recentemente diversas fabricantes de automoveis decidiram abrir as portas para as cameras e deixar que filmassem seus acervos secretos de conceitos prototipos e carros de competiçao que raramente quando muito veem asfalto livre ou a luz do dia nao foi diferente com a toyota que mantem nos suburbios de koln na alemanha um galpao secreto onde estao alguns de seus maiores tesouros sobre rodas o endereço nao e revelado apenas o pessoal autorizado conhece o local entre este pessoal esta john day que ja trabalha com a toyota ha decadas e e o cara responsavel por manter todos os carros do museu secreto limpos impecaveis e em alguns casos em perfeitas condiçoes de acelerar [youtube id= gfjivmapqpc width= 620 height= 350 ] day trabalha na tmg ou toyota motorsports gmbh ele contou ao pessoal do canal xcar que as raizes da tmg estao em uma equipe chamada andersson motor sports fundada por ove andersson piloto de rali sueco que fez historia ao conquistar os primeiros resultados expressivos da toyota no mundial de rali ao volante de um toyota celica ainda em 1973 nao demorou para que a andersson motor sports se transformasse na toyota team europe a equipe de fabrica responsavel pelos esforços da fabricante japonesa no wrc uma das razoes para sediar a equipe na suecia decisao do proprio andersson foi o fato de que os carros sempre sofriam danos durante o transporte do japao ao velho continente para as competiçoes depois de se transformar em toyota team europe a equipe se mudou da suecia para a belgica e continuou preparando o celica e o corolla para competiçoes especialmente os ralis na verdade todos os carros que a toyota colocou para competir no wrc incluindo o celica turbo 4wd e o corolla wrc vencedores dos titulos de pilotos em 1993 e 1994 celica e 1999 corolla foram totalmente concebidos desenvolvidos e produzidos pela toyota team europe que se tornou toyota motorsports gmbh em 1993 14 anos depois de transferir sua sede de bruxelas na belgica para koln na alemanha entre as maquinas mais emblematicas que a tmg criou enquanto se focou nos ralis esta tambem o prototipo perdido da toyota para o grupo b estao o celica tct twincam turbo lançado em 1982 para a categoria mais insana da historia do mundial de rali e o 222d prototipo que foi desenvolvido para correr no grupo s a categoria que iria substituir o grupo b mas foi cancelada por ser perigosa demais ja falamos do grupo s aqui [youtube id= uhjo1idhqj0 width= 620 height= 350 ] o primeiro e um celica de terceira geraçao equipado com um quatro cilindros com comando duplo no cabeçote duas velas de igniçao por cilindro turbocompressor e 320 cv na versao de competiçao o carro nunca conquistou um titulo mas era extremamente rapido e com pilotos como bjorn waldegaarde e juha kankkunen no comando conquistou seis vitorias nos quatro anos em que competiu 1983 1986 o 222d seria o sucessor do celica tct se nao fossem as tragedias de 1986 que ja comentamos algumas vezes na nossa serie sobre as lendas do wrc o carro tinha como base o esportivo de motor central traseiro mr2 porem retrabalhado para ficar mais curto agil e leve e recebeu um motor de origem nobre [gallery columns= 4 link= file ids= 46025 46024 46022 46021 ] o quatro cilindros turbo de 2 2 litros vinha dos carros que a toyota criou para competir no grupo c de endurance em meados dos anos 80 como o 88c de 1988 com a ajuda de um turbocompressor o motor podia entregar de 350 a 1 000 cv dependendo da calibragem em le mans eram cerca de 600 cv e foram feitos cerca de dez exemplares do 222d para testes [youtube id= wnsvmiu6h9o width= 620 height= 350 ] o problema destes carros e que nao existia tecnologia suficiente na epoca para controla los comenta day o turbo lag era gigantesco de mais de tres segundos e quando a turbina finalmente entrava em açao era de uma vez so nao dava para saber se o carro iria sair de traseira sair de frente ou qualquer outra coisa day diz ser uma das unicas pessoas no planeta que ja dirigiu este carro em publico que e bem divertido mas perigoso e nos acreditamos nele agora falando em le mans a tmg tambem foi responsavel pela volta da toyota as corridas de endurance nos anos 90 se voce joga gran turismo vai gostar de saber que nao um mas dois toyota ts020 estao no museu em koln se voce nao sabe do que estamos falando entao deve conhecer o carro como gt one [gallery columns= 4 link= file ids= 46029 46028 46027 46026 ] sim o prototipo que a toyota fez para a categoria gt1 para competir contra caras como o porsche 911 gt1 e o mercedes benz clk gtr mas depois que as regras mudaram foi levado para correr em le mans apenas dois carros de rua foram feitos para homologaçao um deles esta em um museu no japao e o outro nesta garagem secreta que tambem abriga um dos carros de competiçao teoricamente nos podemos fazer tudo aqui conta day podemos projetar desenvolver construir e produzir qualquer carro e coloca lo nas ruas ou nas pistas nao importa o que seja motor plataforma nao importa o que voce queira nos conseguimos fazer esta convicçao nao e infundada e uma prova disso e que entre os cerca de 25 carros que estao guardados ali estao alguns conceitos unicos feitos nas horas vagas um deles e um pequeno toyota iq o city car que a toyota lançou em 2008 e tambem foi vendido como aston martin cygnet por alguma razao com um compressor mecanico em seu motor 1 0 de tres cilindros que agora entrega 142 cv e e capaz de superar os 200 km/h [youtube id= yhbweqfirq4 width= 620 height= 350 ] o outro e algo chamado ts 650 trata se de um lexus is que recebeu um tratamento especial para de acordo com day ser capaz de encarar qualquer mercedes benz amg para isto o v8 de cinco litros recebeu dois turbocompressores e teve sua potencia elevada de 417 para 650 cv dai seu nome alias de acordo com o curador o motor certamente poderia entregar 750 cv tranquilamente nos poderiamos facilmente ser a amg da toyota sem problema nenhum ele arremata a gente nao duvida
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