o que e uma inovaçao tecnologica um amigo meu que andava sempre com carros bem velhinhos ate pouco tempo atras recentemente me disse que estava extasiado com uma novidade tecnologica de seu novo polo zero quilometro um botao para ligar o carro claro que nao expliquei que isso e na verdade bem antigo; deixemos ele feliz assim mas inovaçao por definiçao e algo que nao existia antes o que nao e o caso aqui inovaçao nao aparece a toa e algo que nasce com gente que entende profundamente alguma area tecnologica e consegue enxergar meios de fazer diferente coisa de entusiasta mesmo que de tanto estudar e trabalhar com aquilo acaba por de repente acender uma lampada em cima da cabeça pode parecer estranho mas a coisa mais dificil hoje em dia e achar algum entusiasta do automovel dentro dos seus fabricantes parece que como a proverbial salsicha se voce gosta melhor nao saber como e feito nao foi sempre assim claro sua historia foi meio como o que recentemente aconteceu com a industria de telefones celulares entusiastas movem a industria para a frente com inovaçoes incriveis para em seguida serem substituidos por administradores leigos relegando inovaçao ao passado e fazendo melhorias incrementais apenas ad infinitum steve jobs nao era um genio da eletronica longe disso; era apenas um entusiasta da tecnologia que queria fazer coisas que ele mesmo achava legais se empolgava por coisas diferentes que descobria e assim empurrava inovaçoes incriveis nenhuma clinica nenhuma pesquisa de mercado determinou que o produto que o mercado queria era um ipod um iphone eles nao existiam afinal de contas foi necessario um lider com uma visao firme e clara do inexistente para que viessem ao mercado [caption id= attachment_253680 align= aligncenter width= 440 ] primeiro iphone revoluçao[/caption] pessoas que nunca trabalharam em corporaçoes modernas tem dificuldade de entender isso parece tudo obvio porque nao agem todas assim pelo simples motivo de que nao ha garantia de sucesso na inovaçao corporaçoes nao querem entrar para a historia nem mudar o mundo; sao maquinas humanas compostas de milhares de engrenagens sentientes que desejam apenas terminar o dia de trabalho e ir para casa e nao perder este ganha pao assim todas elas agem por principio com ojeriza ao diferente nao provado quanto menos desviarmos da formula de hoje melhor mais facil de prever o futuro assim pensava a industria de celulares ate aparecer um steve jobs no meio do caminho estas corporaçoes criam enormes estruturas onde milhares de pessoas trabalham sem parar para comprovar cientificamente que devem permanecer fazendo exatamente o que sempre fizeram ou no maximo o que o governo mandar em seguida um ambiente avesso a real inovaçao que e algo por sua natureza duvidosa nao provada uma incognita lançar algo novo e diferente no mercado e ato de fe e esperança em um mundo melhor mas como a chance de qualquer inovaçao tecnologica dar certo e a mesma de dar errado a maioria prefere nao arriscar e se manter na zona de segurança uma aposta no futuro e algo que todos queremos aqui fora mas la dentro tabu nao parece que inovaçao de verdade aquela que aparece do nada inesperadamente e nem a gente mesmo sabia que precisava esta dificil de acontecer em nosso mundo do automovel mas por outro lado a melhora incremental por decadas nos controles eletronicos e nos metodos de fabricaçao e calibraçao tornaram o automovel moderno algo realmente incrivel hoje e potente duravel economico seguro e limpo de uma forma que seria totalmente inacreditavel ha vinte anos sao objetivamente de um nivel de perfeiçao tecnica simplesmente surreal para quem começou a dirigir nos anos 1980 por exemplo [caption id= attachment_253683 align= aligncenter width= 922 ] tecnologia bem empregada e sempre bom; e o carro moderno algo incrivel [/caption] mas nada vem de graça presa em melhoria incremental de detalhes e vendendo para um mundo cada vez mais obcecado com sua propria segurança pessoal o automovel hoje deve seguir um sem fim de normas governamentais e de mercado que o tornam seguro mas inerte e sem emoçao