Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Polícia de Dubai faz perseguição a 300 km/h e apreende supercarros
Uma verdadeira onda de rachas em Dubai levou a polícia local a colocar em ação os supercarros de sua frota em uma operação que resultou na apreensão de 81 esportivos de alto desempenho. Segundo o chefe da polícia local, o general Khamis Al Mazinah, em entrevista à BBC, alguns carros tentaram fugir e chegaram a mais de 300 km/h durante a perseguição.
Boa parte dos carros, contudo, estava parada em preparação para os rachas, enquanto outros foram apreendidos fazendo manobras perigosas no meio do tráfego. Alguns destes carros tiveram suas placas removidas para impedir a identificação dos proprietários, e alguns eram até mesmo emprestados a amigos para as corridas. Agora, os proprietários terão três meses para pagar as multas de US$ 27.000 e os motoristas (nos casos em que não eram os proprietários) outros US$ 13.000, caso contrário, a polícia poderá leiloar os esportivos.
Chris Harris ganha mais espaço em Top Gear
Segundo o velho ditado latino, a voz do povo é a voz de deus. E considerando as reações populares ao novo Top Gear, deus parece não ter curtido muito a fala gritante de Chris Evans no comando do programa. Como consequência, o papel do DJ ruivo será reduzido e — adivinhem só — Chris Harris ganhará mais espaço no programa principal.
Como dissemos em nosso review da estreia do novo Top Gear (nós e o resto do mundo), o maior problema do programa é Chris Evans. Ele parece perdido, parece não ter entrosamento algum com o restante dos apresentadores e, no fim das contas, o programa auxiliar Extra Gear saiu mais interessante que o principal. A impressão se confirmou pela audiência dos programas nos domingos seguintes e pela reação do público ao carisma da dupla Rory Reid e Chris Harris no estúdio de Top Gear.
Agora, segundo o Telegraph, a dupla deverá ocupar o lugar de Chris Evans lentamente — algo que foi parcialmente confirmado por Rory Reid no Twitter na segunda-feira (13):
we are on the main show every Sunday now.
— Rory Reid (@MrRoryReid) June 13, 2016
“estaremos no programa todos os domingos a partir de agora”
O que acontecerá nos parece óbvio: Rory, Harris e Matt LeBlanc devem conseguir níveis melhores de audiência e Chris Evans acabará “sobrando” até sair do programa após o fim de seu contrato.
Projeto super rodovia quer ligar Londres a Nova York
Voltas ao mundo de carro nem sempre são 100% de carro, afinal, você não tem como atravessar os oceanos dirigindo. Mas esse projeto tão ambicioso quanto impressionante pretende mudar isso. Se depender dele, você poderá dirigir de Londres a Nova York por uma única rodovia. Calma: os caras não vão fazer uma megaponte sobre o Oceano Atlântico. Na verdade a rodovia irá para o leste, ligando a Ásia à América pelo Estreito de Bering, onde os continentes estão separados por menos de 90 km.
Batizada “Trans-Eurasian Belt Development”, a rodovia é ideia de Vladimir Yakunin, presidente da Russian Raiways. Caso um dia seja construída e de fato concluída, ela poderá ser a maior rodovia do planeta, com 20.147 km de extensão. A intenção é usar como base as rodovias já existentes em cada país, que seriam acompanhadas paralelamente por uma linha férrea. O ponto inicial da Trans-Eurasian seria Nova York, chegando ao Canadá por Saskatchewan, Alberta, Columbia Britânica e Yukon. Dali a rodovia continuará no Alasca, onde será preciso construir cerca de 840 km para chegar até o estreito de Bering. Na Rússia a rodovia terá quase 10 mil km até chegar a Bielorrússia, depois Polônia, Alemanha, Holanda, Bélgica, França, atravessando o Canal da Mancha e finalmente chegando a Londres.
A probabilidade de isso acontecer, contudo, ainda é remota: além do investimento superior a alguns dos maiores PIB do planeta, ainda há questões de relações diplomáticas que precisam ser estabelecidas (ou aquecidas). De qualquer forma, quem aí não encararia uma viagem dessa?
XC90 Polestar é o Volvo mais potente da história
A Volvo anunciou nesta semana a versão Polestar do XC90 T8. Com um 2.0 de quatro cilindros sobrealimentado por turbo e compressor e auxiliado por um motor elétrico, ele terá 421 cv e 69,2 mkgf, o que faz dele o Volvo mais potente da história da marca. Com a preparação da Polestar, o XC90 T8 pode chegar aos 100 km/h em 5,5 segundos e à máxima de 250 km/h limitada eletronicamente.
Além das melhorias no powertrain, a Polestar também reprogramou as respostas do acelerador, do câmbio automático de oito marchas e recalibrou a suspensão do SUV. Mesmo com o aumento de potência, o modelo manteve suas médias de consumo baixas, e continua com 43 km de autonomia no modo 100% elétrico. O T8 Polestar já está a venda na Europa, e deve ser apenas o primeiro modelo da família 90 a receber a preparação, sendo seguido pelo V90 e S90.
Alemanha quer carros com emissão zero até 2030
Depois da Noruega agora é a vez do berço do automóvel moderno planejar o fim da combustão interna. Segundo o site Bloomberg, o governo alemão quer que todos os carros registrados no país até 2030 tenham zero emissão de poluentes. A medida é parte dos planos alemães de reduzir as emissões de dióxido de carbono entre 80 e 95% até 2050.
Apesar dos inúmeros incentivos para reduzir as emissões de CO2 na Alemanha, a adesão aos carros elétricos foi insignificante. Por isso o governo pretende até mesmo subsidiar os veículos híbridos e elétricos a partir do fim deste ano. Segundo o ministério do meio-ambiente alemão, os incentivos podem levar à venda de cerca de 500.000 veículos elétricos até 2020.