hora do terceiro post ja aviso que vai ser longo hora de ir ate a cozinha pegar um biscoito copo de coca selecionar umas musicas e se preparar para dar umas boas risadas nesse post eu vou cobrir mais uma parte do que foi feito no carro de começar a dar uns insights sobre importaçao de peças e tentar explicar como e conviver com uma e36 na garagem as origens da val euro look sou muito fa do maldito euro look e uma das primeiras coisas que fiz no carro foi colocar os farois no estilo euro sempre achei o visual irado e e uma alteraçao simples e barata de se fazer comprei vinil cristal em uma loja de material para programaçao visual desmontei o farol e voila novo look por menos de r$ 10 depois de um tempo mais de um ano eu cansei do visual e voltei com o padrao atualmente eu estou com saudade pensando seriamente em voltar com o amarelinho retrovisores motorsport como eu gosto de acreditar quando a vida nos da limoes a gente faz uma caipirinha poucos meses depois de ter adquirido o carro eu estava indo ensaiar com a minha banda estava dirigindo calmamente pela tijuca quando surge do nada um catador de papel com um carrinho burro sem rabo obviamente todo castigo pra corno e pouco estava escuro e uma tora de metal estava para fora do carrinho logicamente a tora estava posicionada bem na altura do retrovisor bacana ne so ouvi o barulho e vi o retrovisor sendo teletransportado para o limbo eu nem tive coragem de parar pra reclamar coitado do tiozinho catador enfim quando a vida da limoes ao sao macgyver ele faz um acerador de particulas nesse caso quando os limoes aparecem e hora de upgrades dito e feito um par de retrovisores motorsport pra ela nesse momento voces ja começam a imaginar o quanto que eu queria um para choque motorsport adianto que demorou um bom tempo ate eu conseguir com calma tudo acontece com os espelhos mais esportivos o visual da garota ja começava a melhorar deixando para tras um passo de cada vez o visual tiozao da perua adeus toca fitas quando eu comprei a val a minha vida ainda era dividida entre o rio de janeiro e porto alegre minha patroa e gaucha e eu vivia nessa ponte aerea entre os rios de janeiro e grande do sul apesar de eu ser carioca eu juro que sou educado risos e ja vou aproveitando o espaço para o momento maguila e deixar um abraço pros amigos do sul enfim durante uma visita a dona maria resolvemos ir ate o uruguai fazer compras destino jaguarao/rio branco foi uma viagem relativamente tranquila voltei carregado de jack daniels jim beam e uns presentinhos pra val um sistema de som novo vou pedir licença aqui pra explicar como eu gosto de som no meu carro ja mencionei que toco guitarra que sou apaixonado por musica e que considero que menos e mais um estilo de vida entao nao ha espaço pra cornetas neons e som de trio eletrico na minha vida muito menos no carro tem gosto pra tudo mas esse nao e o meu gosto do som pra dentro com uma qualidade razoavelmente legal e obviamente um volume que me faça sorrir com aquele sorriso bobo de criança quando esta fazendo m**** esse ai foi o resultado do bate e volta na muambalandia uruguaia em setembro de 2012 na epoca nao consegui comprar uns amplificadores coerentes com os falantes fosgate e alpine quando resolvi instalar eu precisava de amplificadores — algo rapido e barato eu estava razoavelmente feliz com os resultados do taramps que eu tinha em outro carro sao modulos bem baratos pequenos e que nao produzem muito calor eu pensei ok compro monto e quando a grana sobrar eu vou atras de modulos top comprei dois ta 400 e soquei a bucha o resultado foi tao bom que eles estao la ate hoje um dia em uma oportunidade eu compro uns modulos bem top sei que a turma que curte o carro original deve estar se contorcendo de raiva porque tirei o som original do carro desculpem me mas nem na decada de 80 eu curtia toca fitas alias eu sempre odiei toca fitas com toda a força guardei os originais com carinho fiz uma fiaçao toda redundante pra nao cortar os chicotes do carro e a turma do original a todo custo pode começar a me odiar menos agora um fato curioso os falantes traseiros das touring sao instalados no teto proximos a tampa da mala e nao havia como eu enfiar um 6x9 no teto do carro a soluçao foi remover os paineis laterais do porta malas guarda los com carinho junto de tudo que eu tiro do carro carinhosamente entulhado em armarios na minha casa e na casa dos meus pais e fazer os paineis novos em tese era medir com papelao cortar os paineis em madeira forrar com carpete e torcer pra dar certo nao achei um carpete 100% igual mas arrisco dizer que o resultado foi 80% do que eu gostaria nao foi perfeito mas eu fiquei muito feliz com o resultado junto da instalaçao do som rolou uma inspiraçao pichadora e pintei as grades de preto a coisa literalmente