o primeiro contato de muitos aqui com pikes peak meu inclusive foi atraves dos games no meu caso gran turismo 2 que foi o primeiro a incluir pistas de terra entre seus circuitos quando era moleque eu nao sabia que a subida de montanha de pikes peak era uma prova de verdade e nao conhecia o monstro chamado suzuki escudo pikes peak ainda bem que a gente cresce e vai aprendendo sobre o mundo [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] pois a pikes peak international hillclimb pphc chegou a sua 96ª ediçao no ultimo domingo dia 24 de junho trata se sem duvida de uma das mais antigas disputas do esporte a motor e apesar de sentir que a prova nao e mais a mesma desde que passou a ser realizada em uma superficie asfaltada nao deixamos de acompanhar e prestigiar ate porque sobre o asfalto pikes peak esta mais rapida do que nunca [youtube id= p8photdkrla width= 620 height= 350 ] muitos bolidos iconicos ja deixaram sua marca em pikes peak desde que a prova começou a ser realizada em 1916 naquela epoca porem seu nome nao era pikes peak international hillclimb e sim penrose trophy era uma homenagem do empresario spenser penrose a si mesmo com o dinheiro que fazia graças a suas varias empresas na regiao de colorado springs penrose contribuiu enormemente para infraestrutura e economia local incluindo a construçao da estrada de pikes peak onde promoveu as primeiras ediçoes da subida de montanha para automoveis no ano de estreia o piloto mais rapido foi um jovem chamado rea lentz que aos 22 anos levou o menor carro inscrito o romano demon special ate o topo em 20 55 6 nos tres anos seguintes a prova nao foi realizada por causa da primeira guerra mundial e o mesmo aconteceu na virada da decada de 1940 por conta da segunda guerra mundial depois disto pikes peak tornou se parte da indycar series posiçao que ocupou de 1946 a 1970 mas a competiçao começou a ganhar notoriedade mesmo a partir da segunda metade dos anos 80 quando os carros de rali que competiam no wrc começaram a participar ja em 1982 por exemplo o recorde ficou com o audi quattro conduizido pelo norte americano john buffum que repetiu a dose no ano seguinte o audi quattro ainda foi o mais rapido a subir a montanha outras tres vezes em tres anos consecutivos com michele mouton bobby unser e walter rohrl ao volante em 1985 1986 e 1987 respectivamente [youtube id= ekkfzr7dx c width= 620 height= 350 ] michele mouton alias foi a primeira mulher a vencer em pikes peak e permanece como a unica a faze lo depois em 1988 e 1989 foi a vez do peugeot 405 t16 na ediçao de 1988 o vencedor foi ari vatanen e sua subida foi toda filmada para produzir um dos melhores curta metragens sobre automobilismo ja feitos climb dance [youtube id= pz5j3glsyi width= 620 height= 350 ] a decada de 1990 marcou o reinado das fabricantes japonesas a apariçao do suzuki escudo em gran turismo 2 e em todos os titulos da franquia desde entao certamente lhe rendeu muita publicidade o carro era uma bolha baseada no suv escudo um dos varios nomes do suzuki vitara sobre uma estrutura tubular com um v6 biturbo de 2 5 litros 995 cv em posiçao central traseira e um kit aerodinamico quase obsceno para mante lo pregado no chao e foi o mais rapido da ediçao de 1995 [youtube id= vafuiwtjh q width= 620 height= 350 ] dito isto seu irmao menor o cultus pikes peak basedo no suzuki swift e construido da mesma forma que o escudo porem com um quatro cilindros biturbo de 1 6 litro e 790 cv ja havia conquistado a montanha em 1992 em ambas as ocasioes o piloto foi o japones nobuhiro monster tajima que foi o piloto mais rapido em pikes peak oito vezes entre 1992 e 2011 sendo que as ultimas seis vezes foram consecutivas 2006 2011 pikes peak começou a ser pavimentada em 2002 apos a cidade de colorado springs ser denunciada por erosao e danos ao ecossistema local por conta de mais de 1 5 toneladas de detritos depositados sobre a vegetaçao e os rios da regiao