quando eu era criança ha uns vinte anos meu pai me deu minha primeira revista de carros uma auto & tecnica com o vw new beetle que havia acabado de ser lançado na capa eu era fanatico pelo besouro e estava empolgadissimo com a ideia de um novo fusca que era como eu o chamava foi meu primeiro contato com o jornalismo automotivo [gt40 content tag= classico americano widget= 1 title= curte classicos americano ] na seçao de classificados que estava cheia de opala maverick e fusca vi um tal de oldsmobile oldsmobile mas old e velho em ingles entao e um carro de gente velha como naquela epoca nao era so procurar na internet por muito tempo eu encarei a oldsmobile como uma marca antiquada so por causa do nome tenho quase certeza de que era um cutlass so que o dalmo de sete anos de idade estava errado bem errado e ficaria surpreso em saber que a olds foi uma das fabricantes de automoveis mais inovadoras dos estados unidos quiça do mundo nao nao e exagero e os fas da marca sabem disto muito bem a lista de pioneirismos da oldsmobile e a maior prova disto e deles o primeiro carro produzido em serie em uma linha de montagem; o primeiro carro com cambio totalmente automatico produzido nos eua; o primeiro cupe sem colunas; o primeiro motor turbinado em um carro de rua e o primeiro carro de traçao dianteira fabricado nos estados unidos e ainda tem algumas outras coisinhas para a lista falar destes pioneirismos e uma boa forma de contar a historia da oldsmobile a primeira fabricante de automoveis dos estados unidos e a quarta mais antiga do mundo um oldsmobile de 1897 nao obviamente oldsmobile nao significa velhomovel a oldsmobile foi fundada em 1897 na cidade de lansing michigan a 150 km de detroit por um cara chamado ransom e olds e por isso tinha este nome isto faz da olds uma das fabricantes mais antigas do mundo sao a daimler que começou as atividades em 1882; a peugeot tambem de 1882; e a tatra que começou a fabricar automoveis em 1897 e a mais antiga dos estados unidos a primeira linha de produçao e o primeiro carro com motor a gasolina produzido em serie a oldsmobile e creditada como a primeira fabricante a produzir automoveis usando uma linha de produçao isto e em vez de construir um carro por vez produzindo seus componentes a medida em que o automovel ia sendo feito os carros da oldsmobile usavam compontentes padronizados intercambiaveis parece obvio hoje em dia afinal carros iguais usam peças iguais mas quando a industria automotiva ainda era um bebezinho as fabricantes ainda nao sabiam de muitas coisas que sabem hoje veja bem outra fabricante pode ter feito isto antes mas nao ha registro disto afinal estamos falando de 120 anos atras e tempo galera ransom e olds patenteou o conceito de linha de montagem e o colocou em pratica em 1901 para produzir o oldsmobile curved dash que honestamente era muito parecido com qualquer outro carro da epoca uma carruagem sem cavalos movida por um motor monocilindrico de 1 6 litro acoplado a uma transmissao de duas marchas com 5 cv o curved dash era capaz de chegar aos 20 km/h o carro tinha lugar para duas pessoas e farois a querosene in my merry oldsmobile [youtube id= y7qnptkn8q0 width= 620 height= 350 ] em 1901 425 unidades do curved dash foram produzidas na fabrica da oldsmobile em lansing tornando o modelo o primeiro carro com motor a gasolina produzido em serie e importante observar que companhias maiores como a locomobile e a columbia electric ja haviam feito carros eletricos em maior volume antes disto de qualquer forma em 1902 o numero saltou para 2 500 unidades e ate 1907 um total de 19 000 exemplares do curved dash em 1905 o curved dash foi tema de uma das primeiras musicas sobre carros ja gravadas in my merry oldsmobile com melodia de gus edwards e letra de vincent p bryan a musica fala sobre andar de oldsmobile com uma garota chamada lucille e ir ate a igreja com ela era o que todo mundo fazia em 1905 aparentemente por decadas a cançao foi utilizada em campanhas publicitarias pela olds linha de produçao da oldsmobile nos anos 50 e a linha de produçao de henry ford flatout voce pode se perguntar pois bem henry ford inventou a linha de produçao movel na qual os funcionarios da fabrica nao precisavam se deslocar ate os carros para trabalhar neles os carros ficavam em uma esteira e os funcionarios ficavam parados cada um deles realizando a mesma tarefa especifica varias vezes a linha de produçao movel da ford foi introduzida em 