a segunda esta com cara de domingo o domingo ficou parecendo um sabado e amanha vai ter toda aquela cara de segunda feira no meio dessa confusao tivemos o dia mundial do fusca celebrado desde 1995 todo dia 22 de junho — tambem conhecido como ontem pois bem este escriba nutre uma paixao toda especial pelo besouro e ainda nao desistiu da ideia de comprar um no ano passado compartilhei com os leitores do jalopnik brasil a decisao de comprar um fusca para chamar de meu depois de passar meses pensando em que carro escolheria para substituir meu fiat uno mille velho de guerra de la para ca muita coisa mudou — principalmente o nosso site — mas duas coisas permanecem o mille mais velho de guerra do que nunca e a decisao de comprar um fusca e esta ultima pode estar proxima de sair do stand by mas afinal por que um fusca o besouro e sem duvida o carro mais carismatico do planeta — nao estou falando que ele e o melhor ou o mais bacana estou dizendo que ele tem carisma de sobra suas formas arredondadas e a dianteira que lembra uma carinha sorridente sao provavelmente as maiores responsaveis por isso e o fato de ele ter sido produzido ininterruptamente por quase meio seculo começando na alemanha e terminando no mexico tambem nao atrapalhou como existem milhoes e milhoes de fuscas no mundo praticamente todo mundo tem uma historia que envolva um fusca em algum momento da vida eu nao sou diferente sempre gostei do fusca — desde que me entendo por gente dos meus carrinhos de brinquedo 90% eram fuscas eu fazia meu pai comprar todas as revistas automotivas que tivessem um fusca na capa e quando meu pai finalmente tirou carteira de motorista ele tinha mais de 40 anos meu irmao e eu insistimos tanto que o primeiro carro que ele comprou foi um fusca — mais precisamente um fusca 1979/80 azul marinho com motor 1 600 rodas de 14 polegadas da brasilia pneus radiais e suspensao ligeiramente rebaixada nao tenho fotos ja faz quase 15 anos e maquina fotografica para nos era luxo na epoca e foi um relacionamento breve — dois anos depois ele trocou o fusca por um fiat uno cs que acabou acendendo uma nova paixao so que o fusca o carro em que fizemos nossas primeiras viagens em familia ficou guardado em algum canto na minha memoria por todos estes anos — ate que no ano passado tive um estalo o estalo veio na forma do porsche 911 classico quem gosta de carro passa boa parte do tempo procurando fotos na internet e um ensaio que vi com um 911 1963 me encantou e me deixou triste ao mesmo tempo — em um golpe de realidade me dei conta que dificilmente poderia comprar um carro como aquele sera que havia algo proximo de um 911 antigo que estivesse ao meu alcance o fusca foi projetado por ferdinand porsche seu filho ferry porsche projetou o porsche 356 o neto alexander butzi porsche projetou o 911 se o dr porsche era avo de butzi por que nao podemos dizer que o fusca e o avo do 911 alem disso a concepçao dos dois carros e a mesma com motor boxer refrigerado a ar e pendurado na traseira alguns podem achar a comparaçao forçada mas para mim era o suficiente naquele momento decidi vou comprar um fusca nao demorou para que eu percebesse que havia mais razoes alem da nostalgia para se ter um fusca o besouro e quase uma escola de mecanica sobre rodas e um carro de concepçao simples e antiquada mas dificilmente se acha alguem que nao concorde que ter um fusca e uma boa maneira de aprender os conceitos basicos de manutençao de um carro — ate porque voce vai se ver obrigado a realizar pequenos consertos urgentes com certa frequencia a troca de uma correia ou a substituiçao de um platinado de igniçao que muita gente ate troca por um sistema de igniçao eletronica nao sao coisa de outro mundo outra coisa legal a possibilidade de personalizaçao e preparaçao para choques retrovisores forros de porta para lamas farois e lanternas volantes instrumentos suspensao a gama e imensa alem disso existem receitas consagradas para o boxer de quatro cilindros da volkswagen — algumas ate disponiveis em kits que se encontram com relativa facilidade nao estou dizendo que e facil plug and play ou algo assim apenas que nao e preciso buscar soluçoes mirabolantes para ter um fusca bonito e que ande razoavelmente bem e nao podemos esquecer da alma que o fusca tem nao gosto de humanizar carros mas o fusca tem algo que atrai as pessoas — gente de todas as idades as crianças gostam porque ele e simpatico e dificilmente um adulto passa incolume por um fusca bem cuidado acelerar um fusca ouvir o ronco estalado do motor e sentir o cheiro de combustao invadindo a cabine tambem e uma sensaçao muito boa [youtube id= zr7foviebkc width= 620 height= 350 ] e como seria um fusca ideal para mim nao muito caro integro e andando nao pretendo modifica lo muito — apenas um bom trabalho de suspensao e um motor confiavel na medida do possivel talvez com uma preparaçao leve no futuro contudo a prioridade e deixa lo apresentavel — uma boa pintura rodas bonitas e interior refeito seriam um bom começo — afinal sera um carro de uso diario gostaria iniciar este projeto ainda em 2014 mas tambem nao tenho tanta pressa — quero encontrar um bom carro e ter certeza de que ele nao me trara muitos problemas sendo assim boa parte do tempo sera dedicada a procura ate la quero que este post seja o marco zero disso tudo e minha homenagem um pouco tardia ao dia mundial do fusca parabens besouro nos vemos em breve [ fotos diogo glovatsky/dgworks fusca azul ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.