ontem terça feira 5 de fevereiro de 2019 foi comemorado o ano novo chines embora a china moderna use o calendario gregoriano que e o que a gente segue o antigo calendario chines ainda e utilizado para marcar feriados tradicionais e muitos chineses utilizam no como referencia para escolher a data de um casamento de uma mudança ou para abrir um negocio por exemplo e mais o ano que começou ontem foi o ano do porco a cada ano do calendario chines e atribuido um animal do zodiaco chines que como o nosso tem 12 signos o porco e o ultimo deles sucedendo o cachorro e no proximo ano novo chines inicia se um novo ciclo de 12 anos começando pelo rato se voce quiser saber mais sobre o ano novo chines ha mais informaçoes a um clique de distancia e para quem curte conhecer outras culturas e um assunto bem interessante mas nao foi por isto que voce veio ate o flatout ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] so que o ano do porco nos fez lembrar de um porco que ficou famoso no ano de 1971 um porco feito pela porsche que nao era um suino de verdade e sim um carro de corrida que verdade seja dita ate parecia um porco pintado de cor de rosa com uma carroceria mais inflada do que os outros porsche 917 ele foi apelidado pink pig ou porco rosa em portugues a porsche tinha altas expectativas para 1971 com o hoje iconico 917 a campanha do ano anterior havia sido excelente culminando com uma inedita vitoria nas 24 horas de le mans o bom desempenho do porsche 917 obviamente tinha a ver com o motor flat 12 que na epoca era um monstro de 4 9 litros e 600 cv e que tinha um dos procedimentos de partida mais complexos que a gente ja viu mas boa parte do credito tambem deve ser atribuida a john wyer o mesmo john wyer que colaborou com o desenvolvimento do ford gt40 vencedor das 24 horas de le mans por quatro vezes consecutivas entre 1966 e 1969 conhecendo o trabalho de wyer a porsche o chamou para tentar descobrir o que havia de errado com o porsche 917 o prototipo era muito veloz mas tambem era praticamente incontrolavel em 1969 seu ano de estreia john wyer descobriu que era uma questao de aerodinamica ao notar que nao havia insetos mortos sobre a porçao traseira do carro ele concluiu que nao havia fluxo aerodinamico suficiente sobre a regiao para gerar downforce e isto prejudicava enormemente a estabilidade do carro a soluçao encontrada por wyer foi modificar radicalmente a carroceria do porsche 917 dividindo sua cauda em duas e tornando a mais curta e elevada o que aumentou sensivelmente a estabilidade aerodinamica do carro ainda naquele ano tambem foi desenvolvida uma carroceria com cauda longa para o 917 projetada para reduzir o arrasto aerodinamico e conseguir maior velocidade em retas longas como a famosa hunaudieres no circuito de la sarthe assim o porsche 917 conseguia ser um carro versatil circuitos mais truncados favoreciam a versao 917k de cauda curta kurzheck em alemao ; enquanto circuitos mais abertos com trechos de grande aceleraçao eram melhor aproveitados pela versao 917l de cauda longa langheck em alemao em 1971 porem a porsche percebeu que talvez fosse viavel criar uma carroceria que trouxesse tanto os beneficios do 917k que oferecia mais downforce e estabilidade; quanto as vantagens do 917l que tinha menor arrasto aerodinamico e coincidentemente atingia velocidades maiores o resultado foi o porsche 917/20 vigesimo carro construido com um desenho totalmente experimental e um pouco bizarro tambem em vez de john wyer porem a porsche contratou uma empresa francesa chamada sera cujos engenheiros ficariam responsaveis por criar uma nova carroceria o carro era tao comprido quanto um porsche 917l mas era consideravelmente mais largo e com isto conseguia gerar mais downforce e manter a estabilidade nas curvas de alta ao mesmo tempo tinha um bico mais baixo que os para lamas para evitar o lift aerodinamico da dianteira curiosamente porem a porsche optou por manter as bitolas do 917/20 com a mesma largura dos outros porsche 917 por isto as rodas ficavam bem recuadas escondidas sob as enormes caixas de roda o que so contribuia para deixar o carro com um aspecto ainda mais rechonchudo e mais parecido ainda com um porco mesmo pintado de branco como era comum para os prototipos em estagio inicial de desenvolvimento o porsche 917/20 chamou a atençao da imprensa por sua silhueta suina que começou logo a compara lo com um porco em suas notas nas revistas e jornais entao a porsche decidiu abraçar a brincadeira foi o designer anatole lapine quem sugeriu que para competir nas 24 horas de le mans de 1971 o 917/20 recebesse uma pintura rosa ele tambem teve a ideia de incluir um diagrama com os cortes da carne como aqueles que ficam pendurados nas paredes dos açougues sim os alemaes tem senso de humor o visual de porco do carro fez sua parte para que o porsche 917/20 fosse o centro das atençoes durante os pre treinos para as 24 horas de le mans em abril mas nao foi so isto ele tambem foi o carro mais rapido da sessao semanas depois apos os treinos de classificaçao o pink pig obteve o setimo lugar no grid no dia da corrida o porsche 917/20 foi conduzido pela dupla alema reinhold jost e willi kauhsen e verdade que em uma corrida de 24 horas tudo pode acontecer mas era evidente que a porsche era a favorita as tres primeiras posiçoes eram ocupadas pelo porsche 917 que tambem aparecia na sexta e na setima posiçao entre os dez primeiros do grid entao a porsche julgou que podia se dar ao luxo de colocar um carro experimental na corrida sem realizar uma intensa bateria de testes e o pink pig surpreendeu em 12 horas de prova ocupava a quinta posiçao em determinado momento porem jost perdeu o controle e bateu o 917 sendo forçado a abandonar a corrida e efetivamente tirando o porco rosa de cena inicialmente concluiu se que jost havia cometido um erro ao frear contudo ao desmanchar o carro tempos depois a porsche notou um desgaste anormal nas pastilhas de freio e descobriu o problema sendo um carro mais veloz que o porsche 917k nas retas o pink pig tambem sofria mais desgaste nos freios contudo o regime de troca das pastilhas era exatamente o mesmo dos outros 917 o que naturalmente fez com que o carro perdesse os freios de surpresa o destino do porsche 917/20 apos o acidente e um tanto nebuloso e possivel encontrar artigos dizendo que o carro foi levado de volta a porsche modificado com dois turbocompressores e uma carroceria spyder para disputar a can am nos estados unidos transformando se no porsche 917/30 o famoso turbopanzer com mais de 1 000 cv isto posto o porsche 917/30 era um carro diferente construido com a ajuda dos americanos da penske o fato e que em 2000 o porsche 917/20 foi restaurado para sua configuraçao original de 1971 e que nos ultimos anos marcou presença em diversos eventos de pista como na foto abaixo tirada durante o rennsport reunion de 2007 a porsche reconhece sua importancia na historia do 917 tanto que na ediçao de 2018 das 24 horas de le mans um dos 911 que disputaram a categoria gte pro trazia uma reproduçao da pintura do 917/20 https //www youtube com/watch v=ftn4hypncuo
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