Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.
O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!
Peugeot lança 2008 reestilizado custando a partir de R$ 70.000
Pouco mais de duas semanas depois de dar início à produção, a Peugeot anuncia agora o lançamento do 2008 reestilizado. O SUV do Peugeot 208 ganhou uma nova dianteira, desenvolvida no Brasil e alinhada com a identidade visual da marca lá fora, e também teve as versões reorganizadas.
O novo Peugeot 208 está disponível em quatro versões: Allure, Allure Pack, Griffe AT e Griffe THP, todas elas usam o mesmo câmbio automático Aisin, de seis marchas. Já as opções de motor são duas: o 1.6 flex naturalmente aspirado EC5, de 118 cv, que equipa as três primeiras versões; e o 1.6 turbo THP de 173 cv, usado apenas no 2008 Griffe THP.
O Peugeot 2008 Allure, de R$ 69.990 vem de série com quatro airbags (frontais e laterais); ar-condicionado; faróis com LED e DRL; vidros, travas e retrovisores elétricos; cruise control; volante multifuncional; central multimídia Peugeot Connect Radio com tela de 7” e integração com smartphones (Apple CarPlay e Android Auto); e, incrivelmente, rodas de 16 polegadas com calotas.
Para obter rodas de liga leve, também de 16 polegadas, os clientes deverão comprar a versão Allure Pack, que custa R$ 79.990 e também acrescenta faróis de neblina, volante revestido em couro, câmera de ré e alarme. Já a versão Griffe AT, que sai por R$ 89.990, adiciona ar-condicionado digital de duas zonas, rodas com acabamento diamantado, teto de vidro panorâmico e sensores de chuva e crepuscular.
Por fim, a versão Griffe THP, custa R$ 99.990 e, além de todos os equipamentos das versões anteriores e do motor turbo, traz seletor de modos de condução – parão, areia, neve, lama ou ESP off, desligando o controle de estabilidade. (DH)
BMW Série 4 Cabrio 2019 é lançado no Brasil por R$ 312.000
A BMW também anunciou um lançamento nesta semana: o Série 4 Cabrio – que, diferentemente do sedã Série 3, ainda não chegou à nova geração. Ainda assim, a marca alemã aposta nele para expandir sua linha no Brasil, oferecendo o carro apenas na versão 430i Sport – equipado com o quatro-cilindros TwinPower turbo de 1.998 cm³, com 252 cv a 5.200 rpm e 35,7 kgfm de torque entre 1.450 e 4.800 rpm. O motor é acoplado à onipresente caixa automática de oito marchas da ZF, cm aletas atrás do volante.
O Série 4 Cabrio tem capota rígida elétrica que, de acordo com a BMW, é acionada em 20 segundos ao toque de um botão no painel, e pode ser utilizada com o carro em movimento, desde que em baixa velocidade. O 430i Sport é equipado com central multimídia com tela de 8,8”, touchpad e HD de 20 GB, navegador integrado, integração com smartphones e comando de voz; ar-condicionado digital automático; sistema de som Harman Kardon; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
30i Cabrio também pode ser notado graças à vasta diversidade de elementos inovadores e de alta qualidade. Além do ar-condicionado digital automático, sistema de som Surround Harman Kardon, e pacote de iluminação que inclui cortina de luzes de boas-vindas e de conveniência. As características de conforto e estilo exclusivo do conversível também são ressaltadas pelo Comfort Access, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, com câmera traseira; freios a disco ventilado com ABS; controles de estabilidade e tração; e quatro airbags.
O BMW 430i Cabrio Sport será vendido em oito opções de cores: Branco Alpino (a única com acabamento sólido), e Preto Safira, Prata Glacier, Azul Imperial, Vermelho Melbourne, Branco Mineral, Cinza Mineral e Azul Snapper Rocks. (DH)
Linha 2019 do Fiesta é lançada com preços reduzidos
Mesmo após o fim das operações da Ford em São Bernardo do Campo e dos lançamentos de linhas 2020 dos demais modelos da Ford, a marca lançou nessa segunda (13) a linha 2019 do Fiesta. O hatch em fim de carreira já era oferecido desde janeiro apenas com motor 1.6 e câmbio manual em cinco versões, agora ele vem com a mesma mecânica e com gama reduzia para três modelos.
A Ford aposta no custo/benefício para movimentar o fim de produção do Fiesta, o modelo agora parte de R$ 50.990 no modelo SE, que vem de série com direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico, rodas de aço com calotas, faróis de neblina, central multimídia Sync com appLink, computador de bordo, sensor de estacionamento e alarme.