segurança e bom e todos queremos mas existe um ponto onde ela torna a vida um inferno um exemplo nao existe jeito mais seguro de viver do que ficar dentro de casa com um estoque infinito de comida mas como todos nos estamos sendo forçados a entender com esta terrivel pandemia atual esta e uma vida impossivel de se manter indefinidamente e nao falo aqui hoje de medidas de segurança automotivas comprovadamente eficazes como abs e uma performance decente em acidentes estas apesar de tambem empurradas goela abaixo com todas as suas contraindicaçoes lembrem se que nao ha almoço de graça ganha se aqui perde se ali pelo menos fazem uma grande diferença no mundo real e evitam lesoes e acidentes falo aqui de uma infinidade de medidas de segurança inseridas no automovel moderno que fazem seu uso um verdadeiro inferno e que com isso contribuem para o seu declinio como uma maquina adorada pela humanidade e pior tem um resultado pifio no mundo real um exemplo claro aconteceu ontem todo mundo recebeu em alguma tela o clipe do lançamento do novo chevrolet tracker onde um executivo da marca ao tentar abrir o porta malas nao consegue de maneira alguma entra no carro procura a chave tenta descobrir o que acontece e nada desiste para nosso deleite e gargalhadas um velho amigo meu que quando trabalhavamos junto na industria sempre dizia que engenheiro chefe nao sabe nem abrir capo do carro apareceu no meu celular com uma mensagem eu nao disse eu sabia [caption id= attachment_253684 align= aligncenter width= 840 ] o porta malas da tracker nao abre para desespero do executivo da gm ontem [/caption] na verdade o que aconteceu foi que a alavanca da transmissao automatica nao estava em park posiçao segura que determina carro parado como a tampa e aberta por um motor eletrico e o automovel moderno e comandado por um computador central alguem achou que era mais seguro impedir a abertura do porta malas se a alavanca nao estivesse na posiçao p ou seja muito provavelmente nada de levar movel grande de tampa aberta tambem algo que todos ja fizemos mas nao deviamos um ato inerente de ser humano este nao somos maquinas para quem acha que nao devemos decidir que devemos todos cegamente seguir regras e pronto ficou tudo facil hoje o comando eletrico do carro todo portas vidros motor transmissao etc permite esse tipo de intertravamento sem custo algum antigamente fazer algo assim era terrivelmente complexo e caro pois tudo era mecanico e independente hoje em dia sai de graça e e facilimo basta uma linha de codigo la na programaçao ja paga como um pacotao de projeto se e facil e de graça todo mundo gosta de implementar alguma ideia idiota desse tipo sugestao afinal de contas todo mundo gosta de dar mesmo sem conhecimento de causa assim hoje nao pode se ligar o carro sem o pe no freio as vezes na embreagem quando ha ou com transmissao em ponto morto ou em park ou em neutro ou com freio de estacionamento ligado desligado e o escambau a quatro cada um inventa um novo intertravamento aparentemente diariamente fico pensando quando vao exigir que faça uma dança de oferenda aos deuses do automovel dando duas voltas no carro cantando o hino do fabricante comprovado por geolocalizaçao via celular de 15ª geraçao parece que todo mundo morria ao ligar carro engatado antes uma praga de proporçoes biblicas parece pior que covid 19 todo mundo atropelado pelo proprio carro uma epidemia na verdade nada disso uma vez que se ligue o carro engatado e suficiente para qualquer um nao se esquecer nunca mais de tomar cuidado um problema que era corriqueiro raro e totalmente irrelevante resolvido se criando uma inconveniencia perene para gente que nao precisava dela e em cada carro esta interligaçao e diferente fazendo com que entrar dentro de um nos obrigue a passar alguns minutos tentando entender como e seu procedimento para ligar se pelo menos fossem todos iguais ja seria menos pior sinceramente o numero de coisas ridiculas com as quais somos obrigados a conviver para conduzir veiculos modernos beira o surreal em certa marca toda vez que se liga o veiculo e necessario apertar