e dificil transmitir em palavras o quanto o volkswagen fusca e um carro emblematico na historia automotiva mundial ele e um carro popular e querido em praticamente todos os paises em que foi vendido e conseguiu sobreviver por mais de seis decadas seguindo a mesma formula anacronica graças a seu carisma sua robustez e seu visual simpatico que praticamente nao mudou em seus 65 anos de fabricaçao de 1938 a 2003 [gt40 content search= fusca widget= 1 title= fusca no gt40 ] na verdade a silhueta do fusca e grande parte da razao para sua popularidade o perfil arredondado que lembra o de um besouro como e apelidado em varios idiomas ao redor do mundo e inconfundivel e imediatamente reconhecido por qualquer um que ja tenha visto um fusca na vida de fabrica ele so teve duas versoes de carroceria seda dois volumes de duas portas e conversivel e as reestilizaçoes promovidas pela volks jamais mexeram nisto mudavam as lentes dos farois o formato das lanternas o desenho dos para choque o tamanho das janelas mas a identidade visual do carro jamais foi modificada e jamais o projeto fundamental foi alterado para dar ao fusca novas configuraçoes de carroceria quer dizer na pratica nao mas isto nao significa que nao tenham sido feitas experiencias com o fusca para dar a ele diferentes versoes incluindo pela propria volkswagen quer ver so fusca pick up voce deve lembrar quando a bmw fez uma versao picape do bmw m3 nos ja falamos disto uma vez em 1986 ano seguinte ao lançamento do m3 e30 o primeiro m3 de todos o pessoal na baviera pegou um exemplar conversivel que estava sobrando e decidiu transforma lo em uma caminhonete para transportar peças dentro do patio da divisao m quem trabalha em uma fabricante de automoveis tem esta vantagem de poder se envolver em projetos feitos so por diversao que jamais deixarao os confins das fabricas pois foi isto o que aconteceu nos anos 40 quando o fusca ainda era relativamente uma novidade e a volks estava começando a dar os primeiros passos que a levariam a se tornar uma das gigantes da industria automotiva o fusca foi o principal produto da volkswagen ate a decada de 70 mas nao foi apenas figurativamente que ele carregou os outros carros da vw literalmente tambem porque nos primeiros anos a vw converteu alguns exemplares em pick ups para carregar peças no complexo de wolfsburg a execuçao era aparentemente muito simples os carros sorteados para a conversao conservavam a porçao dianteira incluindo colunas a para brisa para lamas e portas mas das colunas b para tras recebiam caçambas feitas de chapas de metal com para lamas destacados e respiros nas laterais para arrefecer o motor boxer 1200 o acabamento era cru com cantos vivos nas junçoes entre as chapas de metal mas a caçamba parecia ter espaço razoavel e ser bastante funcional existem algumas fotos da epoca por ai e elas indicam que nao havia um padrao estetico as caçambas tem desenhos ligeiramente diferentes entre si e os respiros tambem mudavam de carro para carro era algo puramente funcional agora se a volks nao transformou a caminhonete do fusca em algo oficial diversos entusiastas o fizeram por conta propria de la para ca nao e tao dificil encontrar imagens e videos de caminhonetes feitas a partir do fusca por ai um estimulo para isto e o metodo de construçao do besouro com carroceria sobre chassi e menos complicado retirar a carroceria modifica la e instala la de volta ou nem mesmo remover a carroceria todo o conjunto mecanico do fusca esta localizado atras do eixo traseiro o que tambem ajuda nao e preciso levar em conta coisas como tunel de transmissao ou dutos de escape por exemplo pela mesma razao o fusca foi e e uma base tao popular para kit cars que incluiam uma carroceria totalmente nova um exemplo que chamou a atençao do pessoal recentemente e este baja bug um fusca com suspensao elevada para lamas menores e dianteira mais curta feito para off road transformado em pick up o veiculo ficou com um visual muito interessante mas a caçamba pequena e baixa e quase totalmente tomada pelo conjunto de motor e cambio nao e muito pratica assim mas uma caçamba maior com um assoalho simples faria maravilhas perua o fusca