começava a ficar preta antes que critiquem a grade estava num estado deprimente eu havia colado os caquinhos dela e pintei de preto ao mesmo tempo disfarçava a grade ferrada e eu começava a criar o look evil da val enquanto as grades novas nao chegavam supensao alfandega e muita paciencia agora vamos falar de mecanica relembrando o primeiro post clique aqui para ve lo eu comentei que a suspensao dela estava a 60% quando comprei estava pior bem pior do que voces podem imaginar em paralelo a tudo isso que voces leram sobre o som eu havia encomendando tudo quanto e bucha bieleta pivo discos de freio pastilhas axiais e borrachas da suspensao fora do pais junto disso surgiu a oportunidade de mandar trazer um set de coilovers pra ela eu sabia que os amortecedores estavam mal tres originais estavam estourados eu sabia desde o inicio que esse carro teria uma suspensao mais racing porem este kit nao era exatamente um kw ou bilstein por outro lado o custo que desses coilovers seriam metade do valor dos amortecedores monroe aqui no brasil no auge da minha racionalidade e ousadia eu pensei pior cenario o carro deixa de ser uma charrete ate que eu compre coilovers top de linha enfim conjunto jom blueline encomendado estes sao coilovers bem populares no sentido de baratinho na europa eu tinha expectativas baixas e no fim descobri que sao bem honestos e compraria tranquilamente para outro carro naquela epoca eu aproveitava o maximo do fato de estar namorando a distancia quando chegou a hora respirei fundo embarquei num final de semana dedicado a val levantei o carro apoiei nos cavaletes e maos a obra montei os coilovers nunca havia feito isso antes na minha vida sempre fui de desmontar e montar tudo se alguem parafusou eu desparafuso e remonto essa e minha filosofia montei os coilovers na regulagem minima para ter um feeling de quanto necessitaria levantar o carro para ele ser funcional terminada a montagem comecei a remover os cavaletes do carro e ao colocar a pretona no chao o choque a val estava dando tapa em cabeça de formiga nao tive coragem de movimentar o carro pra fora da garagem porque sabia que se eu a tirasse de la nao conseguiria entar de novo visualmente eu achei perfeita porem nao dava para fazer nada com o carro zero utilidade tentei dar um jeito e regulei para a altura maxima possivel isso fez com que as molas ficassem muito comprimidas e o carro duro bem duro acabei me acostumando a sentir ate quando passava em cima de moeda de 10 centavos na rua mas o comportamento nas curvas e indescritivel absurdamente colada no chao depois de regular a altura ficou assim coisas curiosas aconteceram com a entrada desse setup de suspensao mais duro obviamente que o carro sentiu o impacto literal e figuradamente na pele o para brisa começou a descolar por causa da corroceria torcendo a soluçao foi simples strutbars instalei a dianteira e traseira e realmente o carro mudou com elas nunca imaginei que duas barras de ferro poderiam mudar tanto o comportamento do carro falta ainda um x brace por baixo em algum oportunidade ele vira e fundamental nem sempre o cofre do motor esta sujo assim mas e um carro que anda entao ele suja carro so se mantem limpo se nao usar enfim a parte mecanica para por aqui nao sei se para alegria ou tristeza ainda tem um monte de outras coisas para o quarto post enquanto isso vamos falar sobre importaçao de peças importando peças automotivas galera esse post nao tem a menor intençao de incentivar descaminho quem curtir esse tipo de coisa faça por conta e risco proprios manter um carro importado no brasil e dificil e e dificil porque as concessionarias costumam aplicar preços ridiculamente altos em peças ate ai zero novidade pra gente e retirando o termo concessionaria da equaçao a dificuldade cai muito como contornar essa situaçao importando suas tralhas antes de tudo preciso deixar claro alguns conceitos descaminho ou contrabando e crime e eu nao estou aqui pra incentivar ninguem a fazer isso todo cidadao tem direito de importar suas coisas e pagar os impostos pra isso importaçoes ate us$ 500 podem ser feitas de maneira simples atraves dos correios acima de us$ 500 e ate us$ 3 000 e atraves do importa facil dos correios facilite sua vida importe ate us$ 500 de peças + frete acima disso vai ter uma burocracia maior o regime de tributaçao aqui no rio de janeiro e de 60% de imposto de importaçao sobre mercadorias e frete outros estados podem cobrar ipi e icms fique atento a isso visite o site da secretaria de fazenda do seu estado e se informe ao importar peças assuma que voce sera tributado com certeza e considere apenas um lance de sorte caso as bugigangas nao entrem na fiscalizaçao amostral e melhor ter a grana pra pagar o imposto do que se rasgar todo na hora da retirada na agencia dos correios