todo mundo deve lembrar de quando soubemos que a lotus estava trabalhando num novo motor chevrolet 4 1 ohv para o omega brasileiro ta tudo bem todo mundo de uma certa idade lembra o fato e que parecia algo sensacional a caminho o lotus omega afinal de contas era contemporaneo; um monstro dohc de 3 6 litros e 24 valvulas e dois turbocompressores que dava 377 cv o cambio era compartilhado com o corvette zr1 outro produto da lotus um motor v8 dohc de aluminio com algo em torno de 400 cv mas nao recebemos o mesmo motor de antes com injeçao mas girando ainda menos que um opala a potencia maxima era a estratosfericas 3800 rpm alta rotaçao so se fosse diesel essa foi uma grande oportunidade perdida nesta epoca tanto a lotus como a cosworth estavam fazendo cabeçotes dohc/4 valvulas por cilindro para todo mundo a cosworth por exemplo chegou a fazer um motor ate para a mercedes benz entao orgulhosa do seu nome a ate ali nunca tendo usado coisa de fora a cosworth fez por exemplo o ford sierra cosworth; o opel manta 400 com um cih dohc; o hoje famoso opel c20xe dos kadett e astra gti alem do vectra gsi e o calibra fez depois ate um v6 dohc para o ford granada ingles se as mao de vaca ford e gm contrataram a empresa a gmb podia ter feito isso tambem e a empresa em alguns casos nao so fazia projeto fabricava cabeçotes tambem [caption id= attachment_363587 align= aligncenter width= 999 ] o motor do opel manta 400 cosworth[/caption] mas a historia mais maluca desses cabeçotes cosworth e talvez essa de hoje; a vez que a cosworth projetou e fabricou um cabeçote completo dohc/16v de alto desempenho para um quatro cilindros ohv da pontiac o cabeçote nao era para motor novo; era preparaçao vendido em concessionarias para ser montado teoricamente em qualquer motor seu objetivo era competiçao claro mas ainda assim podia ser montado em qualquer iron duke o que e um iron duke e por ai que começamos o duque de ferro nao o motor da pontiac chamado de iron duke o duque de ferro um ohv de 2 5 litros nao e o mesmo motor que o nosso ohv de 2 5 litros chevrolet do opala o nosso e derivado do seis em linha e lançado junto com ele em 1962 no chevy ii americano que depois veio ao brasil no opala em 1968 o motor chevrolet era nos eua um 153 pol³ 2 507 cm³ 98 4 x 82 6 mm teve pouco sucesso por la mas aqui e o que fez o opala realmente popular em 1973 vira um 151 pol³ 2 471 cm³ 101 6 x 76 2 mm para ficar mais suave e dura ate o fim da vida do opala a crise do petroleo de 1973 motivou a pontiac a voltar a fazer um motor nesta faixa de deslocamento; e um motor novo em 1978 sem relaçao direta com o nosso a nao ser talvez inspiraçao sim inspiraçao diz o paper de apresentaçao do motor na sae em 1977 [caption id= attachment_363607 align= aligncenter width= 697 ] o iron duke[/caption] como parte da decisao de construir o novo motor l 4 foi feita uma revisao dos projetos recentes de motores da general motors esta analise revelou que um motor l 4 de 2 5 litros estava sendo produzido pela general motors do brasil este motor em particular começou como uma versao do chevrolet ii 153 do inicio de 1961 a general motors do brasil reduziu o curso de 3 25 para 3 00 e aumentou o comprimento da biela de 5 70 para 6 00 para reduzir as forças de vibraçao verticais inerentes a um l 4 sem eixos contra rotativos ao mesmo tempo aumentaram o diametro dos cilindros de 3 88 para 4 00 para manter o deslocamento a analise da pontiac indicou que este motor reduziu significativamente a vibraçao vertical secundaria em comparaçao com o motor 153 ou o motor de aluminio de 2 3 litros do chevrolet vega atual veja bem o motor 151 do opala nao e exatamente um motor liso; apenas o e relativamente se mantido a baixas rotaçoes mas ta valendo; provavelmente os padroes de comparaçao e que eram deficientes mas o fato e que como faziamos melhor que os americanos fomos copiados o motor da pontiac era portanto todo novo mas seguindo em espirito o motor do opala do motor 151 brasileiro ele so emprestou algumas medidas como o espaçamento entre os cilindros tamanho de bielas e ate o diametro e curso e cilindrada total simplicidade era uma caracteristica desejada tambem pelos norte americanos pois alem de economico o motor tambem deveria ser robusto e facil de consertar e barato de se produzir por isso o quatro cilindros da pontiac tambem era todo feito de ferro fundido razao pela qual alias ele foi batizado como iron duke [caption id= attachment_363593 align= aligncenter width= 999 ] pontiac fiero 2 5 litros ohv 92 cv mas nao e motor de opala[/caption] por essas semelhanças muita gente ainda acha que e o mesmo motor mas nao e; pode ser considerado uma evoluçao dele o quatro cilindros da pontiac foi utilizado inicialmente apenas em carros de entrada da marca como o sunbird e o astre a partir de 1978 porem outras empresas do grupo gm o pegaram emprestado como a chevrolet a buick e a oldsmobile e ate mesmo algumas fabricantes que nao faziam parte da general motors como a amc e a jeep usaram o iron duke comprado da gm em 1980 o motor ganha um cabeçote cross flow tambem melhorando muito sua eficiencia em 1982 uma nova versao do motor iron duke foi criada a chamada tech iv que tinha taxa de compressao mais alta camaras de combustao redesenhadas um novo virabrequim e outras modificaçoes este motor foi utilizado entre outros modelos como o pontiac firebird e chevrolet camaro basico de terceira geraçao e especialmente