existe algo mais italiano e ao mesmo tempo um produto de exportaçao da italia de maior sucesso que o piaggio ape criado no pos guerra e basicamente uma picape/furgao de tres rodas baseada na seminal scooter da piaggio a vespa sim a maravilhosa e indefectivel vespa um veiculo mais imortal que qualquer 2cv ou fusca os ape sao triciclos baseados na mecanica da motoneta; um quatro lugares semiconversivel que parece um rickshaw motorizado onde o motorista vai na frente dirigindo uma vespa e dois passageiros atras nao e surpresa que este tipo de veiculo e imenso sucesso no sudeste asiatico e na china portanto ficou tao popular que la ganhou outro nome tuk tuk existe tambem uma pequena picape com cabine na mesma familia bem como o furgao os ape estao a venda no brasil pelo grupo 2w motors importadora das motos husqvarna desde 2015 e que detem algumas concessionarias da royal enfield por aqui os veiculos da piaggio commercial vehicles estao disponiveis na versao de carga ou de passageiros ambos tem a opçao por uma motorizaçao a combustao convencional ou ainda propulsao 100% eletrica o piaggio ape cargo e equipado com um motor monocilindrico de 305 cm³ arrefecido a agua com 14 cv a 4 100 rpm e 2 4 kgfm de torque a 3 100 rpm ele e acoplado a um cambio mecanico de 5 velocidades com marcha a re com rodas de 10 polegadas e freios a tambor o triciclo pesa 418 kg e consegue levar 557 kg de carga o ape passenger e um pouco menos potente 230 cm³ arrefecido a ar com 12 cv a 4 500 rpm e 1 8 kgfm a 3 100 o cambio e de 4 marchas com re leva 3 ocupantes pesa 391 kg e carrega 300 kg de carga a versao eletrica desenvolvida em parceria com a brasileira weg fornece 32 cv 24 kw e 7 3 kgfm de torque ou 20 cv 15 kw e 5 kgfm respectivamente ambos trazem baterias de ion litio de 16 kwh que fornecem uma autonomia declarada de 90 km sao veiculos urbanos porem nao passam de 60 km/h o preço hoje listado no site e de r$ 42 900 para as duas versoes sao fabricados na india sao veiculos antigos arcaicos classicos da austeridade do pos guerra europeu ou do sudeste asiatico mas nos dias de hoje nao deixam de ser estranhamente atraentes pelo simples fato de serem diferentes uteis e interessantes da uma vontade danada de comprar um principalmente a pequena picape que obviamente e divertidissima mas mais interessante ainda e a historia de como este estranho veiculo apareceu vespa o grupo piaggio diz que ate 2021 19 milhoes de vespas tinham sido fabricadas mais que os 15 milhoes de ford modelo t mas atras do vw com mais de 20 milhoes se somarmos todas as imitaçoes e similares e os veiculos comerciais derivados de todas as marcas ate da fiat que lançou recentemente um ape eletrico certamente o resultado seria que a vespa e o veiculo mais popular da historia [caption id= attachment_385193 align= aligncenter width= 999 ] corradino d ascanio[/caption] e talvez entao uma das grandes ironias da historia que o criador da vespa uma das motocicletas mais vendidas populares e amadas da historia odiava motocicletas do fundo do coraçao talvez por isso tenha criado uma tao boa a vespa e quase uma anti motocicleta uma que quase e um automovel de duas rodas em muitos aspectos talvez o fato de que seu criador nao gostasse a motos o fez fazer uma moto melhor [caption id= attachment_385194 align= aligncenter width= 999 ] a primeira vespa[/caption] mas nao importa o fato e que o general corradino d ascanio era principalmente um engenheiro aeronautico apaixonado desde a infancia pela aviaçao sempre decepcionado pelo fato de que publicamente era reconhecido mais por sua associaçao com a scooter vespa do que por suas invençoes e patentes no mundo da aviaçao d ascanio morreu em pisa em 6 de agosto de 1981 a historia de como isso aconteceu e bem italiana no pos guerra o general da força aerea corradino d ascanio estava efetivamente desempregado numa industria que fora proibida sim por 10 anos depois da guerra os italianos nao poderia desenvolver nada na area aerospacial armas de guerra ne e ai que aparece o fabricante de tubos do pre guerra ferdinando innocenti queria produzir uma scooter barata para um pais sem dinheiro competindo em custo e proteçao contra intemperies com a onipresente motocicleta ferdinando innocenti encarregou d ascanio de projetar um veiculo simples robusto e acessivel o veiculo precisava ser facil de pilotar tanto para homens quanto para mulheres transportar um passageiro e nao sujar as roupas do motorista algo devia ser feito para as mulheres de saia tambem; a nova scooter deveria atrair mais que motocicletas para elas d ascanio que precisava trabalhar projetou uma motocicleta totalmente diferente baseaou se na ideia basica dos scooters americanos da empresa cushman que chegavam com os militares americanos na italia mas