fiat significa fabbrica italiana automobile torino a principal fabricante de automoveis da italia e uma das maiores do mundo tem orgulho de sua origem fato no entanto a fiat nunca fez cerimonia para globalizar seus produtos tanto que investe pesado no brasil onde seus produtos ganharam identidade propria e foram fundamentais para a evoluçao da nossa industria automotiva [gt40 content search= fiat widget= 1 title= fiat no gt40 ] mas voce sabe qual e o outro pais onde a fiat tem forte presença e muita importancia para a cultura automotiva a polonia ja nos anos 30 a companhia colaborou com o governo polones para fabricar automoveis localmente o que foi fundamental para motorizar o pais na primeira metade do seculo xx e durante o governo comunista especialmente nas primeiras decadas apos a segunda guerra mundial foi em 1932 que a fiat firmou um acordo com a fabricante de automoveis estatal pzinż para produzir modelos da fiat sob licença sob a marca polski fiat os primeiros foram o compacto 508 e o medio 518 alem de caminhoes e utilitarios militares desenvolvidos localmente usando componentes mecanicos fiat pouco tempo depois o fiat 500 topolino começou a ser fabricado na polonia no entanto esta primeira fase da empreitada durou pouco tempo em 1939 com o inicio da segunda guerra as atividades da polski fiat foram encerradas em 1951 seis anos apos o fim do conflito o governo comunista sovietico decidiu que era hora de restabelecer as atividades da industria automotiva polonesa foi assim que surgiu a fso de fabryka samochodow osobowych fabrica de automoveis de passeio em polones sediada em varsovia la começou a ser fabricado o fso warszawa cujo nome era inspirado por sua cidade de origem o fso warszawa era nada menos que um gaz m20 pobeda rebatizado feito sob licença da fabricante sovietica originalmente produzido em gorky na urss segundo consta josef stalin deu o projeto do pobeda de presente aos poloneses o warszawa foi fabricado na polonia ate 1973 e era um carro bastante popular por sua robustez e resistencia a condiçoes adversas ainda que fosse pesado e tivesse um motor fraco para seu tamanho um quatro cilindros de 2 1 litros e 50 cv que acabava bebendo mais combustivel do que deveria de qualquer forma ja em 1953 a fso começou a desenvolver o primeiro automovel genuinamente polones o syrena seu nome era uma referencia a sereia que de acordo com a mitologia polonesa protege o rio vistula e a capital varsovia o fso syrena foi exibido na ediçao de 1955 da feira industrial de poznan e sua produçao teve inicio em 1957 [youtube id= lr c7nvbft4 width= 620 height= 350 ] era um carro simpatico suas linhas eram inspiradas pelo warszawa mas sua dianteira tinha uma face amigavel com farois maiores em relaçao a carroceria e uma grade oval em posiçao mais baixa a ideia inicial era usar um motor de quatro tempos arrefecido a ar mas por falta de recursos optou se por um bicilindrico dois tempos de 746 cm³ substituido em 1966 por um tres cilindros de 842 cm² o cambio era sempre manual de quatro marchas com traçao dianteira curiosamente o primeiro prototipo do syrena usava uma estrutura de madeira e carroceria feita de um material semelhante ao couro enquanto o segundo tinha estrutura e carroceria de metal os engenheiros da fso chegaram a testar alguns prototipos com estrutura mista de madeira teto e colunas e metal restante do carro no entanto depois de um capotamento chegou se a conclusao de que a armaçao de madeira era fragil demais que surpresa nao e a versao de produçao acabou sendo feita de metal mesmo [youtube id= tnlwpgh9d i width= 620 height= 350 ] o modelo mais popular era o syrena 105 que foi produzido de 1972 a 1983 e deu origem a diferentes versoes de carroceria alem do seda de duas portas havia o furgao syrena bosto e a picape syerena r 20 dito isto aquela