a virada dos anos 2000 trouxe um tipo bem especifico de carro os modelos retro sempre lembro primeiro do new beetle porque fiquei absurdamente empolgado com ele quando tinha meus seis anos de idade e era um fa incondicional do fusca mas houve outros o mini hatch lançado pela bmw em 2000; o ford thunderbird que começou a ser vendido em 2002; o plymouth prowler de 1997; e o ford mustang em 2004 fora os carros que eu posso ter esquecido embora a febre ja tenha passado ainda temos carros retro sendo vendidos como os fiat 500 e 124 spyder o chevrolet camaro e o dodge challenger mas quem começou esta tendencia ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] uma forte candidata veja so e a nissan ja no fim da decada de 1980 ou seja uma decada inteira a frente das demais eles colocaram no mercado tres carros inspirados em modelos mais antigos falo do nissan pao do be 1 da s cargo e do figaro estes quatro carros foram lançados em sequencia entre 1987 e 1991 todos feitos com base na mesma plataforma o nissan march de primeira geraçao vendido no japao como micra seu objetivo era renovar o interesse do publico jovem pela marca que estava passando maus bocados pela concorrencia da honda mais precisamente por causa do honda city que nao era um seda compacto como hoje mas sim um simpatico hatchback e a versao mais esportiva o city turbo vinha ate com uma motoneta no porta malas o nissan march de primeira geraçao tinha todas as qualidades de um bom compacto tinha desenho agradavel era leve economico e facil de estacionar mas simplesmente nao tinha charme para encarar o honda city para resolver esta questao a nissan criou contratou um jovem designer chamado naoki sakai que na decada de 1960 ganhou uma pequena fortuna vendendo camisetas inspiradas nas tatuagens da yakuza a mafia japonesa em sao francisco sakai projetou quatro carros todos diferentes entre si porem com um objetivo em comum atrair o publico mais jovem que queria um carro barato e confiavel como o march porem com mais estilo e exclusividade o primeiro deles foi o be 1 apresentado em 1987 com seus farois circulares; dianteira sem grade; cores vibrantes na carroceria como o amarelo pumpkin yellow e o vermelho tomato red e seu tamanho diminuto 3 63 m de comprimento 1 58 m de largura e 2 3 m de entre eixos o be 1 era vendido atraves da rede de concessionarias nissan cherry store e originalmente nao trazia a marca nissan na carroceria mecanicamente ele era identico ao march ou seja tinha um motor 1 0 de 52 cv e cambio manual de cinco marchas ou automatico de tres a suspensao era do tipo macpherson na dianteira com um arranjo four link na traseira [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 233150 233148 233153 233152 ] o be 1 foi um sucesso a demanda era tanta que a nissan teve de fazer um sorteio para escolher os compradores pois oferta era de um unico carro para cada dez interessados no total foram feitas cerca de 10 000 unidades do be 1 em 1987 e 1988 a nissan porem ja estava com novas cartas na manga em 1989 foi lançado o nissan pao cuja base mecanica era identica a do be 1 seu visual no entanto era ainda mais retro e possivel identificar influencias do primeiro mini na area envidraçada e tambem dos antigos citroen no aço corrugado da carroceria para choques grade molduras dos farois e rack de teto tinham acabamento em cromo acetinado e as lanternas traseiras eram compostas de tres peças circulares separadas em cada lado [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 233161 233171 ] o interior era espartano como o de um utilitario antigo com a parte interna das portas e o painel de instrumentos feitos em chapa de metal na cor da carroceria quando via este carro em gran turismo 4 eu ignorava completamente a epoca em que ele foi lançado pensava se tratar de algum projeto da decada de 1960 o nissan pao e bem mais comum que o be 1 a nissan aprendeu a liçao e produziu 50 000 exemplares entre 1989 e 1991 todos eles foram vendidos facilmente e agora que completam 25 anos estao começando a ser importados com certa frequencia para os eua no brasil quem quiser um destes ja pode trazer os modelos do primeiro ano de produçao de qualquer forma ainda houve outros dois carros projetados por sakai a nissan s cargo e um dos mais inusitados uma minivan feita sobre a plataforma do march e inspirada pela versao furgao do citroen 2cv a fourgonette o nome s cargo e um trocadilho com smart cargo e escargot por conta do formato do carro que realmente lembrava o caramujo comestivel muito popular na frança diferentemente dos outros carros a s cargo tinha um motor 1 5 de 85 cv e era vendida apenas com cambio automatico de tres marchas so 8 000 exemplares foram fabricados [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 233155 233156 ] o mais interessante de todos os quatro carros talvez fosse o nissan figaro de 1991 ele tambem usava a plataforma do march porem era um roadster retro inspirado nos carros norte americanos da decada de 1950 com carroceria em tons pasteis e capota rigida pintada de branco alem disso o nissan figaro era o unico a contar com motor sobrealimentado um 1 0 turbo de 76 cv acoplado a uma caixa automatica de tres marchas sua proposta afinal nao era a de um esportivo e sim a de um carro urbano descolado para casais jovens inicialmente foram fabricados 8 000 exemplares mas depois a nissan teve de fazer mais 12 000 para novamente atender a altissima demanda havia quatro cores disponiveis uma para cada estaçao do ano bege topaz mist outono verde emerald green primavera azul pale aqua verao e cinza lapis grey inverno o nissan figaro tornou se um importado popular no reino unido onde hoje em dia existem cerca de 3 000 exemplares entre seus donos famosos estao amy winehouse e eric clapton os quatro carros ficaram conhecido como os pike factory cars da nissan e por algum tempo especulou se onde ficava a tal fabrica de pike da nissan depois descobriu se que o nome da linha era apenas uma jogada de marketing inventado para dar um carater mais exclusivo aos modelos nao que fosse necessario visto que todos os carros foram um sucesso absoluto e cumpriram sua missao de la para ca como dissemos no inicio deste texto varias outras fabricantes apostaram em carros retro com diferentes niveis de exito
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