viver uma vida simples constituindo familia e casa com muito trabalho duro e diversao so esporadica acabando numa tranquila aposentadoria quando o anoitecer se aproxima o caminho do meio sem desejos de grandeza exacerbados ou falta de ambiçao paralisante [caption id= attachment_357746 align= aligncenter width= 999 ] o transporte pessoal em 1999[/caption] este costumava ser o caminho mais desejado por todos a forma mais comum e normal de se viver a vida; no processo ajudava a sociedade como um todo a andar adiante com a tranquilidade e a imutabilidade que ajudam qualquer instituiçao a prosperar hoje nao parece ser mais o desejo de ninguem este caminho do meio um humorista americano notou que quando era jovem as estradas e ruas de sua california natal eram povoadas de accords e camrys carros normais e invisiveis ferramentas para este povo que seguia o caminho seguro do meio hoje parece que so existem teslas e picapes enormes aquelas fullsize com v8 e 4x4 esta divisao e nao somente nos carros mas na visao politica do mundo e tudo mais ninguem acha que o cinza e cor que se preze; so branco ou preto vale [caption id= attachment_357745 align= aligncenter width= 999 ] transporte pessoal hoje[/caption] lembrei disso hoje conversando com amigos sobre o novo lançamento da ford uma picape ranger chamada de ms rt que e como toda picape ranger a nao ser por um detalhes suas rodas pneus e suspensao sao focados no uso em estradas e ruas pavimentadas me lembrei de outra coisa um amigo que pode literalmente ter de tudo na vida me perguntou o que recomendava para uma viagem para a patagonia argentina de carro ele e a esposa a viagem e so em asfalto basicamente embora ele pudesse tranquilamente usar um de seus porsche para isso nao pera porsche sozinho nao diz mais nada pode significar suv tambem deixa refrasear embora ele pudesse tranquilamente usar um de seus 911 para isso ele descartava a possibilidade meu amigo queria algo que nao chame a atençao e pareça de gente muito rica; prudente ao atravessar uma america latina empobrecida e violenta importante este quesito pois coloca de fora range rovers tambem e as imitaçoes da audi mercedes bmw uma picape grande como a ram a f 150 ou a silverado tambem ficam de fora por isso e pelo tamanho exagerado desnecessario e que atrapalha em cidades e vilarejos apertados [caption id= attachment_357747 align= aligncenter width= 999 ] ranger raptor sensacional mas focada em uma coisa so[/caption] pena pois a picape resolveria outra coisa para ele quer espaço para malas e eventuais compras que possa fazer no caminho; nunca se sabe o que se pode querer levar para casa consigo quando dinheiro nao e la um grande impedimento pensei na hora uma ranger raptor com 400 cv de seu v6 biturbo a gasolina tem desempenho sensacional e capacidade de carga e aparencia de cabine dupla normal tao comum na estrada malas no banco traseiro e compras eventuais na caçamba perfeita ou quase o fato e que sua suspensao e seus pneus apesar de serem bem satisfatorias na estrada considerando a missao nao sao ideais para longas distancias em asfalto os pneus e suspensao de longo curso sao tao ineficientes para este uso que nao consegui recomendar algo assim e falemos serio embora 400 cv sejam sempre melhores que 200 cv nao sao realmente necessarios para isso ne esta picape nova na inglaterra a ranger ms rt com seu v6 turbodiesel de 240 cv sua transmissao automatica de 10 marchas e sua suspensao para asfalto e que seria o ideal e ainda e bonita e confortavel por dentro sem parecer que a rainha da inglaterra chegou [caption id= attachment_357719 align= aligncenter width= 999 ] ford ranger ms rt[/caption] mas nao existe aqui o fato e que muita gente continua a igualar picape com passeio fora da estrada ainda que a vasta maioria delas ande no maximo de vez em quando em estrada de terra que nao e off road ne a maioria delas e carro de luxo alto com caçamba vamos chamar colocar pingos nos i gente e um erro picape existe para levar carga ponto final e um mini caminhao por principio um defender original em versao picape uma f75 antiga ou um jeep gladiator sao primeiro veiculos de carga mesmo que sejam jipes no chassi uma