em 1963 a general motors divulgou um comunicado entre todas as suas divisoes a companhia deixaria de investir em equipes de fabrica no automobilismo isso era uma pessima noticia para a pontiac que começava a despontar como a divisao de alto desempenho do grupo graças ao sucesso de seus carros nas pistas de arrancada e a cair no gosto dos jovens por causa de seu estilo esportivo com bitolas mais largas e postura agressiva foi justamente o publico jovem quem ajudou a pontiac a alcançar o terceiro lugar em vendas nos eua e o fim da pontiac nas dragstrips poderia faze los perder o interesse pela marca era imprescindivel que se encontrasse uma alternativa esta alternativa foi o gto que completa 60 anos neste ano ha muita discussao a respeito de quem foi o pai do pontiac gto ha quem diga que foi jim wangers do departamento de marketing por convencer os executivos da marca de que os jovens eram o mercado mais importante outros dizem que foi um trio de engenheiros —russell gee bill collins e john delorean que era o engenheiro chefe da marca na epoca que pensarem e dai que nao podemos correr vamos colocar a força das pistas nas ruas so uma maquina do tempo poderia nos a verdade mas sejamos francos nao faz sentido escolher entre uma versao ou outra da historia o que importa e que esses quatro homens simplesmente inventaram o conceito de muscle car como o conhecemos hoje o conceito e maravilhosamente obvio colocar um dos maiores e mais potentes motores que equipavam seus modelos full size em seu modelo medio para os padroes americanos que chamam o dodge dart de carro compacto que estava prestes a ser lançado o tempest por sorte os motores da pontiac na epoca eram todos identicos nas dimensoes independentemente do deslocamento sendo assim o v8 389 6 4 do pontiac grand prix coube no cofre do tempest no lugar do v8 326 5 3 usado originalmente naqueles tempos a rivalidade entre as fabricantes americanas nao estava restrita apenas as tres grandes de detroit a industria automotiva estava crescendo tanto que ate mesmo marcas pertencentes a uma mesma companhia eram concorrentes ferozes entre si — e quem ganhava com isso era o consumidor a pontiac nao queria entregar seu plano de bandeja para as outras divisoes da gm e por isso nao fez muito alarde ao lançar seu tempest com motor 389 sendo assim em vez de anuncia lo como uma nova versao a marca foi discreta e o lançou como um pacote opcional disponivel para as versoes conversivel hardtop e cupe o pacote foi batizado de gto inspirado na ferrari 250 gto nao houve complicaçoes quanto a direitos sobre o nome porque a sigla para gran turismo omologato era de propriedade da fia nao da ferrari o motor de 6 4 litros do tempest gto tinha 325 cv brutos a 4 800 rpm quando equipado com carburador quadruplo carter e de 348 cv quando se optava pela carburaçao tri power opcional tres carburadores rochester 2g de corpo duplo a transmissao era manual de tres marchas com alavanca no assoalho e manopla hurst embora fossem opcionais um cambio manual de quatro marchas e a transmissao automatica de duas marchas super turbine 300 equipamentos adicionais incluiam mangueiras de metal para as linhas de freio diferencial de deslizamento limitado e sistema de arrefecimento de alta capacidade curiosamente o conta giros tambem era opcional mesmo sem fazer muito barulho no lançamento o pacote gto nao demorou a se popularizar entre o publico jovem — esgotando as 5 000 unidades enviadas para as concessionarias de todo o pais parte disso se deve a atençao que mesmo com a discriçao da pontiac a midia deu ao carro testes da epoca indicavam belos numeros 0 a 100 km/h em 6 6 segundos e quarto de milha um dado importante visto que as arrancadas ainda eram importantes para a imagem desses carros em 14 8 segundos o ponto alto foi o comparativo que a revista car and driver fez na epoca colocando o pontiac gto lado a lado com a ferrari que lhe emprestou o nome foi por causa de toda esta recepçao positiva que ainda naquele ano as outras divisoes da gm começaram a trabalhar em projetos semelhantes bem como as companhias rivais de detroit nomes como chevrolet chevelle e dodge dart começaram a aparecer em 1965 o tempest foi atualizado e com ele o gto o visual adotou os farois empilhados na vertical que sao a forma mais conhecida do gto e que lembra bastante o nosso ford galaxie 1967 o comprimento aumentou em 7 9 cm mas o entre eixos e o espaço interno permaneceram os mesmos acompanhando o novo visual vieram mudanças no motor agora o de carburador quadruplo rendia 335 cv graças ao comando mais bravo e ao novo coletor de admissao o tri power agora tinha 360 cv e e chegava aos 100 km/h em 6 1 segundo no ano seguinte o gto se tornaria um modelo proprio mas as maiores mudanças estavam reservadas para 1967 o motor passava a deslocar 400 pol³ ou 6 5 litros a ideia era contornar uma limitaçao imposta pela gm que eliminou a opçao de tres carburadores e manter a potencia de 360 cv mas havia um problema a mobilizaçao da concorrencia acabou acelerando o processo de envelhecimento do gto que tinha apenas tres anos de vida por isso a pontiac decidiu muda lo radicalmente para o ano seguinte em 1968 o tempest mudou de plataforma e consequentemente o gto tambem se ha quem prefira a primeira geraçao tambem existem os admiradores fieis da segunda nao e preciso explicar demais a nova plataforma a da gm deu ao gto um entre eixos mais curto e uma carroceria mais musculosa e curvilinea otimo exemplo do perfil