ate tres ou quatro meses atras era impossivel imaginar que o recorde de stefan bellof em nurburgring nordschleife seria batido algum dia nao porque nao ha carros capazes de fazer isso mas porque os carros capazes de fazer isto nao disputam corridas somente no traçado norte de nurburgring e por que voce nao pode entrar nas touristenfahrten com pneus slick [gt40 content search= porsche widget= 1 title= conheÇa os porsche do gt40 ] alem disso bellof estava a bordo de um prototipo do grupo c conhecido pela força de seu flat 6 turbo e por sua capacidade de gerar downforce em uma sessao de classificaçao com um motor de classificaçao com acerto de classificaçao e ele ainda era um dos pilotos mais talentosos de sua geraçao — seu colega de cockpit nos 1000 km de nurburgring daquele ano jochen mass foi 5 segundos mais lento com o mesmo carro mas entao veio a porsche e criou um desvio na linha do espaço tempo ela decidiu transformar seu 919 da classe lmp1 em um prototipo sem limites e de repente havia um carro capaz de superar o recorde de stefan bellof parece ate que foi para mostrar o que o mundo esta perdendo com tantas restriçoes tecnicas primeiro eles levaram o carro a spa onde bellof quebrou seu primeiro recorde de 1983 e quebraram o recorde da pista novamente superando ate mesmo o tempo de lewis hamilton com seu mercedes amg de formula 1 imediatamente surgiu a duvida a porsche vai levar este 919 evo para nurburgring em uma tentativa de quebrar seu proprio recorde depois de 35 anos ela levou sem limites e com a pista inteira para si a quebra do recorde era certa nao era mais uma questao de se mas por quanto o recorde seria quebrado vimos uma serie de teorias sobre o tempo de volta apostamos ate mesmo em um tempo sub 5 e na manha do penultimo dia de junho de 2018 a porsche acordou o mundo com a noticia de que a marca de 35 anos estava derrubada nurburgring tem um novo rei timo bernhard fez seu porsche 919 evo cruzar a linha de chegada em pouco mais de 5 minutos e 19 segundos com isso a porsche passa a deter o recorde absoluto o recorde em competiçoes e o recorde entre os carros produzidos em serie [youtube id= 3wrnhptvycq width= 620 height= 350 ] mas quao diferente e este porsche 919 evo do porsche 919 regular que disputou o wec que tipo de modificaçoes a porsche fez no carro para que ele conseguisse este tempo absurdo no circuito originalmente o 919 usa um powertrain hibrido composto por um v4 turbo de dois litros com injeçao direta de combustivel que produz 500 cv enviados para as rodas traseiras e um sistema de recuperaçao de energia seu motor eletrico que entrega cerca de 400 cv para as rodas dianteiras mas para garantir o recorde a porsche levou o conjunto a um novo patamar que talvez seja atingido somente depois de 2020 quando o novo regulamento dos hipercarros entrar em vigor como dissemos antes de conhecer o recorde a porsche provavelmente aproveitou que tinha um prototipo lmp1 de milhoes de dolares sem muita utilidade — afinal ela deixou o wec por uma serie de motivos nem todos muito claros — e decidiu transforma lo em uma maquina de propaganda sem um regulamento para tolher o desenvolvimento do prototipo eles poderiam fazer o que quisessem com o caro algo como aumentar a potencia para quase 1 200 cv reduzir ainda mais o peso e modificar a eletronica e a aerodinamica do carro usando tudo o que os regulamentos tecnicos proibiram nos ultimos 30 anos foi exatamente o que eles fizeram powertrain começando pelo motor a porsche diz que todos os componentes do powertrain sao os mesmos do modelo comum a diferença e que o regulamento do mundial de endurance limita o fluxo de combustivel para parear a potencia dos carros os 919 podiam usar no maximo 2 464 litros de combustivel por volta sem essa restriçao a porsche conseguiu extrair um pouco mais de potencia do seu v4 usando apenas um remapeamento do gerenciamento do motor para injetar mais combustivel e20 nos cilindros de 