no primeiro post do meu project car contei o quase vergonhoso processo de compra do carro a primeira revisao e de forma bem resumida algumas experiencias bacanas que vivi com o smurf uma destas experiencias chamou a atençao de alguns leitores e e sobre ela que irei falar um pouco nesta segunda parte do projeto quando o dono do carro e um nerd aproveitando uma quase natural sinapse entre nerdice e automobilismo uma modificaçao que fiz no smurf foi adaptar um pc mini itx no porta luvas do carro o objetivo na epoca era utilizar um sistema multimidia com acesso a internet que fosse de baixo custo e totalmente home made como o hardware era modesto o uso de linux era um requisito testei diversas distribuiçoes geexbox xubuntu etc ate encontrar a slitaz uma distribuiçao minimalista que casou muito bem com a proposta [gallery columns= 4 link= file ids= 109336 109337 109344 109345 ] o pc embarcado era conectado ao sistema de audio do carro composto por um kit duas vias nas portas um kit triaxial 6x9 na tampa traseira e um sub woofer de 12 no porta malas tudo alimentado por dois amplificadores um inversor 12v x 110v e uma bateria de 70ah a gambiarra montagem foi bem sucedida e rendeu muitas horas de diversao on board mais detalhes estao disponiveis no jurassico site do projeto o segundo ato em meados de 2010 o carro começou a apresentar problemas com perda de força em aclives e nas retomadas ao ponto de me impedir levar um unico carona caso o trajeto incluisse subir uma ladeira considerando que salvador tem mais ladeiras do que habitantes estava em uma situaçao complicada a partir deste cenario aprendi a seguinte liçao oficina mecanica e terra onde filho chora e mae nao ouve resumindo o calvario que durou em mais de um ano passou por tres oficinas esgotou meus recursos financeiros e me fez colocar o smurf em hibernaçao primeira oficina o neofito aqui era incapaz de entender o dialeto utilizado pelo mecanico depois descobri que era eletricista que atribuia os defeitos milagrosamente detectados no carro troquei bobina cabos de vela velas atuador de marcha lenta e o carro continuava com o mesmo problema acredito que o diagnostico tenha sido feito apos uma jogada de buzios devolvidos por iemanja no mar do rio vermelho bonus ao chegar em casa apos buscar o carro abro o capo e percebo que havia oleo espalhado em boa parte do cofre a bobina fora fixada com dois parafusos e a tampa de valvulas estava com todos os parafusos folgados segunda oficina procurei uma oficina de grande porte e com referencias primeira grande manutençao no carro troquei discos de freio pastilhas todas as buchas da suspensao pivos terminais de direçao coifas coxins kit de embreagem e o pior *recebi a galinha pulando ou seja fui informado que o cabeçote deveria ser retificado neste momento devido ao meu conhecimento zero em mecanica associei a retifica a uma cirurgia para multiplos transplantes de orgaos nesta epoca o smurf ainda era meu carro de uso diario principalmente para o trabalho logo fiz um esforço e gastei o que podia e nao podia para deixar o carro em dia bonus a oficina cobrou miseros r$ 1 200 00 na retifica do cabeçote e o trouxa aqui pagou resultado o carro saiu da oficina um pouco melhor mas ainda com os sintomas descritos anteriormente apos muitas idas a oficina e inumeros dias sem carro desisti da mesma * do dicionario baines recebi a galinha pulando problema ou situaçao inesperado de alto grau terceira oficina uma nova retifica desta vez na parte de força do motor problemas eletricos e com a ecu original causaram um novo tombo nas finanças e mais uma vez o carro sai da oficina com o mesmo problema ja cogitava tocar fogo ou jogar o carro ladeira abaixo [gallery link= file ids= 109326 109350 109356 ] o carro continuava manco mas utilizavel porem o desgosto gerado pelo desgaste e prejuizos foi inevitavel usei o carro ate 2011 em outubro do mesmo ano comprei um santana mi 2 0 graças a uma baita oportunidade dada por um grande amigo ja que meu filho estava a caminho seria necessario um carro maior [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 109358 109351 ] o 106 entrava em hibernaçao açao e reaçao em paralelo a peregrinaçao entre uma oficina e outra comecei a buscar informaçoes tecnicas sobre o carro e sobre os problemas que o mesmo apresentava ja que a cada dia aumentava a insatisfaçao com a pessima mao de obra que tive contato na epoca citei a terceira lei de newton porque a frustaçao acumulada proporcionalmente virou motivaçao para começar a entender os porques da mecanica assim entre um forum e outro descubro um em especial o 106br forum brasileiro criado e mantido por proprietarios de 106 muitos deles como eu novatos e sem nenhuma bagagem automotiva outros mais experientes e um grupo bem menor formado por proprietarios mais audaciosos que estavam em franco processo de preparaçao arrisco a dizer dos primeiros peugeot 106 no pais comecei a conhecer um pouco sobre mecanica sobre o universo da preparaçao e a selar algumas novas e valorosas amizades que nutro ate os dias atuais entre inumeros projetos ali e em outros foruns publicados como o rico 106 owners decido tirar o smurf da hibernaçao originalmente as