nesta semana a ferrari apresentou sua novissima f8 tributo seu mais novo supercarro de motor central traseiro que ganhou este nome como uma homenagem as suas antecessoras com a mesma configuraçao mecanica o tributo do novo modelo nao se limitou ao nome os designers do centro stile ferrari buscaram referencias esteticas nestes modelos homenageados as lanternas traseiras circulares duplas por exemplo surgiram na 308 gtb e foram usadas ate 2009 na f430 as tres janelas de ventilaçao na cobertura do motor sao um aceno aos 11 respiros da f40 e a dianteira com a borda do capo mais pronunciada que a base dos spoilers tambem sao uma remissao a modelos como a 328 gtb e 288 gto [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 219859 219860 ] mas ha um outro elemento que durou de 1975 ate 1999 em todas as ferrari de motor v8 central traseiro mas que nao poderia ser usado na f8 tributo nem mesmo se os designers quisessem os farois escamoteaveis presentes nao apenas nas ferrari classicas os farois escamoteaveis estavam em praticamente todos os esportivos do passado o corvette por exemplo teve seus farois cobertos por 41 anos de 1963 ate 2004 os lamborghini islero jalpa jarama silhouette countach e diablo tambem tinham os seus assim como os porsche 924 944 914 e ate mesmo o 911 em sua configuraçao flatnose e estes sao apenas alguns dos mais famosos com estes farois que se tornaram um simbolo da esportividade do seculo 20 na verdade eles foram tao populares que foram usados em mais de 100 modelos diferentes desde sua criaçao ate sua extinçao sim eles foram extintos e isso nao aconteceu por uma questao de tendencias de estilo e estetica mas por que em 1998 o forum mundial para harmonizaçao da regulamentaçao sobre veiculos da onu decidiu unificar a regulamentaçao de segurança dos automoveis e restringiu protuberancias na dianteira do carro como forma de proteçao de pedestres com isso a produçao de farois escamoteaveis que se adequassem a legislaçao se tornou inviavel e eles aos poucos foram substituidos por farois fixos os dois ultimos carros com esse tipo de farol foram o lotus esprit e o corvette c5 ambos descontinuados em 2004 o começo curiosamente os farois escamoteaveis foram uma ideia que aconteceu ao mesmo tempo em dois lugares diferentes foi em 1936 quando tanto a pininfarina quanto a cord decidiram esconder os farois de seus carros sob a carroceria naquele ano a pininfarina entregou a alfa romeo sua carroceria berlinetta para o 8c 2900a e a cord colocou no mercado o 810 [gallery type= grid link= file size= medium columns= 2 ids= 219849 219850 ] mais curioso ainda e o fato de ambos terem o mesmo tipo de acionamento o corpo do farol se levanta ao ser acionado e terem sido desenvolvidos como soluçao para o mesmo problema melhorar a penetraçao aerodinamica — embora o alfa romeo fosse melhor nisso com sua dianteira mais baixa e com menor area frontal [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 219852 219853 ] apesar da inspiraçao futurista para a epoca somente a desoto usou o recurso em seu modelo 1942 depois disso eles cairam no esquecimento — provavelmente por sua complexidade de produçao e por ser um recurso mais estetico do que funcional em carros de aerodinamica primitiva um icone da esportividade o renascimento dos farois escamoteaveis aconteceu na metade dos anos 1960 tanto na europa quanto nos eua onde o uso de farois aerodinamicos nao era permitido pela legislaçao em 1962 veio o lotus elan no ano seguinte o corvette c2 em 1966 mais tres esportivos italianos o maserati ghibli o lamborghini miura e a ferrari 365 california spyder no ano seguinte mais tres o toyota 2000gt o matra 530 e o lotus elan depois vieram lamborghini islero lombardi grand prix e o opel gt em 1968 o iso lele o porsche 914 e o maserati indy em 1969 a partir dos anos 1970 uma media de cinco modelos com esse tipo de farol eram lançados todos os anos todas as ferrari lançadas entre 1970 e 1994 todos os lotus lançados ate 1995 todos os lamborghini ate 1997 o corvette todos os porsche nao 911 ate 1995 dezenas de esportivos japoneses como o mitsubishi eclipse e 3000gt os toyota supra celica mr2 tercel e sprinter trueno honda prelude e accord volvo 480 e claro o honda nsx que os manteve ate 2000 a principal razao para esse boom dos farois escamoteaveis foi a mesma que motivou sua criaçao melhorar a penetraçao aerodinamica o que exige uma dianteira baixa e uma area frontal reduzida como os farois tem uma altura minima do solo exigida pela regulamentaçao da maioria dos paises o jeito era instalar os farois escamoteaveis como eles seriam usados a noite quando as velocidades sao naturalmente menores nao faria muita diferença aerodinamica usa los abertos o fim a medida em que a tecnologia de iluminaçao automobilistica evoluiu os designers passaram a incorporar farois fixos como soluçao tecnica e estetica depois veio a legislaçao voltada a segurança dos pedestres que sepultou de vez os farois escamoteaveis hoje com os farois projetores as luzes de led e ate mesmo as matrizes laser e possivel instalar farois compactos e modelados conforme as linhas aerodinamicas da carroceria — como na ferrari f8 tributo ou o novo stratos
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