foto stan papior no final de 1998 o mitsubishi lancer evolution v tinha menos de 12 meses de vida e ja havia conquistado o titulo de construtores e pilotos do wrc novamente com tommi makinen ao volante para completar o modelo de rua fora aclamado pela imprensa estrangeira como o melhor de sua especie a fabrica estava merecidamente no topo do mundo mas nao tinha tempo para curtir o momento a constante necessidade de homologaçao dos carros exigiu que os engenheiros voltassem a prancheta para uma tarefa traiçoeira melhorar o lancer evolution v confira as partes anteriores evo i evo ii evo iii evo iv e evo v a sexta evoluçao do lancer manteve as mesmas dimensoes peso e potencia do evo v — 4 35 m de comprimento 2 51 m de entre eixos 1 360 kg e 280 cv declarados — mas trouxe melhorias discretas em todos os aspectos visual motor chassi e aerodinamica a sexta evoluçao foto mitsubishi/catalogo lancer começando por fora o evolution vi chegou as lojas em janeiro de 1999 com novas rodas oz e um novo para choques dianteiro com grade integrada uma exigencia do regulamento da fia para 1999 — e farois de neblina menores os piscas passaram a ser incolores em vez de laranja e o suporte de placa foi deslocado para a esquerda para melhorar o fluxo de ar nos radiadores foto 4starclassics com por falar neles o sistema de arrefecimento foi uma das mudanças mais significativas no conjunto mecanico o intercooler e o radiador do oleo ficaram maiores e este ultimo ganhou um duto de resfriamento separado do duto dos freios e por isso que o lancer evolution vi tem o para choques assimetrico os dutos que levam ar fresco aos freios ficam na parte inferior da peça enquanto o radiador de oleo — que fica a frente da roda esquerda — tem seu duto de arrefecimento inserido entre o farol de neblina esquerdo e a tomada central do intercooler foto 4starclassics com o motor manteve potencia e torque do modelo anterior bem ao menos nos numeros oficiais mas recebeu pequenas alteraçoes para melhorar a confiabilidade nos estagios de rali essas mudanças se resumiram a novos pistoes mais leves arrefecidos por baixo por borrifadores de oleo helice da turbina feita de liga de titanio com aluminio para o rs para reduzir a inercia e o lag a primeira no mundo em um carro de rua e uma mangueira de admissao mais larga no rs e gsr [gallery columns= 5 link= file ids= 31506 31509 31514 31517 31519 ] fotos mitsubishi/catalogo lancer o ajuste ultra fino do evolution vi foi mais extenso onde os olhos nao veem mas o corpo e o cronometro sente a rigidez estrutural e a nova suspensao a carroceria recebeu novos pontos de solda e elementos adesivos para resistir melhor a torçao e aos abusos de makinen e cia as torres de instalaçao dos amortecedores dianteiros tambem foram reforçadas afinal os novos amortecedores baixaram o centro de rolagem do evolution ao mesmo tempo em que ganharam mais curso na traseira a suspensao multilink ganhou mais componentes de aluminio forjado reduzindo a massa nao suspensa os freios tambem mudaram as pinças ainda eram da brembo no gsr opcionais no rs mas foram remodeladas para melhorar a uniformidade da mordida nos discos os discos permaneceram com os 320 mm na dianteira e 300 mm atras quem tambem ganhou um upgrade foi a embreagem mais reforçada e o active yaw control ayc o sistema de diferencial eletronico lançado no evo iv que usa uma serie de acelerometros e sensores para distribuir o torque da forma mais eficiente possivel entre as rodas e assim conseguir mais aderencia e traçao o ayc foi recalibrado de acordo com os dados obtidos pela equipe na temporada de 1998 do wrc outra mudança do v para o vi — mais por força do regulamento do que pela evoluçao do acerto — foi o desempenho aerodinamico embora as saias laterais tenham permanecido identicas o evo vi