no fim da decada de 60 ford mustang e chevrolet camaro eram os carros que todo mundo queria nos eua — alem de bonitos rapidos potentes e relativamente baratos eles eram presença forte no automobilismo americano — leia se campeonatos de arrancada da nhra nascar e turismo da trans am faltava a chrysler a terceira grande de detroit um carro para fazer a mesma coisa entao em 1969 vieram logo dois o dodge challenger e o plymouth barracuda o primeiro naturalmente e o mais lembrado — em parte graças a sua versao moderna lançada em 2007 e que nesta semana se tornou o muscle car mais potente da historia o challenger srt hellcat o barracuda contudo esta por ai ha mais tempo — o carro lançado em 1969 ja era a terceira e ultima geraçao — e para os fas da mopar e de muscle cars em geral um verdadeiro icone o barracuda de primeira geraçao a plataforma da terceira geraçao do barracuda e da primeira geraçao do challenger e a chamada e body as duas geraçoes anteriores eram baseadas na plataforma a body — a mesma do valiant e do dodge dart o brasileiro inclusive era um bom carro mas nao era exatamente o tipo que daria dor de cabeça a concorrencia especialmente ao mustang embora sua dirigibilidade fosse elogiada pela imprensa especializada faltava a ele um motor mais potente — nao por falta de vontade da chrysler mas por causa do cofre que foi feito para os motores de seis cilindros em linha slant six e para motores v8 menores nao era impossivel claro colocar um motor maior — vide os hemi dart e barracuda 440 o santo graal hemi cuda com motor 426 com a nova plataforma este problema estava resolvido — com comprimento praticamente igual porem muito mais larga e balanços mais curtos a e body permitia a instalaçao de qualquer motor disponivel nas prateleiras da mopar — dos slant sixes aos big blocks alem de finalmente ter uma boa arma na guerra dos entao chamados pony cars a nova plataforma foi feita pensando nas competiçoes e bem sabido que o automobilismo tinha um papel importante no mercado automotivo americano as fabricantes davam muita importancia as corridas e destinavam parte consideravel de seus recursos para colocar carros nas pistas pois todos concordavam que vencer nas pistas com um carro parecido com o que as pessoas podiam comprar nas concessionarias era uma boa maneira de alavancar as vendas era a epoca da filosofia win on sunday sell on monday — algo como no domingo vence na segunda vende naquela epoca a maior força do automobilismo americano eram as arrancadas promovidas pela nhra national hot rod association desde o inicio da decada de 50 — o que torna ainda mais curiosa a demora da chrysler em reagir ao mustang e ao camaro pois os hemi da mopar eram os carros dominantes apesar do atraso a nova plataforma era realmente boa — e seria muito bem aproveitada no automobilismo contudo nao na nhra pois o orgao passou a aplicar restriçoes cada vez maiores as arrancadas — os hemi estavam papando tudo e a competiçao estava começando a ficar desinteressante situaçao semelhante ocorria na nascar que era dominada por richard petty e seus plymouth equipados com motores 426 hemi a alternativa entao era a trans am campeonato criado pela scca em 1966 para que fabricantes americanos e de outros paises colocassem versoes preparadas de seus carros de rua a trans am era dividida em duas categorias — abaixo de 2 5 litros na qual corriam principalmente sedas europeus como o alfa romeo giulia e de 2 5 a cinco litros reservada aos carros maiores e normalmente americanos como o mustang e o camaro as competiçoes eram realizadas em circuitos ovais ou convencionais como daytona ou laguna seca a plataforma e body acabou por ser desenvolvida com a trans am em mente e o plymouth barracuda logo virou carro de corrida o motor era um small block de 340 pol³ tambem desenvolvido especialmente para a trans am o bloco era baseado no usado pelo v8 318 — o mesmo usado pelos dodge nacionais que ate usaram motores importados nas primeiras unidades — porem tinha o diametro dos cilindros ampliado em 103 mm o curso dos pistoes contudo continuava com os mesmos 84 mm a equipe que levou o plymouth cuda era a all american racers fundada por ninguem menos que dan gurney e carroll shelby em 1964 a aar competiu de inicio em categorias americanas usando shelby cobras e monopostos da formula ford alem de correr na indycar e na formula 1 contudo em 1970 gurney e david swede savage correram na trans am ao volante de dois cuda identicos o motor era uma versao de curso reduzido do v8 340 — tinham 305 pol³ ou cinco litros para adequar se a regras da scca para o deslocamento dos motores alimentado por um carburador quadruplo a potencia ficava na casa dos 440 cv eram carros absurdamente potentes na epoca mas a concorrencia era brava e embora tenham conseguido tres poles em 1970 os carros nao venceram nenhuma corrida na trans am [youtube id= zng8aj7deic width= 620 height= 350 ] mas roncavam que era uma beleza apesar de seus resultados inexpressivos nas corridas o cuda da all american racers deixou um legado importante para os fas da mopar as regras de homologaçao da scca exigiam que os carros de competiçao tivessem uma versao de rua de pelo menos 2 400 unidades naturalmente a plymouth cumpriu as regras e entre março e abril de 1970 produziu o cuda aar que herdou o nome da equipe de dan gurney os carros usavam o v8 340 sem reduçao no deslocamento alem do comando de valvulas agressivo das bielas e pistoes forjados a versao usada no cuda aar tinha cabeçotes especificos de maior fluxo coletor de admissao edelbrock feito de aluminio e mais importante tres carburadores holley de corpo duplo — o famoso six pack a potencia bruta era de 294 cv declarados a potencia real ficava na casa dos 350 cv a 5 000 rpm com torque de 46 3 mkgf a 3 400 rpm — o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 5 8 segundos e fazer o quarto de milha 402m em 14 4 segundos a mais de 160 km/h [gallery columns= 4 link= file ids= 15180 15179 15178 15172 ] esteticamente o cuda aar tinha varias diferenças em relaçao aos cuda normais a mais notavel era a faixa estriada na lateral acompanhada do logo da aar nos para lamas traseiros o capo preto era feito de fibra de vidro e tinha um scoop funcional e o spoiler dianteiro era composto de duas pequenas peças na parte inferior dos para lamas dianteiros na frente das rodas a traseira trazia um lip do tipo rabo de pato na tampa do porta malas e a saida de escapamento ficava na lateral esquerda em frente ao pneu [youtube id= lswvttdlhbk width= 620 height= 350 ] foram feitos 2 724 cuda aar entre 10 de março e 17 de abril de 1970 — um periodo de produçao de apenas seis semanas destes 1 120 tinham cambio manual de quatro marchas enquanto os 1 614 restantes eram equipados com a transmissao automatica torqueflite de tres marchas
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.