versoes do 106 segunda geraçao s2 que vieram para o brasil foram equipadas com o motor tu9m 1 0 a gasolina que rende 50cv pode parecer pouco mas a cavalaria atende muito bem a proposta original do carro uso urbano e baixo consumo de combustivel alem disso o carro era anos luz a frente dos concorrentes nacionais da epoca em diversos aspectos diante da baixa potencia decidi turbinar o motor e optei por uma montagem mais conservadora utilizar pouca pressao e atingir cerca de 100hp estimados objetivo orçamento e prazos definidos como e bom viver no mundo da fantasia por algum tempo hora de começar o projeto 106 t basicamente previa um kit turbo completo com turbina t2 injeçao programavel upgrade nos freios upgrade na suspensao e escapamento dimensionado começando pela desmontagem de toda a mecanica enviei o motor para banho quimico retifica e troca de tudo que fora necessario algumas valvulas retentores aneis bomba d’agua e oleo etc [gallery link= file ids= 109328 109329 109333 ] tudo ia bem ate acontecer um fato lamentavel o mecanico esqueceu os pistoes de molho em desengraxante por uns tres dias resultado do esquecimento na foto a seguir os pistoes foram corroidos pelo desengraxante ficando completamente inutilizados um novo jogo foi adquirido e a montagem prosseguiu [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 109355 109334 ] enquanto a parte mecanica era tocada na oficina iniciei meus trabalhos diy faça voce mesmo em diversas peças do carro iniciei por uma limpeza no interior bancos carpete forro acabamentos laterais das portas etc tudo foi devidamente higienizado em seguida desmontei o painel e substitui as lampadas a maioria queimadas por leds uma dica para remover o tom amarelado do painel usei contonetes embebidos em um pouco de acetona para remover a resina que e aplicada atras dos decalques do painel muito cuidado pois o excesso de acetona pode causar danos nos decalques o antes e o depois em seguida hora de dar um trato nos acessorios do motor em linhas gerais o processo foi o mesmo para todas as peças limpeza lixamento descontaminaçao desengraxante e pintura utilizei diferentes tipos de tinta de acordo com o material a ser pintado alta temperatura para peças expostas ao calor esmalte para peças em metal e tinta para plasticos para resumir segue um antes e depois alternador e motor de arranque [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 109338 109335 ] talvez a peça mais judiada o servofreio precisou de boas horas de trabalho para ficar com um aspecto aceitavel a velha central bosch ma 3 1 mereceu uma revitalizaçao como a etiqueta original estava em pessimo estado mandai gravar uma placa em aluminio com os mesmos dados os coletores de admissao e escapamento tambem deram muito trabalho realizei um banho quimico com soda caustica depois as peças foram lavadas limpas com uma mini escova de aço descontaminadas e finalmente pintadas com tinta de alta temperatura [gallery columns= 4 link= file ids= 109340 109347 109346 109339 ] dica de acordo com as instruçoes da tinta era necessario curar as peças em um forno durante 20 minutos usei um forno de um fogao para curar as mesmas nao façam isso em casa [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 109332 109341 orderby= rand ] apos inumeras horas de trabalho diy deixei todas as peças com o mecanico e algumas semanas depois hora de buscar o smurf e advinhem o carro continuava manco agora era questao de honra resolver essa $#$@ * noites e noites pesquisa e conversas com amigos e entusiastas eis que surge a provavel origem do maldito problema com o carro o tps o tps original do 106 1 0 utiliza um sistema analogico de leitura basicamente um potenciometro o mesmo possui dois conjuntos formados por pequenas garras de leitura que informam a ecu o equivalente ao angulo de abertura da mesma observando na foto acima e possivel notar que alguma das garras de leitura estavam empenadas sem contar a sujeira acumulada na peça com isso a leitura passada para a ecu estava errada e consecutivamente todas as correçoes eram feitas a partir de parametros distorcidos soluçao instalei um tps eletronico utilizado no tipo 1 6e atualmente existe um tps muito mais efetivo da marca ds outro problema detectado o regulador de pressao estava com o diafragma furado desmontei o regulador e efetuei a troca do diafragma por ultimo eliminei algumas entradas falsas de ar troquei o reparo do bico troquei as juntas da tbi remontei tudo e o velho smurf voltou a funcionar de forma aceitavel cenas dos proximos capitulos bem apos esta verdadeira novela usava o 106 de forma eventual entre uma navegada e outra no 106br conheci o bruno guerreiro e seu peugeot 106 branco na epoca apelidado de under dog [youtube id= ex vlqo3j8g width= 620 height= 350 ] o guerreiro se tornou uma especie de mentor me ensinando muita coisa naturalmente seu projeto acabou virando referencia para o meu em uma das incontaveis conversas o guerreiro me chama no chat e digita a seguinte frase achei um motor pra tu esta frase mudou completamente o rumo das coisas no proximo post explicarei como abraços por cristian privat project cars #339
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