ganhou uma asa traseira com lamina dupla exigida pela fia aumentando o downforce sem prejudicar o arrasto aerodinamico o coeficiente se manteve excelente 0 30 foto mitsubishi/catalogo lancer igualmente sutis foram as mudanças na cabine do evo bancos recaro e volante momo continuaram identicos no formato e visual mas passaram a ter detalhes em azul — o que inclui as costuras do volante coifa e manopla de cambio e instrumentos do painel o azul tambem tinha duas tonalidades na cartela de cores da carroceria lance blue e icecelle blue — as outras eram pyrenees black scotia white e satellite silver ja conhecidas nos modelos anteriores foram construidos nada menos do que 7 000 unidades do evolution vi — um recorde ate entao — das quais 1 869 foram exportadas e apenas uma desembarcou oficialmente no brasil — embora seja possivel a vinda de outras unidades por meio de importaçao direta nao oficial de outros paises que tambem receberam o modelo [youtube id= wvz402afyt8 width= 620 height= 350 ] apos o lançamento em janeiro ele ja estava pronto para disputar o wrc mas antes foi apresentado a imprensa internacional sera que a mitsubishi conseguiu melhorar o evo v era a grande pergunta do momento a resposta sim a britanica autocar elogiou a velocidade do evo a agilidade do carro nas curvas e sua aderencia absoluta em qualquer situaçao as reclamaçoes ficaram por conta da suspensao dura em baixas velocidades algo de se esperar em um esportivo deste calibre mas a conclusao foi generosa e um carro que leva quatro adultos e sua bagagem como um ford mondeo mas pode superar as melhores ferrari em linha reta [youtube id= _0rhtufvsnq width= 620 height= 350 ] ja vicki butler henderson do top gear o antigo programa um pouco diferente do atual considerou as respostas do acelerador impressionantes e elogiou a ausencia de turbo lag que faz o carro disparar a partir de pouco menos que 2 000 rpm e continuar empurrando ate perto dos 8 000 rpm ainda que a faixa vermelha fique nos 7 000 rpm a conclusao do programa foi ainda melhor considerando o evo vi um supercarro facil de guiar defendendo o titulo do wrc foto mitsubishi/divulgaçao na temporada de 1999 do wrc a mitsubishi ja correu a primeira etapa com o lancer evolution vi diferentemente das temporadas anteriores nas quais a fabrica disputou a primeira metade do campeonato com um modelo e a segunda com o modelo novo isso por que os engenheiros conseguiram deixar o carro pronto a tempo de tommi makinen considera lo estavel e confiavel para defender o titulo desde o inicio tommi makinen em monte carlo 1999 foto mitsubishi/divulgaçao o finlandes estava certo logo no primeiro rali em monte carlo ele liderou a etapa de ponta a ponta e venceu a tradicionalissima prova o resultado foi repetido na etapa seguinte na suecia e makinen tomou uma dianteira de 13 pontos no campeonato de pilotos na terceira prova o rali safari ele nao teve tanta sorte chegou em segundo mas acabou excluido da etapa apos receber ajuda dos espectadores para trocar um pneu foto mitsubishi/divulgaçao o azar continuou em portugal primeiro a embreagem começou a falhar e depois foi a vez do diferencial dianteiro sem chances de ser competitivo o finlandes chegou em quinto na espanha as coisas melhoraram e apesar de um problema com a transmissao no começo da prova e de uma puniçao de um segundo por queimar uma largada makinen ficou em segundo ele ainda voltaria a vencer os ralis da nova zelandia e de san remo e conquistaria dois terceiros lugares nos ralis acropole e na australia com tudo isso makinen terminou a temporada com 62 pontos e se tornou tetracampeao do wrc com sete pontos de vantagem sobre richard burns e seu subaru impreza wrc tommi makinen campeao mundial pela quarta vez consecutiva em 1999 foto mitsubishi/divulgaçao mesmo sem o titulo