um botao na central de infotainment dizendo que se esta ciente que extremo cuidado deve ser exercido para usar a tela sensivel ao toque quando em movimento todo santo dia varias vezes pode parecer uma reclamaçao boba mas garanto que e algo extremamente irritante de se fazer sempre e a toda hora todo dia ao sair com meu proprio automovel tenho que pedir permissao a um advogado no michigan para ouvir uma musica sim senhor advogado a empresa nao sera responsavel pela minha morte se resolver trocar de canal e acertar um poste francamente e o tal botao que meu amigo tanto gostou em seu moderno e reluzente polo como chegamos nele explico inicialmente se usava uma manivela acoplada ao virabrequim para ligar o automovel a manivela era horrivel dedos eram quebrados força era necessaria mulheres da epoca nem chegavam perto alem de exigir cuidado e experiencia para ser usada com eficiencia pedia tambem uma tecnica especial para que acidentes graves nao acontecessem mesmo assim eles eram comuns em 1911 doze funcionarios da cadillac quebraram o braço tentando colocar carros do patio para andar segurança foi motor de inovaçao aqui foi porque um amigo de henry leland morreu tentando colocar um cadillac em funcionamento com uma manivelada no meio da cara que este fundador da marca se juntou a delco de charles kettering para criar o primeiro motor de arranque eletrico inicialmente o motor era empurrado fisicamente por um pedal no assoalho que aproximava o acoplamento fisico por engrenagens e fazia o contato eletrico depois outra inovaçao um botao eletrico no painel fazia tudo sozinho com o advento do famoso bendix a chave ja existia para deter os amigos do alheio mas apenas para ligar o sistema eletrico logo com a popularizaçao dos carros fechados chaves para travar as portas tambem ficaram populares em 1948 a chrysler vem com uma incrivel e revolucionaria ideia outra inovaçao real a mesma chave que abria o carro tambem ia ao contato e no fim do seu giro acionava o motor de arranque simples e genial este sistema se tornou rapidamente universal e ninguem mais se preocupou em mexer com isso um sistema avaliado como perfeito [caption id= attachment_253703 align= aligncenter width= 999 ] na frente da alavanca de cambio protegida por uma capa a volta do botao start no mclaren f1[/caption] ate os anos 1990 mclaren e bentley quase que simultaneamente tentando fazer seus novos carros algo especial e diferente tem uma ideia a volta do botao start no bentley continental t era um botao vermelho no painel apenas no mclaren f1 era como um gatilho de aviao se levantava uma proteçao para chegar ao botao em ambos era algo legal um pequeno mimo diferente quase uma brincadeira em carros especiais para entusiastas uma frivolidade para milionarios o botao de qualquer forma se tornou rapidamente algo chique hoje esta em todo lugar ate em carros baratos e populares um custo totalmente desnecessario se me perguntar e o pior e vendido como inovaçao tecnologica uma modernidade [caption id= attachment_253704 align= aligncenter width= 922 ] no meio do painel do bentley continental t chique [/caption] o mundo moderno tem uma habilidade incrivel de trocar uma coisa legal chique pela mera ideia vaga de algo chique antes era uma maneira sofisticada de se ligar um carro especial como um mclaren f1 hoje esta num polo o que ha de especial em ligar um polo uma alquimia reversa transformando ouro em estrume de vaca o botao do polo do meu amigo esta longe de ser novidade nasceu como inovaçao incremental apenas no motor de partida este sim grande inovaçao; se tornou coisa velha e ultrapassada; sumiu completamente; virou joia de rico chique; finalmente se tornou comum e onipresente de novo mas vendido como inovaçao eu nao sei voces mas acho isso muito engraçado essa nova moda nao e um problema em si mas e chato sim gente principalmente porque particularmente ainda acredito que nao existe substituto para uma chave que se gira o acesso ao interior pode ser comandado por proximidade algo util mas dentro do carro um lugar determinado para a chave mantem ela em algum lugar