ninguem e perfeito nem airton senna nem jeremy clarkson nem colin chapman ou gordon murray na verdade quem atinge o topo em sua carreira sem muitos percalços os realmente talentosos ou mesmo sortudos para quem a vida so sorri sao na maioria das vezes pessoas bem estranhas de pertinho embriagadas que sao pelo sucesso e adulaçao perpetuos [caption id= attachment_340561 align= aligncenter width= 567 ] bob lutz na gm na primeira vez[/caption] nao podia ser diferente quando se fala de robert a bob lutz quando se pensa num executivo da industria poucos tem o cache de lutz entre os entusiastas isso por ser durante toda sua carreira um de nos uma pessoa que realmente gosta de carro e os vive intensamente nao apenas um profissional do ramo seu sucesso o tornou um dos poucos a chegar a posiçoes de liderança em empresas como a gm a ford a bmw e chrysler mas nunca foi o chefe absoluto em nenhuma delas; o que mostra a estima da industria por gente como nos https //flatout com br/o nascimento do dodge viper/ a historia de lutz e tao sensacional mesmo assim que muitos de nos o temos num pedestal as historias de como ele criou o viper inspirado em seu cobra um autokraft mkiv de como reviveu o camaro de como criou o primeiro bmw serie 3 e os ford sierra sao quase contos de fada de criaçao frente a dificuldades tremendas mas lutz nao e infalivel https //flatout com br/ford sierra rs cosworth a lenda inglesa dos anos 1980/ a historia de hoje e um dos fracassos dele o carro ainda e muito interessante e desejavel ate hoje claro mas e um erro mesmo assim e um que ao ser explorado nos ajuda a entender as limitaçoes de maximum bob e assim coloca lo como se deve na esfera da humanidade afinal de contas a graça de ser gente esta justamente no diferente no errado nas falhas e idiossincrasias que fazem da gente muito mais que uma maquina biologica uma historia que começa com nosso heroi semi aposentado no longinquo ano de nosso senhor de dois mil e um bob meets rick em 2001 bob lutz tinha ja 69 anos de idade e estava aposentado depois de sair da cadeira 2 da chrysler nao conseguiu ficar parado totalmente assumiu a liderança de um fabricante de baterias chamado exige entao em problemas ligados a prisao de seus principais executivos num esquema de corrupçao [caption id= attachment_340563 align= aligncenter width= 960 ] lutz e wagoneer[/caption] enquanto isso rick wagoner presidente da general motors passava por um dilema financeiramente a empresa ia bem depois dos imensos cortes e replanejamento dos anos 1980 e 1990 mas mesmo assim faltava algo a gm e este algo eram carros bem aceitos pelo publico focada por anos na parte administrativa e financeira esqueceu se do que fabricava apesar de uma engenharia de primeira linha por falta de liderança com conhecimento na area estava perdida produzindo coisas que literalmente viravam piada como o pontiac aztek [caption id= attachment_340564 align= aligncenter width= 750 ] aztek a cruza de minivan e suv na verdade previu o futuro parece um fiat fastback[/caption] a gm de wagoner acreditava em dados apenas e o aztek parecia um sucesso certo nas tabelas e apresentaçoes da corporaçao ninguem se levantou e disse que o carro era medonho wagoner era inteligente o suficiente para aprender com os erros; ao ver que nao conseguiria ter a intuiçao necessaria para distinguir um sucesso de vendas de um fracasso tentou achar alguem na corporaçao que pudesse fazer isso mas nao achou ninguem eis que bob lutz recebeu um premio do harvard club em um jantar de gala e um dos convidados para apresentar o premio estava wagoneer este faz um discurso divertido como e praxe cheio de piadas sobre a famosa carreira de lutz ao receber o premio lutz rebate continuando no espirito de brincadeira rick me desculpe mas nenhum executivo que esteve envolvido com o aztek me parece ter moral para falar de ninguem a audiencia e claro veio abaixo em gargalhadas [caption id= attachment_340567 align= aligncenter width= 999 ] o sketch que eventualmente se tornaria o solstice[/caption] rick wagoner fechou a cara sentado ao lado de lutz no jantar pergunta serio bob o que voce acredita que seja nosso problema com produtos gostaria de sua opiniao honesta bob responde quanto tempo voce tem o resultado dessa conversa foi mais algumas conversas culminando num convite formal para voltar a gm tinha começado a carreira na opel como o lider de desenvolvimento de produto em 2002 o pessoal carreirista da gm sempre o odiou; falar se ia mal dele por anos depois de sua partida mas e claro que foi ele que incutiu algum respeito pela excelencia de produto na gm sem lutz ela nao existiria mais; e so ver