no episodio de hoje começarei a contar os pormenores dessa preparaçao que da dor de cabeça mas que e linda demais de ver se criando a conversa se inicia com as novidades do projeto as explicaçoes acerca de peças valores e dificuldades nos quesitos suspensao e freios e uma mudança de norte devo admitir antes de qualquer assunto que pensei em desistir desse projeto seja por falta de dinheiro de vontade ou de capacidade tecnica de encontrar soluçoes para as dificuldades que se surgiam a minha frente mas com muita ajuda do pessoal do c4 clube clube peugeot e de todos voces que dao palpites reclamam e elogiam o que podem sobre os projetos que aqui aparecem me mantive firme forte e feliz nesse proposito as novidades o projeto deu uma pequena avançada em seu trabalho alem do que ja vimos no ultimo post podemos somar com sucesso as rodas traseiras do carro recobrindo novos discos de freio de 249 mm com o abs em perfeitas condiçoes nessa conta tambem podemos colocar um novo jogo rodas e pneus pois meus queridos michelin energy saver chegaram ao fim de seu ciclo duraram 36 000 km segurando esse pequeno notavel pelas curvas de nosso pais os freios a escolha dos freios se deu primeiramente por insegurança com o sistema original afinal eu vinha de um carro que contava com freios a disco nas quatro rodas com direito a controle de traçao e estabilidade e senti muita falta disso ao entrar em outro carro que usava tambor na traseira e discos pequenos nas rodas dianteiras o que começou como uma vontade de melhoria com a evoluçao do projeto se tornou uma necessidade — principalmente para o que trataremos ao fim do post por isso resolvi seguir a receita dos 208 gti europeus pois as dimensoes do veiculo e de potencia pretendidas sao parecidas alem de ser algo comprovadamente correto para o carro mas como mandar trazer o kit freios do gti para o brasil sem despender uma pequena fortuna nao trazendo em consulta ao sistema de consulta e solicitaçao de peças da peugeot o servicebox descobri que o sistema usado na dianteira e na traseira la era o mesmo da linha c4 e peugeot thp entao as coisas ficaram mais simples ao menos na teoria no ferro velho comprei um jogo de pinças de c4 picasso que sairam r$400 e foram colocadas no 208 em cerca de meia hora plug’n’play para fechar o kit oem+ comprei os discos de 302 mm da fremax e as pinças referentes da cobreq quando eles acabarem parto para os powerbrakes fresados e pastilhas de composto macio para a traseira consegui as pontas de eixo traseiras completas de um c4 pallas tambem em um ferro velho por r$500 no kit vieram o par de pinças ja com os pontos de fixaçao e parafusos do c4 pastilhas velhas discos novos linhas de freio sensor de abs e cabo do freio de mao com um arsenal desses em maos começamos a desmontagem das rodas e tambores traseiros do 208 para instalar o sistema novo no monstrinho plug’n’play ainda mais facil certo errado o eixo do 208 por nao ter a opçao de discos utiliza pontos de fixaçao dos tambores curtos com pouco espaço entre um parafuso e outro ja o do c4 tem pontos mais externos com parafusos mais grossos para isso fora feita uma flange com ambas as furaçoes usando os pontos internos ligando o eixo a flange e os externos ligando a flange ao sistema de discos a um custo de r$200 00 isso deu ao eixo traseiro um aumento de 25 mm na bitola tal qual ocorre com o esportivo europeu de 200 cv apos um dia de serviço conseguimos pendurar todo o kit no carro as linhas de freio que vieram ficaram guardadas pois as originais serviram o mesmo ocorreu com o cabo de freio de mao que so precisou de uma pequena lixada em sua base para se encaixar com perfeiçao no sistema de discos apos terminada a montagem colocado o fluido de freio e todos os parafusos conferidos e apertados descemos o carro as rodas traseiras mais externas ficaram quase rentes aos para lamas resultando em um stance muito bom na opiniao deste humilde dono depois disso empurramos o carro ate a rua para o teste final quando ligamos o carro outra improvavel e indesejavel surpresa a luz de erro no sistema abs se acendeu alem do gps ficar louco o leitor da roda fonica do peugeot e inserido na campana alcançando esta roda adida ao rolamento traseiro para leitura da velocidade da roda traseira a roda fonica do sistema do c4 tem um codigo diferente no sistema da montadora e era montado de outra forma para adaptar usamos todo o kit do c4 cortando o plugue conector do sensor de abs do pug e colocando o do c4 o sistema de gps do 208 alem de satelites utiliza os sensores de abs das 4 rodas para indicar a correta posiçao do veiculo pela