o sonho do carro proprio foi realizado meio tarde para mim e ainda assim foi presente de meu pai mas e dai o importante era que finalmente eu teria um carro meu em meu nome mesmo que todas as manutençoes e custos com combustivel ainda fossem do meu pai meu primeiro carro uma chevrolet pick up corsa std 2000/2001 adquirida em julho de 2004 aos meus 22 anos de idade e mais ou menos assim que funciona quando voce se dedica em periodo integral aos estudos no meu caso engenharia mecanica na universidade federal de uberlandia/mg meu nome e weverton vilas boas e aqui vou contar a estrada que me levou ao cenario atual da picapeta e seu 2 4 16v sob o capo de volta a 2004 meu pai me disse voce tem dez mil reais para achar um carro as influencias passadas de um tio que apareceu em casa com uma saveiro quadrada amarela rebaixada e com rodas pretas me levaram a querer algo parecido fiz uma planilha separei r$ 7 mil para o carro e tres mil para acessorios sonhar e planejar sao coisas boas mas a realidade trouxe uma surpresa maior esta pick up corsa por 14 400 reais ja com rodas de astra 14 levemente rebaixada abafador modelo turbao funilaria e motor muito bons baixa quilometragem e um desempenho que deixou eu e meu irmao de queixos caidos na primeira descida em rodovia quando estavamos a levando para a cidade dos meus pais a picape passou dos 190 km/h considerando o motor 1 6 com 92 cv era bom demais para ser verdade acho que a doença por velocidade transformou se de benigna para maligna a partir daquele momento antes era so sonho agora era real e eu queria mais tudo bem que foi uma fase da qual hoje nao me orgulho muito mas lia a rodo a extinta maxi tuning e estava aloprado com a tendencia que o filme fast and furious trouxe ao brasil so que entre o querer e o poder havia um fato continuava estudante resolvi que em vez de comprar as marmitas do almoço e jantar com a grana que meu pai fornecia comecei a fazer minha propria comida e assim economizava uns trocados para fazer pequenos upgrades tambem reduzi os gastos com motel namorava firme desde os 21 e cortei fora as baladas e boates que de qualquer jeito eram mais para solteiros meu foco era outro em pouco tempo minha picape tinha capo preto fosco com falsa saida de ar angel eyes vermelhos feitos sob medida e um volante shutt r1 com detalhes em vermelho que gosto tanto que o uso ate hoje para dar uma apimentadinha no desempenho fiz remapeamento da injeçao a gasolina e instalei um filtro esportivo duplo fluxo air chrome sem querer levantar discussoes sobre os ganhos em potencia agora minha picape tuning beliscava os 210 km/h e consumia 10% a mais do que antes nao era rachador de encontro marcado mas na rodovia eu tinha o dever de nunca ser ultrapassado encontros casuais de semaforos fechados na madrugada se tornavam os pinheiros de arrancada muita irresponsabilidade sem duvida mas tambem muito sucesso com a picape e claro muita sorte em nao se acidentar em 2007 instalei um coletor de escape dimensionado com primarios de 1 5 polegadas levei ao dinamometro e somando todas as alteraçoes ate aquele momento a potencia chegou aos 105 cv como estava em brasilia df era hora de fazer do jeito certo e participar da arrancada no autodromo nelson piquet entrei na categoria desafio 16 s que existia na epoca aprendi tres coisas importantes naquele evento primeiro os carros realmente fortes na aceleraçao estao la segundo minha picape nao andava nada em competiçao de verdade terceiro achei outro meio de gastar dinheiro a arrancada entrou no meu sangue so pela curiosidade virei 17 7 s nos 402 m na melhor passagem tirando a ideia de plagiar a picape saveiro do meu tio no passado passei a traçar meu proprio caminho nunca curti ter nada igual ao dos outros de qualquer jeito comecei a participar muito de foruns pesquisava e estudava muito e entao passei a usar o meu curso de engenharia para o que eu mais gostava [youtube id= khnsrxdt1lg width= 620 height= 349 ] em 2008 resolvi fazer uma preparaçao aspirada de rua mas tinha que inovar ate onde sabia ninguem ainda havia utilizado os cabeçotes do corsa 1 8 com balancins roletados no motor 1 6 a meta era chegar aos 125 cv mas fui traido pela falta de dados especificos dos chevrolet no brasil um unico dado que me faltou no projeto foi o responsavel por render menos 12 cv do esperado o lobe center deste comando fez o custo de cada cavalo ganho ser o preço de um cavalo de verdade so fazendo piada mesmo mas o aprendizado foi enorme agora a picape tinha 113 cv utilizando alcool e ficou extremamente economica viajando a 160 km/h fazia media de 9 km/l e o desempenho era bem agradavel era hora de aferir os ganhos na prova de arrancada 8 cv a mais me renderam 0 4 s a menos no cronometro virei 17 3 s na melhor passagem neste momento conclui que estava inovando pouco foi quando surgiu o projeto picapeta 2 4 16v turbo que sera detalhada com o maior prazer para voces aqui no flatout off topic como forma de divulgar esse grande hobby os trabalhos que executo em meus carros e diversas materias tecnicas criadas por mim criei o blog sparta epa engenharia de preparaçao automotiva que tambem tem um canal de youtube isto tudo e um enorme prazer e estou sempre a disposiçao para ajudar por weverton vilas boas project cars #13
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