cabine dupla serve para levar gente tambem mas a capacidade de carga da caçamba maior que a da cabine garante que seja chamada de veiculo de carga [caption id= attachment_357749 align= aligncenter width= 999 ] ford t off road claro nao existiam muitas roads [/caption] a picape nasceu como um veiculo de passeio normal convertido para carga afinal de contas ficou realmente popular na decada de 1910 com a picape ford modelo t ora nessa epoca um modelo t tinha que ser meio que um veiculo off road pela falta de pavimento neste mundao afora entao era alta tambem; mas nao era este seu objetivo quando depois da segunda guerra os carros de passeio americanos ficaram mais baixos largos e compridos para uso nas largas vias daquele pais as picapes continuaram altas eram agora derivadas da linha de caminhoes das empresas nao de carros com isso por terem chassi separado e suspensao dianteira por eixo rigido debaixo desse chassi eram altas sendo altas e com eixo rigido nao demoraram a ganhar traçao 4x4 opcional para aumentar sua utilidade mas mesmo assim versoes mais baixas com pneus de asfalto e 4x2 continuaram a existir e a chevrolet ate introduziu suspensao independente dianteira seguida pela ford com seu estranho twin i beam um eixo oscilante duplo de longo comprimento independente mas como eram efetivamente ainda montadas em chassi de caminhao a diferença de comportamento em relaçao a um automovel ficava cada vez maior foi quando a ford americana pegando um capitulo do que era feito desde 1948 na australia com seus utes lançou em 1957 o ford ranchero era uma picape um veiculo de carga mas como era baseado nas peruas da marca em si derivaçoes dos sedas e conversiveis da marca andava muito mais confortavelmente que as picapes derivadas de caminhao imediatamente relegou as picapes grandes ao uso profissional e rural fez tanto sucesso que em 1959 aparecia a chevrolet el camino [caption id= attachment_357750 align= aligncenter width= 999 ] ford ranchero 1957[/caption] as picapes grandes gradativamente ganhavam conforto e comportamento melhor tambem claro mas nunca no nivel de automoveis mas ai chegaram os anos 1970 e com ele a cafe corporate average fuel economy uma legislaçao americana que exigia uma certa media de economia de combustivel para toda a frota vendida por um fabricante efetivamente exigiu que se fizessem carros menores para vender grandes precisava se vender carros economicos para contrabalancear a media as picapes estavam fora da conta porem eram veiculos de carga com isso inicia se a migraçao para picapes grandes do publico americano os carros v8 tinham oferta artificialmente limitada pelo cafe; picapes v8 estavam livres para vender o que quisessem e venderam se tornaram os veiculos mais vendidos do mundo ainda que vendessem em grande quantidade so nos eua entao o maior mercado do mundo com isso o investimento nelas e sua consequente melhoria nunca parou mais [caption id= attachment_357758 align= aligncenter width= 999 ] rabbit pick up a saveiro americana[/caption] foi ai tambem que o genero picape se dividiu geneticamente e explodiu em mais variaçoes interessantes a vw a subaru e depois ate a dodge fizeram seus proprios ranchero picapes derivadas de automoveis mas ai automoveis bem mais modernos de traçao dianteira monobloco e pequenos sao como seriam nossas picapes fiat pampa e saveiro aqui no brasil https //flatout com br/rampage a dodge original de 1982/ mas os japoneses criaram mais um tipo de picape o compact truck este era desenhado muito como uma picape classica chassi separado motor dianteiro traçao traseira ou opcional nas 4 rodas mas eram menores essencialmente com 4 cilindros em linha no inicio podiam ser altas e 4x4 sim mas fizeram imenso sucesso mesmo em suas versoes basicas baixas pneus e rodas aro 13 ou 14 e traçao traseira muito era pelo fato de que eram baratas e economicas com desempenho e capacidade de carga nao muito distantes das enormes e pesadas americanas; por projetos mais cuidadosos com peso e capacidade de carga sim o 4x2 ajudava ate nisso o peso extra do eixo dianteiro trator carda e caixa de transferencia e diminuido direto da capacidade de carga de qualquer picape; ate