pick up seria uma boa para quem precisa transportar cargas mas e se voce quisesse mais espaço em um compartimento traseiro fechado para levar gente ou objetos que nao podem ficar expostos ao tempo um fusca perua nao seria bacana se voce curte o fusca a resposta provavelmente e sim e a boa noticia e que nao e exatamente uma tarefa herculea transformar um fusca em uma staton wagon pois a propria vw fornece algo que facilita as coisas a kombi feita sobre a base do fusca a kombi compartilha seu conjunto mecanico e suas dimensoes entre eixos apesar de usar uma estrutura monobloco a parte traseira da velha senhora acomoda perfeitamente o motor e o cambio do fusca para transformar um fusca em uma perua entao basicamente o que se precisa fazer e aproveitar os paineis posteriores da kombi e adapta los a metade anterior do fusca claro e facil falar mas o que queremos dizer e que nao e preciso retrabalhar completamente a engenharia dos dois veiculos para realizar a adaptaçao embora habilidades com soldagem e acabamento no metal sejam mais do que desejaveis outra opçao e aproveitar a porçao traseira da vw type 3 nome da versao alema da nossa querida variant que tinha para lamas mais destacados e lanternas traseiras verticais como a type 3 e mais estreita e baixa que a kombi a adaptaçao e ainda menos complicada embora o visual conferido pela parte traseira da kombi seja um pouco mais harmonico nos estados unidos existiu uma outra tendencia de adaptaçao do fusca para transforma lo em uma perua a conversao para woodie faz sentido nos anos 50 e 60 os adeptos do surf utilizavam woodies antigas elas foram bastante populares nos eua nas decadas de 30 e 40 para transportar pranchas e outras tralhas de surf aproveitando que madeira era mais resistente a corrosao e mais facil de consertar quando apodrecesse a simplicidade de construçao do fusca encorajava a adaptaçao de carrocerias de madeira e muitos customizadores tambem instalavam neles capos que lembravam os carros norte americanos da epoca que alem de alterar completamente o estilo do fusca davam a ele um porta malas dianteiro consideravelmente maior aqui um parentese no brasil uma modificaçao oferecida para o fusca tambem consistia em um capo diferente inspirado pelos rolls royce mais alto com direito a uma grade falsa cromada alem do estilo mais sofisticado uma das vantagens citadas era justamente um bom aumento no volume do porta malas [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] quatro portas eu sempre fui um grande fa do fusca desde criança e logo cedo me vi intrigado com uma coisa por que nunca houve um fusca de quatro portas um amigo do meu pai me disse uma vez que sim existia o fusca de quatro portas com motor atras e tudo hoje sei que ele se referia ao vw 1600 o famoso ze do caixao mas dizer que ele era um fusca de quatro portas era como dizer que a variant era o fusca perua ou que o puma era o fusca roadster uma adaptaçao brasileira existiram adaptaçoes extra oficiais claro uma rapida busca de imagens traz como resultados alguns carros visivelmente modificados por entusiastas alguns com um resultado estetico ate interessante outros com uma cara de enjambre dificil de ignorar o mais proximo de algo oficial neste sentido foi o trabalho de uma encarroçadora alema que nos anos 50 construiu uma pequena frota de fusca de quatro portas para ser usados como taxis cerca de 40 exemplares com entre eixos mais longo e pequenas janelas nas colunas d foram feitos na decada de 50 dito isto a propria volkswagen realizou suas experiencias com um fusca de quatro portas como conta o jalopnik na decada de 1970 um prototipo nao funcional foi feito com base no super beetle tambem conhecido como 1303 um fusca com para brisa maior e curvo porta malas maior e suspensao dianteira independente lançado em 1973 o prototipo propunha um fusca mais alto mais largo e mais longo ainda que o entre eixos de 2 4 metros fosse o mesmo ele tambem tinha janelas maiores um capo alisado e lanternas traseiras em formato de capelinha que encostavam no para choque traseiro os para choques alias eram envolventes e de plastico
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