altura as coisas ja estavam bem diferentes isto porque em 1965 a fiat voltou a entrar em cena a fso procurava uma parceira para criar o sucessor do warszawa que ja estava fazendo hora extra com seu estilo e mecanica antiquados pareceu uma boa ideia chamar a fiat para uma nova colaboraçao visto que a relaçao entre a fabricante e a estatal polonesa era boa e nao estava estremecida o contrato foi assinado e a fso comprou os direitos sobre o fiat 125 seda lançado em 1967 que era uma versao maior e mais potente do fiat 124 que foi lançado em 1966 e tres anos mais tarde em 1970 daria origem ao vaz 2101 ou lada laika o fiat 125 polones foi lançado em 1967 e reviveu a marca polski fiat batizado polski fiat 125p o seda tinha carroceria igual a do original italiano mas o chassi e a mecanica eram derivadas do antecessor do fiat 125 o fiat 1300/1500 ou seja ele podia ter um motor de 1 3 litro e 60 cv ou de 1 5 litro e 75 cv apos uma serie de pre produçao de 75 unidades feita em 1967 usando peças importadas da italia o fiat 125p começou a ser produzido localmente em 1968 a formula eficiente de aproveitamento de componentes da fiat deu resultado o pf 125p foi muito bem recebido pelo publico que apreciava seu estilo moderno e sua mecanica simples e de facil manutençao ele fazia muito bem o papel de modelo de topo enquanto o syrena era o carro popular da polski fiat [youtube id= j2fkvi7zt1e width= 620 height= 350 ] a coisa ia tao bem que em 1970 fso e fiat fizeram um segundo acordo desta vez seria fundada uma nova fabricante a fsm de fabryka samochodow małolitrażowych cuja sede ficaria em bielsko biala no sul da polonia la seria produzido um novo carro popular voce provavelmente ja ouviu falar muito dele aqui mesmo no flatout o fiat 126 quer dizer na polonia ele era o polski fiat 126p ele começou a ser fabricado simultaneamente na italia e na polonia em 1972 ele usava a mesma plataforma do emblematico fiat 500 mas tinha uma carroceria mais retilinea inspirada no fiat 127 se em seu pais de origem o 126 jamais conseguiu a mesma popularidade de seu antecessor na foi questao de tempo ate o polski fiat 126p se tornar o carro mais popular da polonia os poloneses ate lhe deram um apelido maluch que significa criança pequena no idioma local e em 1993 foi adotado como nome oficial do carro pela polski fiat o baixo preço e a economia de combustivel eram os principais argumentos do 126p mas ele tambem era inesperadamente divertido de guiar pesando menos de 600 kg com motor e traçao traseiros e entre eixos de apenas 1 840 mm ele nao precisava de mais que um motor de bicilindrico arrefecido a ar de 594 cm³ e 23 cv para garantir entretenimento ao volante nao foi a toa que logo que foi lançado o fiat 126p foi adotado em peso por pilotos de fanaticos por velocidade em geral [youtube id= ydbuwzraeaw width= 620 height= 350 ] ao longo das decadas formou se toda uma subcultura ao redor do fiat 126p com fas do modelo que o mantinham original por muitos anos passando o carro de geraçao em geraçao; ou entusiastas que preparavam seus carros para provas de rali e subida de montanha incluindo na receita trocas de motor freios melhores e ate reduçao de peso nao e a toa que o polski fiat 126p foi produzido ate o ano 2000 paralelamente em 1989 a polonia começou a sentir os efeitos do enfraquecimento da uniao sovietica e iniciou se a transiçao para um governo democratico culminando com a queda da urss em 1991 isto trouxe o fim da fsm como estatal que foi comprada pelo grupo fiat e rebatizada fiat auto poland iniciava se ali uma nova fase que começou com o desenvolvimento o sucessor do fso 125p seu nome era fso polonez e ele foi desenvolvido aproveitando os recursos que vieram com a aquisiçao pela fiat mas esta historia vai ficar para a proxima parte
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.