foi muito adiante construido sobre um chassi monobloco em chapa de aço estampado como um automovel moderno tinha um escudo de proteçao frontal que mantinha o piloto relativamente seco e limpo em comparaçao com a dianteira aberta das motocicletas o design da area de passagem para as pernas foi voltado para todos os grupos de usuarios incluindo mulheres a roda traseira era acoplada diretamente num conjunto transmissao/motor sem correntes ou sujeira exposta e as trocas de marchas eram no guidao o garfo dianteiro como o trem de pouso de uma aeronave permitia a troca facil das rodas no entanto estavamos na italia e d ascanio se desentendeu com innocenti que queria produzir seu quadro a partir de tubos em vez de um monobloco estampado ele era afinal de contas fabricante de tubos d ascanio se dissociou de innocenti e levou seu projeto diretamente para enrico piaggio que disse que a coisa parecia uma vespa e pronto a produçao começa em 1946 com grande sucesso innocenti nao desistiu; mas demorou mais para acabar seu scooter usando tubos na estrutura; seria lançado em 1948 com o nome de lambretta o ape [caption id= attachment_385168 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro prototipo[/caption] pois bem o chassi estampado monobloco da vespa se mostrou prodigo tambem para que dele se derivassem uma serie de variaçoes e nao so de potencia do motor tambem veiculos comerciais seriam desenvolvidos a ideia de novo veio de corradino d ascanio ele criou um prototipo de uma vespa que era normal ate o assento do motorista mas dali para tras recebia um eixo com duas rodas e uma caçamba aberta a piaggio imediatamente gostou da ideia e colocou o caminhaozinho em produçao nos primeiros folhetos e anuncios de venda o veiculo era chamado de vespacar ou trivespa depois ganharia o nome ape que significa abelha em italiano faz sentido o som do dois tempos e o zumbido ele e pequeno e trabalhador no inicio era mesmo uma vespa com uma caçamba de madeira mas com o tempo evoluiu claro a cabine que conhecemos hoje aparece em 1963 na geraçao d do ape esta cabine normalmente vem com portas mas eu podem ser desmontadas; essencialmente e uma cabine para uma pessoa com o guidao da vespa ainda la dentro e posiçao de pilotagem central mas e claro que nao e dificil ver duas crianças uma de cada lado ou um casal dentro da cabinezinha [caption id= attachment_385178 align= aligncenter width= 999 ] piaggio ape calessino 1953 riquixa motorizado [/caption] a versao riquixa motorizado o que hoje conhecemos pelo nome oriental de tuk tuk aparece ja em 1954 com o nome de piaggio ape calessino inicialmente se parecia mesmo com um riquixa o pobre sujeito a pe na frente substituido por uma vespa eventualmente evoluiria para a forma de tuk tuk que existe hoje a venda [gallery ids= 385179 385180 385176 ] outra vantagem do ape e que podia ser conduzido com carteira de habilitaçao am italiana que permite pessoas com 16 anos ou mais conduzir veiculos cujo peso total nao exceda 600 kg e cuja potencia nao exceda 20 cv em 1968 aparece o ape mp mp significava motore posteriore motor traseiro ; o motor foi movido da cabine na posiçao original da vespa debaixo do piloto para a traseira para melhorar o conforto tambem apareceria ate uma versao de quatro rodas e dois lugares do ape chamada poker com um monocilindrico diesel lombardini de 18 cv e um volante de direçao essa versao eventualmente seria substituida por picapes tipo towner kei car da daihatsu feitas sob licensa pela piaggio [gallery ids= 385186 385191 385189 385181 385182 385183 ] o desempenho sempre foi modesto claro adequado para entregas leves com torque adequado para subidas e baixa velocidade maxima em estradas maiores os apes podiam ser conduzidos proximos ao meio fio para permitir a passagem de outros veiculos mas e em cidades apertadas da italia que parece estar em seu habitat natural seu tamanho compacto permite que ele circule por ruas estreitas estacione facilmente e sirva como uma barraca de mercado improvisada onde quer que pare [caption id= attachment_385188 align= aligncenter width= 999 ] piaggio vespa furgone 1963[/caption] [caption id= attachment_385185 align= aligncenter width= 958 ] piaggio ape 500 pianale 1966[/caption] [caption id= attachment_385174 align= aligncenter width= 999 ] ape tm 1982[/caption] [caption id= attachment_385184 align= aligncenter width= 999 ] piaggio ape 50 1996[/caption] num mundo ideal todo mundo teria uma picapinha dessas em suas casas para levar lixo ou qualquer outra tralha que nao cabe em porta malas mas o uso mais engraçado permanece no esporte motor quem nunca viu uma corrida de tuk tuk no youtube nao sabe o que esta perdendo https //www youtube com/watch v=_fegyaz8ndy
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