lançado ha exatos 50 anos o nissan fairlady s30 tambem conhecido como datsun 240z nao envelheceu um dia sequer em termos de diversao ao volante em uma das primeiras avaliaçoes do flatout constatamos que poucos esportivos sao tao divertidos de dirigir quanto o cupe com motor seis em linha traçao traseira e proporçoes classicas de grand tourer ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] nao que tenha sido uma surpresa afinal nao deve ser a toa que o s30 ainda e extremamente popular entre os entusiastas que embarcam em projetos radicais para a rua ou para as pistas o fugu z de sung kang o han de velozes e furiosos e so um dos varios exemplos que ja vimos nos ultimos anos e ele tambem inspirou um dos carros mais bacanas da ficçao o devil z de wangan midnight um dos projetos mais incriveis com o foi feito em 2014 um nissan s30 shooting brake uma versao perua de duas portas do iconico esportivo melhor ainda o carro foi feito com a ajuda do designer do 240z em pessoa o senhor yoshihiko matsuo quando estava definindo as linhas do nissan s30 o sr matsuo nao imaginava apenas o cupe que chegou as ruas ele tambem desenhou um conversivel com teto targa e uma station wagon de duas portas na epoca do lançamento chegou a ser divulgada em algumas revistas uma foto de matsuo trabalhando em sua mesa e na parede ao fundo um rascunho da perua https //www youtube com/watch v=ni3ncolz6f0 esta imagem mexeu com a imaginaçao de jay ataka um dos nomes mais conhecidos entre os fas dos z cars da nissan sua oficina a jdm car parts que fica na california e especializada nos classicos da fabricante fornecendo serviços de manutençao e restauraçao e tambem fabricando componentes mecanicos e esteticos novos algumas peças originais sao extremamente dificeis de encontrar sempre que acontece algum encontro de carros japoneses na california a jdm car parts esta la com alguns project cars peças e outras atraçoes em seu estande eles sao referencia no meio [caption id= attachment_226680 align= aligncenter width= 960 ] jay ataka | foto ben hsu/japanese nostalgic car[/caption] tal reputaçao rendeu a ataka certa proximidade com matsuo que presta consultoria a jdm car parts de tempos em tempos os dois se tornaram amigos e foi durante um passeio de carro em meados 2012 que ataka perguntou ao sr matsuo o que havia acontecido com a perua do nissan s30 que ele havia projetado o que aconteceu foi que a perua nunca saiu do papel a nissan preferiu concentrar se em apenas um tipo de carroceria reforçando a imagem de esportivo do s30 assim o conceito jamais saiu do papel e sequer ganhou um prototipo naquele momento ataka teve um estalo e fez uma proposta a matsuo com sua ajuda ele transformaria aquele conceito em realidade o que se seguiu foi um trabalho de cerca de dois anos que envolveu a compra de tres exemplares do nissan s30 que seriam transformados em um unico carro inumeras viagens ao japao e longas sessoes de tentativa e erro [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 226683 226684 ] as formas do carro foram definidas com a ajuda do proprio matsuo que fez diversos esboços para ajudar ataka na empreitada incluindo um desenho em tamanho real em uma enorme folha de papel que foi colocado sobre a carroceria de um 240z para servir como referencia era um excelente ponto de partida seguir as instruçoes do designer do s30 em pessoa transformar linhas desenhadas a tinta e grafite em um teto longo de verdade porem foi um desafio bem maior era preciso integrar as linhas do novo teto as formas ja existentes da carroceria de modo a transmitir da melhor forma possivel a ideia original de matsuo para tal ataka construiu alguns mock ups de papelao e posteriormente usando uma chapa de metal ao todo ele tentou mais de 20 silhuetas diferentes antes de chegar ao formato definitivo que o projeto teria [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 226681 226682 ] a traseira foi feita adaptando a tampa do porta malas de um 280z 2+2 cupe de quatro lugares com teto mais vertical os vidros tanto os laterais quanto o vigia foram feitos sob medida em metal em um projeto como este concebido em pareceria com o proprio criador do 240z seria um sacrilegio utilizar fibra de vidro o carro foi pintado em um tom de azul metalico customizado criado para ser o mais fiel possivel ao esboço original de matsuo detalhes como farois lanternas frisos e emblemas externos sao uma mistura de peças new old stock nos e itens fabricados sob medida como os respiros atras das rodas dianteiras que possuem o nome sport wagon gravado em letra cursiva e o emblema com a assinatura de matsuo mais acima perto da linha de cintura da mesma forma os componentes internos que puderam ser substituidos por peças originais assim foram os que nao puderam foram fabricados do zero pela propria jdm car parts no fim das contas o carro serve nao apenas como uma senhora homenagem a yoshihiko matsuo mas tambem como vitrine para os serviços de restauraçao da oficina de ataka alias e por isso que em algumas fotos o carro esta sobre um espelho no chao por ele e possivel ver o assoalho impecavel do phantom z sport wagon o mesmo vale alias para o conjunto mecanico ataka optou por manter o motor l20a nas especificaçoes originais mas claro tudo nele e novo o cambio manual de cinco marchas foi substituido por uma caixa automatica de quatro marchas que era opcional para o s30 e na visao de ataka mais adequado a uma perua o carro recebeu este nome phantom z porque segundo ataka ele era apenas um fantasma uma ideia que passou quase cinco decadas adormecida o que a jdm car parts fez foi transformar o fantasma em um objeto fisico real e funcional depois que ficou pronto em agosto de 2014 o phantom z foi exposto na zcon encontro anual realizado pelo z car club dos estados unidos desde 1987 e o principal evento do ano para os entusiastas norte americanos dos z cars da nissan e o phantom z teve lugar de destaque com uma cerimonia de revelaçao que contou claro com a presença de yoshihiko matsuo https //www youtube com/watch v=xlo5ltrltd4 de la para ca o phantom z sport wagon foi exibido em outros eventos de antigos e ele certamente vai estar na zcon 2019 que esta marcada para o proximo mes de julho entre os dias 16 e 21 na cidade de branson missouri sugestao do leitor manoel cintra
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.