500 cv a potencia pulou para 720 cv — sim um aumento de 220 cv so no motor de combustao isso foi possivel porque o fluxo irrestrito permite o uso de niveis maiores de pressurizaçao do turbo sem mudar mais nada o 919 evo ja chegaria aos 1 120 cv mas a brincadeira de engenheiro nao parou por aqui o sistema eletrico de recuperaçao de energia ers tambem era regido pelo regulamento da classe lmp1 que limitava a quantidade de energia que ele poderia gerar/armazenar/usar a 6 37 megajoule por volta embora fosse capaz de recuperar/usar 8 49 megajoule por volta sem amarras o ers do 919 evo produz 10% mais potencia ou seja aproximadamente 440 cv some os 220 cv de la com os 40 cv daqui e estamos falando de um ganho de 280 cv e praticamente um cayman basico inteiro ajudando a empurrar o 919 evo estamos falando de mais de 1 160 cv alguem mais lembrou do turbopanzer pois aqui esta seu herdeiro direto reduçao de peso depois de resolver o powertrain a porsche voltou sua atençao ao peso do carro prototipos de le mans precisam de air jacks para levantar o carro nos boxes precisam de farois para correr a noite precisam de limpadores de para brisa para encarar a chuva sistema de climatizaçao para nao matar seus pilotos cozidos nem sistemas complexos de comunicaçao e telemetria e so arrancar tudo e guardar no almoxarifado o peso do carro cai de 890 kg para 849 kg ate aqui estamos falando da receita basica de qualquer preparaçao aumentar potencia e diminuir o peso com essa primeira etapa concluida e hora de refinar o negocio todo super porsche pode ser equipado com um sistema ativo de vetorizaçao de torque ptv mas os regulamentos tecnicos nao gostam muito desse tipo de sistema por isso o 919 original nao o usava no 919 evo o sistema funciona com o diferencial e os freios como nos 911 porem em vez de um controle mecanico para o diferencial o sistema usa um comando eletronico aerodinamica um recorde avassalador em nurburgring contudo dependeria muito mais da aerodinamica do carro do que de sua potencia em si aquela impressao de o carro estar sobre trilhos que voce teve quando viu o onboard e resultado de um projeto radical de aerodinamica por essa razao a aerodinamica tambem e um dos setores mais afetados pelos regulamentos com efeito solo limitado e posiçao da asa traseira definida pelo texto tecnico fazendo o projeto ideal sem se preocupar em estar dentro ou fora do regulamento a porsche conseguiu aumentar a downforce em 53% alem de melhorar a penetraçao aerodinamica isso fica evidente quando se compara os carros de perfil sem farois a porsche conseguiu fazer uma dianteira mais baixa e fluida com um difusor mais proximo do chao olhando a lateral do carro tambem ficam evidentes as saias que ajudam a selar o fundo do carro aumentando o efeito solo as saias isolam o fluxo de ar sob o carro da turbulencia externa resultando em uma zona de baixa pressao que literalmente suga o carro para baixo as saias foram banidas do automobilismo em 1983 porque embora produzissem um nivel insano de downforce se elas por algum motivo falhassem por quebra ou dobramento resultantes do contato com o chao o efeito seria drasticamente reduzido causando a perda de aderencia aerodinamica e a consequente perda de controle do carro para contornar este problema a porsche instalou um sistema de suspensao ativa que varia a altura do carro o que o ajudou a manter a eficiencia do efeito solo sobre o asfalto irregular de nurburgring chegando a traseira do carro temos a asa que ficou mais alta e 40 cm recuada para reposicionar o centro de pressao aerodinamica do carro e com um angulo de ataque muito maior se comparado com o da asa do 919 regular o difusor do 919 evo tambem e maior e ladeado por saias para isolar da turbulencia externa o fluxo de ar que passa por ele quem tambem ajuda a isolar o fundo do carro foram cobertas pelo lado de dentro por tras dos discos de freio
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