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Car Culture História

Plymouth ‘Cuda AAR: um carro de corrida da Trans-Am para as ruas

No fim da Década de 60, Ford Mustang e Chevrolet Camaro eram os carros que todo mundo queria nos EUA — além de bonitos, rápidos, potentes e relativamente baratos, eles eram presença forte no automobilismo americano — leia-se, campeonatos de arrancada da NHRA, Nascar e turismo da Trans-Am. Faltava à Chrysler, a terceira grande de Detroit, um carro para fazer a mesma coisa. Então, em 1969, vieram logo dois: o Dodge Challenger e o Plymouth Barracuda. O primeiro, naturalmente, é o mais lembrado — em parte graças a sua versão moderna, lançada em 2007 e que nesta semana se tornou o muscle car mais potente da história, o Challenger SRT Hellcat. O Barracuda, contudo, está por aí há mais tempo — o carro lançado em 1969 já era a terceira (e última) geração — e, para os fãs da Mopar e de muscle cars em geral, um verdadeiro ícone. O Barracuda de primeira geração A plataforma da terceira geração do Barracuda (e da primeira geração do Challenger) é a chamada E-Body. As d