garrafa de coca cola a dianteira em material plastico emborrachado que embutia o para choque e por um custo adicional escondia os farois atras da grade era extremamente atraente mecanicamente porem o carro era o mesmo — so o modelo basico tinha 15 cv a menos totalizando 320 cv contudo nao demorou para o motor ram air ii fosse introduzido como opcional ao ser equipado com ele o motor de 400 pol³ alcançava os 370 cv tornando o novo carro o mais potente gto ate entao — vale lembrar que a pontiac declarava numeros de potencia bem proximos do que era entregue nas rodas diferentemente dos concorrentes que preferiam divulgar a potencia bruta em uma estrategia para ter vantagem em competiçoes da nhra que separavam os carros pela cavalaria acontece que naquele ano a plymouth lançou o roadrunner seguindo uma estrategia interessante entregar um carro muito potente porem apenas com os equipamentos basicos por um preço camarada vendo potencial naquilo a pontiac preparou aquele que talvez seja seu maior icone dos american muscle o pontiac gto the judge — nome que vinha de um programa humoristico muito popular na epoca o laugh in da nbc nele o comediante sammy davis jr sempre repetia a frase here comes the judge — ou ai vem o juiz de inicio a marca queria fazer algo parecido com o roadrunner e entregar desempenho de baixo custo contudo eles acabaram desistindo da ideia e decidiram transformar o judge em uma versao mais potente sim mas tambem mais cara o pacote judge consistia no sistema ram air iii com entradas de ar maiores um aerofolio adesivos e faixas tematicos e a opçao pelo belo tom de laranja que na verdade se chamava carousel red o gto the judge podia ser um hardtop ou conversivel e respondeu por quase 7 000 das 72 mil unidades do gto vendidas em 1969 — o melhor desempenho na carreira do muscle para o ano seguinte o gto e o judge recebiam um motor ainda maior o v8 455 7 4 litros e os mesmos 360 cv porem a baixissimas 4 300 rpm o torque era seu maior destaque 69 1 mkgf a apenas 2 700 rpm o resultado era que mesmo maior o motor era menos poluente algo importante em um ano em que os orgaos reguladores de emissoes começavam a pesar sobre os muscle cars https //flatout com br/quem matou o muscle car/ era uma tendencia que crescia — afinal depois do auge sempre vem a queda o motor era mais manso e a pontiac ate oferecia um pacote instalado em concessionarias para quem nao estivesse satisfeito consistindo em cabeçotes preparados comando mais bravo e carburador holley quadruplo mas a imagem do gto e dos outros muscles por extensao ja estava começando a ficar comprometida e as vendas cairam quase que pela metade a chegada de 1971 so piorou as coisas a gasolina de baixa octanagem se tornava mais abundante no mercado e a pontiac decidiu reduzir a taxa de compressao dos motores o resultado foi uma queda de força assustadora agora o v8 400 entregava 300 cv e 55 3 mkgf e o 455 ficava com 335 cv e 66 3 mkgf pessimo para as vendas e a reestilizaçao da dianteira nao ajudou muito era bonita mas nao se comparava a anterior as vendas refletiram as mudanças ruins caindo para 10 532 ao fim de 1971 e para infimos 5 800 no ano seguinte era um sinal dos tempos a crise do petroleo transformara os muscle cars em viloes e os esportivos em piadas sobre rodas isso ficou ainda mais evidente 1973 a sigla voltou a representar um pacote opcional desta vez para o pontiac le mans com um visual mais careta — tendencia da epoca que tambem pode ser observada no desastroso mustang ii o carro tinha apenas cambio automatico de tres marchas seu v8 de 455 pol³ foi duramente estrangulado e agora entregava apenas 230 cv liquidos como ditavam as novas normas da sae o sopro de alivio veio em 1974 com uma nova mudança agora um pacote do pontiac ventura que era um compacto para os padroes americanos e disponivel em versoes hatch e cupe o gto se tornou um concorrente do ford maverick e do amc hornet x com motor v8 350 de 200 cv — carro pequeno e motor grande como havia sido ha 10 anos as vendas cresceram novamente com o gto emplacando 7 058 unidades mas ja era tarde a pontiac aposentou de vez o gto exatamente 30 anos depois os americanos receberam um presente la da australia um holden monaro rebatizado com volante do lado esquerdo carroceria cupe e adereços aerodinamicos mas o melhor era o que havia debaixo do capo um v8 small block chevrolet de 5 7 litros o ls1 de 354 cv que podia ate vir com cambio manual de seis marchas ele poderia ter sido o muscle car moderno da pontiac mas suas vendas ficaram bem abaixo das 18 000 previstas pela gm parte disso se deveu a seu visual que foi considerado pouco original generico e nao condizente com o desempenho do carro — o publico preferiu comprar o ford mustang que acabava de ganhar uma nova geraçao com estilo retro ou o novo dodge charger que tambem tinha certa inspiraçao nos carros do passado a pontiac sofreu por remar contra a mare e nem mesmo a adoçao do v8 ls2 de seis litros e 405 cv foi suficiente para mante lo no mercado de qualquer forma a pontiac foi uma das marcas extintas em meio a crise economica que abalou o mundo em 2009 os muscle cars retro porem resistiram — a chevrolet lançou seu camaro em 2010 e a dodge tambem tomou providencias apresentando o challenger atualizando o charger talvez se a pontiac tivesse resistido os americanos tivessem aprendido a valorizar o gto e quem sabe estariamos lendo noticias sobre ele ate hoje
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