O SE Style de R$ 54.990 adiciona rodas de liga leve, controle de tração e estabilidade, hill holder, central multimídia Sync Media System e retrovisores com seta integrada. O topo de linha SEL de R$ 56.610 acrescenta ar condicionado digital, central multimídia Sync com espelhamento de smartphones, vidros elétricos traseiros e alarme perimétrico e volumétrico. O Fiesta não oferece mais opcionais, os únicos acréscimos são a pintura branca por R$ 600, as pinturas metálicas e as perolizadas, ambas por R$ 1.350. (ER)
Preços da gasolina e do diesel atingem maior patamar desde novembro passado
Os preços médios da gasolina e do diesel nos postos de todo o Brasil atingiram na semana passada o maior patamar desde novembro de 2018.
Segundo o painel de preços da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o preço da gasolina passou de R$ 4,505 para R$ 4,556, enquanto o valor do litro do diesel aumentou de R$ 3,612 para R$ 3,644. Enquanto isso, o valor do litro do etanol recuou quase 2%, passando de R$ 3,119 para R$ 3,060.
O preço médio dos combustíveis derivados de petróleo deve continuar em alta, uma vez que a cotação do dólar segue no patamar dos R$ 4,90 e o barril do petróleo deve subir após os ataques a petroleiros no Oriente Médio. Com isso, a Petrobras deve anunciar em breve um novo aumento nas refinarias, o que acabará impactando novamente os preços nas bombas. (LC)
CAOA pode produzir carros da Chery em São Bernardo do Campo
Não é novidade que o Grupo CAOA está negociando a compra da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, desativada no início deste ano. Há algumas semanas soubemos que o interesse na fábrica seria devido a uma possível produção de caminhões pesados da Hyundai no Brasil. Mas agora, o próprio Carlos Alberto de Oliveira Andrade mencionou uma nova possibilidade: a produção de carros chineses.
A declaração de Caoa foi feita nesta segunda-feira (13), após uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Caoa diz que há uma grande possibilidade de adquirir a fábrica e de retomar a operação absorvendo todos os empregos, e que isso depende das negociações com a China, além do “problema da Previdência”, como disse ao portal G1. (LC)
Prefeitura de SP pretende multar usuários de patinete elétrico sem capacete e que circularem nas calçadas
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (13) que implementará novas regras para a utilização de patinetes elétricos na capital. Elas entrarão em vigor em quinze dias, e passarão a exigir o uso de capacete pelo condutor, além de proibir a circulação nas calçadas, liberando apenas em ciclovias e ruas. As multas em caso de descumprimento podem variar de R$ 100 a R$ 20.000, e deverão ser aplicadas à empresa, que poderá repassar aos usuários. (LC)
Hyundai firma parceria com a Rimac para desenvolver esportivo elétrico de motor central-traseiro
A Hyundai e a Rimac anunciaram, nesta semana, uma pareceria para compartilhamento de tecnologias. No total, o grupo coreano vai investir € 80 milhões (cerca de R$ 357 milhões) na fabricante croata de supercarros elétricos. Desta quantia, € 64 milhões serão investidos através da Hyundai e os € 16 milhões restantes, através da Kia.
A ideia é que as duas empresas desenvolvam novos modelos em conjunto. E um deles será um esportivo elétrico de motor central-traseiro, com design e chassi fornecidos pela Hyundai e motor Rimac.
Em 2014, a Hyundai apresentou o Veloster Midship Concept – que, como o nome diz, era um conceito de motor central-traseiro basead no Veloster. Em 2015, uma versão mais sofisticada do conceito foi mostrada, com um quatro-cilindros turbo de dois litros com 300 cv e 39 kgfm de torque. Em 2016, um protótipo foi visto em Nürburgring, camuflado, o que alimentou boatos de que o modelo estava em vias de ser lançado. Mas isto nunca aconteceu.
Agora que os esportivos elétricos estão em evidência, a Hyundai decidiu reviver a ideia, porém sem uso da combustão interna. Faz sentido que eles tenham escolhido a Rimac como parceira – a startup da Croácia virou assunto há alguns anos com o lançamento dos supercarros Concept One e C_Two, ambos elétricos, além de colaborar com projetos de diferentes fabricantes, como a Pininfarina, a Aston Martin e a Porsche.
Ainda não há maiores informações sobre o carro – nem datas, nem detalhes técnicos, e sequer a confirmação de que ele utilizará como base o Veloster. (DH)
Divisão M da BMW tem interesse em fazer superesportivo
O CEO da divisão M da BMW Markus Flasch revelou em uma conferência de imprensa que há interesse da divisão em fazer um superesportivo, mas ainda não tiveram a oportunidade. O executivo revelou que a Motorsport tem interesse no uso de eletrificação em seus carros, já que a divisão tem foco em performance e o uso de motores elétricos pode ajudar no desempenho.
Na conferência Flasch revelou sem dar muito detalhes que a divisão M está trabalhando em conjunto com a divisão i no próximo BMW i8. Isso não exclui a possibilidade da Motorsport fazer um super carro elétrico, o CEO deixou claro que a divisão i é sobre inovação e não apenas carros elétricos. (ER)