em media as encomendas demoram 30 dias para chegar ao brasil via correios grande parte desse tempo e gasto na alfandega e nao e incomum ter que esperar ate dois meses programe se planejamento e a palavra de ordem planeje cuidadosamente suas manutençoes preventivas se o carro quebrou e voce tem emergencia de te lo pronto recorra a auto peças especializadas em importados ao mercado livre e ate mesmo a concessionaria as vezes ela tem preços bons fica o alerta aos amigos que resolverem importar peças via courier dhl ups fedex tnt etc que alem dos 60% de imposto de importaçao voce pagara icms ate mesmo aqui no rio e as taxas de desembaraço e da infraero em torno de r$60 70 quando somadas quando comprei as peças da suspensao a loja percebeu o volume era bem grande para somente um pacote em seguida teve a brilhante ideia de dividir a compra em duas caixas isso e compreensivel mas eles cometeram um erro fatal repetiram a mesma invoice nota fiscal nas duas caixas resumo cada caixa continha metade das compras mas com uma nota fiscal de toda a compra quando a primeira caixa chegou eu nao sabia dessa divisao paguei a guia de recolhimento de imposto integral abri um sorriso imbecil achando que tudo estava ali e fui pra casa quando cheguei em casa descobri que metade das coisas estava faltando maneiro ne dai ligo pra loja na alemanha e descubro que os genios cometeram essa gafe some isso ao fato deles terem perdido o rastreamento da segunda caixa eu estava revoltado e nao podia fazer nada quinze dias depois chega um aviso na minha casa informando de uma encomenda nos correios pra pagar impostos obviamente era a outra caixa e a quantia de impostos cobrada era exatamente a mesma da primeira caixa achei super sensacional a ideia de pagar o imposto dobrado ja do no bolso pagar uma vez duas e algo terrivel segui pro correio com toda a documentaçao paga na primeira leva foto dos itens que recebi e mails que troquei com a loja fatura do cartao de credito invoice e fiz a requisiçao de revisao de imposto de importaçao essa requisiçao e um formulario bem simples dos correios anexando toda essa documentaçao que citei passaram mais 20 dias e eu recebo o aviso para retirada da segunda caixa para minha surpresa o bom senso imperou e nao tive que pagar duas vezes o mesmo imposto fiquei feliz de saber que a receita federal funcionava de maneira correta se voce tem tempo e paciencia para esperar peça a revisao funciona veja como fazer a revisao de impostos neste post do flatout nesse periodo em que o resto da suspensao nao chegava eu ja estava quase surtando eu havia pedido as peças no inicio de setembro e ja estavamos quase em dezembro e eu havia combinado com a patroa que iriamos fazer uma viagem no final do ano aqui pelo rio suspensao e freios em dia eram itens fundamentais pra nossa segurança na estrada nas primeiras semanas de dezembro eu reuni tempo coragem e metade peças e fiz a montagem tive que comprar alguns detalhes aqui pelo brasil para pelo menos viajar com amortecedores molas bieletas e algumas buchas trocadas quando peguei a segunda caixa minhas ferias ja tinham acabado e eu precisava do carro andando para a ultima quinzena de dezembro no fim tudo deu certo e eu fiz a viagem ja com o carro baixo na ida pra buzios deixei dois para barros na estrada num quebra molas a roda entrou com tanta força dentro da caixa de rodas que soltou os dois na hora quando eles cairam do carro eu estacionei no acostamento e sai correndo atras das peças a patroa ria la dentro do carro enquanto eu recolhia pedaços do que sobrou na estrada na hora eu nao achei nem um pouco engraçado mas pouco tempo depois eu ja estava rindo carro velho e sempre uma aventura o principal ponto negativo do conjunto de rodas 16 calçando pneus 225/55 r16 e que o carro ficava muito baixo o e36 e um carro naturalmente baixo e quando instalei os coilovers ele ficou mais baixo ainda quebra molas rampas de acesso e no futuro a rampa de acesso da garagem de onde eu moro se tornaram uma tortura aquele som de metal raspando em alguma coisa doia ate em meu utero imaginario depois de muitas contas simulaçoes e conversas de boteco eu cheguei a conclusao que se eu usasse rodas de 18 com um pneu que fosse pelo menos 225/45 o carro ganharia 2 cm em relaçao ao solo e eu poderia ter uma vida normal mais de um ano e meio se passou ate que eu comprasse as rodas perdi algumas oportunidades mas no final valeu a pena quando li o anuncio e questionei sobre a largura da bendita roda achando que eu havia lido errado o vendedor confirmou sim 18x9 sim 9 polegadas de tala praticamente 23 cm e coisa pra caramba eu queria muito rodas com um lip bem grandao nao foi dessa vez uma outra hora quem sabe mas o que importa e que eu curti demais o resultado quando montei as rodas eu fiquei chocado