velocidade e direçao em locais que os satelites nao alcançam deixando assim o sistema de navegaçao sempre conectado e com uma margem de erros muito baixa mesmo dentro de garagens e tuneis porem ainda assim a luz estava acesa e o gps louco fiquei por cerca de uma semana matutando o que poderia ter dado errado ate ir a uma css peugeot e passar scanner diagbox para nossa sorte a rede can aceitou o sistema do c4 informando um problema de curto circuito na roda traseira direita ou seja depois de tanta dificuldade e dor de cabeça estavamos nos batendo por um fio com polaridade invertida acertado o contato a luz se apagou e o gps voltou ao normal deixando esse dono muito feliz por fim depois de testar esse sistema e ver que o carro se comporta bem com ele pudemos substituir o fluido de freio original pelo pentosin rbf 600 dot 4 super racing que custou r$120 00 em uma loja de acessorios de motocicleta ainda nos falta a troca do sistema de abs do carro por um sistema mais moderno tornando o assim mais seguro e com a conveniencia da instalaçao dos modulos esp/asr a suspensao suspensao em sua forma de modificaçao mais basica e composta por molas esportivas nao queria mais que o basico para meu carro nesse primeiro momento por isso optei por um jogo de molas h&r de codigo 29 112 1 especificas para o 208 custando na epoca r$600 meu vendedor por um deslize me informou que essas molas deixariam o carro muito baixo recomendando que fossem colocadas as molas de codigo 29 118 1 tambem do 208 o problema nao citado na venda dessas molas e que as mesmas eram especificas para o 208 europeu e nao para o modelo da america latina que usa amortecedores diferentes ao buscar o carro na loja de suspensoes no fim do dia nao pude leva lo para casa ficou extremamente duro com a dianteira na altura original e a traseira bem baixa para conseguir acertar a altura do carro precisamos mexer na altura do prato dianteiro deixando o num ponto mais baixo e ainda diminuir o tamanho da haste ficou bonito porem ainda duro para a pista ele virou um devorador de curvas mas quando levava gente para passear no carro as reclamaçoes eram as mais diversas ate que encostei novamente e tirei carga dos quatro amortecedores para ficar novamente macio mas ainda um pouco mais rigido que o original conseguindo equilibrar assim conforto e rodagem animada com um gasto aceitavel de mais r$600 ainda nos falta todo o embuchamento do carro em pu para um melhor feedback ao volante bem como a vontade de fazer a completa substituiçao dos amortecedores originais mas retrabalhados pelos utilizados no esportivo europeu as ideias como em todo projeto alem de fatos estimulantes e desestimulantes temos varias duvidas comigo nao esta sendo diferente comigo por isso chamo todos voces para participar cheguei a um ponto nas alteraçoes mecanicas em que elas precisam ser mecanicas e nao so melhorias nos itens ja existentes no carro vou explicar de forma mais simples para chegar ao objetivo final de meu projeto e extrair entre 170 e 180 cv preciso de um comando com graduaçoes mais acentuadas e o melhor para um 208 daily seria um comando de valvulas de aproximadamente 278º porem para fazer tal alteraçao minha taxa de compressao precisa aumentar e o motor com sua taxa 12 5 1 original nao aguentara assim sendo coloquei na lista pistoes forjados dome e bielas com o mesmo tratamento alem disso para girar mais ele precisa de molas de valvulas corretas para nao ocorrer flutuaçao e assim mandar tudo pelos ares bem como polias regulaveis somando o preço dessas quatro peças chegaremos a uma pequena fortuna para arriscar ganhar algo em torno de 25 a 30 cv com esse dinheiro em maos poderia trocar de carro mas perderia tudo que fiz nele ate agora entao surgiu outra ideia turbinar o pequeno algo leve limpo e facil o carro de dia a dia nao pode deixar de ser usado nunca precisando assim partir para algo rapido e seguro minha ideia uma turbina rodando com 0 6 bar de pressao positiva trabalhando entre 2 500 e 5 500 rpm e rendendo algo em torno de 200 cv — tudo gastando uma fortuna menor que aquela orçada para terminar o projeto aspirado como exemplo peguei esse 206 quiksilver que roda com a pressao pretendida e chegou a 211 cv no motor 176 cv na roda e 23 mkgf com uma 42/ 48 ao passo que pretendo utilizar uma kkk03s de audi 1 8 turbo para ficar mais esperto no dia a dia com uma maior faixa util [youtube id= fggywei2tgq width= 620 height= 350 ] para isso peço ideias pros e contras participem ate o proximo post abraços por luiz fernando lopes oliveira project cars #69
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