de construtores desta vez o titulo ficou com a toyota a mitsubishi comemorou a quarta vitoria consecutiva de seu piloto com uma ediçao especial do evolution vi batizada tommi makinen edition ou tme ela trazia bancos recaro de competiçao para choques redesenhados e sem farois de neblina rodas de 17 polegadas da enkei volante e manopla de cambio momo suspensao 10 mm mais baixa e carroceria pintada com um tom exclusivo de vermelho chamado passion red — embora estivesse disponivel nas demais cores do catalogo foto mitsubishi/catalogo lancer tommi makinen edition [gallery link= file ids= 31511 31507 31523 ] foto mitsubishi/catalogo lancer tommi makinen edition o motor recebeu melhorias como o remapeamento da ecu para deixar o motor mais ardido em baixas rotaçoes sistema de arrefecimento mais eficiente e escape de maior diametro com as mudanças o evolution vi tommi makinen passou a desenvolver 300 cv declarados e a cravar o zero a 100 km/h em 4 4 segundos com 241 km/h de maxima graças as melhorias essa versao mais do que especial e frequentemente chamada de lancer evo 6 5 e e considerada por muitos fas o melhor dos evolution foto mitsubishi/divulgaçao foi com esta evoluçao intermediaria nos ralis de asfalto e a anterior nos demais pisos que a mitsubishi e tommi makinen voltaram ao wrc em 2000 — a primeira vez que um mesmo evo disputou duas temporadas completas seguidas a estreia em monte carlo repetiu o ano anterior com uma vitoria de makinen na suecia o finlandes foi superado por marcus gronholm da peugeot e ficou em segundo fotos mitsubishi/divulgaçao a partir dali a temporada alternou abandonos e terceiros ou quarto lugares para o finlandes que terminou o campeonato sem novas vitorias e em um quinto lugar geral enquanto a mitsubishi terminou o campeonato de construtores em quarto lugar atras de peugeot ford e subaru da pista para as telas como voces viram no post sobre o lancer evolution v o lan evo estava mais do que consolidado como icone da cultura automotiva japonesa e por isso nao teve como ficar de fora dos dois grandes mangas/animes gearheads wangan midnight e initial d em wangan midnight o manga/anime que tem como tema principal um grupo de corredores de rua na shuto expressway de toquio o lancer evolution aparece com os irmaos eiji e maki kamiya o primeiro e um corredor talentoso tanto como piloto quanto preparador que disputa as corridas com um lancer evolution v gsr o outro maki tem potencial e sempre acompanha o irmao em seu evolution vi rs 1999 de 400 cv [youtube id= vaq0eeyqh64 width= 620 height= 350 ] em initial d — o anime/manga sobre os drifters das montanhas japonesas — o evolution vi aparece com o personagem ichijo membro do tsuchisaka lan evo team uma equipe de dois lancer evo que corre por dinheiro e por isso faz de tudo para vencer as corridas — o que inclui trapaças como derramamento de oleo na pista o duelo entre o lan evo vi de ichijo e o protagonista do anime takumi fujiwara em seu sprinter trueno acontece no fourth stage do anime e quem leva a melhor e bem veja voce mesmo [youtube id= 9ls5i7xwowi width= 620 height= 350 ] outras versoes especiais lancer rs ii espartano mas com algumas coisas a mais foto lancerregister com alem dos tradicionais gsr e rs a mitsubishi tambem preparou algumas versoes especiais do evolution vi a primeira delas era a rs ii basicamente um rs o modelo espartano com opcionais do gsr outra foi a rs sprint que era preparada pela ralliart para ser mais leve e mais potente com 330 cv houve tambem uma versao chamada evolution vi limited lançada em junho de 1999 pela ralliart e que recebeu uma serie de componentes da divisao de corridas da mitsubishi como novos dutos do intercooler filtro de ar de alto fluxo escape de competiçao e novas tampas do reservatorio do radiador e do bocal