as autoridades estipularam que ao menos 10% do trecho de 20 km deveriam ser asfaltados todos os anos como resultado o ano de 2011 foi o ultimo no qual a prova foi realizada com trechos de terra que consistiam em cerca de 25% do total foi por uma boa causa ao menos [youtube id= mbailqoggwc width= 620 height= 350 ] detalhe em 2011 o recorde de tajima foi consquistado com uma versao atualizada do escudo desta vez feita para lembrar de leve o suzuki sx4 coincidentemente a ediçao de 2012 que foi a primeira a ser realizada em uma subida 100% asfaltada tambem foi a primeira na qual os carros eletricos começaram a ter destaque a categoria para veiculos eletricos foi introduzida em 2010 e nao demorou a roubar a cena ao menos no que diz respeito aos tempos registrados da divisao unlimited que foi a principal por decadas e como o nome diz e praticamente irrestrita no que se dizia respeito as modificaçoes em 2015 pela primeira vez todas as categorias foram dominadas por veiculos eletricos o prototipo drive eo pp003 conduzido por rhys millen foi o mais rapido com um tempo de 9 07 2 [youtube id= 0zs3lu08q4i width= 620 height= 350 ] mas a maior conquista dos carros eletricos aconteceu mesmo em 2018 o prototipo eletrico volkswagen i d r conduzido por romain dumas foi o primeiro carro a percorrer os 20 km de pikes peak em menos de oito minutos mais precisamente 7 57 145 quebrando o recorde absoluto anterior de 8 13 878 que pertencia a sebastien loeb no peugeot 208 t16 a intençao era quebrar apenas o recorde para veiculos eletricos mas os tempos de classificaçao mostraram que havia potencial para capturar o recorde absoluto e foi o que aconteceu vale observar que foi a terceira vitoria seguida de dumas em pikes peak em 2016 e 2017 o piloto frances foi o mais rapido com o prototipo norma m20 rd [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o vw i d r foi revelado em 31 de maio de 2018 o prototipo foi o primeiro carro de competiçao 100% eletrico desenvolvido do zero pela volks assim como o vw golf mk2 que foi levado para pikes peak nos anos 80 sobre o qual falamos a respeito aqui o i d r tem dois motores ambos eletricos um em cada eixo gerando uma potencia combinada de 690 cv e 66 6 mkgf de torque ambos disponiveis imediatamente o carro e alimentado por baterias de ion de litio e possui sistema de recuperaçao de energia cinetica das frenagens kers para ajudar a carrega las e e capaz de ir de zero a 100 km/h em 2 25 segundos a quantidade copiosa de fibra de carbono usada no i d r ajudou a manter o peso em razoaveis 1 133 kg as baterias ainda sao as maiores inimigas do baixo peso em uma prova como pikes peak cujo pico fica a mais de 4 000 metros de altitude uma das vantagens dos carros eletricos e o fato de eles nao perderem potencia em altitudes elevadas algo que aflige os carros com motores a combustao porque o ar la em cima e rarefeito e com menos oxigenio a queima do combutivel e prejudicada dito isto a conquista da vw nao foi a unica atraçao de 2018 em pikes peak um dos destaques foi randy pobst que subiu a montanha com um ford mustang gt na categoria open para veiculos produzidos em serie com modificaçoes ilimitadas randy pobst no mustang gt foto motorsport com agora pikes peak tambem possui categorias para motos e teve brasileiro correndo rafael paschoalin que voltou a montanha no colorado pelo terceiro ano consecutivo no ano passado rafa correu com uma yamaha mt 07 e ficou com a segunda colocaçao em sua categoria a middleweight para motos de 501 cm³ a 750 cm³ com 10 42 793 neste ano ele correu com a mt 09 na mesma categoria e ficou na terceira posiçao em sua categoria e na oitava posiçao na classificaçao geral fechando sua passagem em 10 38 38 o vencedor foi carlin dunne que virou 9 59 1 com a ducati mts1260 voce confere o onboard de paschoalin abaixo [youtube id= iznzr iyqcg width= 620 height= 349 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.