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Polski Fiat, FSO e FSM: uma breve história da indústria automotiva polonesa – parte 2 | Lasanhas sem Fronteiras

Você deve lembrar que há poucos dias começamos a contar como a Fiat foi fundamental para dar o pontapé inicial na indústria automotiva polonesa. Falamos como começou o acordo entre a fabricante italiana e o governo da Polônia em 1932, que resultou na formação da Polski Fiat; mencionamos o rumo independente que a polonesa FSO tomou depois da Segunda Guerra Mundial; e concluímos a primeira parte da história com o retorno da Polski Fiat à cena, em 1965. Agora, vamos continuar a história, começando com o desenvolvimento de um novo modelo em parceria com a Fiat. Quer dizer, ele não era totalmente novo. O Polski Fiat 125p, versão polonesa do Fiat 125 italiano, foi um carro muito bem sucedido ao longo dos 23 anos em que foi produzido, de 1968 a 1991. Mas, veja bem: foram 23 anos, e os poloneses já estavam pensando em um carro mais moderno desde meados dos anos 70. Até porque o 125p usava uma plataforma ainda mais antiga: a do Fiat 1300/1500, que foi lançado na Itália em 1961 e usava motores