de oleo essa versao foi vendida apenas em algumas concessionarias da regiao de toquio no japao como o lancer dessa epoca e um carro extremamente popular entre os pilotos amadores de todo o mundo tanto a limited quanto a sprint sao rarissimas de se encontrar em estado original e consequentemente em fotos alem da limited a ralliart tambem preparou outras duas versoes a a6m zero fighter e a extreme — ambas feitas pelo braço britanico da preparadora a primeira delas zero fighter tem seu nome inspirado em um aviao de caça feito pela mitsubishi durante a segunda guerra mundial sendo a principal aeronave da marinha japonesa no conflito lancer zero fighter apresentado no japao foto lancerregister com o modelo ganhou molas e amortecedores mais rigidos barras estabilizadoras mais espessas coxins do motor mais firmes e uma barra de amarraçao para melhorar ainda mais a rigidez da carroceria as rodas cresceram e sao de 18 polegadas calçando pneus bridgestone s 02 225/40 o melhor da receita contudo esta no motor ecu reprogramada dutos de aluminio para o intercooler novo sistema de admissao escape de inox e turbina com pas de titanio do rs o resultado 340 cv e 41 8 mkgf o modelo e extremamente raro com cerca de 25 unidades produzidas a versao extreme foi lançada em outubro de 1999 e tinha uma receita de preparaçao identica a da zero fighter com mesmo torque e potencia porem usava freios maiores o extreme tambem tinha saias laterais mais baixas spoilers adicionais na dianteira e na traseira e para lamas dianteiros de aluminio alem de grafismos exclusivos da versao estima se que pouco mais de 30 unidades foram vendidas lancer evolution extreme nas duas cores que foi oferecido foto lancerregister com a versao mais radical do evo vi contudo foi a rs450 como seu nome indica trata se de uma variaçao da versao rs com nada menos de 450 cv sim isso significa que ele e mais potente que o carro usado por makinen e companhia no wrc produzido pela ralliart ele tinha um bloco de motor de liga mais resistente bielas virabrequim comandos e valvulas de competiçao um novo cabeçote trem de valvulas aliviado e o turbo tinha pressao maxima de 2 3 bar por dentro ele ganhou gaiola completa e bancos omp com potencia de superesportivo ele era capaz de chegar aos 100 km/h em 3 8 segundos e aos 160 km/h em menos de nove foto lancerregister com uma insanidade legalizada para as ruas o escalonamento da transmissao de competiçao do rs450 era tao agressivo que o motor berrava a 4 000 rpm aos 120 km/h em quinta marcha sem ar condicionado e com uma embreagem bastante pesada o rs450 nao era para qualquer mortal ele compensava sua rusticidade com dinamica de causar sincopes em superesportivos da epoca e capacidade de arrancada e frenagem capaz de rearranjar seus orgaos internos foto ralliart uk/divulgaçao em 2000 a ralliart uk ainda produziu uma ediçao limitada em 30 carros chamada rsx que era uma variaçao da rs ii para o mercado britanico ela tinha bancos recaro ar condicionado vidros eletricos e volante da gsr e foi a versao derradeira do evo vi no ano seguinte em 26 de janeiro — exatamente dois anos apos seu lançamento — a mitsubishi lançou o famoso lancer evolution vii que sera o assunto do nosso proximo post ficha tecnica — lancer evolution vi motor quatro cilindros em linha transversal 1 997 cm³ turbo 16v cabeçote com duplo comando de valvulas injeçao eletronica gasolina potencia 280 cv a 6 500 rpm torque 37 9 mkgf a 3 000 rpm transmissao manual cinco marchas traçao integral suspensao dianteira do mcpherson e traseira do tipo multilink freios discos na frente e atras pneus 205/60 r15 nas quatro rodas dimensoes 4 29 m de comprimento 1 69 de largura e 1 395 de altura e 2 5 de entre eixos peso 1 360 kg gsr / 1 247 kg rs
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