como estava em 2000 [caption id= attachment_340566 align= aligncenter width= 999 ] o carro conceito de 2002[/caption] lutz chegou com a missao clara de wagoneer criar produtos que sejam bem recebidos na imprensa e no publico; carros aspiracionais e nao de frota lutz quase teve um infarto quando viu o que sairia da empresa nos proximos tres anos os carros ja aprovados e em processo impossivel de serem cancelados mas ele cancelou tudo que podia ser cancelado e começou de novo a gm de hoje e a que criou outros problemas mudaram rumo dela; mas hoje sabe fazer carros de novo nao so dinheiro [caption id= attachment_340568 align= aligncenter width= 999 ] o conceito em foto gm repare na placa [/caption] mas em 2002 algo precisava ser feito imediatamente ou a missao de lutz acabaria antes de começar e este isso pensou lutz era um pequeno roadster esportivo barato a imprensa chorava pela falta deles desde sempre e a mazda desde 1989 tinha o miata sozinho no mercado e fazendo um bom fluxo de grana o caminho parecia claro e foi esse que tomou kappa em sua carreira lutz ja tinha tentado fazer este tipo de roadster barato antes da mazda fazer o miata como era um entusiasta entendia claramente que era um nicho interessante e inexplorado desde a auto implosao da industria inglesa durante os anos 1970 mas sua ideia original deu errado entao ele se mordia por nao ter chegado primeiro [caption id= attachment_340570 align= aligncenter width= 999 ] o ghia barchetta[/caption] esta tentativa fora o ghia barchetta de 1983 a ghia sabemos e um carrozzieri italiano que acabou nos braços da ford depois do fiasco do de tomaso pantera e se tornou seu estudio avançado de estilo europeu mostrado em saloes mas com clara intençao de produçao este roadster era baseado no fiesta xr2 de traçao dianteira sim inclusive com o quatro em linha cvh de 1 6 litros e 82 cv mantinha o entre eixos do fiesta mas era menor quase sem balanços tinha lindas rodas leves aro 13 e uma ideia de ser leve e divertido apenas apesar de muito tentar porem nao foi possivel viabilizar produçao [caption id= attachment_340571 align= aligncenter width= 999 ] mercury capri 1991 mazda roadster mas do jeito errado[/caption] mas e ai que as loucuras bizantinas dessas organizaçoes entram em açao; a ford asia resolve que quer continuar o projeto com sua parceira a mazda esta estava fazendo o miata mas ajudou de qualquer forma o carro acabou maior e mais pesado usando plataforma do mazda 323 de traçao dianteira foi para os eua como o mercury capri para concorrer com o miata falhou claro e hoje e um capitulo esquecido da historia [caption id= attachment_340573 align= aligncenter width= 999 ] o pontiac solstice[/caption] na gm em 2002 lutz resolveu que nao ia errar o carro teria um design matador e seria motor dianteiro e traçao traseira promoveu primeiro um concurso no estilo para determinar o design; ao mesmo tempo desafiou um grupo de engenharia para encontrar soluçoes para este carro sem gastar muito investimento quanto mais peças comuns a outros carros da gm melhor o vencedor do concurso de estilo foi a proposta de franz von holzhausen um designer que apesar do nome e americano do connecticut holzhausen depois iria para a mazda e a partir de 2008 se tornaria o chefe de design da tesla [caption id= attachment_340560 align= aligncenter width= 999 ] franz von holzhausen e seu chefe atual tio elon[/caption] o carro foi mostrado ja em 2002 no salao de detroit e um prototipo funcional ainda por cima; a resposta foi tao boa que wagoneer resolve aprovar esta soluçao rapida de melhoria de imagem imediata de lutz nascia a plataforma kappa e seu primeiro produto era chamado pontiac solstice solstice e sky o carro conceito foi montado a partir de componentes diversos usando partes modificadas de diversas plataformas gm como as delta e epsilon o fato e que nao havia uma base pronta na gm para um roadster pequeno de dois lugares a nova plataforma necessaria a kappa e o pontiac solstice teriam que aparecer com pouco investimento; o que significa muita criatividade criada apara acomodar somente o quatro em linha ecotec o carro teria um chassi com longarinas hidroformadas uma estrutura basica muito parecida com a do corvette as suspensoes eram totalmente novas e perfeitas geometricamente a gm as chamou de sla short and long arm o duplo a sobreposto com comprimentos diferentes a traçao era traseira e o motor dianteiro como o miata os estampos da carroceria do solstice tambem eram hidroformados uma primeira vez de novo para economizar investimento o irmao gemeo de plataforma do solstice seria o saturn sky tambem um desenho de franz von holzhausen