Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
Novela das placas do Mercosul ganham mais um capítulo
O prazo para a implementação das novas placas do Mercosul está a dois dias do fim, mas a novela acaba de ganhar mais um capítulo. No episódio de hoje, as placas ganharam um novo layout, que elimina os brasões das cidades e as bandeiras dos estados.
A decisão foi anunciada pelo Ministério das Cidades nesta última quarta-feira (28), e foi justificada pela redução de custos aos motoristas. A adoção das bandeiras e brasões dos estados e cidades não estava prevista no layout original e precisaria ser trocada nas transferências de cidades, aumentando o custo do processo. Atualmente, as placas têm cidade e estado em uma tarjeta separada justamente para baratear o custo do emplacamento.
Com a retirada do brasão e da bandeira, não haverá mais a necessidade de mudança de placa em caso de transferência. De acordo com o ministério, os carros que já têm as placas com os brasões não precisarão trocá-las se não houver mudança de propriedade.
Além da mudança no layout, as placas poderão ser reduzidas em até 15% para ser instaladas em carros com o vão da placa menor.
Mercedes-AMG GT R ganha versão de track day
A Mercedes apresentou nesta semana a linha 2020 do AMG GT, que ganhou pequenos retoques e uma nova versão de topo, voltada para uso em pista, o AMG GT R Pro.
O modelo é uma variação ainda mais radical do AMG GT R, preparada com a receita básica desse tipo de carro: suspensão recalibrada, alívio de peso, aerodinâmica avançada e visual mais agressivo. A suspensão recebeu novos coilovers com ajuste de compressão e retorno, barra estabilizadora ajustável de fibra de carbono na dianteira e de aço na traseira, braços de suspensão com rolamento tipo rótula e painel de fibra de carbono no assoalho para aumentar a rigidez do carro e otimizar a estabilidade aerodinâmica. Os freios são de carbono-cerâmica e as rodas são mais leves que as originais do GT R.
No campo aerodinâmico, o GT R Pro ganhou aletas nas extremidades do para-choques, um novo splitter e novas tomadas de ar para estabilizar a dianteira em alta velocidade. Os para-lamas dianteiros também ganharam respiros para reduzir a sustentação do eixo dianteiro enquanto a caixa de roda traseira tem um elemento aerodinâmico nos arcos dos para-lamas.
Além disso, o GT R Pro vem equipado com os pacotes Carbon I e II, opcionais no GT R. Ele inclui detalhes de fibra de carbono nos retrovisores, spoiler traseiro e difusor traseiro. Sob o capô está o mesmo V8 4.0 biturbo do GT R, com 585 cv e 71,2 kgfm entre 1.900 e 5.500 rpm.
Como resultado, o GT R Pro é quase seis segundos mais rápido que o GT R em Nürburgring: com o piloto da GT3 Maro Engel ao volante, o protótipo do AMG GT R Pro completou a volta em 7:04,632.
e-Tron GT Concept é o Porsche Taycan da Audi
Outra novidade do Salão de Los Angeles é o Audi e-tron. Trata-se de um conceito elétrico que antecipa o futuro cupê de quatro portas que a Audi pretende produzir a partir de 2020.
Como a maioria dos modelos elétricos da Audi, o e-Tron GT usa um assoalho plano para abrigar as baterias de 90 kWh que alimentam os dois motores sincronizados, um em cada eixo, formando sua famosa tração integral quattro. Segundo a Audi, os dois motores produzem 600 cv e podem levar o carro do zero aos 100 km/h em 3,5 segundos e aos 200 km/h em 12 segundos, com velocidade máxima limitada a 240 km/h. A plataforma é a mesma do Porsche Taycan.
A Audi também afirma que o centro de gravidade do cupê de quatro portas é o mesmo do R8, graças às baterias no assoalho. Elas podem impulsionar o carro por até 400 km e, com o sistema de recarga onboard de 800 volts, podem receber 80% de carga em 20 minutos.
Como o A7 ele tem o teto em queda acentuada do fastback grande da Audi, bem como os para-lamas largos e definidos. O visual do carro também inclui uma grade tipo colmeia inspirada nos RS, enquanto as rodas têm 22 polegadas.
Honda HR-V ganha motor turbo na Europa. E no Brasil?
A Honda anunciou nesta quinta-feira (29) na Europa o lançamento do HR-V Sport, equipado com o motor 1.5 turbo do Civic e do CR-V, porém em uma configuração de 181 cv, combinado a um câmbio manual de seis marchas. Fora o motor e o câmbio, o HR-V Sport é praticamente o mesmo das demais versões oferecidas no mercado europeu. Ele ainda conta com um sistema de controle de rolagem da carroceria chamado Performance Damper, e uma caixa de direção com relação variável.
No quesito visual o HR-V Sport também tem um mini splitter dianteiro, saias laterais, rodas de 18 polegadas e saída de escape dupla como o Civic turbo. Por dentro o acabamento dos bancos é preto com detalhes em vermelho.
O HR-V Sport tem poucas chances de ser vendido no Brasil, mas seu motor já foi confirmado pela Honda e deverá equipar a versão Touring, que ainda não foi lançada depois da reestilização do HR-V. Não espere também que ele venha com o câmbio manual de seis marchas. Em vez disso, ele deverá manter o CVT das demais versões.
Chevrolet confirma facelift do Cruze e mais 9 lançamentos para 2019
Durante seu evento de encerramento do ano realizado na noite desta quarta-feira (28) a Chevrolet anunciou que terá 10 lançamentos no mercado brasileiro em 2019. Infelizmente a marca não revelou todos eles, mas adiantou que o Equinox Midnight apresentado no Salão, bem como o elétrico Bolt e o facelift do Cruze estão entre as novidades. Os outros modelos não foram revelados, mas ao menos três deles serão as novas gerações de Onix, Prisma e Cobalt.