a arte do engine swap e via de regra dominada pelos entusiastas somos nos graxeiros que gostamos de pegar o motor de um carro e colocar em outro nem sempre respeitando marcas ou heritage mas invariavelmente em busca de algo mais potente ou mais moderno ou mais confiavel ou simplesmente para chocar a comunidade automotiva ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] fabricantes por outro lado nao fazem transplantes assim com muita frequencia quando o fazem precisam se ater ao que tem na estante ha questoes comerciais e filosoficas que impedem digamos um gm com motor ferrari mas foi exatamente isso que a gm fez na decada de 1970 quando colocou um v12 ferrari em um pontiac firebird com a bençao de quem dava as ordens dificil resistir a ideia de dizer que as coisas eram mais legais antigamente quem dava as ordens no caso era bill mitchell que foi trabalhou na general motors por mais de 40 anos e foi vice presidente de design de todas as marcas do grupo do inicio da decada de 1960 ate se aposentar em 1977 mitchell começou a trabalhar na gm de acordo com documentaçao historica em 1935 antes disso ele era o ilustrador oficial do scca sports car club of america e foi o responsavel por todos aqueles posteres bacanas para divulgar as corridas realizadas pela organizaçao ja em 1936 ele foi nomeado designer chefe da pontiac cargo que ocupou por 20 anos antes de tornar se diretor de estilo da general motors em 1958 ele sucedeu harley earl como vice presidente de design notavelmente mitchell foi o criador do corvette mako shark conceito que teve duas geraçoes o mako shark ii foi o precursor do estilo adotado no corvette c3 em 1968 pelos registros da gm bill mitchell teve dezenas de projetos feitos sob medida para si ao longo dos anos que passou na empresa ele nao tinha qualquer tipo de problema em usar os recursos da gm para isso pois era respeitado e realizou enormes contribuiçoes a marca mas a ideia original para esse carro chamado pontiac pegasus nao foi de bill mitchell embora ele tenha usado o carro por muitos anos antes de morrer em 1988 como conta uma materia antiga da motor trend foi o projetista jerry palmer da chevrolet quem quis saber como o camaro entao recem lançado ficaria com elementos das ferrari 250 era apenas um exercicio de design despretensioso o tipo de coisa que os designers fazem em seu tempo livre e entao palmer fez um esboço que segundo relatos chamou a atençao de mitchell mas nao da forma como seu criador gostaria o chefe curtiu a ideia mas achou que a execuçao poderia melhorar bill mitchell pegou o desenho e levou ate a pontiac atitude que como palmer diria mais tarde partiu seu coraçao onde acreditava que algo mais interessante poderia surgir e surgiu mesmo em vez de um camaro de papel e tinta um firebird de verdade dizem que com formas menos italianas e mais americanas que o sketch original mas ainda assim visivelmente influenciado pelos esportivos italianos o carro ficou pronto em 1970 quando o firebird ja tinha seus tres anos e seu visual ja estava bem gravado na memoria do publico o que ajudou a ressaltar as diferenças a dianteira perdeu a grade retangular bipartida em favor de uma peça oval inicialmente com uma divisoria na cor da carroceria eliminada anos depois os farois foram deslocados um pouco mais para cima e ganharam molduras redondas e os para lamas tambem receberam contornos mais arredondados a principal influencia na parte frontal certamente foi a 250 testa rossa de 1957 acima e visivel a inspiraçao no formato do bico mas os dois pequenos para choques meatalicos sao puro camaro [caption id= attachment_287937 align= aligncenter width= 999 ] foto anterior a 1980 quando a divisoria na grade ainda estava presente[/caption] atras por outro lado da para enxergar um pouco de corvette c2 o primeiro sting ray no ressalto central e na silhueta e da mesma forma o porta malas so e acessivel por dentro do carro algo que nao acontecia originalmente no firebird mas no corvette c2 sim mas talvez o detalhe mais interessante sejam as lanternas traseiras que consistem em luzes atras de pequenas fendas horizontais em uma interpretaçao mais extrema da ideia apresentada no firebird 1969 o toque final italiano foram as rodas raiadas borrani mesma fornecedora de uma serie de fabricantes da peninsula em forma de bota por dentro o painel foi levemente reestilizado para acomodar instrumentaçao legitima ferrari importada da italia com acabamento em madeira e couro bege o volante original foi mantido porem com um novo botao de buzina decorado por um emblema personalizado os instrumentos tinham sua razao de ser mitchell deu um jeito de colocar um v12 ferrari de tres litros debaixo do capo deu um jeito nao por questoes tecnicas ter acesso irrestrito ao departamento de prototipos da gm ajudava bastante mas sim por logistica como uma fabricante americana teria acesso a um legitimo coraçao italiano os detalhes se perderam no tempo mas pelo que se sabe o v12 foi cedido pela propria ferrari com a permissao pessoal de enzo agora que ja se passaram mais de 50 anos a questao pode parecer trivial mas voce consegue imaginar a gm de hoje fazendo um conceito e procurando a ferrari para pegar emprestado um v12 da 812 superfast e a ferrari falando tudo bem podem pegar pois e inusitada foi a escolha inicial da transmissao a caixa automatica de tres marchas original do firebird que foi adaptada com sucesso mas nao conseguia lidar muito bem com aquele motor totalmente diferente com comando duplo nos cabeçotes e capacidade para girar acima de 9 000 rpm que exigia altas rotaçoes para entregar seu potencial depois de passar alguns perrengues para encontrar a soluçao mitchell cedeu e deu seu jeitinho de descolar tambem um cambio manual de cinco marchas de maranello so nao tinha a grelha na alavanca que recebeu uma coifa de couro na mesma tonalidade do restante do interior o diferencial com relaçao final 4 10 1 porem garantia uma entrega de torque parecida com a de um muscle car embora o ronco nao correspondesse a expectativa [gallery type= grid link= file size= large ids= 287928 287929 287930 ] depois de pronto o carro foi batizado pontiac pegasus uma alusao ao cavallino da ferrari e as asas do firebird com direito a emblemas personalizados a carroceria em vermelho metalico ganhou pin stripes no capo e nas laterais em um aceno a cultura hot rodder porque no frigir dos ovos o que era o pontiac pegasus que nao um hot rod feito com suporte de fabrica e muita criatividade [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 287944 287935 ] o carro foi apresentado como conceito mas convenhamos era um projeto pessoal de bill mitchell mais do que qualquer outra coisa e foi usado como tal por seu dono que se aposentou alguns anos depois em 1977 e fez questao de levar consigo o pegasus com seus 65 anos ele ja nao era nenhum garoto mas garantiu que o firebird tivesse seu tempo em pista garantido participando de track days e outros eventos pelos circuitos dos eua em 1980 depois de um acidente em road america o pegasus teve a dianteira reconstruida e perdeu a divisoria na grade ficando com a cara que tem hoje ha muitos boatos a respeito desse carro dizem por exemplo que o proprio luigi chinetti dono da north american racing team equipe americana que tinha ligaçao forte com a ferrari na epoca foi quem acertou o motor para render cerca de 350 cv mas nao da para confirmar essas coisas pois todos os que se envolveram com o projeto na epoca ja faleceram e afinal de contas o pontiac pegasus nao era um projeto oficial da gm ou seja nao ha registros oficiais mas como o pegasus e um carro tao especial feito por uma figura tao importante na historia da gm hoje ele esta no museu gm heritage center que fica perto de detroit e serve de casa para a coleçao oficial da general motors um destino infinitamente mais digno que o da maioria dos conceitos daquela epoca que eram transformados em sucata sem qualquer cerimonia ainda bem pois seria um pecado
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