do sky deriva diretamente a versao opel gt para a europa; nao existiu versao vauxhall [gallery ids= 340586 340587 340588 ] o resto do carro tambem foi criado usando muito pensamento lateral o motor um ecotec de 2 4 litros era usado ja em uma infinidade de carros da gm eixo traseiro e seu diferencial vieram do cadillac cts cambio manual de cinco marchas da picape chevrolet colorado cambio automatico de cinco marchas opcional do cadillac cts tambem os modulos de aquecimento ventilaçao e ar condicionado direto do hummer h3 a coluna de direçao e os airbags vieram direto do chevrolet cobalt e assim por diante ainda assim com um desenho de interior e exterior completamente novo novas suspensoes e freios o carro nao parecia de forma alguma algo feito num ferro velho dedicado a gm era um carro solido integrado e muito bonito tanto com a roupa sky quanto solstice o motor era sempre o ecotec de 2 4 litros dohc 16 valvulas com injeçao multiponto que dava bem saudaveis 179 cv a 5800 rpm e 24 mkgf a 4800 rpm com cinco marchas freios a disco nas quatro rodas e quatro enormes goodyear eagle 245/45 vr18 em cada canto parecia uma formula perfeita de prazer ao volante media 3993 mm em um entre eixos de 2416 mm entao nao era grande; seu peso era distribuido 52 4% na dianteira e 47 6% na traseira; para um total de 1305 kg mas se voce quisesse mais desempenho logo aparecia a versao turbo os solstice gxp e sky red line o motor era um moderno quatro em linha de dois litros e injeçao direta com turbo intercooler e nada menos que 260 cv e 36 mkgf com este motor o carro era uma fera fazia o 0 100 km/h em 5 5 segundos e chegava a 230 km/h existiu tambem uma rara versao cupe do solstice de 2009 a 2010 quando a produçao se encerrou dos kappa tinha as mesmas opçoes de motor do conversivel e apenas 1266 foram construidos o que deu errado o carro apesar de claramente sensacional e criado para entusiastas nunca teve vendas boas nem apos a euforia inicial fez grande furor na imprensa e opiniao publica da gm existem varios motivos para isso mas o principal deles e facil de notar se chama miata lutz e um grande executivo mas ainda e um executivo e nao um engenheiro como colin chapman e gordon murray estava nesta epoca fixado em design moderno que achava a chave para o sucesso e na mesma toada fez todo carro da gm ter rodas grandes que ocupavam toda a caixa de roda sem folga paralama pneu isso fez muito bem para o cruze por exemplo; compare o ao cobalt que veio antes e veja o progresso mas aqui ajudou num erro fundamental sim o solstice tinha muito pneu para pouco carro um visual legal de hot wheels mas que o fazia um pouco menos especial que um miata a medida nao nega o miata que na epoca estava na sua terceira geraçao nc era quase do mesmo tamanho do carro da gm aos quatro metros de comprimento e 2330 mm de entre eixos e usava pneus 205/50 r16 compare isso aos 245/45 vr18 do solstice/sky e o problema fica claro [caption id= attachment_340592 align= aligncenter width= 999 ] o coupe; na verdade targa [/caption] tambem era bem mais pesado talvez por causa justamente de tanto pneu o miata era coisa de 200 kg mais leve uma montanha intransponivel de peso seu motor de 2 litros aspirado tambem era mais girador e alegre com 172 cv a 6700 rpm o cambio feito so para ele e lendario nas suas trocas precisas e leves o do solstice e otimo mas nao nega ter originado em uma caminhonete o resultado de tudo isso criado so para ele com cuidado extremo e que o miata era mais agil e rapido em qualquer situaçao nao no sentido de força mas de um carro mais coeso focado em experiencia ao volante o comportamento do solstice tambem era eminentemente um seguro subesterço; era controlavel e divertido nao se engane mas nao era tao legal quanto a frente plantada no miata o miata era um pequeno puro sangue; criado para ser um grande carro ao volante e mais nada o solstice se nao existisse o miata seria algo absolutamente incrivel mas era um escravo da aparencia e um carro feito as pressas no frigir dos ovos nao entendam mal e sensacional mas empalidecia frente ao mazda e o turbo era realmente mais veloz mas tambem mais pesado aos 1340 kg; mais veloz aqui nao foi algo que chamou a atençao a mazda alguma vez colocou turbo no miata entao [caption id= attachment_340562 align= aligncenter width= 999 ] no solstice se todos nos errassemos assim o mundo seria melhor[/caption] um fracasso sim mas apenas um dos primeiros passos de lutz na gm ninguem passa a vida inteira sem nenhum erro e vamos combinar precisamos de mais erros como esses maravilhosos kappa mais disso por favor
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