porque elas couberam sem nenhuma adaptaçao mas se eu utilizasse amortecedores comuns iria raspar em tudo na frente os pneus 225/45 r18 ficaram um tiquinho de nada bem de nada mesmo esticados eu nao era muito fa do visual machined com preto porem quando montei o carro eu fiquei muito feliz com o resultado e assim o deixei ate cansar quando cansei bem voces viram o post passado plastidip preto qualquer outra hora quero mandar um cinza chumbo o que gostei do procedimento com dip e que cansou pinta de novo mantendo uma e36 no brasil agora que voces entenderam um pouco como funciona o processo de importaçao vamos falar sobre como manter o carro carro importado tem uma regra de ouro nao deixe quebrar se deixar algo quebrar outras coisas vao quebrar junto e a conta fica mais cara definitivamente prevenir e melhor do que remediar eu aprendi isso na base da porrada la atras com um xsara meu primeiro carro de adulto com esse frances eu tambem aprendi outra coisa importante aprendi que peças originais podem ser mais caras mas duram muito mais quando falo originais podem colocar as oem no mesmo barco nao vale a pena usar paralelas nao duram a mesma coisa e voce tem trabalho ou custo dobrado no final das contas a manutençao de uma e36 e bem simples esse nao e um carro com muita eletronica embarcada como as e39 basicamente tem um modulo central que controla tudo a suspensao e simples nao tem misterios o motor e um baita motor muito confiavel mas algumas coisas tem que ser levadas em consideraçao quando se convive com uma dessas em hipotese alguma deixe o carro ferver o cabeçote e de aluminio se ferver trinca entorta se acontecer isso pode pegar um lenço e começar a chorar vai precisar de outro cabeçote mantenha o arrefecimento sempre em dia uma polia viscosa travada ou velha e uma bomba relogio prestes a explodir no seu cofre do motor nao e incomum essas peças falharem e a ventoinha explodir igual uma granada dentro do cofre do motor polia viscosa nao e barato se ver barato e chinesa e corra disso o radiador costuma rachar na camara de expansao fique sempre atento troque o quanto antes troque o oleo com carinho nao economize e faça isso para todos os fluidos do carro geralmente o brasileiro nao tem habito de trocar oleo de diferencial e caixa e36 e conhecida por apresentar falhas estruturais em torres de amortecedor suporte de motor etc se ouvir um barulho esquisito leve ao mecanico suspenda o carro e resolva existe uma serie de reforços da turner motorport para comprar e instalar nao importa se o seu carro ainda nao esta rachado compre e instale e melhor assim rolamentos da roda traseira sempre estao zicados ao comprar uma e36 sao bem baratinhos e da ate pra comprar aqui no brasil sem nenhum esforço os sliders da maquina do vidro eletrico tambem acabam quebrando nao quebram muito mas o dono antigo nunca muda isso e sempre explode na sua mao a peça e ridicula de barata de us$ 2 a us$ 4 nos eua cheguei a achar por r$ 30 aqui no rio os forros das portas muitas vezes estao com os pinos de fixaçao quebrados problema comum e tem um monte de tutoriais na internet ensinando como resolver a junta da tampa de valvula resseca com a idade e igualmente aos sliders acaba explodindo na sua mao nao compre juntas paralelas compre victor reinz e caro mas dura mais no caso das coupes a borracha da porta tambem vai pro saco com o passar dos tempos e ja adianto e caro bem caro us$ 400 por cada lado essa e uma listinha resumida do que se deve trocar logo de cara ao pegar uma e36 alem disso o obvio velas correias etc nao e uma tarefa simples manter esses carros mas tambem nao e super complicado requer tempo paciencia e dinheiro nao vou falar aqui ah e molezinha e so comprar peça chinesa no mercado livre galera isso e um carro alemao que no momento do seu lançamento era top nao da para comparar a complexidade e construçao de um carro destes com um carro que era popular no brasil no mesmo periodo o custo de aquisiçao deles hoje e barato porque a manutençao nao e trivial pode nao ser um bicho de sete cabeças mas esta longe de ser trivial eu costumo fazer grande parte dos serviços no meu carro entao nao sofro muito com o imposto bmw das oficinas se levo um ford/vw/gm/fiat pra trocar uma bieleta o valor do serviço e r$ x quando levo uma bmw e r$ 2x isso quase sempre vale pra flanelinha tambem da um odio mortal se voces tem vontade de ir atras de uma e36 eu so posso dizer uma coisa façam o dever de casa carro barato quase sempre esta com a manutençao negligenciada e esse barato sai bem caro escolham bem o carro obvio que existem oportunidades por ai mas nao escolham o carro pelo preço escolham pelo estado geral um grande abraço a todos e ate o proximo post filipe soares project cars #08
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