tambem no pontiac fiero de motor central traseiro o duque de ferro vai a guerra no meio dos anos 1980 a pontiac resolve empreender um esforço de competiçao para promover a marca; espacialmente seu novo esportivo economico o fiero para isso olhando as varias categorias que podia participar percebeu que se desenvolvesse kits de preparaçao para o techiv poderia faze lo ser adotado numa miriade de categorias assim foi feito o programa recebeu um nome que relembrava seus primeiros hot rod v8 dos anos 1950 super duty um cabeçote ainda ohv mas especial com valvulas maiores e potencial extremo de preparaçao foi criado o super duty head disse a revista hot rod em 1986 a pontiac desenvolveu o iron duke/tech iv a um ponto em que agora e classificado como um dos motores de 4 cilindros mais potentes e bem sucedidos produzidos na america os motores super duty como sao propriamente chamados tornaram se conhecidos em tudo desde o campeonato imsa gtp ate corridas de lanchas onde um motor super duty fiero alimenta o atual campeao nacional da american powerboat association em pouco mais de tres anos desde o inicio do programa o departamento tecnico da pontiac motorsports sob a direçao do gerente john callies levou o motor super duty ao centro das atençoes em todas as series de corrida imaginaveis nenhuma peça do motor foi deixada de lado em sua busca para tornar o super duty pontiac o principal motor de desempenho de 4 cilindros e o invejavel historico de sucesso da pontiac nos ultimos anos fala bem de seus esforços para isso tudo era trocado na verdade; o motor original nao aguentava uso repetido acima de 5000 rpm mas com virabrequim pistoes e bielas diferentes comandos especiais cabeçote super duty injeçao de competiçao e escapes especiais tudo possivel de ser comprado na pontiac e com ajuda da engenharia da marca o motorzinho virou um campeao em tudo motores de 2 7 3 e 3 3 litros eram possiveis usando peças do catalogo super duty [caption id= attachment_363598 align= aligncenter width= 999 ] super duty de rua 2 7 litros e 180 cv [/caption] em junho de 1985 a car and driver testou um carro conceito fiero com um super duty de 2 7 litros 101 6 x 82 6 mm com injeçao rochester que dava 180 cv a 6000 rpm o carro era uma dica para pessoas vasculharem catalogos de peças da pontiac e fazer o seu proprio pontiac bravo fez 0 96 km/h em 6 3 segundos e chegou a 210 km/h o carro de serie com o 2 5 de 92 cv fazia 11 9 segundos e 179 km/h repsctivamente um carro de corrida imsa foi testado tambem com um 2 7 litros mais bravo de 275 cv a 7500 rpm e fez o 0 96 km/h em 4 segundos cravados com velocidade maxima de 260 km/h o motor de opala dohc como nao ha nada mais velho que o carro de corrida do ano passado o desenvolvimento do motor nao parou as unidades de pista do super duty produziam em 1985 1986 cerca de 330 cv com ate 350 cv disponiveis em um motor novo que foi meticulosamente montado os motores de corrida de arrancada nao precisam atender aos requisitos de resistencia de longa distancia portanto davam mais de 370 cavalos de potencia com combinaçoes de motores mais radicais o proximo passo um cabeçote ainda mais foderastico em 1987 a pontiac mostrou o que seria o mais radical kit de fabrica par o super duty o kit de conversao de cabeçote super duty 3 0l 16 valvulas um cabeçote totalmente novo projetado para fornecer 370 cavalos de potencia confiaveis sem a necessidade de construir uma combinaçao radical de motor foi projetado e produzido pela cosworth inglesa e vendido nas concessionarias da marca focado em competiçao o cabeçote vinha totalmente usinado mas os totalmente desmontado incluia uma nova carcaça e tampa do acionamento do comando por corrente novos pistoes com alivio de quatro valvulas nos angulos apropriados injeçao de corrida com oito injetores novos parafusos de cabeçote junta de cabeçote e todo o hardware diverso necessario para concluir a conversao todos os componentes do kit foram projetados para maxima durabilidade em um ambiente de resistencia de alta rotaçao as valvulas eram surpreendentemente grandes para um cabeçote deste tipo com valvulas de admissao de 41 mm e valvulas de escape de 36 mm de diametro este arranjo oferece um aumento de 22 por cento na area da valvula de admissao e um aumento de 35 por cento na area da valvula de escape em relaçao a um cabeçote super duty normal e era completo fornecendo ate tampas para as galerias de oleo do comando e varetas do motor ohv o conjunto podia ser solicitado pelo numero de peça kk0555 [gallery ids= 363609 363608 363603 ] a pontiac fez mais um carro para mostrar o motor claro um carro chamado fiero pro street o nome vinha de um tipo de hot rod popular entao um carro que emulava a categoria de arrancada pro stock mas para uso de rua o carro amarelo e preto tinha uma versao de rua do motor dohc com 3 litros 101 6 x 92mm e 275 cv a 7000 rpm com cambio de cinco marchas manual fazia 0 96 km/h em 5 3 segundos e chegava a 250 km/h claro que nos deixa imaginando opalas com algo assim mas em competiçao o motor dohc se mostrou pouco confiavel a maioria das equipes revertendo para o antigo e provado ohv super duty em pouco tempo definitivamente pouquissimos foram feitos e e algo para la de raro hoje nas ruas quase ninguem comprou era carissimo e conversoes mais baratas para v6 ou v8 eram facilmente realizadas mas da alimento para cabeça nao
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