hoje a versao 4x2 leva mais carga que a 4x4 em qualquer picape e picape e para levar carga ne ser alto e 4x4 nao ajuda nada nisso so atrapalha mais da metade das pessoas que usavam picapes para o trabalho nos eua desta epoca migraram para as menores japonesas e mole acho que voces podem entender onde quero chegar agora que chegamos neste ponto da historia na verdade a picape alta 4x4 apesar de muito util em varias situaçoes especificas nao e a forma mais evoluida de picape se consideramos picape algo para levar carga um caminhaozinho particular a versao melhor logicamente sem questoes de aparencia ou mercadologicas e a 4x2 baixa e se olharmos a forma que a vasta maioria das pessoas que usam picapes usam picapes nas ruas das cidades e nas estradas mundo afora ha um mundao de vantagens para a picape baixa e 4x2 tambem faceis de imaginar quais sao mais baixa e sempre aerodinamicamente melhor; pneus menores alem de reduzir massa o fazem depois da suspensao massa nao suspensa o que gera suspensoes mais leves e mais confortaveis a estabilidade e comportamento melhoram pelo centro de gravidade mais baixo os pneus fazem menos barulho e tem menos resistencia a rolagem agora se voce mora em sitios onde ha chuva lama ou ate grama molhada em morro o 4x4 vai te salvar e necessario se situaçoes reais de off road sao seu dia a dia este papo nao e para ti e nao me entendam mal o sucesso atual das picapes altas 4x4 e por elas serem hoje muito boas; so se perceberia o que se esta desperdiçando experimentando uma igual 4x2 baixa por algum tempo ninguem faz isso mas para quem tem o fardo do conhecimento sorry for that fica a sensaçao de um imenso desperdicio de coisas que poderiam muito melhores do que ja sao voltando as picapes japonesas iniciais dos anos 1970 os jovens americanos sem possibilidade de comprar ou fazer seguro o problema maior nos anos 1970 muscle cars ou carros esporte ingleses baratos agora pegavam as picapinhas japonesas e se divertiam horrores com elas modificando as sim muitas como era o caso famoso de certas linhas do tempo na vida de marty mcfly modificadas para diversao off road mas muitas delas 4x2 com traçao traseira chassi e eixos parrudos e cambio manual idem eram turbinadas ainda mais rebaixadas e recebiam rodas pneus e freios melhores viravam carros esporte com caçamba eram os sport mini truck nao nao falamos aqui das varias picapes com motorzao que apareceram tambem com o tempo; as syclone 454 ss ram srt 10 ford lightning e tantas outras falamos aqui de uso mais amplo de picape como um carro de dia a dia e viagens e eventual carga algo muito bem ilustrado pelas excelentes cabines duplas monobloco que temos hoje no brasil oroch montana toro rampage maverick potentes e confortaveis e com otima estabilidade vinda de seus chassi de carro sao todas opçoes muito interessantes mas mesmo elas nao tem versoes baixas com pneus menores que seriam ainda melhores no uso a que se destinam o fato e que tal qual acontece com os furgoes o problema e de imagem o povo em geral acha que a aparencia aceitavel para picape e alta e com rodoes enormes imagem e algo dificil de mudar o pessoal acha feio picape baixa com roda pequena; a beleza aparece somente na funçao e isso nunca vendeu carro por isso gostei tanto do conceito desta nova ranger ms rt apesar de mais baixa que a ranger normal ainda mantem a aparencia de alta ok para isso acaba usando rodas grandes demais aro 21; mas pelo menos o faz para permitir pneus de rua largos e de qualidade continental e os cobre com sensacionais e discretos com paralamas alargados podia tambem ser so 4x2 e assim mais barata e mais leve mas a traçao nas 4 rodas permanente e algo que pode se provar bem util nesse tipo de carro esporadicamente; muito melhor que as part time pelo menos para uso em asfalto onde nunca e usado o peso extra parece um meio termo um compromisso bem saudavel um passo adiante na eterna otimizaçao do tipo de carro que chamamos de picape e um caminho longe de ser de mudança radical; um caminho do meio cinza para lembrarmos do que falei no inicio se voce me perguntar e de longe o melhor caminho a se tomar
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