o ford galaxie e por isso nao foram vendidos muitos — o que resulta em e poucos carros no mercado e poucas peças de reposiçao outra coisa que ouvi de amigos do ccal — clube de carros antigos de limeira — e que o carro tinha uma mecanica melindrosa e nao era qualquer um que mexia nele imagine um brasil onde 90% da frota eram fuscas manter um alfa devia ser um desafio hoje em dia conseguir peças novas para o motor original 2300 e praticamente impossivel e preciso recorrer a peças equivalentes de outros veiculos e estoques antigos que estao hoje nas maos dos comerciantes de peças antigas — em outras palavras seria necessario ter uma plantaçao de rins para vender e conseguir dinheiro para comprar as peças necessarias para um motor de acordo com o original isso sem contar a mao de obra por essas e outras vemos muitas alfas 2300 rodando por ai com motor de opala que e a adaptaçao menos complicada de se fazer para se manter o carro rodando possivelmente o antigo proprietario pesou tudo isso quando estava restaurando o alfa e concluiu que a melhor opçao seria a troca do powertrain por outro de manutençao mais simples segundo ele me contou foi colocada primeiro uma mecanica de omega seis cilindros — apenas o diferencial foi mantido original da alfa o que e uma pena pois ficaria legal um eixo traseiro com suspensao independente mas com troca da coroa e pinhao pela do opala seis cilindros que tem uma relaçao mais longa e aproveitaria melhor o torque do seizao infelizmente nao tenho registros dessa modificaçao — paulo posta ai se voce tiver — mas deve ter ficado interessante mas por algum motivo o seis em linha saiu do carro e ai começou a parte interessante um v8 doado por um galaxie 78 mas isso e o tema do proximo post ate la por estevam cavazin project cars #130
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