a data e 26 de agosto de 1967 o ja famoso motociclista burt munro vai ate as planicies de sal de bonneville com sua indian e estabelece um recorde mundial de velocidade para motos abaixo dos 1 000 cm³ este recorde permaneceu em pe ate o começo deste mes de agosto quando foi quebrado pelo proprio burt munro — 36 anos depois de sua morte ele era um cara incrivel assim sim herbert james burt munro nasceu em 1899 na cidade de invercargill nova zelandia e tinha uma irma gemea que morreu no parto os medicos deram aos pais de burt a expectativa de dois anos de vida o que obviamente nao se confirmou — e felizmente pois o homem se tornou um dos caras que mais acumularam conquistas sobre duas rodas no seculo 20 a historia começou cedo munro comprou sua primeira moto aos 15 anos — uma clyno com sidecar que lhe custou £50 em 1920 ele foi ate uma loja que importava motos dos eua e ficou encantado por uma indian scout seu motor v twin de 606 cm³ e sua pintura vermelha e a levou para casa a scout considerada a segunda moto mais importante da historia da indian havia acabado de ser lançada e a moto de burt era a 627ª a sair da linha de montagem nos eua burt talvez nao soubesse mas ele e sua indian acabariam por entrar para a historia o processo de desenvolvimento da indian scout começou em 1912 quando os primeiros esboços foram feitos pelo designer charles b franklin o motor de dois cilindros em v com angulo de 42° e valvulas laterais era acoplado a uma transmissao de tres marchas com alavanca manual e embreagem a pedal o contrario do padrao atual suspensao com feixes de molas na dianteira e traseira rigida — rabo duro no linguajar motociclistico era uma moto avançada para sua epoca e permaneceu em produçao ate 1931 com o projeto virtualmente inalterado mas burt era um entusiasta e em 1926 começou a modificar sua scout para torna la mais rapida do que os 89 km/h declarados pela indian como sua velocidade maxima ele era vendedor de motos trabalhava muito e nao ganhava tanto o que o forçou a adotar um modo de modificaçao pouco ortodoxo burt improvisava ferramentas e componentes com metal que iria para o lixo e muitas vezes chegava do trabalho a noite ia para a garagem fuçar na moto e passava a madrugada toda voltando para o trabalho no outro dia sem dormir ele fabricava carenagens bielas e pistoes e chegou ate mesmo a projetar cabeçotes com comandos de valvulas duplos sozinho [youtube id= zw9y_rwebgw width= 600 height= 350 ] foi esta moto que burt modificou ao longo de mais de meio seculo conquistando varios recordes de velocidade pelo caminho na nova zelandia na australia e no reino unido mas foi na decada de 60 quando ja era avo que burt munro e sua indian scout ficaram famosos a nivel mundial — e em um lugar mais do que apropriado as planicies de sal de bonneville como voce deve saber — especialmente se leu nosso especial sobre o deserto de sal parte 1 e parte 2 — nos anos de 60 bonneville ja era um templo da velocidade havia boas tres decadas e todos anos recebia centenas de hot rods e carros a jato e burt decidiu se juntar a eles em 1962 — com sua indian claro foram dez visitas e tres recordes mundiais em menos de dez anos o primeiro recorde foi estabelecido logo em 1962 178 971 mph 288 km/h — na classe abaixo de 883 cm³ com o motor deslocando 850 cm³ em 1966 outro recorde — desta vez para a classe abaixo de 1 000 cm³ chegando aos 270 476 km/h o motor deslocava 920 cm³ por fim em 1967 ele estabeleceu o recorde definitivo que ate esta semana ainda estava em vigor com cilindrada ampliada para 950 cm³ a indian scout de burt munro chegou aos 295 453 km/h em uma milha e este e o recorde oficial — para a classificaçao a moto chegou aos 305 89 km/h a maior velocidade ja atingida por uma indian e tem mais a velocidade nao oficial e de 331 km/h a saga de burt munro rendeu lhe ate mesmo um filme — desafiando os limites the worlds fastest indian 2005 no qual burt e interpretado por anthony hopkins [youtube id= 02yy1vihiks width= 620 height= 350 ] agora começamos este post dizendo que burt conseguiu quebrar seu proprio recorde 36 anos depois de morrer como isto e possivel segundo o site motorcycle usa o filho de burt john munro notou um erro de calculo nos registros oficiais da ama american motorcyclist association organizadora das mediçoes de acordo com o documento no dia 26 de agosto de 1927 burt munro atingiu uma media de 183 586 mph 295 453 km/h em duas mediçoes — uma de 184 710 mph 297 261 km/h e uma de 183 463 mph 295 255 km/h somando as duas velocidades medidas e as dividindo por dois temos 183 586 mph 295 453 km/h certo errado segundo john os oficiais da ama nao usavam calculadoras na epoca — algo que ele fez ha alguns meses depois de olhar para o certificado oficial emitido pela organizaçao e pensar isso nao esta certo ele fez as contas e chegou a media de 184 087 mph 296 259 km/h — a velocidade correta — 47 anos depois ele conta como conseguiu que o recorde fosse revisto liguei para a ama e falei com o cara e ele disse bem a gente nao comete erros entao mandei para ele uma copia porque tenho o certificado original em casa escaneei e mandei para ele e disse agora faça as contas e assim dois dias atras recebi isto isto e um novo certificado da ama com o novo recorde de velocidade de burt munro que morreu ha 36 anos — e finalmente pode descansar em paz onde quer que esteja
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.