e nao perdida por ai em algum bolso ou bolsa ou no console ocupando espaço solta acho ate mais seguro mas mesmo carros que ainda usam chave no contato tradicional sao atrapalhados hoje por avisos sonoros diversos eu moro numa casa com garagem e as chaves dos carros ficavam antes no contato para facilitar no entra e sai diario mas hoje em dia toca um apito tira chave joga no console onde ta a chave ah a bruna saiu com ela na mao deve estar la no quarto dela como se nossa vida diaria precisasse de mais complicaçao agora o carro manda levar a chave junto para dentro de casa e pior obedecemos tambem tenho problema com o pipipi dos sensores de estacionamento entendo a utilidade daquilo para os menos habilidosos ao volante mas nao posso desligar acho aquilo extremamente chato e inutil ou melhor ainda deixar de pagar isso ficar sem esta cada vez mais dificil [caption id= attachment_253706 align= aligncenter width= 999 ] uma imagem que parece ser sempre acompanhada de um irritante pipipiii [/caption] este e na verdade o cerne do problema eu nao gosto mas voce pode adorar toda essa parafernalia pseudomoderna minha opiniao nisso nao pode ser definitiva mas o que todo mundo tem que concordar e que nao devia ser obrigatorio nem compulsorio aceitar tudo isso afinal de contas a gente esta pagando por coisas adicionais nao tenha duvidas a liberdade de escolha costumava ser ampla no mundo do automovel com lugar para todos parece nao ser mais o caso tem gente decidindo por nos que sabe o que e melhor para a gente e nao reclame mas o pior de todos eles o mais claro exemplo disso e o apito que indica que o cinto de segurança esta destravado mesmo ainda precisamos em 2020 ser avisados que o cinto esta desafivelado claro que todo mundo tem que usar cinto e fazemos isso precisa me avisar mesmo com outro maledeto pipipi quando alguem solta ele a 100 m de casa numa rua totalmente deserta me parece coisa daquela mae superprotetora e irritante que manda levar casaquinho todo dia mesmo com sol a pino la fora a gente sabe que a intençao dela e boa mas poxa vida sempre com esse papo e por isso que saimos de casa e vamos morar sozinhos para acabar com ingerencia em nossa vida e porque somos adultos e podemos cuidar de nos mesmos mas parece que quando se fala de carro nao e assim adultos que pagam impostos e vivem vidas honestas hoje tem que ser lembrados de levar o casaquinho todo dia a sair de casa voce pode achar que tudo isso e bobagem que nao passo de um velho rabugento reclamando do mundo moderno mas e um problema que acredito estar filosoficamente nas raizes de todo este movimento anti carro atual o carro e colocado como uma maquina de morte e nao a fantastica ferramenta de libertaçao humana que efetivamente e algo assassino que deve ser controlado bem de pertinho com milhares de regras de uso os fabricantes morrendo de medo tentam aplacar esta ideia com esse monte de coisa chata criando complicaçoes desnecessarias e nos lembrando das mil maneiras que tudo isso pode dar errado estragam toda a graça toda a alegria do automovel [caption id= attachment_253709 align= aligncenter width= 999 ] liberdade e o que vende automoveis [/caption] vivemos em um mundo cada vez mais controlado onde o carro deve permanecer uma ferramenta de movimento de libertaçao um santuario onde o homem moderno pode passar um tempo sozinho com seus pensamentos e ao controle desta incrivel maquina que nos da o superpoder de ir mais longe mais rapido na velocidade que desejamos da maneira que desejamos e sem ninguem nos controlando um oasis de liberdade isso que os fabricantes deviam tentar vender porque e o cerne de nossa paixao por ele entusiastas ou nao mesmo porque mae eu ja tenho e mesmo ela sabe que o filho e adulto e responsavel e ao me ver sair de sua casa nao me manda mais levar casaquinho para nao pegar friagem porque mesmo que se preocupe comigo da mesma forma e tenha vontade de dar a recomendaçao sabe que nao deve afinal de contas ela reconhece que definitivamente nao e assim que se deve tratar um adulto
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.