nos ultimos meses o flatout veio acompanhando de perto o desenrolar da implementaçao das placas trouxemos aqui um resumo da audiencia publica realizada no inicio de dezembro e antecipamos que elas seriam adiadas ate junho — nao apenas por conta da eleiçao de bolsonaro que se mostrou contrario as placas por questoes ideologicas mas tambem por uma serie de questoes tecnicas e burocraticas sim eu sei que as sequencias originais do atual sistema estao acabando e tambem sei que precisamos de um sistema que impeça a clonagem e ajude a coibir o furto de automoveis e e justamente por isso que achamos placa do mercosul desnecessaria a intençao original era unificar nao apenas as placas mas o sistema de registro de veiculos em vez de um registro nacional de veiculos automotores renavam teriamos um registro de veiculos do mercosul que integra o nosso renavam ao seu sistema analogo da argentina paraguai e uruguai acontece que o uruguai e a argentina ja adotaram as placas o brasil estourou o prazo duas vezes mas o sistema unificado ainda nao existe — e sequer foi definido que pais sera responsavel por desenvolve lo alem disso e sabido que ha um grande receio do brasil em abrir os dados do renavam para o governo do paraguai — que e o maior receptor dos carros roubados no brasil esse e o primeiro ponto sobre a unificaçao do sistema ainda ha uma outra questao que me ocorreu agora o uruguai adotou o sistema abc 1234 e o brasil ira manter esse mesmo sistema ate o fim do prazo para substituiçao compulsoria das placas com um sistema unificado como diferenciar a placa abc 1234 uruguaia da placa abc 1234 brasileira se ha uma forma de diferenciar por pais tambem haveria uma forma de diferenciar por estado o que permitiria a repetiçao de combinaçoes no brasil outro ponto e a questao da fiscalizaçao as placas do mercosul foram idealizadas com um chip transponder que impede a clonagem de placas uma vez que o codigo chave do transponder e gerado uma unica vez e atribuido apenas aquela placa mas tambem serve para rastrear um carro roubado e aqui temos dois problemas o primeiro e que o chip que permite o rastreamento e inconstitucional nossa constituiçao nao garante ao estado o direito de rastrear os cidadaos por razoes obvias — voce aceitaria ser rastreado por um governo comandado por gente em quem voce nao votou afinal a democracia preve a alternancia de poder o segundo e que o sistema para instalaçao e leitura dos chips tambem nao existe nenhuma das placas do mercosul que voce ja viu nas ruas e nas fotos tem esse chip elas tambem nao tem lacre o que facilita seu roubo e instalaçao em um carro roubado sem isso — sistema unificado e chip — as placas do mercosul se tornam mais inseguras que as atuais o que por si seria suficiente para abandona las ha a questao da clonagem e da escassez de sequencias alfanumericas mas nao precisamos realmente de uma placa do mercosul para resolver estes problemas em sao paulo na bahia e em alguns outros estados brasileiros a produçao da placa ja foi separada da estampagem como proposto para a placa do mercosul as novas placas serao assim uma empresa produz a placa com todos os elementos exceto a sequencia alfanumerica elas terao qr codes que o detran atribui aquele fabricante na hora de emplacar o carro o estampador faz a leitura do qr code que e enviado ao detran validado e vinculado a uma sequencia alfanumerica que foi atribuida pelo detran aquele fabricante assim o detran pode controlar quem fabricou e quem estampou a placa esse sistema ja e usado pelo detran de sao paulo bahia goias tocantins espirito santo distrito federal entre outros estados bastaria portanto que o denatran o tornasse um padrao nacional para todos os detrans quanto ao fim das sequencias alfanumericas teriamos duas opçoes a primeira e reutilizar placas de veiculos baixados depois de um certo periodo — 20 anos por exemplo a outra e simplesmente flexibilizar a formaçao da sequencia em vez de termos obrigatoriamente tres letras e quatro numeros abc 1234 porque nao adotamos o formato do mercosul abc 1d34 no padrao atual mantemos as placas como estao e passamos a gerar as novas com as letras misturadas aos numeros o que permitiria um numero ainda maior de placas veja so o atual sistema permite cerca de 195 000 000 de placas enquanto o formato do mercosul permite cerca de 530 000 000 mas como teremos uma conversao do sistema atual para o do mercosul temos que subtrair 195 000 000 de combinaçoes das 530 000 000 — o que resulta em cerca de 335 000 000 de combinaçoes novas se mantivessemos o formato atual junto do formato do mercosul somariamos as combinaçoes chegando a 725 000 000 de combinaçoes e ainda poderiamos manter apenas o ultimo caractere numerico por causa do rodizio paulistano liberando letras e numeros em qualquer posiçao nesse cenario teriamos portanto quase 25 bilhoes de combinaçoes ah ia quase me esquecendo das multas a motoristas de outros paises — os argentinos que abusam nas estradas de santa catarina ou os brasileiros que nao resistem as retas do planalto argentino poderiam ser punidos por suas infraçoes bem tambem nao precisamos de um sistema de placas para isso acordos diplomaticos resolveriam este problema facilmente sem as placas do mercosul a unica coisa que perderemos de verdade e o layout a la uniao europeia e disso mesmo que precisamos agora
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