1913 e foi graças a ela que o ford modelo t ficou barato o bastante para ser comprado por pessoas comuns e nao apenas gente rica a verdade e que dois anos depois de fundar a oldsmobile ransom e olds vendeu a maior parte da empresa ao dono de uma usina de cobre chamado samuel l smith naqueles tempos em que o automovel era uma invençao fresquinha este tipo de manobra administrativa era comum para assegurar as finanças das fabricantes smith assumiu a presidencia da companha e olds se contentou com o cargo de vice presidente e gerente geral contudo nao demorou para que o filho de smith pressionasse o pai para tirar olds de sua posiçao de olho nela descontente com a situaçao olds deixou a oldsmobile que na epoca se chamava olds motor works por conta propria em 1904 e fundou a reo motor car company a reo atuou ate 1975 e seu modelo mais famoso foi a reo speed wagon veiculo de carga com uma caçamba que foi o precursor das caminhonetes modernas reo speed wagon a reo speed wagon foi introduzida em 1915 e o nome foi usado ate 1953 na linha de utilitarios da reo e caso voce tenha pensado na banda de hard rock americana reo speedwagon e em seu sucesso can t fight this feeling saiba que sim o nome dos caras foi inspirado pela reo speed wagon [youtube id= zpouljyy n8 width= 620 height= 350 ] e reo speedwagon o ultimo oldsmobile curved dash foi fabricado em 1907 e no ano seguinte a olds foi comprada pela general motors foi graças a esta compra que a fabricante cresceu exponencialmente nas primeiras decadas do seculo xx e ca para nos se a gm nao soubesse que a oldsmobile tinha futuro isto nao teria acontecido oldsmobile limited touring ja em 1910 foi lançado o oldsmobile limited touring que foi um ponto alto para a companhia era um carro de luxo e custava us$ 4 600 grana que na epoca comprava uma casa pequena de tres quartos sala cozinha e banheiro nos eua o motor era um seis em linha de 11 6 litros e 60 cv com igniçao magnetica e trazia como opcionais um velocimetro relogio e para brisa de vidro em 2012 um exemplar de entre eixos longo foi vendido em um leilao da rm sotheby s por us$ 3 3 milhoes o que da cerca de r$ 10 7 milhoes em conversao direta isto e que e valorizaçao hein o caso e que depois disto a oldsmobile seguiu como uma companhia de pioneirismos em 1926 o oldsmobile six começou a ser construido sobre uma plataforma compatilharda com outra divisao da gm a buick no fim dos anos 30 a oldsmobile introduziu uma das maiores revoluçoes da historia da industria automotiva [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o primeiro cambio automatico em 1937 a oldsmobile chegou com uma novidade o primeiro carro com cambio semi automatico na verdade a transmissao foi desenvolvida e construida pela buick que so começou a utiliza la em seus proprios carros no ano seguinte [youtube id= 7uzj4qwjbua width= 620 height= 350 ] o cambio tinha um pedal de embreagem comum e quatro marchas mas o truque estava na forma como o motorista trocava estas marchas o motorista pisava na embreagem e operava uma pequena alavanca na coluna de direçao esta alavanca tinha quatro posiçoes reverse re off neutra low e high na posiçao low o atuador hidraulico do cambio trocava sozinho entre as duas primeiras marchas enquanto na posiçao high a troca era entre a primeira a terceira e a quarta marchas segundo a ediçao de agosto de 1937 da revista popular mechanics o sistema economizava combustivel e reduzia o desgaste do conjunto mecanico alem de tornar o ato de dirigir mais facil e intuitivo [youtube id= ue07ddpqv0k width= 620 height= 350 ] em setembro de 1939 a oldsmobile introduziu o primeiro cambio totalmente automatico em seus automoveis o chamado hydra matic que dispensava o pedal de embreagem e trocava as quatro marchas sozinho o motorista so trocava a posiçao da alavanca para a marcha a re o cambio foi desenvolvido pela cadillac e usava um acoplamento viscoso em vez de uma embreagem por fricçao alem de um conjunto de engrenagens planetarias apesar de rudimentar o sistema estabeleceu o padrao para outras transmissoes automaticas desenvolvidas depois e foi fabricado ate 1956 e por isso que o pessoal mais velho costuma chamar o cambio automatico de hidramatico a oldsmobile aquela altura ja tinha fama de fabricante inovadora e seguiu assim a medida que os anos 60 se aproximavam mas esta e uma historia que sera contada na segunda parte deste especial
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.