voce deve lembrar que ha poucos dias começamos a contar como a fiat foi fundamental para dar o pontape inicial na industria automotiva polonesa falamos como começou o acordo entre a fabricante italiana e o governo da polonia em 1932 que resultou na formaçao da polski fiat; mencionamos o rumo independente que a polonesa fso tomou depois da segunda guerra mundial; e concluimos a primeira parte da historia com o retorno da polski fiat a cena em 1965 agora vamos continuar a historia começando com o desenvolvimento de um novo modelo em parceria com a fiat quer dizer ele nao era totalmente novo o polski fiat 125p versao polonesa do fiat 125 italiano foi um carro muito bem sucedido ao longo dos 23 anos em que foi produzido de 1968 a 1991 mas veja bem foram 23 anos e os poloneses ja estavam pensando em um carro mais moderno desde meados dos anos 70 ate porque o 125p usava uma plataforma ainda mais antiga a do fiat 1300/1500 que foi lançado na italia em 1961 e usava motores de 1 3 e 1 5 litro com comando no bloco em 1978 a fso aproveitou o acordo com a fiat para desenvolver um novo modelo com base na mesma plataforma o fso polonez a suspensao permaneceu a mesma assim como o entre eixos de 2 50 m ja a carroceria quanta diferença uma das vantagens da relaçao com a fiat foi a possibilidade de contar com o designer giorgetto giugiaro para definir as formas da carroceria como outros carros assinados por ele na epoca o polonez era um fastback de linhas limpas e proporçoes harmonicas e uma semelhança mais do que passageira com o vw passat o interior foi projetado com a ajuda de walter de silva que na epoca trabalhava para a fiat logo depois de silva passaria pelo instituto italiano de design i de a e depois iria trabalhar na alfa romeo onde seria responsavel pelo desenho do belissimo alfa romeo 156 a ideia era que o polonez usasse o motor 2 0 com comando duplo no cabeçote da fiat porem a situaçao financeira da fso na epoca nao era muito boa e era impossivel pagar pelo licença por isso o polones continuou usando os motores 1 3 e 1 5 do 125p porem com novos pistoes mais leves e carburadores mais modernos foi tambem por esta razao que o polski fiat 125p e o polonez compartilharam a linha de produçao por treze anos o polonez contudo era um carro indiscutivelmente superior em espaço interno mesmo com entre eixos identico ao do 125p e foi o unico carro produzido no leste europeu a cumprir as exigencias de segurança vigentes na europa ocidental [youtube id= ixb4oue2ozu width= 620 height= 350 ] se voce leu a parte anterior e prestou atençao nas aulas de historia sabe que o processo de queda da uniao sovietica começou em 1989 culminando com o fim da guerra fria e finalmente a dissoluçao da urss em dezembro de 1991 isto fez muita coisa mudar conforme dissemos anteriormente alem da fso com sede em varsovia a capital da polonia ainda havia a fsm subdivisao que tinha sua propria fabrica em tychy e cuidava da produçao do polski fiat 126p com a privatizaçao a fsm passou a ser controlada pela fiat em 1991 e renomeada fiat auto poland a fiat auto poland tambem ja fabricou o uno e o siena encontrar um novo dono para a fso foi uma tarefa mais complicada a fiat nao tinha interesse e muitas negociaçoes em vao foram feitas ate que em 1994 o governo polones fechou um acordo com a general motors atraves do qual a fabrica da fso passou a ser usada para montar o opel astra de primeira geraçao o esquema durou pouco tempo porque em 1995 a fso foi vendida para a sul coreana daewoo que mantinha relaçoes saudaveis com a gm e rebatizada fso daewoo voce ja deve ter visto estas fotos em revistas automotivas dos anos 90 de inicio foram montados modelos como o daewoo tico e o espero que era a versao sul coreana do chevrolet monza em regime ckd com componentes importados e montagem local mas em 1997 a fso começou a produzir localmente o daewoo lanos que era feito sobre a plataforma do kadett tanto o espero quanto o lanos foram vendidos no brasil embora os carros comercializados por aqui fossem de origem sul coreana e nao polonesa novamente o affair durou pouco em 2000 a daewoo declarou falencia sendo comprada pouco depois pela general motors e transformada em uma de suas divisoes no entanto o braço polones da daewoo nao estava incluso no pacote e a fso daewoo tornou se apenas fso outra vez [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] foi o começo do fim embora uma nova parceria entre daewoo e fso tenha sido feita para comercializar o lanos da polonia ate 2007 contudo a fabricante polonesa nao tinha recursos suficientes para manter o carro atraente ao publico depois de rastejar ainda por alguns anos em busca de novos acordos com a general motors para manter se na ativa a fso fechou as portas em 2011 ironicamente a concorrencia que ajudou a soterrar a fso saiu de dentro de casa depois de ser comprada pela fiat e transformada em fiat auto poland a fsm recebeu a tarefa de fabricar o fiat cinquecento sucessor do 126 e do 126p o subcompacto foi desenvolvido na italia sobre a plataforma do panda com a produçao deslocada para tychy na polonia ele tinha dimensoes semelhantes mas tinha visual mais moderno e interior mais confortavel era um avanço e tanto em relaçao a seus antecessores o 126 e o 500 que ainda tinham muito em comum com os carros dos anos 50 o cinquecento tinha motor e traçao na dianteira suspensao independente nas quatro rodas motor fire de 1 1 litro e 54 cv com injeçao eletronica e ate mesmo uma versao eletrica entre 1992 e 1996 apesar do nome o menor motor oferecido pelo cinquecento era um quatro cilindros de 704 cm³ e carburador com 31 cv curiosidade este motor era montado em posiçao longitudinal enquanto os motores maiores eram instalados na transversal o cinquecento deu lugar ao seiscento produzido de 1997 a 2010 paralelamente em 2007 a fiat começou a fabricaçao do fiat 500 retro na polonia onde e produzido ate hoje o fiat 500 foi muito bem recebido em boa parte do mundo nao muito no brasil onde e vendido como compacto premium na europa ele e um hatchback de entrada com mais de 100 paises comercializando o 500 a fiat nao conseguiu atender a demanda usando apenas a fabrica da polonia e passou a produzir o modelo tambem em toluca no mexico para abastecer as americas o fiat 500 nº 2 000 000 foi fabricado em 2017
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.